terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

PMDB x PT

So o título Deja Vú, o comentário do leitor Diógenes Brandão:

O Partido da governadora Ana Júlia (PT), recebeu no final desta manhã mais um duro golpe do partido aliado, incontestavelmente comandado pelo Deputado Federal Jáder Barbalho (PMDB).
O deja vú ocorreu na votação da presidência da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Estado, quando apenas dois deputados do PT, Carlos Martins e a própria candidatta ao pleito, a deputada petista Regina Barata.
Os votos do PMDB que dormiram prometidos por Jáder, acordaram a favor do oposicionista Bosco Gabriel (PSDB) que tem como vice o Demo Haroldo Martins.
A Governadora chamou os deputados petistas e já se prevê que agora acordaram outros olhares atentos ao partido que dividi o governo e detém sozinho praticamente metade dos recursos estaduais sob seu controle através de secretarias estaduais estratégicas.
Resta saber agora qual a reação diante do fato, já que está sendo corriqueiro o comportamento mui amigo do PMDB que não excitou em fazer o mesmo nas mesas do TCM, da Camara Municipal de Belém (recentemente) e agora na ALEPA.
Detalhe do grand finale: A - elegante - Deputada Simone Morgado (PMDB), aliadíssima de Jáder foi eleita Presidente da Comissão de Orçamento e Finanças, contando com os votos da bancada petista , cumprindo-se portanto, a contrapartida do acordo que previa a Comissão de Constituição e Justiça à petista Regina Barata.
Mesmo já tendo reeleito o presidente Domingos Juvenil, o PMDB não se contenta com seu tamanho e reproduz no Estado aquilo que vem fazendo no congresso nacional, onde já comanda a camara e o senado federal.
Seria o começo do fim do namoro entre o PT e o PMDB paraoara?
Pode ser que não, mas que algo estremeceu, isso sim aconteceu e que a partir de agora os tucanos e demos da blogsfera e nos editoriais dos meios paraenses no anonimato ou não, torcerão pela unidade com o arquirival, à quem dizem dispensar apresentações, tudo em nome do poder a qualquer custo.
Às favas os escrúpulos, diriam outros em outro tempo.

Trânsito de Oriximiná

O deputado Junior Ferrari(PTB) pediu ao Departamento de Trânsito do Estado do Pará a implantação dos serviços de orientação e educação no trânsito, com a devida sinalização das suas ruas e estradas vicinais do município de Oriximiná.

UMES de Santarém reconhecida entidade de utilidade pública

A União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Santarém (UMES) foi declarada entidade de Utilidade Pública mediante Projeto de Lei 157/08 do Deputado Italo Mácola (PSDB) aprovado na sessão de terça feira, 10, da Assembléia Legislativa. O Projeto foi aprovado em primeiro e segundo turnos, restando a redação final para ser encaminhado à sanção governamental. A UMES é uma Entidade de pessoa jurídica de direito privado e sociedade civil sem fins lucrativos com sede e foro na cidade de Santarém/PA.
Com esta concessão, a UMES passa a usufruir dos efeitos decorrentes da Lei 4.321 de 03/09/1970 que considera Entidades como de Utilidade Pública.

Ex-editor da "Time" pede o fim do jornalismo gratuito na web

Em um momento em que a crise financeira afeta o jornalismo, será necessário encontrar um novo modelo de negócios que sustente os gastos das publicações. Seguindo essa linha de raciocínio, o ex-editor da revista americana Time, Walter Isaacson, defendeu em um artigo de capa da publicação que os jornais, revistas e redes de TV encontrem uma forma adequada de cobrar pelas notícias online para salvar seus veículos.
De acordo com Isaacson, apesar de o setor estar vivendo um período difícil, nunca os jornais tiveram tantos leitores. O conteúdo é mais popular do que nunca, especialmente entre os jovens. O problema é que as pessoas não estão pagando por isso e as organizações estão distribuindo notícias de graça por aí.
Segundo ele, um estudo da Pew Research Center constatou que o número de pessoas que leu notícias na web no ano passado é maior do que o número de pessoas que pagou pelo serviço, comprando jornais e revistas. Porém, segundo Walter, não há como culpá-los. Conforme o modelo atual, qualquer pessoa se sentiria um idiota pagando pelo serviço quando se tem uma gama de informações na web de graça.

