quinta-feira, 5 de março de 2009

Governo vai monitorar desmatamento em Monte Alegre

Ao comentar o índice de desmatamento apurado no período de novembro de 2008 ajaneiro de 2009, de 754,3 km² em toda a Amazônia, dos quais 318,7 km² no Pará, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Valmir Ortega, avalia que, mesmo respondendo por metade dos dados, no geral o volume é pequeno comparado com o histórico desse mesmo período.
O volume apurado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é 70% menor que o mesmo volume do período no ano passado. "Isso é importante porque indica que aquele movimento que poderia acontecer no ano passado, que foi de crescimento do desmatamento, quando se constatou que de agosto/07 a agosto/08 houve um pequeno acréscimo no desmatamento em relação ao ano anterior, não se configurou", acentuou Ortega. A explosão não aconteceu, embora não tenha havido diminuição.
Outro dado importante é que, nesses três meses apurados, houve uma queda muito significativa em relação a esse mesmo período de 2007 para 2008. Para Ortega, é preciso levar em conta que este é um período que os números podem ser traiçoeiros, pela alta cobertura de nuvens. O Inpe trabalhou com índice de cobertura de nuvens de 63% a 86%, ou seja, o satélite está enxergando menos de 30% da Amazônia. "Pode ser que haja desmatamento encoberto e que a gente possa se surpreender a partir de abril", comentou Ortega.
(Fonte: Agência Pará)

Basa busca parceira com prefeitura de Santarém para liberar microcrédito

Prefeito José Maria Tapajós, José Roberto da Costa, superintendente do Banco da Amazônia e Nonato Costa, coordenador do Programa de Microfinanças do Basa. Foto: Ronaldo Ferreira.

O superintendente do Banco da Amazônia em Santarém José Roberto da Costa propôs hoje ao prefeito José Maria Tapajós uma parceria entre o banco e a prefeitura de Santarém para proporcionar um programa de crédito a microempreendedores do município.
O programa “Amazônia Florescer” do Banco da Amazônia é voltado a microempreendedores do setor informal.

Cláudio Puty se oferece para negociar com invasores do Incra de Santarem

A Agência Pará informa que o chefe da Casa Civil, Cláudio Puty, está a caminho da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Santarém, para negociar uma série de reivindicações feitas pelas lideranças dos agricultores que invadiram o local.

Começa vistoria no Barbalhão

Membros da comissão de vistoria formada pela PM e Bombeiros estão neste momento no Estádio Barbalhão para conferirr se foram cumpridos todos os itens de segurança exigidos pelo estatuto do torcedor para que o estádio seja liberado já para o jogo de domingo entre São Raimundo e Clube do Remo.

Everaldinho Martins esperneia

Inacreditável.
O alter-ego do petismo santareno quer agora, sem poder fazê-lo, cercear o direito processual dos que se opõem legalmente à volta da ex-prefeita Maria do Carmo à prefeitura de Santarém.
Apesar de dar entrevista para tratar de uma assunto eleitoral do qual a pessoa jurídica do município de Santarém não é listiconsorte da questão, Everaldinho Martins usou a instalação da secretaria de planejamento - um órgão da prefeitura - como local de esperneio contra o pedido de impugnação interposto pelo Democratas à Ação Cautelar 2294 da ex-prefeita Maria do Carmo que tramita no Supremo Tribunal Federal, impugnação esta que é um direito tão elementar reservado à parte contrária em um processo que qualquer calouro de direito bem o conhece.
Como se tivesse os poderes da toga, Evealdinho fala que a impugnação do Democratas é uma perseguição a irmã dele que teve indeferido pelo TSE o registro de candidata porque, como determina a Constituição Federal, Maria não se afastou definitivamente do Ministério Público, seis meses antes das eleições de 5 de outubro.
Queria, o alter-ego, que os advogados do Democrata ficassem de braços cruzados, perdessem o prazo de 24 horas para impugnação e que as informações que chegassem as mãos da relatora, ministra Ellen Gracie, fosssem apenas as que servem aos interesses da ex-prefeita.
Mas o direito ao contraditório é constitucional embora esse detalhe não possa ser percebido por gente autoritária como Everadinho Martins.

Lúcio Flávio Pinto: Anti-jornalismo

Editor do Jornal Pessoal e articulista de O Estado do Tapajós

A primeira alfinetada de represália ao grupo Y. Yamada foi dada por O Liberal no dia 15. A coluna Repórter 70 registrou na nota de abertura dessa edição dominical: “Um grande grupo do varejo paraense demitiu 200 funcionários neste fim de ano e se prepara, segundo se comenta, para dispensar mais 2.000. Mexeu também no horário de funcionamento das duas lojas: acabou com a abertura durante as 24 horas do dia. Agora, fecha tudo às 23h”.
O jornalismo obrigaria o jornal a dar o nome desse “grande grupo do varejo”, a apurar se o comentário sobre as demissões é verdadeiro, a ouvir fontes sobre a questão e a abrir a matéria, que deve ser apresentada no contexto da crise internacional. Ao invés disso, uma nota sibilina, um autêntico recado ao grupo varejista: se não voltar a anunciar no nosso jornal – e como nós queremos – vai ver só.
Os Yamada responderam dois dias depois com um anúncio de meia página, publicado apenas no Diário do Pará, A empresa explicou que o fechamento na madrugada é temporário, para obras de manutenção numa de suas lojas, o Yamada Plaza. E aproveitou para reafirmar que “tornou-se o maior e melhor grupo de varejo do Estado do Pará e 5º maior do Brasil justamente por isso, pois sempre teve como maior objetivo” satisfazer seu cliente. Por esse critério, o esclarecimento devia ter sido prestado independentemente da provocação dos Maiorana.
Na outra vez, os Yamada acabaram cedendo à pressão e voltaram a anunciar nos veículos de comunicação do grupo. Em conseqüência, as críticas sumiram e os elogios voltaram. Qual será o desfecho desse novo round?

