quarta-feira, 12 de maio de 2010

Luís Cunha é o novo conselheiro do TCE

Do Blog do Parsifal

luis Deputado Luís Cunha, conselheiro eleito

O deputado Luís Cunha, PDT, acaba de ser escolhido pela Assembleia Legislativa do Pará, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, TCE.

Luís Cunha venceu a eleição com 22 votos, contra 19 votos conseguidos pelo segundo candidato, deputado André Dias, PSDB.

Mercado da aviação civil cresce 23,48% em abril

Karla Mendes
Correioweb


O mercado de aviação brasileiro obteve crescimento de 23,48% em abril na comparação com março, conforme dados divulgados ontem pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A grande beneficiada foi a TAM, que depois de ver a Gol encostar com apenas 0,31 ponto percentual de diferença em março, voltou a abrir vantagem de 1,44 ponto percentual, alcançando 42,13% de participação no mercado, contra 40,69% da Gol.

Assim como em meses anteriores, as companhias de menor porte consolidaram posição no ranking nacional. A Webjet figura como a terceira maior companhia, com 5,89% de participação. A Azul aparece em quarto lugar (5,56%), seguida da Avianca — nova marca da OceanAir —, com 2,45%. A Trip ocupa a quinta posição, com 2,29% de participação. As companhias de menor porte já representam 17% do mercado. Ao fazer a contraposição dos números de abril com o mesmo mês de 2009, a Passaredo foi a companhia que obteve o maior crescimento: 152%. O segundo melhor índice foi alcançado pela Trip (126%), seguida da Webjet (96%) e da Azul (89%). Nesse intervalo, a Gol cresceu 29% e a TAM registrou expansão de 6%. De janeiro a abril, as companhias brasileiras acumularam alta de 32% na demanda, em relação ao mesmo período de 2009.

Na análise da Link Investimentos, os números expressivos de crescimento do mercado de aviação no Brasil em contraposição com o desempenho de 2009 é resultado da fraca base de comparação, já que o Brasil, assim como o resto do mundo, estava mergulhado na crise mundial. Pelo fato de abril estar inserido no período de baixa temporada, a corretora observa que a taxa de ocupação das aeronaves foi de 64,8%, o que representa um avanço de 1,8 ponto percentual em relação ao mesmo mês do ano passado.

O relatório da Link considera que o setor aéreo brasileiro está passando por um bom momento. A maior preocupação, segundo o relatório, é a infraestrutura aeroportuária, que se mostra insuficiente para atender à demanda em diversos terminais do país. Estudo divulgado pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias, no início do ano, revelou que mutios aeroportos brasileiros estão com a capacidade esgotada e que os investimentos previstos para a ampliação dos terminais para a Copa do Mundo estão aquém das necessidades do mercado.

Secretária critica artesãos por descaracterização da feira da cultura popular

A Secretaria de Cultura de Santarém promoveu a primeira reunião do ano com os participantes da Feira da Cultura Popular, no dia 26 de abril, para definir a programação deste ano. Na ocasião, a secretária de cultura, Jarle Aguiar, questionada pela reportagem do jornal O Estado do Tapajós, falou sobre a descaracterização do artesanato na feira. Produtos peculiares de outras regiões do Brasil, como o crochê e o pano bordado, há alguns anos são comercializados no evento, que é destinado a promover os artigos e alimentos de comunidades situadas nos arredores de Santarém.

Para Jarle Aguiar, não há como fazer um controle que evite a venda desses produtos, sendo eles, fabricados pela própria comunidade. O que foi feito, segundo a secretária, é a capacitação dos artesãos. Em parceria com o SEBRAE, algumas oficinas ocorreram no ano passado, com o propósito de manter o apelo regional na produção dos artesanatos e qualificar o artesão local. Porém, a secretária acredita que nem todos levam isso em consideração. "Nós entendemos que é preciso priorizar o artesanato local, mas se alguns membros da comunidade entendem que aquilo é artesanato, nós não podemos excluí-los", destaca.