Modelo de negócios sem sentido

Isaacson argumenta que o modelo de negócios dos jornais e revistas online hoje não faz sentido. A sobrevivência por meio dos anunciantes é uma prática que foi criada durante o boom da internet, quando os anúncios online caminhavam bem e esse era o futuro. Porém, quando a publicidade online caiu, no quarto trimestre de 2008, esse tipo de "jornalismo de graça" perdeu o sentido.
Atualmente, segundo ele, os jornais têm três formas de obter receitas: vendas em banca, cadastros de acessos online e publicidade. Walter acusa os jornais de "estarem focados apenas na última forma, e com isso, estarem submissos à publicidade, o que fere a idéia de bom jornalismo".

Futuro

Walter Isaacson afirma que será preciso encontrar, além de um novo formato de cobrança do conteúdo online, uma forma segura e eficiente para que o consumidor faça seus pagamentos por meio da própria internet. Ele afirma que os que já existem (PayPal, Flooz, Beenz, CyberCash, entre outros) ou são muito caros, ou complexos, ou ainda, inseguros. Ele faz um desafio: "Em uma época em que os jovens estão acostumados a gastar 10 centavos em uma mensagem de celular, porque eles não gastariam 20 em um podcast, revista ou jornal?"
Ele usa os exemplos de Steve Jobs, com o iTunes, e de Jeff Bezos, com o leitor de livros eletrônicos Kindle para provar sua tese de que, se o conteúdo for bom e a forma de aquisição simples, as pessoas serão capazes de comprar. Ele afirma que "os grandes portais e os provedores são os únicos a ganhar com o jornalismo de graça, afinal cobram uma taxa de assinatura para que o usuário se conecte à grande rede."
Para finalizar, Isaacson afirma que ama o jornalismo e por isso não quer ser visto como vilão, mas pensa que é necessário que o consumidor valorize o conteúdo que está consumindo. Segundo ele, "o jornalismo não pode ser baseado apenas em receitas publicitárias, mas na necessidade de valorização dos consumidores - permitirá que os meios de comunicação social definam sua verdadeira bússola para o jornalismo, que deve ser sempre sobre isso."

Fonte: Redação Adnews, com informações da Revista Time

O que pensam os candidatos a prefeito de Santarém

Alexandre Von ( PSDB)

