segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

“Nosso desafio é trabalhar o desenvolvimento duradouro”, diz Ana Júlia

ENTREVISTA: ANA JÚLIA CAREPA – GOVERNADORA DO PARÁ
Por Ronaldo Brasiliense

Com o Pará como anfitrião do Fórum Social Mundial (FSM), que pela primeira vez é realizado no norte do Brasil, a governadora Ana Júlia Carepa (PT) espera que a Amazônia volte a ser o centro do debate mundial sob a ótica do desenvolvimento sustentável. Nessa entrevista, exclusiva, Ana Júlia fala de sua expectativa sobre a realização do FSM em Belém e anuncia que as medidas adotadas em parceria com o governo Lula garantirão a segurança dos milhares de participantes do Fórum.

Qual a importância da realização do Fórum Social Mundial em território paraense?
ANA JÚLIA CAREPA – É a oportunidade de colocar a Amazônia no centro do debate mundial, sob a ótica do desenvolvimento sustentável. A nossa região concentra a maior floresta tropical do Planeta, mas não é um território constituído apenas de fauna e flora. Só na Amazônia Brasileira existe uma população superior a 20 milhões de pessoas, que tem direito a uma vida digna. O nosso desafio, portanto, é trabalhar o desenvolvimento de forma duradoura, em que os recursos naturais possam ser utilizados de forma equilibrada. Então espero que as discussões do Fórum possam nos ajudar a consolidar o novo modelo de desenvolvimento que estamos implantando e que assegura a inclusão social das populações locais, o investimento em ciência, tecnologia e inovação de tal forma que possamos tirar proveito da nossa biodiversidade, através da incorporação de produtos da floresta em pé.
A questão da segurança para os mais de 100 mil visitantes esperados no Fórum está equacionada com a presença da Força Nacional de Segurança e com as medidas adotadas por seu governo, como a contratação de mais policiais?
ANA JÚLIA – Esperamos que sim. Quando assumimos o governo do Estado encontramos um déficit de 13 mil homens, resultado de mais de dez anos sem a realização de concurso público para a Polícia Militar. Já fizemos um concurso, vamos fazer o segundo e colocamos 1.500 policiais nas ruas, treinados e equipados. Para garantir a segurança do Fórum Social Mundial, solicitei a presença da Força Nacional, que veio reforçar o trabalho da Secretaria de Segurança e deverá permanecer em Belém por mais 90 dias. Isso mostra a parceria do nosso governo com o Governo Lula. Creio que o que une as pessoas que participam do Fórum é maior do que aquilo que as separa, já que todos estão identificados com os ideários do evento, que é a busca uma nova ética planetária, que pressupõe respeito, tolerância e sustentabilidade ambiental.
Em termos práticos, o que a senhora espera que o Fórum Social Mundial deixe de positivo para a Amazônia?
ANA JÚLIA – O aumento da consciência mundial sobre o papel da Amazônia. Esperamos despertar ainda mais as organizações científicas e de cooperação internacional para que possamos implantar os nossos projetos, o nosso programa de 1 bilhão de árvores em cinco anos, os nossos parques tecnológicos e outras propostas. Porém, o mais importante para nós é fortalecimento das relações entre os povos da Pan-Amazônia e a consolidação do nosso bloco de integração latino-americana, que é o Mercosul, que nos dará maiores e melhores condições de afirmar as nossas propostas de superação de um modelo baseado na opressão, no egoísmo e na exploração de imensa parcela da população mundial. Mas tudo isso só ocorrerá com o fortalecimento das organizações sociais, que impulsionam governos e instituições em busca de um novo modelo baseado na solidariedade e no equilíbrio ambiental do planeta.

Rocha divide para reinar

Quem pensa que o deputado Antônio Rocha sentiu-se acuado com o surgimento de outras pré-candidaturas no âmbito do PMDB está redondamente enganado, diz um fonte com livre trânsito no partido.
Com muita habilidade, Rocha lançou os pré-candidatos a prefeito de Santarém em busca de apoio. Cada um por si.
Enquanto outros três concorentes buscam alianças externas, Rocha raciocinou que os mesmos não teriam tempo para costurar acordos internos capazes de lhe tirar o favoritismo.
Internamente, Rocha controla o PMDB.
Isso é que é dividir para reinar, mesmo que pareça concessão a José Maria Tapajós, Helenilson Pontes e Maurício Corrêa.

Alcoa testa manobra de navio no canal de Juruti

Ainda faltando a instalação do dolphins( pilotes para sustentação de correias transportadoras) o porto da Alcoa em Juruti já está em testes.
Recentemente houve operação de manobra de navio, medição da profundidade no canal e outras operações necessárias para atestar a viabilidade do acesso que liga o porto de embarque de minério ao rio Amazonas.
Sylvia Fujioka, assessora de imprensa da Alcoa, diz que o teste foi um sucesso.