Para Ivete Sardinha, participante da feira há dez anos, a mudança dessas características regionais, quanto ao artesanato, não faz diferença. "Aprendemos nas oficinas que tudo que é feito a mão é considerado artesanato. Para a feira, eu só produzo artesanato local, mas não vejo problema se venderem outras coisas" afirma. Ivete acredita que o maior problema da feira não é o artesanato, e sim a divulgação. "É um evento muito grande, mas que precisa ser mais divulgado, tanto em Santarém, quanto nos municípios próximos", declarou.

Tráfico presente

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal


O Brasil já é um dos grandes redutos do tráfico internacional de cocaína. Como consumidor, como produtor e, principalmente, como ponto de passagem da droga vinda da Colômbia. É um esquema poderoso, que, dentro das fronteiras colombianas, conseguiu absorver os opostos: os grupos para-militares, de extrema direita, e as Farc, a maior organização guerrilheira do mundo, de extrema esquerda. Nesse circuito, os Estados Unidos deixaram a sutileza de lado e atuam diretamente. Sua agência de repressão à droga, o DEA, esteve por trás da prisão, no dia 16, efetuada pela Polícia Federal, de mais um dos grandes traficantes colombianos. Nestor Caro Chaparro estava se fixando no Rio de Janeiro para aumentar a movimentação de cocaína. Ele já fora responsável por mais de cinco toneladas enviadas para os EUA através do Brasil.

Sob o nome falso de Wilson Humberto Lopes Rodrigues, ele realizava as operações através de empresas de importação e exportação de fachada, registradas por fantasmas e laranjas. Algumas dessas empresas tinham sede na Amazônia, em Manaus e em Belém. O dinheiro do tráfico já circula há vários anos pela capital paraense. O volume parece estar aumentando.

Cinco deputados do PMDB e PSDB fechados com André Dias

Começa daqui a pouco a eleição, pela Assembléia Legislativa do Estado, do novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado para vaga aberta com a aposentadoria do ex-conselheiro Coutinho Jorge.

André Dias, do PSDB, tem o apoio de seu partido e de 5 dos 7 deputados estaduais do PMDB.

Segundo uma fonte do Blog do Estado, André não teria o votos de Marinho Carmona. O voto de Domingos Juvenil ainda é uma incognita.

A bancada tucana espera que o acordo que permitiu a Juvenil assumir a presidência da Alepa seja cumprido. O PSDB votou maciçamente no peemedebista para a presidência da AL com o compromisso do voto para a vaga do TCE ser cravado em André Dias.

O concorrente de André é o deputado Luiz Cunha, do PDT, embalado pela bancada petista e, agora, com o apoio do G-8, que desistiu da candiadtura de Junior Hage(PR).

Médicos evangélicos prestam assistência a ribeirinhos

Ronilma Santos
Especial


Na ultima sexta-feira de abril uma equipe de médicos, composta por dois clínicos geral, um gastroenterologista, uma dermatologista e um dentista, saiu de Santarém por volta das 9h da noite, com destino a comunidade de Auerana, que fica ao lado direito do Rio Amazonas. Para chegar ao local é necessário viajar 8 horas de barco.

Durante o trajeto a equipe enfrentou alguns obstáculos, como, fortes chuvas, além do imprevisto de ficarem duas horas com a embarcação encalhada devido o mais comum dos problemas nos transportes marítimos em nossa região: "capim na hélice" o que exigiu um esforço de todos para que a viagem prosseguisse.

A equipe pôde sentir que levar atendimento médico, até as comunidades ribeirinhas, não é assim tão fácil, e não foi mesmo. Como é época de cheia, o deslocamento só foi possível através de "bajaras", os médicos vivenciaram uma realidade bem diferente de seu cotidiano, alguns, inclusive chegaram a pilotar sozinhos as pequenas embarcações.