CANDIDUTURA INDEPENDE DE DECISÃO DO STF ANTES DA ELEIÇÃO

Em visita a redação de O Estado do Tapajós, na última quinta-feira, o deputado estadual Alexandre Von(PSDB), candidato da coligação 'Santarém quer solução', que reúne além do PSDB o PMN, PV, PSDC, Democratas, PPS e PTC, garantiu que assumirá a prefeitura de Santarém mesmo correndo o risco de que, após ter que renunciar ao mandato de deputado, o Supremo Tribunal Federal(STF) dê ganho de causa a ex-prefeita Maria do Carmo, que teve seu registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral. "Eu é o Nélio( vereador Nélio Aguiar, candidato a vice-prefeito) tomamos uma decisão conjunta. Vamos disputar a eleição para vencer e já decidimos abrir mão de nossos mandatos para assumir a prefeitura, mesmo que a decisão do Supremo ainda não tenha sido conhecida", afirmou Von.
O deputado tucano se diz confiante na vitória na eleição de 8 de março. " Temos uma grande chapa, formada por partidos e lideranças que resolveram abrir mão de suas aspirações pessoais e convergiram para uma candidatura que se mostra uma alternativa de poder em Santarém", afirmou. Von fez questão de esclarecer que o clima de insegurança jurídica que reina em Santarém está sendo criado pelos representantes do PT no município. "Eles pensam que vão intimidar nossa candidatura com a conversa mole de que se vencermos e assumirmos perderíamos nossos mandatos parlamentares. Mas não importa, se isso acontecer, mesmo que eu ache improvável isso, diante da solidez da decisão do TSE, a renúncia aos nossos mandatos é um risco calculado. Ninguém vai se sentir prejudicado. Mas eu acho é que essa turma do PT que anda espalhando que não vai ter eleição; que se houver, ninguém assume; que se assumir, vai perder o mandato de prefeito, além de ficar sem os mandatos eletivos anteriores, tudo isso é conversa fiada para encobrir as dificuldades políticas em que os partidos que governaram Santarém até o ano passado tem para consolidar uma candidatura ao nível da minha e do Nélio Aguiar", ressaltou.
Alexandre Von visitou o jornal O Estado do Tapajós em companhia do vereador Nélio Aguiar(PMN), candidato a vice-prefeito e do advogado Helenilson Pontes, filiado ao PMDB. Ele informou que a coligação Santarém quer solução terá como slogan de campanha a frade "Alexandre prefeito, Nélio Aguiar, vice. Bom para Santarém".

--------------
José Antônio Rocha:

DISCUSSÃO DE AUMENTO DE PASSAGEM DE ÔNIBUS É INOPORTUNA

Em visita à redação de O Estado do Tapajós, o candidato a prefeito pela Coligação "A mudança vai continuar", José Antônio Rocha(PMDB) comentou o recente pleito dos empresários do transporte coletivo para uma aumento de 40 centavos na tarifa de ônibus urbano em Santarém. Rocha, que já ocupou a secretaria de transportes do município, afirmou que qualquer aumento de passagem de ônibus deve ser analisado com base em dados técnicos, mas que a decisão sempre é política de conceder ou não o reajuste. " Não é o momento para discussão de reajuste. Quando esse momento chegar e se eu for o prefeito, vou agir dentro da lei, sem beneficiar apenas os empresários em desfavor da população.
Acompanhado de seu assessor Ezequiel Aquino, Rocha veio ao jornal primeiramente para agradecer o apoio e a divulgação de seus trabalhos a frente das secretarias de transporte e saúde, esta última, que ocupou por apenas uma semana, já que precisou se desincompatibilizar do cargo para concorrer às eleições pela coligação que reúne, além do PMDB, os partidos PT, PDT, PR, PRTB, PSB e PP.
Rocha informou que a campanha de rua ainda não começou e que esse período logo após a convenção está sendo ocupado pelo planejamento estratégico da campanha. "Ainda estamos escolhendo a agência de propaganda que vai fazer a campanha e só depois poderemos soltar as peças publicitárias", contou o candidato.
Rocha definiu sua candidatura como sendo "o projeto de um grupo, um grupo que governou Santarém nos últimos quatro anos e que a população foi às urnas e decidiu que esse projeto deveria continuar governando por mais quatro, infelizmente até agora a justiça não se pronunciou se a prefeita Maria do Carmo poderá assumir ou não a prefeitura.
O candidato enumerou as suas principais realizações:a construção de 106 abrigos para passageiros, a criação da perícia de trânsito e o congelamento do preço da meia-passagem. Ele disse, no entanto, que tem conhecimento que a população de Santarém reclama a melhoria de serviços de infra-estrutura, saúde e educação.

"Falta uma política firme para o setor florestal"

Por Ronaldo Brasiliense:

ENTREVISTA: MANOEL DIAS – PRESIDENTE DA AIMEX
O presidente da Associação das Indústrias Exportadoras de Madeira do Pará e Amapá (Aimex), Manoel Dias, abre o jogo: diz que o setor madeireiro já sente os reflexos da crise mundial, com a redução dos investimentos e critica a falta de uma política firme no setor florestal paraense. "Temos uma demora enorme na regulamentação fundiária e principalmente nas licenças ambientais, seja do ponto de vista do manejo no campo ou das licenças operacionais das empresas", afirma Dias.