Jatene deve receber alta até quarta-feira

Do Espaço Aberto:

Durou apenas 20 minutos a angioplastia a que se submeteu na manhã desta segunda-feira, no Hospital Porto Dias, o ex-governador Simão Jatene.
A pequena cirurgia foi feita pelos médicos Heloísa Guimarães e Vinícius Costa, que integram a equipe do dr. Dionísio Bentes.
Jatene está bem e se encontra na UTI.
A previsão é de que amanhã seja transferido para um apartamento e na quarta-feira volte para casa.

Quase 2 mil indígenas Wai-wai reúnem-se pelo esporte e do lazer no Pará

O esporte que faz parte do cotidiano das pessoas tanto na cidade quanto no interior está presente também nas regiões ribeirinhas, resgatando a tradição cultural indígena. A iniciativa inédita do Ministério do Esporte, denominada Ponto de Encontro Indígena, realizada na Aldeia Mapuera, no município de Oriximiná, no estado do Pará conseguiu o feito inédito de reunir, em dezembro último, 1.700 indígenas familiares da etnia Wai-wai. São crianças, jovens, adultos e idosos de 12 aldeias brasileiras.
Para chegar ao Ponto de encontro Indígena, as funcionárias do Ministério do Esporte saíram de Brasília de avião passando pelas cidades paraenses de Santarém e Oriximiná. Do Porto de Oriximiná, viajaram de barco até a Comunidade Quilombola de Cachoeira Porteira, um povoado onde residem cerca de mil afro-descendentes. Ali elas dormiram a primeira noite e pela manhã se uniram a uma comitiva de cerca de 20 indígenas Wai-wai, entre eles,o presidente da APIM, Paulo Wirki. A missão visitou as aldeias Tawanã, Takará e Inajá sendo que nesta última, fizeram parada para dormir a segunda noite de viagem.
Durante o pôr-do-sol, no terceiro dia de viagem, o grupo chegou ao destino final, a Aldeia Mapuera, quando aconteceu a cerimônia de abertura. Foram três dias de diversas atividades esportivas. Cabo de guerra, corrida, arco e flecha, natação, canoagem, pula corda, zarabatana, rodopio, pião, além das atividades culturais envolvendo apresentações de flauta, teatro, música e de dança como a Dança do Cracajá, resgataram a tradição e reforçaram a identidade cultural dos povos Wai-wai.
De acordo com Paulo Wirki, há muito tempo os povos Wai-wai não registravam um evento que reunisse tantos representantes da mesma etnia. "Esse grande encontro foi muito bom para relembrar as tradições indígenas de nossos irmãos. Foi uma oportunidade para ver quem a gente não encontrava há muitos anos", agradeceu.
Em consonância com Paulo Wirki, a professora Maria Leonor explicou que proposta do evento foi assegurar a promoção do esporte e do lazer além da oportunidade para os Wai-wai vivenciarem jogos e brincadeiras com seus parentes. "Para o Ministério do Esporte esta foi a oportunidade de conhecer melhor a realidade indígena e esta nova demanda por políticas públicas de esporte e lazer que se apresenta", resumiu.
Fonte: Ascom - Ministério do Esporte

Eleitores desconheciam candidatos 'impugnáveis'

Até o próximo dia 22 de março, eleitores brasileiros de pelo menos 21 cidades do interior do país terão de voltar às urnas para escolher os novos prefeitos. Nesses municípios, os candidatos eleitos (com mais de 50% dos votos válidos) em 5 de outubro do ano passado tiveram suas candidaturas impugnadas e os votos anulados.
Quando mais da metade dos votos são anulados, a Justiça Eleitoral deve convocar nova votação. No caso das cidades em que o primeiro colocado não teve mais de 50% dos votos válidos, o segundo colocado é empossado como prefeito. Nos municípios onde está marcado novo pleito, os presidentes das câmaras de vereadores assumem a prefeitura provisoriamente.
Para Cláudio Weber Abramo, diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, episódios como o dos 21 municípios onde ocorrerão novas eleições até o final de março refletem a “extraordinária lentidão” da Justiça brasileira.
Em sua avaliação, os eleitores desconhecem que há candidaturas impugnáveis. “A informação chega muito poluída pelas defesas e ataques [da campanha eleitoral]. Não há órgãos de comunicação [locais] independentes o necessário”, lamenta Abramo.
“A população não tem informação suficiente sobre os candidatos, sobre o desempenho dos políticos de um modo geral. Como esperar que o eleitor vote bem se não tem informação?”, pergunta o diretor executivo da ONG Transparência Brasil.
Fonte: Agência Brasil

