quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Sondagem dá ranking dos candidatos a deputado estadual mais lembrados em Santarém

Sondagem encomendada por partido político( não é pesquisa eleitoral pois não tem rigor estatístico e nem foi registrada no TRE), este mês em Santarém, revela algumas surpresas na campanha de deputado estadual.

Alexandre Von (PSDB) está bem posicionado e lidera a preferência ao lado de Antônio Rocha(PMDB). Em terceiro desponta Nélio Aguiar(PMN), seguido de Márcio Pinto(PSOL).

Reginaldo Campos(PSB) aparece à frente de Bruno Pará(PDT), que já esteve bem melhor posicionado em sondagem do mês de agosto.

Marcela Tolentino(PDT) disputa o fona com Junior Ferrari(PTB), Zé Maria(PT), Gabriel Guerreiro(PV) e Jr. Hage(PR).

Bastidores da campanha eleitoral no Oeste do Pará

Apesar da visível campanha milionária, onde despontam adesivos à larga em carrões, placas afixadas no alto de residências de barões e hasteamento de bandeira em casa de pobre, na cidade e no interior, o deputado estadual Carlos Martins, candidato a deputado federal pelo PT, declarou à justiça eleitoral que gastou até o momento apenas 55 mil reais. Já o deputado federal Lira Maia, que disputa a reeleição, faz campanha bem modesta mas já declarou ao TRE gastos de 135 mil reais.

****

Em Monte Alegre, é tenso o clima entre os cabos eleitorais dos dois principais candidatos a deputado estadual. Altair Coutinho(DEM) é a novidade da eleição e usa como mote o fato de ter nascido e se criado naquela cidade. Já Josefina do Carmo(PMDB) não nasceu em Monte Alegre, embora se apresente como esposa do prefeito Jardel Vasconcelos. Os cabos eleitorais vão de casa em casa informar que Altair é montealegrense nato e Josefina é uma forasteira.

****
O 'muro' em que se equilibra o candidato à releição pelo PV, deputado Gabriel Guerreiro, em Oriximiná, é muito largo. O líder do governo na AL faz dobradinha com três federais de partidos distintos, com direito a comitê conjunto: Nilson Pinto(PSDB), Lira Maia(DEM) e Zé Carlos(PV).

***

Quem adivinhar de que lado está o prefeito de Óbidos Jaime Santos(PTB) nesta campanha eleitoral ganha um quilo de linguiça caseira ou um tambaqui do lago do repórter Ronaldo Brasiliense. Veja só a salada: Jaime diz que apóia Ana Júlia ao governo, Nilson Pinto(PSDB) para deputado federal e Edilson Moura(PT) para deputado estadual. Mas alguns secretários municipais, inclusive a esposa do prefeito, apóiam Lira Maia(DEM) para deputado federal e Alexandre Von(PSDB) para deputado estadual. Sem contar que Claudio Puty, candidato à Câmara Fedeal pelo PT, recebe o apoio do vice-prefeito, que é do PT.

***

Em Alenquer a campanha entra em ebulição. O prefeito João Piloto assumiu a campanha de Jatene(PSDB) ao governo a pedido de Lira Maia(DEM). Cláudio Puty(PT) e Pedro Aquino(PT), que fazem dobradinha para federal e estadual, respectivamente, cooptaram quase todos os cabos eleitorais de Carlos Martins(PT). Miriquinho Batista também entrou na horta petista ximanga e conta com o apoio dos pescadores locais.