quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Enfermeira nota mil

Márcia Turcato

Esta história não tem cartas. Nem adianta procurar. Cacilda Rosa Bertoni, enfermeira e administradora hospitalar, 90 anos, diz que não encontrou nenhuma. Mas esta é uma grande saga e vamos contá-la. É a memória viva do serviço de saúde pública em Brasília.

Cacilda chegou em Brasília em 1958. Melhor, chegou no Núcleo Bandeirante, Brasília não existia, era apenas um canteiro de obras. Morou até 1960 em uma casa de madeira na Segunda Avenida, número 1.105, onde hoje é o Colégio La Salle. Em sua carteira do trabalho, sob o registro número 078, está o seu contrato como funcionária da Fundação Hospitalar do Distrito Federal, assinada em 16 de maio de 1960.

A história da enfermeira Cacilda é uma saga. Sua história não começa com a chegada em Brasília. Antes ela percorreu a Amazônia. Era a década de 1940. E bem antes disto ela ficou órfã de pai e mãe e foi acolhida pela Igreja Metodista. O roteiro de Cacilda inicia em Piracicaba e segue para Ribeirão Preto (SP). De lá ela viaja para o Rio de Janeiro com o objetivo de estudar na Escola de Enfermagem Anna Nery, criada em 1923, e ser missionária. Diplomada em 20 de maio de 1946, embarca para Belém (PA) no dia primeiro de junho para trabalhar no Hospital de Doenças Tropicais Evandro Chagas. Ficou dois anos e seguiu para Breves, na ilha de Marajó, onde os doentes precisavam muito mais dela dos que os enfermos da capital do estado. Na ilha permaneceu por mais dois anos.

“Era a época do esforço de guerra”, recorda Cacilda. Os Estados Unidos precisavam de borracha e para ter a matéria-prima os seringueiros necessitavam de atenção à saúde. E lá estava a enfermeira. De Breves, seguiu para Santarém, também no Pará, para organizar um novo hospital. Feito o serviço, aceitou uma bolsa para estudar Administração Hospitalar em Maryland, Baltimore (EUA).

No retorno ao Brasil casou com um representante da indústria farmacêutica, Afonso Bertoni, tiveram três filhos. Foi do marido a idéia de vir para Brasília, mas ela veio na frente, no final de 1957. Cacilda recorda que no Núcleo, nessa data, já havia uma Igreja Metodista, coordenada pelo pastor Antônio Margarido Mendes.

Aécio Neves diz que acordo do PT com PMDB não acelera escolha da oposição

Agência Brasil

O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), disse nesta quarta-feira (21/10) que a aliança do PT com PMDB para as eleições presidenciais de 2010 não acelera a escolha do candidato da oposição.

“Acho que até janeiro é um bom momento para o PSDB ter sua definição. Acho que o governo está montando sua estratégia. Vamos montar as nossas. Estamos confiantes em nossas chances.” afirmou durante o Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, no Rio.

Sobre essa aliança acertada durante jantar na noite de ontem (20), Aécio ressaltou que o PMDB “tem valorizado alianças regionais, que devem acabar prevalecendo”. “Essas alianças vão ocorrer em função das perspectivas regionais que o partido tem. Em muitos estados, a aproximação do PMDB é maior conosco do que com o PT.”

-----

Leia mais

PT e PMDB selam aliança e Temer pode ser vice
Temer diz que é preciso ouvir estados para buscar concenso sobre chapa com PT
PSDB traça viagens para que Aécio e Serra tenham mais contato com a população

Congresso cria CPI mista do MST

Agência Brasil

O vice-presidente do Congresso, deputado Marco Maia (PT-RS), leu em plenário o requerimento de criação da comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) que vai investigar repasse de verbas e também a sistemática do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em todo o país.

É a segunda vez que a oposição tenta criar a CPMI. Da primeira, houve retirada de assinaturas, o que não permitiu a leitura do requerimento. Agora, o Democratas – partido que recolheu as assinaturas – corre contra o tempo. Os parlamentares têm até a meia-noite de hoje (21) para retirar os nomes. Ao todo, foram colhidas 185 assinaturas de deputados – 14 a mais que o mínimo necessário – e de 35 senadores, oito além do mínimo. A maioria das assinaturas é de parlamentares da oposição.

Editais dos Correios devem ser republicados até o final de outubro

Até ontem, não havia previsão para a nova divulgação dos editais da próxima seleção da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Mas hoje a assessoria do órgão confirmou à equipe do CorreioWeb que os 13 editais invalidados deverão ser republicados até o final deste mês. Os documentos foram cancelados por causa de problemas técnicos com as publicações.

Os editais haviam sido publicados no Diário Oficial da União da última sexta-feira (16/10). No entanto, neles não havia informações sobre número de vagas (apenas previsão de chances imediatas e formação de cadastro reserva), nem sobre os procedimentos para a inscrição.

Gilmar Mendes não vê necessidade de intervenção federal no Pará

Presidente do STF Gilmar Mendes acaba de declarar, em Belém, que vê necessidade de intervenção federal no Pará.