'El Cid' e a sucessão santarena

El Cid, general espanhol, levou suas tropas à vitória mesmo depois de morto. Tinha fama de vencedor e isso aterrorizava os adversários. Ferido na penúltima batalha, acabou por falecer três dias antes da derradeira. Seus comandados, para amedrontar o inimigo e dar confiança nos demais guerreiros, usaram no ataque o cavalo do comandante tendo o cadáver de El Cid sobre a sela, empunhando a bandeira da Espanha. Conta a lenda que El Ci venceu, mesmo depois de morto.
Por aqui por Santarém, o El Cid do PT é o Supremo Tribunal Federal. Derrotados no TSE, tentam os petistas amedrontar os adversários com o cadáver político de Maria do Carmo. Prometem que o Supremo irá ressuscitar a ex-prefeita, mesmo após a realização da nova eleição, com uma vitória no STF. Nesse caso, o pânico espalhado é de que o vencedor de agora perderá o mandato para Maria, que cavalga atualmente sobre o cavalo selado da justiça suprema.
Por isso, não são de estranhar as mais desencontradas versões de que tudo se resolverá no STF, que de nada adiantam as eleições, que as mesmas serão suspensas ou adiadas sine die, ou que o adversário que ganhar não levará, tudo por conta do STF, o El Cid dos petistas.
Mas ao contrário do lendário espanhol, o Supremo não se prestará a servir de espantalho em favor dos petistas.
Estes não contam toda a verdade. Inventam que El Cid está no comando de suas hostes, pensando que a oposição acredita em estória da caronchinha. Mas a verdade é que nem no TSE o recurso extraordinário endereçado ao STF ainda foi apreciado, quanto mais provido e remetido instância superior. Lá, seu destino é uma incógnita.
Mas os petistas usam o STF como o cadáver de El Cid foi usado contra o inimigo dos espanhóis, para tentar desestimular candidaturas oposicionistas.
Mas lograrão êxito?
Só o tempo dirá.

Pantera, se vencer Castanhal, pode se isolar na vice-liderança

Se vencer o Castanhal, quarta-feira, o São Raimundo poderá se isolar na vice-liderança do campeonato paraense de futebol. O Pantera tem quatro pontos e um jogo a menos juntamente com o próximo adversário.

Classificação

1° Paysandu 9
2° São Raimundo 4
3° Ananindeua 4
4º Águia 4
5° Vila Rica 4
6º Remo 4
7° Castanhal 1
8° Time Negra 0

PT tenta imobilizar Antônio Rocha

Convencidos de que somente à força - dissolução do diretório - os luas pretas do PT poderiam influenciar na escolha de fora para dentro do nome do candidato do PMDB, hipótese que só sairia do campo das conjecturas desde que Jader Brbalho e Ana Júlia continuem aliados 'desde criancinha', Everadinho Martins guarda na manga do colete a mexida de uma pedra com a qual pensa em imobilizar o deputado Antônio Rocha, principal pedra no sapato dos petistas santarenos que não o querem ver como candidato nem pintado de vermelho.
Embora jogue para platéia com o discurso de que o STF é o remédio para todos os males, a estratégia de Everaldinho é, na hora H, propor o nome de José Antônio Rocha, filho do presidente do PMDB. A candidatura de José Maria Tapajós, neste momento, seria apenas uma cortina de fumaça.
Ao perceber a manobra, Antônio Rocha já conversou com o filho e ouviu dele que o mesmo não tem pretensão em disputar a prefeitura. - Se alguém tiver que ser candidato será o senhor, disse-lhe José Antônio, conforme relato ao site feito pelo próprio deputado na manhã da última sexta-feira.
Mas Everadinho acredita piamente que fará valer o velho ditado "quem afaga meu filho, adoça meu coração".

Cirurgia de Jatene começa às 10 horas

O ex-governador Simão Jatene será submetido às dez horas da manhã de hoje a uma angioplastia, cirurgia que consiste na colocação de um stent na artéria. O stent é uma estrutura metálica introduzida fechada na artéria e expandida no local onde está a placa de aterosclerose que provoca o entupimento.

Desfile de carnaval ameaçado

A secretaria de cultura de Santarém diz que a prefeitura só tem verba para bancar quatro dias de desfiles de blocos - dois na cidade e dois em Alter-do-Chão.
As entidades carnavalescas Libes e Asac batem o pé: só participam da programação se o desfile dos 17 blocos for realizado em três dias.
O que aumenta em 30% o custo do carnaval santareno.

Papo-cabeça

O que andaram conversando as duplas abaixo mencionadas na última sexta-feira?
Lira Maia e Antônio Rocha.
Alexandre Von e Maurício Corrêa.

Belém não será sede da copa de 2014, diz Juca Kfoury

Notícia do site de Juca Kfoury, sob o título abaixo:

São Paulo abre, Manaus recebe


O presidente da Fifa, Joseph Blatter, passará por São Paulo neste meio de semana, será recebido por José Serra e, provavelmente, anunciará o óbvio:
São Paulo será a sede da partida inaugural da Copa de 2014 e Manaus será a sede amazônica da Copa, deixando Belém de fora.
Tudo porque Manaus é a capital amazônica mais conhecida no mundo e porque São Paulo, apesar das pretensões de Brasília e Belo Horizonte, é a cidade economicamente mais importante do país.
Pesa, ainda, o favoritismo de Serra nas próximas eleições presidenciais.
Sempre é bom agradar aquele que poderá estar no cargo durante a Copa.