sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Pará vai se industrializar?

Lúcio Flávio Pinto

O Pará é o eixo de uma luta pelo controle da maior empresa privada nacional, a Vale do Rio Doce. De um lado, o presidente Lula. De outro, o executivo Roger Agnelli. O empresário permaneceu no seu posto, mas seu poder encurtou. Das negociações pode resultar a primeira grande siderúrgica paraense.

Março de 2010 pode vir a ser uma data histórica para o Pará. É quando o governo federal pretende inaugurar as eclusas da hidrelétrica de Tucuruí, uma das maiores em todo o mundo. A obra se arrasta há três décadas e já consumiu mais de um bilhão de reais, 80% aplicados durante os dois mandatos do presidente Lula. Todos os últimos presidentes deixaram de cumprir a promessa feita de restabelecer a navegação no rio Tocantins. Ela foi interrompida na segunda metade da década de 70, 350 quilômetros a sudoeste de Belém, para a construção da quarta maior hidrelétrica do mundo (a maior de todas inteiramente dentro do território nacional porque Itaipu é binacional).

Leia mais aqui.

Centenária artesã

Venerável artesã no auge de seus quase 100 anos na Vila de São Miguel do Arapiuns.
Foto: Olavo das Neves

MPF quer parar atividades irregulares perto de reservas ambientais no Trombetas

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará permitiu retirada de areia e usina de asfalto perto de duas unidades de conservação, sem pedir a autorização obrigatória ao chefe das unidades. Por isso o O Ministério Público Federal em Santarém, no Pará, encaminhou uma recomendação para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente para que seja cancelada imediatamente as licenças concedidas para cinco empreendimentos econômicos nas proximidades da Floresta Nacional Saracá-Taquera e da Reserva Biológica do Trombetas, ambas no rio Trombetas, noroeste do Pará.

Leia mais aqui

Butantan faz encontro em Santarém

IV Encontro Butantan Amazônia tem como tema "Biodiversidade e Pesquisa de Animais Peçonhentos na Amazônia".
O Instituto Butantan realiza em Santarém, entre os dias 20 e 30 de outubro, o IV Encontro Butantan Amazônia, que este ano tem como tema "Biodiversidade e Pesquisa de Animais Peçonhentos na Amazônia".

Leia mais aqui.

Santarém sob o governo de Maria

Comentário de leitor que se assina Oculista sobre as declarações da prefeita Maria do Carmo de que não em pressa para executar obras emergenciais em Santarém:

As declarações da Prefeita Maria do Carmo é a demonstração cabal de irresponsabilidade no trato da coisa pública, bem como o supra sumo do desapejo a operacionalização de políticas públicas que visem melhorar a qualidade de vida da população santarena.
Não podemos deixar de destacar, que hoje Santarém vive sob à égide de um governo incompetente, opressor, tirano, mentiroso e hipócrita.

MRN promove ação educativa de prevenção e combate à malária no interior de Oriximiná

A Mineração Rio do Norte (MRN) promoveu no último sábado uma ação educativa visando o combate à malária na comunidade Boa Vista, interior de Oriximiná. Em parceria com a Pró-Saúde e a secretaria de Saúde de Oriximiná, a MRN vem redobrando os esforços no combate à doença. As campanhas realizadas anualmente como parte do programa de combate à malária, desenvolvido há 10 anos pela MRN e Pró-Saúde, fizeram os índices da doença serem reduzidos a praticamente zero. Mas, esse ano, em função da enchente prolongada e do alto índice de chuvas, já foram registrados mais de 730 casos na região do Trombetas.

Leia mais aqui.

Programa da Rádio Rural é finalista em prêmio nacional

O projeto Rádio pela Educação, de Santarém, é finalista na Categoria Direitos da Criança e do Adolescente e Protagonismo Juvenil, do Prêmio Fundação Banco do Brasil.