sábado, 24 de setembro de 2011

Miniempresa é inaugurada em Juruti para desenvolver talentos de jovens



Os jovens empreendedores de Juruti ganharam um lugar especial para desenvolver seus talentos. O município já faz parte do “Programa Empresários para o Futuro”, uma parceria entre a Alcoa, a entidade sem fins lucrativos Junior Achievement e empresários locais. Os estudantes de Juruti aprenderão a gerenciar uma miniempresa de cabides de alumínio. O Programa, que já tem cerca de 20 anos nas unidades da Alcoa, reúne funcionários em um trabalho voluntário de consultoria para os adolescentes que participam da miniempresa.

Em Juruti, foram selecionados 25 estudantes do Ensino Médio, com idade entre 14 e 17 anos, para aprender na prática noções de recursos humanos, produção, finanças e marketing. De acordo com a analista de Relações Comunitárias e coordenadora do Programa, Anne Dias, a miniempresa proporcionará aos jovens a experiência prática em economia e negócios na organização e operação da fábrica de cabides.

“São 12 alcoanos voluntários de várias áreas, chamados de conselheiros. Semanalmente os estudantes serão acompanhados por esses profissionais para aprenderem a lidar com uma organização empresarial. Os jovens irão gerenciar todo o processo produtivo, desde a fabricação dos cabides, passando pela administração e elaboração do plano de negócios para que o produto seja comercializado com sucesso”, explica a cordenadora.

A seleção para a primeira turma da miniempresa foi realizada nas escolas públicas Emanuel Salgado Vieira e Vereador Raimundo de Souza Coelho, priorizando adolescentes que demonstrassem interesse pelo assunto e tivessem perfil empreendedor. O engenheiro de Produção, Bruno Moreira, será conselheiro em sua área. Sua consultoria será sobre a linha de montagem dos cabides. “Como eu trabalho na área de qualidade da Alcoa, o ABS - sistema de negócios da Companhia, que visa melhorar a produtividade eliminando o desperdício,estarei ligado diretamente à aplicação de ferramentas que produzam qualidade aos cabides fabricados na miniempresa”, afirma.

A miniempresa está em funcionamento no Km 2 na Unidade da Alcoa em Juruti. A primeira turma segue no Programa até Dezembro deste ano. O próximo processo seletivo acontecerá em 2012.(Fonte: Ascom/Alcoa)