sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Encerrado: São Raimundo 2 x 1 Pedreira

Lamartine, aos 45 do segundo tempo: São Raimundo 2 x 1 Pedreira.
Com esse resultado o Pantera obtém 6 pontos na tabela de classificação da primeira fase do Parazão 2009.

A urna eletrônica e a fraude

No blog de Lucia Hippolito, sob o título acima:

A Subcomissão de Segurança do Voto Eletrônico promoveu ontem na Câmara dos Deputados, uma audiência pública. Mais uma vez, cientistas e professores, especialistas em informática mostraram que as urnas eletrônicas brasileiras são, sim, vulneráveis.
Mas o TSE resiste a qualquer auditoria ou teste.
(Anteontem, assistimos na TV a uma matéria mostrando a altíssima possibilidade de fraude nas eleições no município de Caxias, no Maranhão.)
Desde 2003 venho falando e escrevendo sobre o assunto.
A adoção das urnas eletrônicas no Brasil reduziu drasticamente as fraudes. Fraude eleitoral deixou de ser tema prioritário.
Mas ficamos sem um comprovante impresso, que pudesse ser utilizado em caso de necessidade de recontagem.
O vexame das eleições presidenciais americanas de 2000, quando não foi possível recontar muitas urnas na Flórida, só fez confirmar a necessidade de se ter um comprovante da eleição.
Uma lei foi aprovada às pressas, mandando que a Justiça Eleitoral instalasse em todo o país urnas eletrônicas com a capacidade de imprimir o voto. Este voto não ficaria com o eleitor. Seria depositado em outra urna e ficaria guardado com a Justiça Eleitoral para o caso de ser necessária uma recontagem.
Ou seja, uma garantia a mais.
Na época, o presidente do TSE era o ministro Nelson Jobim que, pura e simplesmente, desconsiderou a lei. E não cumpriu.
Quando o prazo para a substituição das urnas estava se esgotando, o TSE passou a alegar que não tinha dinheiro para realizar a substituição a tempo de valer para as eleições municipais de 2004.
Novamente, redigiu-se às pressas um projeto, de autoria do senador tucano Eduardo Azeredo (MG), anulando a lei anterior, isto é, acabando com a obrigatoriedade do voto impresso. Na época, jurava-se que os verdadeiros autores do projeto eram dois famosos ministros do TSE.
E as urnas eletrônicas continuaram sem um comprovante impresso, uma contraprova do voto do eleitor.
Na internet há vários grupos de discussão sobre o assunto, manifestos circularam, com milhares de assinaturas de especialistas do Brasil inteiro.
Nossas urnas passaram por perícias em importantes universidades americanas, para ver se poderiam ser adotadas nos Estados Unidos. E não passaram no teste da segurança.
Os americanos não adotaram a urna brasileira.
Claro que, no Brasil, aquelas fraudes clamorosas deixaram de existir. Hoje a fraude é residual. Mas numa eleição apertada, qualquer voto roubado pode decidir a parada.
Neste caso de Caxias (MA), como proceder à recontagem, se não há possibilidade de confronto entre o voto eletrônico e um comprovante qualquer de que o eleitor votou neste e não naquele candidato?
Por isso mesmo, é muito bem-vinda a volta da discussão sobre a segurança das urnas eletrônicas.

São Raimundo 1 x 1Pedreira

Tabu, aos 5' do segundo tempo: São Raimundo 1 x 1 Pedrera.

Encerrado primeiro tempo: São Raimundo 1 x 0 Pedreira

São Raimundo 1 x 0 Pedreira

Divanor, aos 42 minutos do primeiro tempo: São Raimundo 1 x 0 Pedreira.

Homicídio por R$ 2,00 resulta em 14 anos de prisão

Terminou há poucos minutos mais um júri da 6ª Vara Penal, sob o comando do juiz Gabriel Veloso de Araújo. O réu Francisco Douglas Pedroso Cardoso foi condenado pelos 7 jurados e recebeu a pena de 14 anos de reclusão em regime fechado. Ele foi considerado culpado por matar com uma facada Alex Matos, em 30.09.2006, num bar próximo ao Mercadão 2000, por aquele não ter lhe dado dois reais para tomar cachaça.
Os promotores Gustavo Rodolfo e Hélio Pinheiro atuaram pelo Ministério Público e o advogado Wilton Dolzanis em defesa do réu. O próximo Júri da sexta vara será na terça-feira, 02.12.2008, quando serão julgados Luiz Cléber Sousa Vieira e Lucivaldo Batista, acusados de matar, juntamente com outros, Ednaldo Lira Lima, crime ocorrido há dois anos.(Fonte: 6ª Vara Penal)

São Raimundo 0 x 0 Pedreira

Sob uma forte chuva, no campo do Ceju, em Belém: 9 minutos do primeiro tempo: São Raimundo 0 x 0 Pedreira.

