segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Esquema de segurança das eleições terá Central de Monitoramento

As eleições municipais para prefeito e vereador, no próximo domingo, 7, terão um esquema especial montado pelo Sistema de Segurança Pública em todo o Estado, para garantir a lisura do pleito. A novidade deste ano é a Central de Monitoramento, que será montada em Belém e irá monitorar todo o território paraense, numa ação preventiva e reativa a qualquer fato que possa influenciar imediatamente na decisão de voto do eleitor.

O secretário adjunto de Inteligência e Análises criminais, Antônio Cláudio Farias, explica que a Central de Monitoramento foi criada para aumentar a capacidade de antecipação e reação dos órgãos de segurança. “O sentido da Central de Monitoramento é preventivo. O grande objetivo é que o pleito seja feito dentro da maior normalidade possível. Com a Central teremos condições de analisar imediatamente qualquer problema de funcionamento do processo eleitoral, evitando ameaças de fraude nessas eleições”, disse.

A Secretaria de Inteligência e Análises Criminais (Siac) está trabalhando em parceria com todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública do Estado, principalmente com o Núcleo de Inteligência da Polícia Civil, a Sessão de Inteligência e Estatística da Polícia Militar e com a 2ª Sessão do Estado Maior de Inteligência do Corpo de Bombeiros, além da parceria com a Polícia Federal, Exército, Agência Brasileira de Inteligência e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

A Central de Monitoramento irá funcionar no domingo, de 7h30 até meia noite, de forma interligada com o sistema de inteligência do Estado. Cerca de 50 analistas e agentes de operações da Siac irão trabalhar na Central de Monitoramento e diretamente nas ruas no dia das eleições. É a primeira vez que esta estrutura é montada e irá facilitar o imediatismo da análise das ocorrências e estruturação de operações, agilizando o processo de solução de problemas que por ventura possam vir a existir. Nesse sentido, é importante que no dia da eleição, o cidadão esteja atento, fiscalizando os candidatos e denunciando qualquer manifestação que configure boca de urna. 

As denúncias podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, pelo twitter @siacpa e pelo e-mail cmsiac.ssp@gamail.com.
“Contamos com a ajuda da população para garantir um processo eleitoral tranquilo e que obedeça as leis eleitorais. Todas as denúncias serão checadas e analisadas. No caso das denúncias por telefone e e-mail, nós garantimos a preservação da identidade do denunciante”, disse Antônio Cláudio Farias, secretário adjunto de inteligência e análises criminais.

Veja abaixo ou que é permitido e proibido no dia da eleição:
- É permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato.
- É proibido, até o término da votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.
- Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato.
- É vedada qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.
Texto:
Dani Filgueiras-Secom

Mais uma investigação do Mensalão é aberta pela Justiça Federal

 

Do Blog do Parsil, sob o título Mais do mesmo

Shot005

O folhetim judiciário do mensalão não deverá acabar como capítulo que está passando no STF, a condenar parte das mais coroadas cabeças do PT.

> Mais uma investigação aberta

Mais um capítulo do mensalão começa a ser escrito pela Justiça Federal de Belo Horizonte: o ministro Joaquim Barbosa autorizou a abertura de um inquérito para investigar repasses feitos pelo esquema do mensalão ao atual ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, a pessoas que trabalharam com os deputados Benedita da Silva (PT-RJ) e Vicentinho (PT-SP), além de dezenas de outras pessoas e empresas que receberam dinheiro do esquema, que não são parte no processo que está em julgamento no STF "porque os repasses só foram descobertos pela Polícia Federal quando a ação principal já estava em andamento.". 

> Não fica um meu irmão

A questão é que se essas induções continuarem à barlavento não vai sobrar muita gente da base aliada de ontem, hoje e sempre e o STF não vai ter que fazer uma turma especial para julgar os tomos que irão se acumular por mais um século.

> A culpa é do PIG

Os lulo-petistas continuarão com o discurso preferido dessas ocasiões: tudo não passa de armação do PIG e das forças reacionárias que querem fazer do Poder Judiciário uma trincheira para tentar derrotar o projeto de desenvolvimento popular nunca antes visto na história desse país.

Eu adoro essa retórica adjetiva da companheirada desvairada, que açoda como corrupto qualquer um pego com a mão na massa, mas acusa as elites de conspiração quando um dos seus é flagrado fazendo saliências com o erário.