sexta-feira, 4 de julho de 2008

Entrevista com Márcio Pinto

O professor Márcio Pinto, do PSOL, abre a primeira rodada de entrevistas com os candidatos a prefeito de Santarém, na edição de amanhã de O Estado do Tapajós.

PT 'rouba' vice de Priante

Do Espaço Aberto:

Com a decisão de que sua candidata Leila Márcia deverá mesmo figurar como vice na chapa do professor Mário Cardoso (PT) a prefeito de Belém, o PCdoB levou o PMDB do candidato José Priante a ter como companheiro de chapa o deputado estadual Roberto Santos, do Partido Republicano Brasileiro (PRB).O que frustrou a adesão do PCdoB ao peemedebista foi a composição para as eleições proporcionais.Os comunistas queriam fechar com o PMDB, mas condicionaram o apoio à formalização de uma aliança para os candidatos a vereador. Como o PMDB tem chapa completa à Câmara, o acordo foi frustrado.Esta, pelo menos, é a razão aparente. Se há outras, ninguém sabe ainda.
-----------------------
Atualização, 5 de agosto, às 08h40:

No Repórter Diário, hoje:

Não é mais mistério, por exemplo, que, às 10 horas de hoje, o vereador Zeca Pirão, que negociou exaustivamente sem sucesso com o PT, vai renunciar à candidatura pelo PP para ser o vice de José Priante, do PMDB, com quem mantinha diálogo paralelo.
O acordo para apoiar Priante, informou ontem à noite o próprio Pirão, será selado numa reunião agendada com o deputado Jader Barbalho. PMDB e PP estarão unidos por chapa majoritária, mas livres e independentes para eleger seus candidatos a vereador.

Escalpelamento: uma tragédia da Amazônia

Chico Araújo
Agência Amazônia de Notícias:

BRASÍLIA — Vítimas de escalpelamento (o couro cabeludo é arrancado do crânio) vão receber mais atenção do governo federal. O escalpo era um troféu de guerra para os índios americanos. Na Amazônia, o escalpelamento é uma tragédia que atinge centenas de pessoas — a maioria mulheres e crianças — todos os anos. Só no Amapá, 1,4 mil pessoas foram vitimadas nos últimos anos, e no Pará, registrou-se 43 casos nos últimos dois anos.
Santarém, Altamira e Barcarena, no Pará, são os municípios onde o escalpelamento é comum. Nas duas últimas décadas cerca de 200 pessoas foram atendidas na Santa Casa de Belém (PA), 5% morreram. “Essa é uma tragédia da Amazônia”, admite o cirurgião plástico Victor Aifa. Ele foi um dos profissionais que já atendeu dezenas de vítimas, as chamadas ‘meninas de turbantes’ no Pará.

MEC nomeia comissão para implantar UFOPA

O ministro da Educação, Fernando Haddad, instalou nesta sexta (4), às 9 horas, na Sala de Atos, no 9º andar do edifício-sede do Ministério da Educação (MEC), em Brasília, a Comissão de Implantação da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). A comissão foi instituída pela Portaria do MEC nº 410, de 3 de junho, e compete aos seus gestores as atribuições de organização acadêmica e curricular da nova universidade, além da administração de pessoal, patrimônio, orçamento e finanças.
A comissão, que funcionará no município de Santarém, tem com presidente José Seixas Lourenço, além da participação dos professores Adaílson Viana Soares, Arlete Moraes, Emídio Cantídio de Oliveira filho, Horácio Schneider, Maria Marlene Escher Furtado, Ricardo Bezerra de Oliveira e Rodrigo de Araújo Ramalho Filho.
(Fonte: Assessoria Parlamentar do Deputado José Geraldo)

Sol, o inimigo

Quiosques do trecho novo orla de Santarém só abrem a partir de 18 horas.
Seus locatários culpam o sol e o forte calor pelo atendimento não poder ser iniciado mais cedo.

Folga remunerada

Fórum e Ministério Público Estadual não funcionam hoje e nem às demais sextas-feiras do mês de julho.
Os órgãos estaduais estão escalados para ter expediente. Será?

Cartilhas

Do Repórter Diário, hoje:

Com a posse, ontem, de Rosa Hage na presidência e de José Carlos Araújo na vice-presidência, o TCM preanunciou mudança de rota no sentido de dialogar mais com a sociedade. Duas cartilhas didáticas, com linguagem de fácil assimilação, até mesmo por crianças, já estão prontas e pelo menos mais cinco serão elaboradas. Além de orientar os jurisdicionados, a idéia das cartilhas é qualificar o cidadão, desde a fase escolar, para exercer necessário controle externo sobre a missão fiscalizadora dos tribunais de contas.