terça-feira, 29 de julho de 2008

Prazo para recadastramento de carteiras de habilitação sem foto termina dia 10 de agosto

Agência Pará

Os condutores que possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem fotografia, vencida até 13 de maio, que ainda não fizeram o recadastramento deverão procurar o Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) até o próximo dia 10 para regularizar a situação. Os que tiverem os documentos vencidos após o dia 13 de maio têm 30 dias, a contar da data de vencimento, para se recadastrar.
Se a atualização do cadastro não for realizada conforme os prazos estabelecidos, a CNH será cancelada, sendo necessário um novo processo de habilitação. De acordo com a coordenadora do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach), Glair Souza, o condutor que ainda não procurou o Detran deve fazer o seu recadastramento o mais rápido possível, a fim de que não deixe para os últimos dias. Ela acrescenta que o Detran designou funcionários para atender exclusivamente os condutores com carteira sem foto.
Para se recadastrar, o condutor deve procurar o Detran portando o documento de habilitação mais a carteira de identidade. O recadastramento não implica na renovação dos exames. E, quem desejar, pode fazer apenas o recadastramento. Mas, conforme alerta Glair Souza, quem já está com a CNH vencida não pode conduzir veículo enquanto não fizer a renovação, conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O objetivo do recadastramento, segundo esclarece o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), previsto na Resolução 276 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é incluir os condutores portadores de CNHs antigas no Registro Nacional de Condutores Habilitados, possibilitando assim mais eficácia na identificação deles. De acordo com a Resolução, os Detrans poderão determinar os procedimentos de recadastramento, procurando dar agilidade e praticidade ao processo.
Dúvidas - Apesar da intensa divulgação que os Detrans e o Denatran fazem sobre recadastramento, ainda permanecem dúvidas por parte de alguns condutores com relação ao assunto. O Detran do Pará recebe diariamente telefonemas e e-mails de condutores que, apesar de contar com carteira de motorista com foto, acreditam que é preciso se recadastrar. O Detran esclarece, no entanto, que os portadores da CNH com foto colorida digitalizada não precisam se recadastrar.

Carteiros têm 15 dias para zerar entregas de correspondências

Com o fim da greve dos Correios, os carteiros se preparam para colocar em dias as correspondências acumuladas após vinte dias de paralisação. São mais de 33 profissionais que estão trabalhando duas horas a mais que a jornada normal, e entregando mais de 1000 correspondências por dia. A expectativa é de que em quinze dias o serviço seja normalizado.
"Voltamos ao trabalho na última terça-feira e estamos fazendo de tudo para conseguir colocar em dia as correspondências. Nós faremos horas extras, trabalharemos nos sábados tudo para minimizar os transtornos causados à população pela greve", declarou Risoney Souza, delegado sindical do movimento de greve em Santarém acrescentando que em duas semanas todas as correspondências atrasadas serão entregues. "Nós estamos voltando com força total e vamos trabalhar nos finais de semana para escoar o material que está parado", garantiu Risoney Sousa.
Após 20 dias de paralisação depois de muitas negociações o ministro das Comunicações, Hélio Costa e a direção dos Correios, além dos representantes dos servidores conseguiram chegar a um acordo, que pôs fim ao movimento grevista. A ECT pagará em definitivo 30% do salário base para 43 mil carteiros que trabalham na distribuição e coleta externa, a título de adicional de atividade, retroativo a junho de 2008. "Apesar de tanto transtorno e tanto embate com os gestores da empresa nós conseguimos ser atendidos nas nossas reivindicações e tivemos uma vitória importante", informou o Jéferson Brito, diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios/Belém que esteve no município a fim de liderar a greve.
Os Correios e a Fentect voltarão a discutir, em agosto, na data-base da categoria, os termos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários de 2008. Os dias parados não serão descontados, mas compensados, mediante banco de horas. Além disso, o crédito do vale- refei-ção/alimentação/cesta será efetuado após o encerramento total do movimento grevista.
O acordo foi submetido ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para homologação, nesta segunda-feira (21).