Na comunidade, vários serviços foram ofertados durante dois dias, de forma gratuita: consultas médicas, tratamento dentário, vacinação contra o vírus H1N1, aplicação de flúor e várias palestras. Também houve distribuição de livros escolares, brinquedos e roupas para as crianças. Os médicos que participaram da ação fazem parte da equipe de saúde da Igreja da Paz.
Todos os médicos envolvidos trabalham voluntariamente e além de um atendimento de qualidade, levando saúde, remédios, que é muito importante pra eles, toda equipe é unânime ao dizer que a principal finalidade é poder mudar a realidade das pessoas através da palavra e do amor de Deus.

Silvia Ataíde, clínico geral, conta que é dessa forma que o oficio se concretiza "não é só nos momentos em que atendemos por dinheiro, por honorários, mas podendo ajudar as pessoas dessa forma".

"Nosso objetivo aqui é mudar a realidade das pessoas, então fazemos o atendimento dos que estão doentes, e damos orientações, para que se crie uma cultura diferente da que eles têm", disse o médico Luciano Azevedo, que atendeu como clinico geral e atua como anestesista no Hospital Regional. Luciano é paulista e há 3 anos veio para Santarém.

O gastroenterologista Ronaldo Guimarães conta que fica muito feliz em poder doar um final de semana para ajudar pessoas que passam por tanta necessidade e sente-se realizado como médico ao participar de ações como essa, já a médica Josimar Andrade, dermatologista, diz que sua alegria é fazer missões e poder ajudar pessoas.

O serviço odontológico foi um dos mais procurados. Marcos Vinicius, no domingo, começou o atendimento por volta das 9h da manhã e só terminou a no final da tarde, mas apesar do cansaço, ele diz que é recompensador cumprir um chamado tão bonito e poder ajudar as pessoas que moram nas regiões de rios.

Nos dois dias de atendimento, aproximadamente 80 famílias foram beneficiadas com a ação.
"Eu vim me consultar e também trouxe meus tês filhos que há muito tempo precisavam de um dentista, e tudo de graça está sendo muito bom!" Disse dona Maria Cristina, moradora da comunidade.

Para seu Henrique Dias a ação foi realizada na hora certa, já que as fortes dores no corpo dificultavam sua ida até Santarém. "Além do que é muito difícil conseguir atendimento público, tudo lá é muito demorado" afirmou.

No domingo, os atendimentos foram desenvolvidos na embarcação e também estendidos as casas de moradores, devido à dificuldade que muitos tinham para ir até o local. Entre as doenças diagnosticadas estavam as doenças de pele como, micoses e manchas em crianças e adultos, verminoses e dores musculares.

Além de Auerana a equipe já passou por Mojuí dos Campos, Boa Fé e outras. Segundo a coordenadora da ação, a enfermeira Hanna Raquel, o próximo local a ser beneficiado será a comunidade de São José.

Laudo do MP responsabiliza prefeitura de Santarém por desabamento no Hospital Municipal

Miguel Oliveira
repórter


Relatório Técnico elaborado pelo engenheiro Dilaelson Tapajós, solicitado pelo promotor Hélio Rubens Pinho Pereira, para a identificação das causas do colapso que atingiu uma parte da estrutura do Hospital Municipal de Santarém - HMS, no dia 5 de março, provocando a morte de duas pessoas e ferimentos em quatro pacientes, concluiu que houve negligência da administração municipal. "A partir da ausência total de manutenções, foi o fator determinante para o colapso. O sinistro poderia ter sido evitado através de simples inspeções que identificariam necessidades de intervenções frente aos sinais visíveis de perigo à robustez e à estabilidade da estrutura. A retirada do telhado seria a intervenção mais simples para eliminar o colapso", escreveu o engenheiro do MP estadual de Santarém.

Segundo o laudo, "as análises dos elementos colhidos por ocasião da inspeção permitem afirmar que o colapso decorreu de NEGLIGÊNCIA operacional da estrutura, que na ocasião atingiu duas pessoas de forma fatal."

