sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Diap não lista Carlos Martins(PT) entre os candidatos com chance de eleição

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar(DIAP) divulgou projeção dos parlamentares que têm mais chances de eleição dia 3 de outubro, estado por estado.

A relaçao copleta está aqui.

Como o leitor pode observador, na relação do Pará não consta o nome do deputado Carlos Martins, candidato a deputado federal pelo PT.

Pela previsão do DIAP, o deputado federal Lira Maia(DEM) estaria reeleito.

Coincidência

Quando Jader Barbalho renunciou ao mandato de senador para escapar do processo de cassação, no dia deguinte veio a Santarém participar de um ato político, no Iate Clube, que marcava o ingresso do ex-prefeito Lira Maia no PMDB.

Hoje, 24 horas após o STF empatar o caso Ficha Limpa- cuja lei pode inviabiizar sua candidatura ao senado, Jader Barbalho estará em Santarém para fazer comício juntamente com Domingos Juvenil, candidato do PMDB ao governo do Estado.

Atendimento no Hospital Municipal piora na gestão de Zé Antônio na Semsa

Da redação:


Desde que o vice-prefeito José Antônio Rocha assumiu a Secretaria Municipal de Saúde de (Semsa) velhos problemas do Hospital Municipal de Santarém se agravaram ainda mais: falta de médicos, sobrecarga de serviço dos médicos-plantonistas e demora no atendimento aos pacientes. Além da pouca quantidade de médicos na emergência. Outra situação é quanto à alimentação servida aos doentes internados: há reclamações quanto à quantidade servida e também o horário; falta também leitos para internação. "O café é servido somente às 9 horas da manhã, minha filha tem que agüentar até esse horário. E ainda não é o suficiente", reclamou uma mãe que está com a filha na emergência e que não havia sido transferida para internação por falta de leito.
 
No sábado do Çairé, o sobrinho de uma paciente teve que recorrer ao serviço de um médico especialista para que este analisasse um exame de alta complexidade porque os médicos que estavam de plantão não tinha capacidade técnica para fazer a leitura do referido exame. O médico que deveria estar de sobreaviso não atendeu ao chamado por que estava descansando em Alter do Chão.

 
Na quinta-feira (15) no horário das 10 às 11 horas da manhã o HMS estava em seus momentos agitados no setor emergencial. Conforme escala somente dois médicos estavam presentes para atendimento. O médico Chardson do Carmo no setor de consultas e Kalio Kisan, na ala emergencial. Nesse havia uma contingência de enfermeiros e técnicos de enfermagem. "Há bastantes enfermeiros e técnicos, mas não resolvem muita coisa, pois apenas obedecem a ordens", afirmou mãe de uma paciente.

Rede estadual enfrenta falta de professores em Santarém

Aritana Aguiar
Free lancer

Algumas escolas da rede estadual de Santarém enfrentam a falta de professores. Dentre essas estão as escolas Rio Tapajós, Belo de Carvalho e Nossa Senhora de Aparecida, que já solicitaram a 5ª URE (Unidade Regional de Ensino), a substituição dos professores que deixaram de lecionar. Segundo a diretora da 5ª URE, Graça Pedroso, o problema é que vários professores ao mesmo tempo tiraram licença, e várias são especiais, além de que o último concurso não foi o suficiente completar o quadro. "Muitos concursados não ocuparam a vaga por motivos pessoais. E infelizmente algumas escolas não planejaram quanto à licença. Agora estamos com falta de professores", lamentou.

A professora Graça informou à reportagem que a Seduc está buscando alternativa para suprir esta deficiência. "Estamos estudando o remanejamento de professores do espaço pedagógico para suprir essa necessidade. E também extrapolar a carga horária dos professores, pois o limite é de 200 horas e nessa situação poderão assumir até 280 horas", explicou. E alega que a quantidade de professores aprovados no concurso não foi o suficiente.

Na escola Nossa Senhora de Aparecida foi informado que  falta professor nas disciplinas de Matemática, Geografia e Estudos Amazônicos, tanto pela manhã quanto pela tarde para as series de 5ª a 8ª. O motivo da ausência é que os professores saíram a pedido de licença, e isso já faz uns dois meses.

A escola enviou um oficio a 5º URE informando a situação e solicitando a substituição, até o momento estão à espera dos professores.

Na escola Rio Tapajós o diretor informou que fez o comunicado a 5º URE para a substituição de uma professora que saiu por licença maternidade, na disciplina de matemática.

A escola Belo de Carvalho o problema é recente. A diretora Ana Paula Bentes informou à reportagem que alguns professores pediram licença especial. "A professora que solicitou a licença era de língua portuguesa, e ministrava aulas pela manhã e tarde. No horário da tarde conseguimos uma substituta, por enquanto falta pela parte da manhã", afirmou a diretora.

Além disso, ainda há a disciplina de história que a diretora ministrava em várias turmas e ao assumir a direção da escola, não poderia lecionar no mesmo horário que trabalhava como diretora, ou seja, no horário matutino. O turno da noite também está com problemas de falta de professor. Na serie de 4ª etapa, com a disciplina de inglês e 2º e 3º anos do ensino médio com a disciplina de filosofia, que antes era assumida pela ex-diretora, no qual sua carga horária foi lotada em outras escolas.

A Corte empatada

 
Houve empate no Supremo Tribunal Federal: 5 ministros votaram pela aplicação imediata da “Lei da Ficha Limpa” e 5 votaram contra a sua imediata eficácia.
A Constituição exige maoria absoluta, seis votos, para declarar uma lei inconstitucional e, com base nisto, os ministros que votaram pela aplicação imediata da “Lei da Ficha Limpa”, argumentam que, como os seis votos não foram alcançados a decisão do TSE, que negou registro a Roriz, deve ser aplicada.
A argumentação dos referidos ministros não é correta, pois que os outros cinco ministros divergentes ao voto do relator, não negaram a constitucionalidade da lei e sim a sua eficácia imediata.
Portanto, não se tratando de declaração de inconstitucionalidade, cabe o voto de qualidade do presidente do STF para desempatar, como defendeu o ministro Marco Aurélio.
Peluso, todavia, não quis colocar este fardo nas costas, pois, para ser coerente com o seu voto, seria obrigado a desempatar negando eficácia imediata à norma, o que fatalmente o levaria a ser taxado pela imprensa como aquele que não permitiu a “moralização” imediata da política.
Aventou-se a hipótese de aguardar o preenchimento da cadeira vaga pela aposentadoria do ex-ministro Eros Grau, até o momento não efetivada pelo presidente Lula, o que causa imensa insegurança aos concorrentes alcançados pelo impasse, pois que este poderá perdurar até depois da data na qual é possível efetuar substituições das candidaturas majoritárias.
A sessão foi encerrada sem uma solução para o impasse e os políticos que tiveram os registros negados continuam candidatos e poderão se votados.