sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Adiada homologação do concurso da Prefeitura de Santarém

A assessoria de impensa da prefeitura de Santarém informou há pouco que foi adiada para o dia 17 a homologação da prefeita Maria do Carmo ao resultado do concurso público municipal prevista para hoje.

Preventiva decretada para a mulher que mandou bolo envenenado à menor rival

A justiça criminal decretou a prisão preventiva da doméstica Joelma Batista de Sousa, 30 anos, moradora na Comunidade Tipizal, que fica na Rodovia Santarém - Curuá-Una, que confessou ter enviado de presente a uma menor, suposta amante de seu marido, um bolo de chocolate envenenado.
Onze pessoas que comeram o bolo precisaram de atendimento médico.
Joelma está presa na penitenciária de Cucurunã.
Leia mais sobre o caso aqui.

Filme velho

Voltou a faltar médico no plantão do Hospital Municipal de Santarém desde a madrugada desta sexta-feira.

Dinheiro do FNO fica no cofre do Banco da Amazônia

O novo superintendente regional do Banco da Amazônia, José Roberto da Costa(foto), não descansa enquanto não elevar dos atuais 25% o montande dos recursos do Fundo Constitucional Norte(FNO) que foram liberados este ano para atividades produtivas na região Oeste do Pará.
"Esse percentual é baixo", admite Roberto. "Há muitos entraves burocráticos ainda para a obtenção do crédito, além dos problemas estruturais dos órgãos de licencimamento e de elaboração de projetos necessários à liberação do FNO pelo Banco da Amazônia", explicou.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

1965- Dia-a-dia

O comício de Alacid Nunes, candidato (vitorioso) ao governo do Estado pela situação, reuniu no palanque, armado na praça da Bandeira, os vereadores Paulo Imbiriba Lisboa e Izaías Serique, Agapito Figueira, o operário Raimundo Corrêa, o estudante Maurício Castanho, o sargento reformado Flávio Flamarion Serique, o professor Nicolino Campos e os deputados estaduais José Saraiva Macedo e Ubaldo Corrêa.
*
Paulo Lisboa levou Agapito de Andrade Figueira, "tradicional juticultor do rio Arapixuna e uma das pessoas mais representativas da política regional", para visitar as instalações industriais da Tecejuta, a fábrica de fiação e tecelagem de juta de Santarém. "Depois de percorrer demoradamente as instalações, o sr. Agapito manteve longa palestra com o presidente em exercício da empresa, sr. Elias Pinto, ficando assentado que o Arapixuna mandará uma luzida caravana para assistir à inauguração do parque industrial da Tecejuta", noticiou O Jornal de Santarém.
*
Logo depois Elias Pinto foi recebido pelo governador Jarbas Passarinho, em audiência de quase uma hora, em Belém. Acertaram a presença de uma comitiva governamental à inauguração da Tecejuta. Trataram também da situação dos trabalhadores do Estabelecimento Rural do Tapajós. O governador anunciou que inauguraria o Ginásio Álvaro Adolfo em setembro.
*
Moças e rapazes fundaram em Belém, em 1965, a Sociedade dos Ex-Alunos de Educandários de Santarém. Sua principal missão seria orientar e dar assistência aos secundaristas santarenos que chegassem à capital para continuar seus estudos. Os fundadores foram Alcides Linhares Franco, Miguel Imbiriba, Ronaldo Jennings, Léo Serruya, Maria do Carmo Florenzano, Eulina Pontes Tavares, Fátima Polaro e Violeta Vieira.
*

Maria do Carmo realiza o PAC 2

Santarém não foi contemplada apenas com as obras do PAC do presidente Lula.
A prefeita Maria do Carmo acaba de concretizar mais uma obra: O PAC 2, isto é, o Programa de Acomodação de Companheiros, que é a criação de um verdadeiro cabide de empregos através de uma reforma administrativa que cria nada menos 6 secretarias e 5 coordenadorias, além das sete existentes. Emprego garantido para parentes e candidatos derrotados de seu grupo político.
Os cargos DAS vão custar mensalmente aos cofres públicos cerca de R$ 1 milhão.

Diretoria da Aimex envia carta à coluna Interesse Público sobre aspectos do licenciamento ambiental

Tendo em vista a publicação de notas na coluna Interesse Público sobre aspectos do licenciamento ambiental envolvendo algumas empresas associadas à Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Estado do Pará (Aimex), gostaríamos de esclarecer:
- Nos editais publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) são informados os resumos das licenças de operação (LO) recebidas pelas empresas, sejam elas do ramo madeireiro ou de outra atividade econômica. O objetivo é tornar público que a LO está sendo requerida ou foi liberada pelo órgão ambiental;
- A informação sobre o volume de madeira consumido diariamente por uma empresa consta da LO. Para conhecê-la, basta acessar o site da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e clicar no SIMLAM público (Sistema Integrado de Monitoramento e Licenciamento Ambiental). Neste sistema, estão todas as licenças de operação emitidas pelo órgão ambiental;
- A informação e o controle sobre a origem da madeira é realizada em tempo real pelo sistema de controle eletrônico chamado Sisflora (Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais), controlado pela Sema. A inserção de créditos nesse sistema somente pode ser feito pela Sema, através da aprovação de planos de manejo, reflorestamento ou outros projetos que representem a produção de biomassa;
- Sobre a validade das LO’s, está previsto no artigo 18, inciso III, da Resolução nº 237/97 do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente), que o prazo deverá considerar os planos de controle ambiental e será de, no mínimo, 4 (quatro) anos e, no máximo, 10 (dez) anos;
Agradecemos a sua atenção e colocamos nossa entidade à disposição para o que se fizer necessário.

Resposta de Lúcio Flávio Pinto, responsável pela coluna:

A coluna recebe (pelo que agradece) a sua primeira carta de esclarecimentos, iniciativa dos empresários e não do governo. As informações cobradas na nota comentada pela Aimex realmente estão no site da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, mas não no Diário Oficial, que é o objeto de Interesse Público. Até já constaram dos editais informações hoje geralmente omitidas, como o volume de madeira bruta utilizada. Como é o DO que oficializa os atos, os editais deviam conter as informações essenciais para que a publicação do edital não seja apenas o precário cumprimento de uma obrigação legal, mas a prestação de contas ao cidadão. Com o mínimo de dados, ele poderá saber do que se trata. A república é formada por cidadãos conscientes.