Compra de votos e candidato processado são prioridades para Comitê 9840

O comitê santareno de combate à corrupção eleitoral, iniciativa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Igreja Católica, durante entrevista concedida a imprensa garantiu que a compra de votos será veementemente combatida, assim como o uso da máquina pública para promover campanhas neste período.Além disso, será fiscalizada também, qualquer forma de pressão dos candidatos sob os eleitores, tais como a troca de votos por empregos, objetos e promessas consideradas infundáveis diante dos cargos pleiteados. O comitê arrecada até o mês de agosto assinaturas a fim de aprovar projeto de lei que veda a candidatura de políticos processados.
"A sociedade pode ter certeza que em parceria dela, nós estaremos fiscalizando toda e qualquer atitude suspeita, sendo ela, primeiramente apurada e depois denunciada ao Ministério Público do Estado. Umas das questões que daremos ênfase é a compra de voto, posto que a campanha deste pleito traz o lema: "Voto não tem preço,têm conseqüências", explica Dom Esmeraldo Barreto Farias , bispo da Diocese de Santarém elencando as situações em que o comitê deverá agir. "Assim que presenciarmos ou tivermos provas que algum candidato esteja forçando ou prometendo coisas infundáveis iremos aprecia-las e com base nisso, analisaremos também até que ponto a estrutura pública está sendo utilizada como palco de campanha. Isso não pode acontecer", garante a liderança maior da igreja católica da Diocese de Santarém.
Candidato processado
Além disso, o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) vai investir em formação interna sobre o Projeto de Lei de iniciativa popular sobre a Vida Pregressa dos Candidatos e na organização de uma primeira mobilização nacional. Com o nome Campanha Ficha Limpa, a nova ação do MCCE pretende levar o PL ao Congresso Nacional depois de coletar um milhão e trezentos mil assinaturas.
"Muitos políticos foram condenados em primeira instância ou respondem a denúncias recebidas por tribunais em virtude de fatos gravíssimos e isso não impede, pela legislação atual, que eles sejam candidatos. Hoje, só os que já foram condenados em definitivo ficam impedidos de participar das eleições como candidatos, o que é muito pouco, pois os processos penais duram muitos anos para chegar ao fim" explica Dom Esmeraldo.
A presidente em Santarém da OAB, Ana Calderaro, destacou durante a coletiva a importância do trabalho do comitê de combate a corrupção eleitoral. De acordo com ela a ação diminuiu as incidências de compra de votos nos anos passados. "A cada ano o trabalho vem se ampliando e ganhando mais espaço. As pessoas estão mais conscientes", ressaltou a presidente da OAB/Santarém.

Após queda, desmatamento volta a crescer na Amazônia

Na Folha de São Paulo:

O desmatamento voltou a subir na Amazônia em junho, após uma queda no mês de maio, e se concentrou nos municípios paraenses próximos das rodovias BR-163 e Transamazônica. Os dados são do SAD, sistema não-governamental de monitoramento da floresta por satélite, do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).
Foram desmatados 612 quilômetros quadrados em junho, contra 499 quilômetros quadrados no mesmo período de 2007 -um aumento de 23%. No acumulado dos meses também houve acréscimo: o desmatamento passou de 4.370 quilômetros quadrados de agosto de 2006 a junho de 2007 para 4.754 quilômetros quadrados de agosto do ano passado a junho deste ano (ou seja, uma ampliação de 9%).
Em maio, o SAD havia detectado 294 quilômetros quadrados desmatados em sete Estados da Amazônia, o que representou uma queda de 26% em relação ao mesmo mês de 2007.O calendário oficial do desmatamento vai de agosto de um ano a julho do outro.
Segundo Adalberto Veríssimo, do Imazon e coordenador do Projeto Transparência Florestal, o aumento do desmatamento em junho "anula a queda que houve em maio".
O desflorestamento observado em junho se concentrou no Pará (63%). Na seqüência, está Mato Grosso (12%).

Cuidado, piranhas!

Entornou o caldo no Piranhas, domingo último.
Staff eleitoral oficial voltou desolado da comunidade que ali realizava um torneio de futebol.
Isolados dos eleitores, deputado estadual, secretário de agricultura e candidata perderam a estribeira e juraram de pés juntos que voltariam ali, às véspera do pleito, com a 'parrudinha'.

Temporais voltam a asssustar santarenos

Pela segunda madrugada seguida forte temporal atingiu Santarém nesta terça-feira.
Ventos fortes derrubaram árvores, apagaram semáforos e danificaram parte da rede de distribuição de energia.
No final da rua do Imperador, no bairro da Prainha, uma árvore caiu sobre um automóvel que estava estacionado no acostamento daquela via.

Alunos batem com a cara na porta

Somente na quinta-feira os alunos retornam às aulas no Colégio Dom Amando.
Ontem, quem chevaga para o primeiro dia de aula do segundo semestre era informado pelo guarda que o returno escolar só será iniciado na quinta-feira, dia 1º de agosto.
Oficialmente, o CDA não explicou o motivo do adiamento, mas o site apurou que o sindicato dos professores não aceitou que as férias de julho dos docentes fossem interrompidas antes do final o mês.

Alerta Pará

Do Repórter Diário:

O Instituto Alerta Pará, em conjunto com a prefeitura e diversas entidades classistas de Santarém, realiza no próximo dia 2 de agosto, às 16h, no Parque de Exposição de Santarém, a reunião de apresentação do Projeto Preservar/Consolidação da Fronteira Aberta, que propõe o desenvolvimento do agronegócio paraense em bases sustentáveis.