A crise mundial já está repercutindo na indústria madeireira amazônica, na paraense em particular?
MANOEL DIAS: Temos dois aspectos: a crise econômica mundial e a regulamentação por parte dos órgãos ambientais. Infelizmente, segundo os economistas a crise ainda vai chegar visto que os reflexos virão com o tempo, o setor já sente algumas conseqüências por causa das reduções dos investimentos ocasionados principalmente nos setores de construção civil e infra-estrutura. Mas o maior problema se deve infelizmente ainda a falta de uma política firme no setor florestal, temos uma demora enorme na regulamentação fundiária e principalmente nas licenças ambientais, seja do ponto de vista do manejo no campo ou das licenças operacionais das empresas, se não houvesse esse problema primário, certamente estaríamos mais preparados para a crise.

As madeireiras paraenses já conseguiram recuperar os milhares de empregos perdidos em 2008, principalmente em municípios como Tailândia, Paragominas e Altamira, onde houve operações de combate aos desmatamentos comandadas pelo Ibama e Sema?
MANOEL DIAS: Infelizmente a demissão dos trabalhadores ocasionou um grande colapso nestes municípios. O setor precisa de solução, de regras claras e ágeis para continuar tendo suas atividades reconhecidas e retirar a impressão de que neste setor temos apenas a ilegalidade.
Crescem as florestas certificadas na Amazônia. Com isso, o plano da governadora Ana Júlia Carepa (PT) de plantar um bllhão de árvores pode se viabilizar?
MANOEL DIAS: Temos notado o esforço do governo para a viabilização do projeto 1 bilhão de árvores, mas infelizmente a questão se volta para a regulamentação fundiária. Existem empresas hoje que plantaram muito, estão com a floresta no ponto de corte e não podem colher por exigências burocráticas que os próprios órgãos não viabilizam sua operação. Para o Manejo Florestal Certificado na Amazônia, ainda se faz necessário o desenvolvimento de estratégias para disseminar o Manejo Florestal com Impacto Reduzido e incentivar empresas a se certificarem, lembrando que a Certificação Florestal vai além das exigências legais ambientais existentes.

FPF muda Paysandu e São Raimundo para a Curuzu

O jogo Paysandu x São Raimundo, incialmente marcado para o estádio do Mangueirão, quinta-feira, foi transferido pela Federação Paraense de Futebol para o estádio da Curuzu, sem que a equipe santarena tenha sido consultada.
O Pantera, que é o vice-líder do campeonato com 10 ponto, um a menos que o líder Paysandu já assusta os times chamados 'grandes' da capital e por isso os dirigentes dessas equipes já se utilizam de manobras extra-campo para prejudicar os times do interior.

Adenauer Góes: Limitações para o turismo

Após avaliação criteriosa quanto à retrospectiva do turismo em 2008 e suas respectivas expectativas para 2009, resolvi comentar alguns itens que me parecem mais significativos para este ano e que me parecem capazes de provocar reflexos mais importantes na cadeia econômica desta atividade.
A Lei Geral do Turismo que foi sancionada pelo Presidente Lula em setembro de 2008, após tramitar durante quase 08 anos entre idas e vindas no Congresso Nacional, significa indiscutivelmente um avanço na atividade, porém bem mais do que um sentimento, ficou no empresariado a certeza de que assuntos importantes foram excluídos de seu conteúdo ou mutilados em seus textos originais através dos vetos presidenciais ou nos acordos que antecederam a votação em plenário, sem os quais o lobby feito por outros segmentos e interessados não teria permitido sua evolução, tais como a regulamentação das atividades das agências de viagens com sua respectiva responsabilidade civil perante os consumidores (exemplo: caso um vôo atrase a agencia tem ou não responsabilidade), ou ainda a retirada de pauta da emenda que classificava a atividade turística de exportadora e concedia incentivos e benefícios fiscais, entre várias outras questões que acabaram por ficar para outro momento, sem falar é claro na falta de regulamentação da lei que ainda não ocorreu.
A questão dos vistos em relação à reciprocidade para os turistas americanos continua firmemente encalhada, até uma subcomissão foi criada pela Comissão de Turismo da Câmara em 2008 para tratar deste assunto, mas o Itamaraty tem sido muito pouco sensível aos anseios empresariais que a unanimidade pleiteiam a flexibilização dos vistos para os americanos como fórmula de atraí-los em maior número para incrementar o fluxo turístico nacional.
O tema Resorts x Cruzeiros chegou a ser contemplado com acalorada e concorrida audiência pública na Câmara dos Deputados através da Comissão de Turismo em função das pendências existentes e que representam entraves entre estes dois importantes segmentos da atividade turística. A sensação mesmo logo após os debates é a de que nada evoluiu, ficando patente a necessidade de regulamentação do setor de cruzeiros e seu melhor entendimento por parte de nossas autoridades.
A infra-estruturar aeroportuária é outro tema pendente no turismo brasileiro, e que vem sendo como se diz no popular empurrado com a barriga, tudo indica que a troca de comando na Infraero significa que o governo vai seguir firme em seu propósito de privatizar os aeroportos de Galeão e Viracopos. Mas e quanto aos outros?Praticamente todos os aeroportos reclamam por investimentos, em outros países mais desenvolvidos o assunto é tratado sob a ótica econômica.
A maior expectativa para 2009 é a Copa do Mundo de Futebol de 2014, mobilizando 16 cidades em busca de indicação para as 12 sedes que receberão os jogos. Tudo indica que a Amazônia só terá uma vaga, estando a pendência em termos normais entre Belém e Manaus, caso a avaliação da FIFA seja pura e simplesmente em relação à estrutura para o futebol, maior proximidade e acesso de mercado e turismo urbano cultural Belém será a escolhida, mas se a avaliação se basear em turismo de selva Manaus levará vantagem.
adenauergoes@gmail.com