Ana lança edital com 152 vagas para especialidades de nível superior

A Agência Nacional de Águas (ANA) lançou nesta sexta-feira (28) o edital que irá prover 152 novas vagas de nível superior para o órgão. Estarão disponíveis os cargos de analista administrativo, especialista em recursos hídricos e especialista e geoprocessamento. A seleção será organizada pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). As informações podem ser checadas no Diário Oficial da União, na página 100 da terceira seção.
Para o cargo de analista administrativo, há chances para as especialidades de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Contábeis e Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas), Tecnologia da Informação e Comunicação e qualquer área de formação. Já para as funções de especialistas, os candidatos devem ter graduação em qualquer área.
As inscrições poderão ser feitas das 10 horas do dia 4 de dezembro às 18 horas do dia 28 de dezembro, pelo site www.esaf.fazenda.gov.br. A remuneração prevista para todos os cargos é de R$ 8.389,60. Os candidatos inscritos deverão passar por duas provas objetivas, prova discursiva e avaliação de títulos e de experiência profissional. Os aprovados nestas etapas deverão ser submetidos ainda ao curso de formação, que terá duração mínima de 120 horas.
Confira aqui o edital de abertura da seleção.

Quem lidera quem?

Comentário a respeito do post Vôo da TAM dá susto em políticos santarenos

Ok, por mero amor ao debate e ao ficcionismo, imaginem que o aviao caisse na mata (todos salvos,claro).
Esses sobreviventes, apos incansaveis mas mal-sucedidas buscas,resolvessem fundar uma nova comunidade.
A pergunta seria: Quem lideraria o grupo e quem votaria em quem para tal?
Só para exercitar a mente...

Vôo da TAM dá susto em políticos santarenos

O airbus da TAM que deveria aterrissar no aeroporto de Santarém, no início da madrugada de hoje, teve que arremeter na cabeceira da pista quando se preparava para pousar.
Uma chuva repentina, segundo o piloto da aeronave, teria sido a causa da manobra abortada, que provocou o desvio do vôo para Manaus.
Entre os passageiros desse vôo estava nada menos que a maioria dos políticos santarenos, exceto o deputado estadual Carlos Martins.
Hoje de manhã, Lira Maia, Maria do Carmo, Antônio Rocha, Alexandre Von, e de quebra, Inácio Corrêa, Paulo Roberto, Sandro Lopes e Ana Elvira desembarcaram aliviados no aeroporto Wilson Fonseca.

É namoro ou amizade?

Rio de Janeiro – Depois de décadas trocando tapas e coelhadas nas páginas da revista Turma da Mônica, os personagens de quadrinhos Mônica e Cebolinha finalmente partem para o beijo. O episódio se dá no quarto número da HQ Turma da Mônica jovem, que retrata os personagens na adolescência, com seus 15 ou 16 anos, em estilo mangá. Segundo o autor, Mauricio de Sousa, esse é o primeiro beijo romântico da dupla. “Já houve bitoquinha de criança, no rosto, mas beijo de paquera e de começo de namoro é o primeiro”, afirmou ele.
O beijo faz parte da nova fase da turma, na qual o personagem Cascão toma banho (mas não sempre), Mônica fez um regime e emagreceu e Cebolinha, agora chamado de Cebola, recorreu à fonaudiologia e só troca a pronuncia dos “r”s pelos “l”s quando está nervoso. Mesmo avesso a romper definitivamente com certos tabus – “o Cascão pode até tomar banho, mas isso deve ficar subentendido, não deve aparecer!”–, Mauricio explicou que o beijo de Mônica e Cebolinha veio naturalmente: “Hoje, os jovens de 15, 16 anos paqueram, dão seus beijinhos e sentem atração. E, nesta nova fase da revista, a Mônica e o Cebola vivem na base de um flertezinho, uma paquera. Por isso, achei que estava na hora de a Mônica ter um momento de mulherzinha, mais crescida e ir para cima do Cebola com um beijinho”, explicou o criador dos personagens.
Mauricio ainda não revela, no entanto, se o beijo vai terminar em namoro. “Vamos ver o que vai acontecer no futuro”, despista, jogando a responsabilidade para a reação do público: “Mais do que nunca, esta revista é uma criação viva. Tenho ouvido muito o público leitor nas comunidades da internet. E venho trocando muitas idéias com os jovens para a gente poder escrever na língua deles”. Para quem pensa que o clima poderá esquentar e terminar em sexo, o autor antecipa: “É claro que vou ter todos os cuidados para não ultrapassar a fronteira do bom gosto”. Segundo ele, a Turma da Mônica jovem é uma revista para a família e tem de ter mensagens: “Vamos falar de qualquer tema, mas sempre de maneira suave e tranqüila, sem ferir sensibilidades”.
O quadrinista reconhece, porém, que pode frustrar alguns leitores mais tradicionais com as recentes mudanças na publicação: “Temos três tipos de leitores atualmente: os veteranos, que já liam a revista e a têm como uma recordação da infância. Os jovens, que querem conferir para ver se os personagens agem e reagem como eles mesmos. E a criançada, que quer ser igual à Turma da Mônica quando crescer”. Por enquanto, os resultados têm sido favoráveis. A tiragem deste quarto número da revista, nas bancas desde o dia 22, é de 300 mil exemplares. Segundo Mauricio de Sousa, a revista é hoje o maior sucesso editorial de todos os tempos na HQ no Brasil.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