O documento, obtido com exclusividade por O Estado do Tapajós, relata que "as inspeções realizadas no dia 5.3.10 identificaram a ruína de uma estrutura física composta de madeira e telha de barro localizada na área interna do HMS".

Segundo o documento, "nos escombros foram identificadas três causas como responsáveis pelo colapso: (1) envelhecimento da estrutura de sustentação; (2) degradação física e perda de resistência da base dos pilares de madeira; (3) falta de manutenções. Dessas três causas, duas são de ordem física (envelhecimento e deterioração) e uma de ordem operacional (falta de manutenção)".

Segundo Dilaelson, "o colapso da estrutura, nas proporções que ocorreu, poderia ter sido evitado a partir de uma simples inspeção visual que identificaria sinais como: envelhecimento, apodrecimento da base dos pilares, deterioração das ligações das peças de sustentação do telhado e presença de cupins. Esses sinais indicavam comprometimentos da robustez e da estabilidade da estrutura e permitiam indicar as intervenções mínimas necessárias para evitar o sinistro ocorrido".

O laudo atesta que "a perda de sustentação da base dos pilares foi a principal causa física do colapso. Ao mesmo tempo, o adiantado estágio de perda de sustentação da base dos pilares (apodrecimento) determina ausência completa de manutenções".

Detalhamento do laudo

III - Causas do colapso ocorrido
O colapso da estrutura ocorreu pela combinação de três causas: (1)envelhecimento da estrutura; (2) deterioração da base dos pilares de sustentação do telhado; (3) ausência ampla e total de manutenção. O envelhecimento e a deterioração são causas do colapso, enquanto a ausência de manutenção tem caráter operacional, fundamental para ter evitado o sinistro.
O processo de envelhecimento e deterioração é progressivo, afetando também de forma progressiva a robustez e a estabilidade da estrutura. O colapso não ocorre abruptamente, sem "avisos". A estrutura já devia "ter avisado" que iria desabar. Esses "avisos" de futuro colapso só não foram notados pela total ausência de inspeções.
III.3 - Ausência total de manutenção
O colapso total da estrutura só ocorreu em decorrência da ampla ausência de atividades de manutenções.
Os sinais de envelhecimento, de deterioração das bases dos pilares, de desgaste das ligações entre peças de madeira e a presença de cupins formavam um conjunto de indicadores de perigo iminente à estrutura.
Os sinais eram visíveis e simples inspeções visuais determinariam necessidades de intervenções. Se nenhuma providência de intervenção dói tomada, afirma-se que isso ocorreu da total ausência de atividades de manutenções, e o colapso ocorrido comprova essa afirmação.
IV - Conclusões
Existem três causas, inter-relacionadas, que provocaram o colapso da estrutura do Hospital Municipal de Santarém: (1) envelhecimento da estrutura, (2) deterioração da base dos pilares de madeira e, (3) ausência total de manutenções. Duas dessas causas (envelhecimento e deterioração) são de ordem física, enquanto a ausência de manutenções é de ordem operacional.
A NEGLIGÊNCIA assim pode ser compreendida: a estrutura era antiga e os sinais de envelhecimento eram visíveis; a deterioração era visível do desgaste da base de todos os pilares (causa física fundamental do colapso); o envelhecimento e o desgaste eram progressivos e visíveis, impondo desestabilidade à estrutura.
V - Recomendações
(1) - Desmontagem do restante da estrutura remanescente ao colapso, abalada e instável.
(2) - Determinar que a Administração Pública, em prazo máximo de 30 dias, através do seu corpo técnico de engenharia, realize criteriosa inspeção em toda a estrutura física do Hospital, elaborando relatório e parecer conclusivo quanto à robustez, à estabilidade e aos riscos decorrentes. Tal relatório deve vir acompanhado da respectiva anotação de Responsabilidade Técnica - ART.

Dilaelson Rego Tapajós
Eng. Civil CREA-PA 7908-D
Técnico Especializado - MPE-PA
MAT. 999.567