segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

'Tolentinadas' afundam o São Raimundo


Nota publicada na Coluna do Estado, do jornal O Estado do Tapajós, sábado, portanto, antes do jogo Águia 3 x 1 São Raimundo:

As aves de rapina que dilaceram o Pantera estão de volta e suas garras afiadadas, além do cofre do clube, já atacaram o treinador Lúcio Santarém. *** O motivo de mais uma tolentinada é que o ex-treinador do São Raimundo não aceitava escalar jogadores a pedido dos rapineiros e nem aceitava a contratação de jogadores indicados através de ‘esquema de pagamento de comissões’.

São Raimundo dá vexame, São Francisco empata e Remo lidera Parazão 2012


Belém (AFI) - A partida que fechou a terceira rodada do Campeonato Paraense mostrou um possível arrancada do Águia, que venceu o São Raimundo por 3 a 1, e emplacou a segunda vitória seguida na competição. Depois de estrear fora de casa com derrota, equipe venceu o Tuna Luso, também fora de casa. Com a vitória o time assegurou a terceira posição da tabela, com seis pontos.

Depois de abrir o placar, com Hélder de cabeça aos 10 minutos, o São Raimundo havia terminado de comemorar o gol e cedeu o empate um minuto depois. Branco de cabeça igualou o placar. Flamel de pênalti, aos 21 do primeiro tempo, e Branco, novamente de cabeça, aos 19 da segunda etapa, deram resultados finais a partida. O São Raimundo é o sétimo colocado com apenas um ponto, do empate contra o São Francisco.


Rodada começou na sexta-feira

Jogando em casa, o Paysandu, venceu o Tuna Luso por 2 a 1 com gols de Robinho e Thiago Costa, no primeiro tempo. Edilson Belém, na segunda etapa, marcou o único gol do Tuna Luso. 
No sábado, o São Francisco empatou com o Cometá em 1 a 1. Também no sábado, o Independente perdeu para o Remo por 1 a 0, em casa.

Líder do campeonato, o Remo é o único time do campeonato com 100% de aproveitamento. Nas três rodadas até agora, foram só triunfos. Águia, São Raimundo e Independente conheceram a força do Remo até agora. Com nove pontos, o time abriu vantagem de dois pontos do Cometá, segundo colocado.

Confira os jogos da terceira rodada do Paraense:
Sexta-feira
Paysandu 2 x 1 Tuna Luso
Sábado
São Francisco 1 x 1 Cametá
Independente 0 x 1 Remo
Domingo
Águia 3 x 1 São Raimundo
 

O esvaziamento do Paraíso Shopping Center


Da redação de O Estado do Tapajós


Dia 5 de fevereiro o Empório CR fecha as portas para reabrir, em seguida, no prédio onde funcionava uma revendedora de automóveis, também na avenida Mendonça Furtado.

Esta não foi a primeira e não será a última loja que deixa o shopping Paraíso que, desde sua inauguração, tem baixa ocupação.

No mês passado a Mundo Verde se mudou para a praça de São Sebastião. Já se fala que uma ótica será a próxima baixa.
Mas o que está mesmo acontecendo para que os lojistas comecem a bater em retirada do espaço do Paraíso?

Cezar Ramalheiro, cap do CR, diz que a administração do shopping é amadora e centralizadora, entregue nas mãos do ex-goleiro do Bangu, Palmiere, cujo nome consultado no Google apresenta referências nada edificantes.

Ouro motivo da crise é a falta de diálogo da administração com os lojistas e os abusivos preços dos aluguéis, que são superiores aos shoppings da capital, mesmo o espaço tendo um fluxo de clientes inferior aos congêneres localizados em Belém.

Quase metade das lojas ou atividades instaladas no Paraíso é de propriedade ou com ele tem sociedade a dona do shopping que, além disso,  fincou parentes em cargos estratégicos da administração, como o marketing.

Segundo Ramalheiro, nem mesmo a interface entre o shopping e o poder público foi estabelecida.Por exemplo, praticamente nenhum itinerário de ônibus centro-bairro  tem o shopping como referência. Eventos, cinema, diversificação da praça da alimentação também empacaram.

Ou seja: o Paraíso continua com uma administração meramente familiar, que atravanca o desenvolvimento do shopping, causa prejuízo aos lojistas e, por tabela, afeta o consumidor que deixa de ter  a sua disposição um espaço de compras privilegiado e com conforto.