quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Parceria entre MRN, Sebrae e microempresários de Oriximiná encerra com bons resultados

O setor moveleiro de Oriximiná concluiu mais uma importante fase para o seu desenvolvimento. Na tarde de ontem, dia 8 de dezembro,  foi realizado o encerramento da parceria entre a Mineração Rio do Norte, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Pará (Sebrae/Santarém) e a Associação dos Moveleiros do Município de Oriximiná (ASSOMOR).

O convênio firmado no início de 2008 teve o objetivo de qualificar os microempresários do setor de móveis em diversas áreas como: gestão empresarial, qualidade, atendimento, além de melhorar o produto com uso da tecnologia e prospectar novos mercados. “Após esses quase três anos de trabalho, sentimos uma melhora significativa de todos. O projeto chega ao fim com um saldo muito positivo”, afirma a representante do Sebrae/PA presente na cerimônia de encerramento, Fátima Paixão. Para o gerente de Relações Comunitárias da MRN, José Haroldo de Paula, a iniciativa capacitou os moveleiros e apresentou ferramentas de gestão antes desconhecidas. “O projeto funcionou como um curso técnico. Nossos projetos sociais buscam a auto sustentação, demos o suporte inicial, agora estão prontos para conquistar novos mercados”, afirma. Guido Martins, presidente da ASSOMOR, comparou a associação a uma orquestra, “durante o curso cada um aprendeu a tocar seu próprio instrumento, a partir de agora vamos afinar e buscar harmonia para uma grande apresentação ao público".

Além do desenvolvimento sustentável, com este projeto a MRN reforça seu compromisso de atuar socialmente na área de Meio Ambiente, pois ainda está prevista a doação de madeiras legalizadas para a Associação de Moveleiros do Município de Oriximiná. O projeto ainda contemplou a certificação de duas movelarias no programa de qualidade 5S.
(Fonte: MRN)

Prefeituras estudam implantar tecnologia para identificar veículos e coibir ações criminosas

São Paulo- Prefeituras de municípios em todo o país estão considerando a criação de projetos para identificar veículos através da leitura de placas. A primeira cidade a implantar essa tecnologia, há cerca de dois meses, foi Recife (PE), onde foram instaladas câmeras associadas a um software que cruza as informações lidas na placa com os dados da Polícia Militar e do Detran.

Em caso de irregularidades, os operadores são avisados e podem interceptar o condutor na hora. O sistema também permite que, em caso de fuga de bandidos, a polícia prepare o sistema para identificar determinado veículo assim que ele passar por um dos detectores. Diferentemente dos radares instalados em rodovias, capazes apenas de ajudar na aplicação de multas, esse sistema oferece uma investigação a partir dos dados sincronizados da polícia e se torna uma ferramenta para coibir ações criminosas.

Dentre os municípios que estudam instalar a tecnologia já em 2011 estão São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG) e Campinas (SP), incluindo região metropolitana. A primeira cidade a implantar o modelo em 2011 deverá ser Canoas, no Rio Grande do Sul, onde o projeto está mais avançado. A previsão é que o sistema entre em funcionamento no próximo mês de Janeiro, com o software de monitoramento da ISS.

“A grande maioria dos crimes nas grandes cidades envolve tentativas de fuga utilizando motos ou carros”, afirma Alexandre Nastro, diretor da ISS. “Os municípios estão percebendo que é possível coibir essas ações e, na ocorrência de um crime, surpreender os suspeitos com uma barreira policial, por exemplo”, observa Nastro.

Para o executivo, que está envolvido na maioria dos projetos para a instalação dessa tecnologia nas grandes cidades, a leitura de placas em sincronia com o banco de dados da polícia é uma forte tendência para 2011. “Recife foi a primeira, Canoas será a próxima, e uma série de outras cidades também deverá inaugurar esse módulo de reconhecimento de veículos no próximo ano, para auxiliar o trabalho da polícia e garantir maior segurança à população”.

Temporal derruba árvore de natal de 47 metros em Santarém

Ontem, por volta das 18h, uma rajada de ventos atingiu a estrutura metálica da Árvore de Natal de 47 metros de altura, montada pela Prefeitura de Santarém na Ilha em frente à cidade, onde é tradicionalmente erguida.

A árvore estava pronta e devidamente testada para ser ligada às 20h30, após a missa de encerramento das festividades de Nossa Senhora da Conceição, padroeira dos santarenos.

Segundo Alba Valéria,  titular da secretaria municipal de Infraestrutura (SEMINF), a árvore caiu por inteiro, com exceção de sua base que mede três metros de altura. 
(Com informaçoes de Nelma Bentes)