terça-feira, 29 de julho de 2008

Carteiros têm 15 dias para zerar entregas de correspondências

Com o fim da greve dos Correios, os carteiros se preparam para colocar em dias as correspondências acumuladas após vinte dias de paralisação. São mais de 33 profissionais que estão trabalhando duas horas a mais que a jornada normal, e entregando mais de 1000 correspondências por dia. A expectativa é de que em quinze dias o serviço seja normalizado.
"Voltamos ao trabalho na última terça-feira e estamos fazendo de tudo para conseguir colocar em dia as correspondências. Nós faremos horas extras, trabalharemos nos sábados tudo para minimizar os transtornos causados à população pela greve", declarou Risoney Souza, delegado sindical do movimento de greve em Santarém acrescentando que em duas semanas todas as correspondências atrasadas serão entregues. "Nós estamos voltando com força total e vamos trabalhar nos finais de semana para escoar o material que está parado", garantiu Risoney Sousa.
Após 20 dias de paralisação depois de muitas negociações o ministro das Comunicações, Hélio Costa e a direção dos Correios, além dos representantes dos servidores conseguiram chegar a um acordo, que pôs fim ao movimento grevista. A ECT pagará em definitivo 30% do salário base para 43 mil carteiros que trabalham na distribuição e coleta externa, a título de adicional de atividade, retroativo a junho de 2008. "Apesar de tanto transtorno e tanto embate com os gestores da empresa nós conseguimos ser atendidos nas nossas reivindicações e tivemos uma vitória importante", informou o Jéferson Brito, diretor do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios/Belém que esteve no município a fim de liderar a greve.
Os Correios e a Fentect voltarão a discutir, em agosto, na data-base da categoria, os termos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários de 2008. Os dias parados não serão descontados, mas compensados, mediante banco de horas. Além disso, o crédito do vale- refei-ção/alimentação/cesta será efetuado após o encerramento total do movimento grevista.
O acordo foi submetido ao Tribunal Superior do Trabalho (TST) para homologação, nesta segunda-feira (21).

Nenhum comentário: