domingo, 14 de fevereiro de 2010

Piracaia, a música


Para quem não gosta de música de carnaval


MEC antecipa o resultado do Prouni

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na noite de sexta-feira (12/2) o resultado dos candidatos contemplados com bolsas do Programa Universidade Para Todos (Prouni). Clique aqui para conferir. A programação era de que o resultado fosse liberado apenas na manhã deste sábado (13/2), mas desde pouco mais das 23h desta sexta, os candidatos já podiam acessar o sistema.


Para consultar o resultado, os estudantes devem digitar o número de inscrição no Enem 2009 ou o CPF.

Os 148.327 estudantes pré-selecionados têm do dia 17 a 26 de fevereiro para procurar a instituição escolhida, particpar do processo seletivo e, se aprovado, fazer a matrícula. Para se matricular, é preciso apresentar comprovante de conclusão do ensino médio e documentos para comprovação da renda.

Quem não foi selecionado terá nova oportunidade na segunda etapa de inscrições, com as vagas remanescentes, que será aberta de 4 a 7 de março.

Quem deseja se cadastrar no Fies (programa de financiamento estudantil do governo federal) vai precisar esperar até março, quando deve ser divulgado o prazo de inscrições.

Leia mais


Documentação necessária

Dicas importantes

Leia as perguntas frequentes sobre o ProUni

Anatel proíbe operadoras de enviarem mensagens publicitárias sem autorização dos usuários

A partir do dia 1º de maio, os contratos de adesão ao serviço de telefonia móvel deverão conter cláusulas que permitam ao cliente escolher se deseja ou não receber mensagens publicitárias. Nos contratos vigentes, os usuários poderão entrar em contato com a operadora e manifestar seu desejo de não mais receber tais mensagens.

A determinação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que respondeu a recomendação do Ministério Público Federal sobre o assunto.


No mesmo documento enviado às operadoras, datado de 25 de janeiro, a Anatel determinou que todos os contratos, a partir de 1º de maio, deverão ser redigidos com fonte de tamanho não inferior ao corpo 12. A determinação segue a alteração feita no artigo 54, do Código de Defesa do Consumido (CDC), que, de acordo com a nova redação da lei 11.785/08, entre outras obrigações, determina que contratos devam ser redigidos com corpo doze, no mínimo.


O procurador da República Márcio Schusterschitz da Silva Araújo, autor da recomendação, entende que o recebimento de tais mensagens não autorizadas ofendem o direito à privacidade. Ele manterá o procedimento aberto para verificar se as operadoras cumprirão as determinações da Anatel.(Blog da
Naiobe Quelem)

Invasores retirados de área de preservação protestam na festa dos 30 anos do PT em Santarém


Esses invasores da área de proteção ambiental do lago do Juá aprontam cada uma pensando que estão abafando com esse tipo de ação intolerante.


Se já não bastasse o prejuízo que essa turma de espertalhões fez com o meio ambiente, destruindo parcialmente as matas ciliares ao igarapé e lago do Juá, resolveram, agora, criar embaraços às autoridades que, mesmo tardiamente, acabaram com a sensação de impunidade que reinava em ambientes de esbulhos possessórios.


O alvo escolhido foi a prefeita Maria do Carmo, estrela maior do PT santareno. Sobre ela os invasores lançaram sua fúria durante a inauguração da sede do diretório municipal do partido e a festa dos 30 anos da legenda. Foi por determinação de Maria que a procuradoria do município entrou na justiça e conseguiu liminar para a desocupação da área e destruição das construções ali existentes.


Antes mesmo de Maria chegar a sede, em companhia dos deputados estaduais Carlos Martins e Airton Faleiro, do deputado federal José Geraldo e do presidente regional do PT, João Batista, os invasores do Juá se postavam do outro lado da travessa Moraes Sarmento, exibindo faixas e cartazes com dizeres, alguns, até ofensivos à prefeita de Santarém.


A Policia Militar foi acionada e os manifestanes impedidos de entrar na nova sede. Enquanto durou a festa, eles não arredaram o pé do local.


Antes de cortar o bolo de aniversário, incomodada, e de dedo em riste, Maria acusou os invasores de provocararem danos ambinetais e garantiu que se depender da prefeitura, a área do Juá será preservada, independente de decisão judicial vir apontar quem terá a posse e a propriedade da área que, em tese, pertence ao empresário Paulo Corrêa.


Um dos cartazes exibida dizia que Maria se uniu aos grileiros e que estava manchando a imagem da governadora Ana Júlia, que, segundo os manifestantes, não aceita que questões de ocupações urbanas sejam tratadas de forma violenta.

Fotos: Alfonso Jimenez/Blog do Estado.