A declaração foi feita por ocasião da abertura do sétimo curso internacional de criminologia, no Hangar Centro de Convenções.

Santarém na fotosfera


Rio Arapiuns, Santarém-Pará, nesta época do ano.
Foto: Olavo das Neves

Prefeitura do PT deixou Sespa entregue às feras na crise do Hospital Regional

Fonte graduada da Secretaria Estadual de Saúde(Sespa) garante que a secretária Sílvia Cumaru está tiririca com a prefeita Maria do Carmo por causa da crise que se arrasta no hospital regional há alguns meses.
Segundo o interlocutor, a prefeita Maria do Carmo se omitiu no apoio que a Sespa esperava receber para enfrentar as críticas que seriam desflechadas por veredadores e deputados durante a sessão da Câmara, na semana passada.
Por serem do mesmo partido(PT) e aliados da mesma corrente interna da legenda- Unidade na Luta - Sílvia Cumaru anotou em seu caderninho que até membros do Partido dos Trabalhadores sentaram a lenha na administração estadual. Da ação dos vereadores Carlos Jamie à omissão do deputado Carlos Martins, que não compareceu à sessão para defender o governo estadual.
Cumaru, segundo o interlocutor, esperava contar com a solidariedade política de Maria do Carmo, que detém maioria folgada na Câmara, mas a prefeita fez ouvido de mercador às críticas que o governo do estado vem recebendo em Santarém por causa dos problemas de atendimento no hospital regional.
E o pior: o representante da prefeitura naquela sessão, o ex-secretário de saúde Emanoel Silva - aquele mesmo que recebia mais do que o então prefeito José Maria Tapajós para ser um simples assessor da Semsa - ainda botou mais lenha na fogueira, fazendo críticas infundadas ao gerenciamento do Hospital Regional.
Segundo o interlocutor, Emanoel omitiu um fato importante: que é a prefeitura de Santarém quem faz a regulação dos atendimentos e ainda repassou para o hospital regional especialidades que não estão pactuadas e que são de responsabilidade do município.
Resumo da ópera: A Sespa entende que a prefeitura joga para a platéia, se omite de propósito e deixa o circo pegar fogo.

Lira Maia é vice-presidente de frente pela criação de municípios

O deputado Lira Maia foi eleito Vice-Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Regulamentação da Emenda Constitucional 15/99 que trata da criação de municípios.

Segundo o parlamentar, trata-se de um assunto de vital importância para o desenvolvimento do País, principalmente para o Estado do Pará onde os Municípios possuem dimensões continentais.

Tramitam hoje na Câmara dos Deputados diversos Projetos que visam regulamentar a EC 15/99, definindo regras para criação de novos Municípios. Somente no Pará, mais de 20 distritos aguardam para esta regulamentação na esperança de ser elevados a condição de Municípios, acarretando assim, mais desenvolvimento para estas regiões. Para Lira Maia, o caso mais emblemático é o de Mojuí dos Campos, recentemente criado. O Município de Santarém continuará recebendo o mesmo índice de 4.0% de recursos do Fundo de Participação dos Municípios – FPM. Já o novo Município de Mojuí dos Campos, passará a receber mais 1,2 como sua cota-parte do Fundo, ou seja, uma mesma região que antes recebia 4.0 de recursos do FPM passará a receber muito mais recursos para a mesma área territorial. “Esse argumento por si só já justifica a criação de novos Municípios, pois, com mais recursos, regiões antes esquecidas pelo poder público passarão a se desenvolver ainda mais”, concluiu Lira Maia.

Liberdade de expressão

Anônimo deixou um novo comentário sobre a postagem "Bloqueada estrada do aeroporto de Santarém":

É incrível ter que ouvir ainda que a Constituição está sendo violada porque os manifestantes estão prejudicando o direito de ir e vir de determinadas pessoas. Seria isso sarcasmo? Temos que olhar pelo seguinte ângulo: esses manifestantes têm seus direitos constitucionais (fundamentais) básicos violados, como o acesso à terra,e ainda, toda a coletividade é ameaçada quando se visuliza que inúmeros crimes ambientas têm sido cometidos na Gleba Nova Olinda, como a extração ilegal de madeira (só para falar o mínimo)... entre outras coisas isso sim é infringir a Constituição e o Estado Democrátivo de Direito por ela consagrado.
Infelizmente, os movimentos sociais têm que tomar atitudes que sãos severamente criticadas, mas não por que são criminosos, e sim por falta de alternativa, ante a inércia do governo que os obriga agir desse modo para chamar a atenção da sociedade para as suas mazelas.
Não vamos fechar os olhos, não vamos tapar o sol com a peneira, não vamos encarar as vitimas como algozes, pois estes têm sido os réus da violação de seus próprios direitos.

