quinta-feira, 3 de maio de 2012

Mais antiga escola de Santarém recebe homenagem do deputado Nélio Aguiar

Kátia Aguiar

O deputado Nélio Aguiar (PMN) deu entrada nesta quarta-feira, 2, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa)  a requerimento solicitando  votos de felicitações à centenária Escola Estadual Frei Ambrósio, que completará 112 anos de fundação amanha, 3 de maio. O parlamentar alega que a escola tem dado grande colaboração ao sistema educacional, tanto em Santarém como de toda região, deixando visível a marca de sua grande existência na formação de jovens e adultos para o futuro.  

“A Escola Estadual Frei Ambrósio é a mais antiga escola em funcionamento na cidade de Santarém. Ela foi criada em 1900 sob o título de  Grupo Escolar de Santarém, por determinação do Governador do Estado Paes de Carvalho. A escola Frei Ambrósio foi ainda a pioneiro da categoria no interior e a segundo do Estado do Pará”, detalha o parlamentar.

Situada hoje no morro da Fortaleza, a Escola Frei Ambrósio  teve  primeira sua instalação no sobradão da Rua do Comércio, atual Lameira Bittencourt, no prédio de propriedade do Barão de Santarém e até hoje se mantém firme no propósito de educar os santarenos. 

“É bom destacar que a Escola Frei Ambrósio foi berço de várias gerações estudantis, desde sua fundação, trabalha baseada no princípio da formação integral dos cidadãos engajados na construção de um mundo melhor, pois estudar não é educar os jovens a um mundo já estruturado, mas torná-los capazes de transformar o mundo um lugar cada vez melhor para se viver”, defende o parlamentar.

Assembléia aprova Antônio José Guimarães para o TCM


Em sessão de ontem (02) o plenário da Alepa aprovou o nome de Antonio José Guimarães, atual Secretário Especial de Governo, para a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios. Dos 31 deputados com presença em plenário, 30 aprovaram a indicação. O deputado Edmilson Rodrigues (PSOL) absteve-se.
A definição do nome de Antônio José, mediante acordo entre PSDB e PMDB, foi antecipado pelo Blog do Estado há cerca de um mês.