Pesca com bomba

A pescaria com uso de bomba estava se generalizando em Santarém, em 1964. "Os nossos saborosos peixes, que fornecem alimento para a população de nossas cidades, vilas e povoados, estão rareando, desaparecendo, isso porque pessoas desprovidas de senso de responsabilidade, espíritos mesquinhos e criminosos passaram a usar bombas como meio prático de apanhar peixes, dizimando os cardumes dos milhares de peixinhos que ainda estão em crescimento e assim sem condições para servirem de alimento".
O jornal estranhava que os fiscais do serviço de caça e pesca e a cooperativa de pescadores "não se apercebem do crime que estão praticando, sem punição, os que pescam com bombas".

Banho proibido

Em maio de 1965, o delegado de polícia, Alberto Jennings, proibiu banhos no Caiszinho, atendendo pedidos dos moradores do local, que reclamaram do "mau comportamento de certos banhistas, que ali, por ocasião de banhos, proferem palavras obscenas, em verdadeiro acinte à moral familiar", Os infratores seriam punidos na forma da lei e os menores flagrados seriam conduzidos à delegacia, "respondendo pela infração seus respectivos pais ou responsáveis".

Retratação

Argemiro Vale Fernandes publicou a seguinte declaração em O Jornal de Santarém de maio de 1965, muito sugestiva:
"Declaro que, levado pela neurastenia de minha idade e pelo gênio irritadiço de minha esposa, proferi contra o senhor João Evangelista Damasceno palavras que lhe ofenderam a honra e ele, revelando a sua alma bem formada e fina educação, perdoou-me juntamente com a minha esposa, que também lhe desrespeitou.
Desse modo, deixo bem claro que nada tenho a censurar do referido senhor, cuja vida privada é inatacável e modelo para que seja respeitada como bem merece".

Justiça Eleitoral cassa registro de prefeito eleito em Manaus

KÁTIA BRASIL
Agência Folha, em Manaus


A Justiça Eleitoral, em primeira instância, cassou o registro das candidaturas e impediu a expedição dos diplomas do prefeito eleito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), e do vice, Carlos Souza (PP), por compra de votos. Cabe recurso ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Amazonas.
Na véspera do primeiro turno, a Polícia Federal apreendeu em um posto de combustível 419 requisições de carros já abastecidos com 20 litros de gasolina cada um. Nas requisições havia a frase "eleições 2008-Amazonino Mendes".
Na decisão, a juíza Maria Eunice do Nascimento diz que "as alegações apresentadas pela defesa dos candidatos não foram suficientes para identificar que eles não haviam cometido o delito e as provas documentais e testemunhais corroboraram [para a decisão]".
Os advogados de Amazonino e Souza não foram localizados pela reportagem. Segundo a assessoria de Amazonino, ele não vai comentar a decisão judicial, mas anunciou que vai recorrer.

Quilhotina

Sob o título acima, no site de Aldenor Junior:

Começou e não deve parar. A Vale, contrariando seu discurso oficial e sem alarde, iniciou o processo de demissão de, pelo menos, 400 de seus 56 mil empregados. As primeiras vítimas da degola foram escolhidas entre os trabalhadores da área do cobre, no Pará; na ferrovia, em Minas Gerais; e no setor de pelotização, no Espírito Santo.

Pantera enfrenta o Pedreira

O time do São Raimundo joga sua última partida pela primeira fase do Parazão 2009, em Belém, hoje à tarde contra o Pedreira.
Encerrada essa estada na capital, o Pantera volta a Santarém para cumprir quatro jogos com mando de campo. O primeiro confronto no estádio barbalhão está marcado para o dia 3 de dezembro, conra a Tuna Luso Brasileira.

Chapa da Mesa Diretora da AL está em construção

Segundo o site Espaço Aberto, os nomes abaixo estão confirmados:
Domingos Juvenil (PMDB) - presidente

Ítalo Mácola (PSDB) - 1º vice
João Salame (PPS) - 2º vice
Miriquinho Batista (PT) - se mantém na 1ª secretaria
Na chapa ainda terá espaço o PR, o PV e o DEM. Juvenil mantém neste final de semana encontro com as bancadas com assento na Casa e individualmente com cada deputado.