Pontuando - José Olivar

Sugiro no caso dos mototaxis clandestinos - tenho certeza que o Sandro fará isso - uma rigorosa fiscalização para retirá-los de circulação. Se necessário, poderia algum vereador ou o Executivo encaminhar projeto de lei proibindo a condução de passageiro em motos, salvo para os mototaxis autorizados e para quem se cadastrasse junto à SMT para fazer o transporte de parentes ou amigos, sem características de transporte remunerado. Para isso a lei e a regulamentação é que iriam estabelecer os parâmetros. ///Se o Governo do Estado não tomar as providências imediatas a Estrada que liga Santarém a Alter do Chão vai ficar praticamente intrafegável neste carnaval, tanto são os buracos ali existentes e que aumentam a cada dia com as chuvas. /// alijamento (por assim dizer), do Dr. Helenilson Pontes e de José Maria Tapajós do processo eleitoral de escolha do candidato majoritário pelo PMDB (José Antonio Rocha e Milton Peloso), vai trazer prejuízos para a coligação (PMDB, PT e outros), uma vez que Helenilson desfiliou-se do partido de Jader Barbalho, enquanto José Maria Tapajós, embora apoiando o candidato escolhido, talvez não transfira tantos votos como faria, se ele mesmo fosse o candidato. ///Espera-se que o carnaval em Alter do Chão não vire uma bagunça total, mas que seja um período de divertimento com ordem e respeito. Por falar em carnaval, os moradores de Alter do Chão, o programam para cinco dias, o que acho muito, até porque, vão abusar dos preços dos produtos que ali são comercializados, principalmente refeições e bebidas. ///A indicação de Alexandre Von e Nélio Aguiar (Prefeito e Vice), solidificou ainda mais o grupo político que se formou há vários anos e deixou claro que os seus cacifes (Lira Maia e Alexandre), colocam a negociação acima de interesses pessoais. Que bom! ///A chapa - Alexandre e Nélio - tem que ter muito cuidado com os aproveitadores de última hora, para não colocar nas fileiras da coligação, pessoas inescrupulosas e fingidas. ///Gostaria de saber o porquê de as polícias civil e federal não tomarem nenhuma iniciativa contra o jogo do bicho que corre solto em Santarém, inclusive com resultado na imprensa falada. Será que já deixou de ser contravenção? E o Ministério Público, já tomou alguma providência, por dever do ofício? ///Michel Temer, do PMDB e eleito Presidente da Câmara, é de origem libanesa, porém nascido em São Paulo onde iniciou sua vida política em 1960. É o terceiro mandato como Presidente do Legislativo, além de ser um grande jurista na área do Direito Constitucional. ///Espera-se que os embates judiciais eleitorais não se tornem tão acirrados como das eleições de outubro/2008. ///É lamentável a morte súbita do jovem Livio Brunni, filho do empresário Nivaldo Pereira. Quem é pai sabe o quanto se nutre o amor pelos filhos e sei que o meu amigo Nivaldo deve estar sofrendo muito. Recorra a Deus, que só ele lhe consolará! Meus pêsames à família. ///Uma comissão de juristas criada no Senado e que tem entre eles um Conselheiro Federal da OAB e professor da Universidade Federal do Paraná, Dr. Jacinto Nelson Coutinho, estuda medidas propondo um novo Código de Processo Penal com alterações visando desafogar a Justiça. Uma das novidades é a instituição da figura do "Juiz de garantia", que tem por meta exercer o controle da legalidade da investigação pela Polícia. Na fase de investigação policial o Ministério Público entra também em cena junto com a Polícia Judiciária para dar ao inquérito maior qualidade. ///A Prefeitura precisa, urgentemente, dar uma atenção especial às ruas de Alter do Chão, pois com as chuvas buracos se formam no leito do asfalto, principalmente logo na entrada da Vila, o que não é recomendável para quem a visita e para os turistas. ///A posse da nova direção do Tribunal Regional Eleitoral, foi remarcada para o dia 12, onde o Desembargador Ricardo Nunes será empossado Vice Presidente. ///As empresas de transporte coletivo de Santarém, que prestam um péssimo serviço, com raras exceções, estão querendo aumento do preço da passagem. Logo elas que só querem "venha a nós". Será que já quitaram junto ao Município a taxa de administração criada por lei ainda na gestão de Lira Maia e que elas nunca pagaram, sempre protelando e alegando prejuízos? O Prefeito José Maria não deve dar este aumento, pois ele sacrificará o povão, e mais uma vez as obrigações tributárias ficam em segundo plano. ///Nobre Prefeito José Maria Tapajós e o futuro Prefeito a ser eleito dia 08/03, entrem em contato com a ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil - para reivindicar urgentemente o retorno do outro voo que a TAM retirou de circulação e que está criando sérios embaraços para quem quer sair de Santarém, ocorrendo até over book pela falta de outros voos. ///Nesta semana quem aniversariou foi o dinâmico amigo Dr. Rodolfo Geller, recebendo cumprimentos dos colegas de trabalho e dos amigos mais chegados. A ele meus parabéns! ///Alguns advogados estão se articulando visando as eleições da OAB no final deste ano. As eleições serão para o Conselho Seccional e Subseções. Não é demais lembrar que pelo grande número de advogados que integram a Subseção de Santarém e os problemas de gestão da entidade, inclusive a representatividade, reclamam um (uma) Presidente seguro (a), dinâmico (a), não comprometido com atos e fatos que possam manchar a instituição para substituir a Dra. Ana Calderaro e sua briosa equipe.