Paz nas folhas

Lúcio Flávio Pinto

O Liberal
e Diário do Pará entraram num período de trégua? É o que garante uma fonte com acesso aos dois jornais. A fonte diz que o desaparecimento das matérias que trocavam hostilidades entre os dois principais grupos de comunicação do Pará não é casual. Teria havido mesmo um entendimento para cessar as retaliações, ao menos enquanto não se define a composição de forças para a eleição do próximo ano e a posição que cada empresa assumirá. Talvez até do mesmo lado, embora nem sempre na companhia desejada.

Graças a esse cessar-fogo, as duas corporações até têm faturado mais, recebendo publicidade dos principais anunciantes. As capas das edições dominicais do Círio dos dois jornais, ambas em papel especial (rotineiro no jornal dos Maiorana, uma novidade na folha dos Barbalho), tiveram o mesmo patrocinador: a Unimed. A Albrás e a Alunorte, as duas maiores empresas com sede no Pará, decidiram em assembléia geral: seus anúncios serão publicados nos dois jornais, embora a legislação só as obrigue a divulgar seu material legal em um deles. Assim, não criam descontentamentos – e fazem amigos.

Bom para as corporações e os grupos políticos. Bom também para o distinto público?

Procuradores criticam permanência de gado em Flona


Um argumento jurídico, o da “violação do princípio da livre iniciativa”, convenceu dois juízes federais de Santarém, José Airton Portela e Francisco Garcês Castro Júnior, a mandar suspender a interdição de áreas dentro da Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, em Novo Progresso, no oeste paraense, onde sete fazendeiros criavam gado. A decisão provocou críticas de procuradores da República que atuam no caso. Eles recorreram ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e manifestam esperança de vitória.
Segundo os procuradores "as autuações foram lavradas com o objetivo de compelir os infratores a promover a retirada dos rebanhos do interior da Flona, uma vez que estavam sendo criados em áreas desmatadas sem autorização, sob pena de apreensão dos animais".
Na decisão, o juiz suspendeu as interdições impostas às áreas ocupadas ilegalmente por Ruben Nestor da Silva, Delair de Oliveira Mendes, Francisco Paulo de Souza e Leônidas Muniz de Santana. Garcês Júnior diz que a medida do Ibama foi “desprovida de necessária intermediação judiciária”. (Diário do Pará)

Mineradora investe na pesca como potencial turístico do Oeste do Pará

Os apaixonados por pesca poderão mostrar suas habilidades a partir das 07h40 deste sábado, dia 24, no 9º Torneio de Pesca Esportiva (Tope), realizado em Oriximiná. Na edição deste ano, o torneio retorna para o local de origem, o lago Caipuru. “O acesso é mais fácil, a população consegue participar mais. Estimamos cerca de 120 competidores”, ressalta a diretora de Turismo de Oriximiná, Fátima Guerreiro.

Como nos outros anos, a pesca será exclusivamente de tucunaré e a regra é clara: após ser pescado, o peixe deve ser devolvido vivo ao rio. “Esse ano abrimos uma exceção, além da modalidade de pesca de arremesso, vamos aceitar a pesca de currico, apesar de recriminarmos essa prática recriminada. Nossa intenção para os próximos anos é adotar exclusivamente a pesca de arremesso”, explica a diretora.

A grande enchente desse ano deve trazer bons resultados para o 9º Tope. “Vamos ter muitos peixes, o nível da água está bem propicio para prática do arremesso”, avalia Fátima. O encerramento do Tope ocorre no domingo, dia 25, ao meio dia. Cada participante que tiver pegado pelo menos um peixe durante o torneio concorrerá ao sorteio de diversos prêmios, como kits de pesca e aparelhos de celular. Também serão sorteados prêmios em dinheiro – um de R$ 2,5 mil, dois de R$ 1,5 mil, dois de R$ 1 mil e um de R$ 500,00.

O evento conta com grande participação de comunitários e moradores de Oriximiná e região. “A participação dos comunitários é muito importante, porque eles passam a se sentir diretamente responsáveis pela conservação dos lagos da região. A prática do pesque e solte faz com que os lagos fiquem muito mais piscosos”, destaca a diretora.

O Tope tem apoio da Mineração Rio do Norte pelo nono ano consecutivo. Para o gerente de Relações Comunitárias da MRN, José Haroldo Paula, o incentivo a eventos dessa natureza colabora com o desenvolvimento regional. “A pesca é uma vocação tradicional do povo do oeste paraense, especialmente do município de Oriximiná e das comunidades locais. Através do estímulo a esse potencial turístico e, consequentemente, à preservação das tradições culturais da região, validamos a política de responsabilidade social da MRN cada vez mais”, enfatiza.

(Fonte: MRN)


Estado poderá financiar mototaxistas

A governadora Ana Júlia prometeu atender dois pedidos dos mototaxistas. O primeiro será uma possível linha de crédito no Banpará, que mantêm o Credipará, para a compra de equipamentos de segurança e até mesmo motocicleta.
O outro é um projeto que será desenvolvido pelo Detran e Polícia Militar para padronizar os equipamentos e a identificação de mototaxistas. 'É preciso separar o joio do trigo. Tem gente querendo se aproveitar da profissão para cometer ilícitos e isso precisa ser combatido', disse ela.(Amazônia Jornal)