sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

1965- Dia-a-dia

O comício de Alacid Nunes, candidato (vitorioso) ao governo do Estado pela situação, reuniu no palanque, armado na praça da Bandeira, os vereadores Paulo Imbiriba Lisboa e Izaías Serique, Agapito Figueira, o operário Raimundo Corrêa, o estudante Maurício Castanho, o sargento reformado Flávio Flamarion Serique, o professor Nicolino Campos e os deputados estaduais José Saraiva Macedo e Ubaldo Corrêa.
*
Paulo Lisboa levou Agapito de Andrade Figueira, "tradicional juticultor do rio Arapixuna e uma das pessoas mais representativas da política regional", para visitar as instalações industriais da Tecejuta, a fábrica de fiação e tecelagem de juta de Santarém. "Depois de percorrer demoradamente as instalações, o sr. Agapito manteve longa palestra com o presidente em exercício da empresa, sr. Elias Pinto, ficando assentado que o Arapixuna mandará uma luzida caravana para assistir à inauguração do parque industrial da Tecejuta", noticiou O Jornal de Santarém.
*
Logo depois Elias Pinto foi recebido pelo governador Jarbas Passarinho, em audiência de quase uma hora, em Belém. Acertaram a presença de uma comitiva governamental à inauguração da Tecejuta. Trataram também da situação dos trabalhadores do Estabelecimento Rural do Tapajós. O governador anunciou que inauguraria o Ginásio Álvaro Adolfo em setembro.
*
Moças e rapazes fundaram em Belém, em 1965, a Sociedade dos Ex-Alunos de Educandários de Santarém. Sua principal missão seria orientar e dar assistência aos secundaristas santarenos que chegassem à capital para continuar seus estudos. Os fundadores foram Alcides Linhares Franco, Miguel Imbiriba, Ronaldo Jennings, Léo Serruya, Maria do Carmo Florenzano, Eulina Pontes Tavares, Fátima Polaro e Violeta Vieira.
*

Nenhum comentário: