terça-feira, 6 de novembro de 2012

Audiência Pública debaterá precariedade do Aeroporto de Santarém


A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) promoverá no próximo dia 26, audiência pública em Santarém para debater  a precariedade do Aeroporto do município Maestro Wilson da Fonseca. A audiência pública, uma iniciativa do deputado Nélio Aguiar, está marcada para iniciar às 15:00h na Câmara Municipal de Santarém. Será a primeira vez que a Comissão de Transportes da Alepa  irá a Santárem debater um problema da comunidade local.  

No requerimento para realização da audiência pública o parlamentar santareno alega que apesar da cidade de Santarém, no Oeste do Pará, ser um grande polo de turismo da Amazônia, o desconforto tem sido a lembrança principal para  mais de 461 mil passageiros que utilizam o Aeroporto de Santarém durante todo o ano. “Os passageiros não tem nenhum conforto, é uma calor insuportável, falta inclusive cadeiras para a sala de espera. Então, queremos chamar os governo do Estado e Federal, através da Infraero, enfim todos os órgãos envolvidos para deixar claro, que não queremos indústria de chaminé para nossa cidade, mas sim garantir o desenvolvimento do turismo sustentável, que é a nossa maior vocação, mas que para isso necessitamos de infra-estrutura adequada”, defendeu o parlamentar.

lio Aguiar disse que não há mais condições de se pensar em reforma ou ampliação para a atual estrutura do aeroporto da  cidade. “Lamentavelmente hoje o Aeroporto Internacional de Santarém se encontra em precárias condições com instalações físicas, inadequadas para que seja realizada de maneira correta os trabalhos e atender a todos os usuários com satisfação. Assim, em decorrência do grande volume de passageiros, faz-se necessária e urgente a construção de um novo prédio para atender os passageiros com conforto e segurança no aeroporto”, defende o parlamentar.(Kátia Aguiar)

Sai a lista dos aprovados na primeira etapa do concurso da Seduc

O Diário Oficial do Estado desta terça-feira (6) trouxe a relação provisória dos candidatos aprovados na primeira etapa do concurso público para carreira de magistério da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A seleção está sendo organizada pela Universidade do Estado do Pará (Uepa). Estão sendo ofertadas 658 vagas para professor efetivo das disciplinas de educação especial e ensino religioso.

O resultado provisório de todos os candidatos com a pontuação e situação na primeira etapa está disponível na página de acompanhamento do concurso:http://paginas.uepa.br/concursos/. Somente os candidatos com pontuação mínima de 60% na prova objetiva e classificados dentro do limite de até três vezes o número de vagas ofertadas para cada cargo/ modalidade/ disciplina/ município foram convocados para a próxima fase do certame, que é a prova de títulos.

De acordo com as regras previstas no edital nº 1/ 2012, o candidato poderá interpor recurso nos termos do item 10, em face do resultado provisório da prova objetiva. A primeira etapa do concurso da Seduc foi aplicada em 21 de outubro, em Belém e mais 14 municípios paraenses. Os candidatos tiveram quatro horas para responder a 50 questões objetivas de múltipla escolha de caráter eliminatório e classificatório.

Das 658 vagas ofertadas, 502 são para o cargo de professor classe I, nível A, na modalidade educação especial, e 156 para o cargo de professor classe I, nível A, na disciplina ensino religioso.

A remuneração do cargo de professor será constituída de vencimento base, mensal e atual, que varia de R$ 729 (20 horas) a R$ 1.458,11 (40 horas), acrescido de 80% de gratificação de escolaridade e 10% de gratificação de magistério.(Agência Pará)