Crase

Uma sugestão ao redator da Borges, a agência que produziu o anúncio da Yamada: estudar melhor a crase. O “Comunicado à você” do título do anúncio não tem crase, que, como bem disse o cronista, não foi feita para humilhar ninguém.

Sede do Incra em Santarém ainda não foi desocupada


O juiz federal Francisco de Assis Garcês Castro Júnior determinou segunda-feira a desocupação do prédio da Superintendência Regional do Incra em Santarém.
A liminar foi concedida há mais de72 horas e até agora não apareceu nenhum oficial da justiça federal para notificar os invasores a deixarem o prédio.
Das duasm uma: não há oficial de justiça suficiente para cumprir os mandados ou os que são encarregados dessa tarefa estariam fazendo corpo mole.

Pantera perde preparador físico

O professor Ronie Lameira não é mais o preparador físico do São Raimundo.
Ele foi obrigado a deixar a equipe por incompatibilidade de horário de trabalho.
O preparador é funcionário de duas universidades e não dispõe mais de tempo para se dedicar ao trabalho de condicionamento físico dos atletas do Pantera.

Ainda não há despacho da cautelar de Maria no STF

Até as 13 horas desta quinta-feira a ministra Ellen Gracie ainda não havia se manifestado sobre o pedido de liminar em ação cautelar interposta pela ex-prefeita Maria do Carmo para suspender as eleições de 5 de abril e tomar posse na prefeitura de Santarém.

Barbalhão ainda não está liberado

A vistoria do estádio Barbalhão que estava para ser realizada hoje de manhã foi cancelada por causa das chuvas.
Nava vistoria foi marcada para hoje à tarde, a partir de 15 horas.
Mas segundo o coronel Dourado, do comando regional da PM, os principais itens de segurança já foram atendidos e o estádio deve ser liberado para o jogo de domingo entre São Raimundo x Clube do Remo.

Ufra divulga listão dos aprovados em engenharia florestal (Santarém)

Confira os nomes dos aprovados da UFRA em Santarém:


Adeilda Pereira Campos; Ádrea Nayara Gonçalves Sampaio; Adriana Ferreira Alves; Afonso Thiago Costa Lopes; Aldeize da Silva Santos; Andreia Neres Maia; Anna Karyne Costa Rego; Antonio de Freitas Pereira Filho; Axa Emanuelle Simoes Figueiredo; Cinthia Grazielle Carvalho Andrade; Diego dos Santos Vieira; Diego Sarmento de Sousa; Dirceu de Araujo Gonçalves; Divana Maia da Silva; Duilio Isnar Marinho de Andrade; Elvis Ricardo Figueira Branco; Gersica Camargo Pilato; Geysiane Rocha da Silva; Juliana Tamyres Vinholte do Rego; Lucas Cunha Ximenes; Maria Samara Aguiar Castro; Priscila da Silva Batista; Renato do Souza Dourado; Rennan Fortes Silva Cunha; Rinos Michel Mesquita Mendes; Rosiane Pessoa Vieira; Thales Pinheiro Amazonas; Vanessa Leão Peleja; Vanessa Pimentel Bernardes; Viviane Vasconcelos Correa.

Presidente do STF ‘manda’ Ana Júlia cumprir ordens judicias

O ativismo político de Gilmar Mendes, presidente do STF, foi das palavras à prática.

O ministro telefonou para a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa (PT).

Gilmar lembrou a Ana Júlia que ordens judiciais precisam ser respeitadas.

Pediu-lhe que dê consequência aos mandados de reintegração de posse de terras invadidas pelo MST.

O presidente do Supremo passou a mão no telefone ao tomar conhecimento de algo que o deixou atônito.

Sob a petista Ana Júlia, a PM paraense vem se esquivando de desalojar invasores do MST.

Há no Pará 111 ordens judiciais de reintegração de posse pendentes de execução.

A informação veio à luz em discurso de Kátia Abreu (DEM-TO), na tribuna do Senado.

Presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), a senadora vociferou:

“Há dois anos que governo do Estado do Pará não convoca a Polícia Militar para fazer a reintegração de posse pacífica”.

Disse que a CNA e a Federação de Agricultura do Pará decidiram reagir.

As entidades vão protocolar no Tribunal de Justiça paraense um pedido de intervenção federal no Estado.

Se prosperar, a ação vai bater no STF. E o pedido de Gilmar a Ana Júlia, se desatendido, pode ganhar ares de determinação.

Mais cedo, nesta quarta (4), sob a presidência de Gilmar, o CNJ tomara uma decisão que também diz respeito à temática agrária.

O julgamento de processos que envolvem conflitos fundiários deve ter precedência sobre as outras causas, eis o que decidiu o Conselho Nacional de Justiça.

O despacho foi aos tribunais e às varas de Justiça nos Estados na forma de “recomendação”.

Em entrevista, Gilmar Mendes listou as pendengas alcançadas pela decisão:

"Problemas de reintegração, desapropriação, os casos ligados a crimes decorrentes desse tipo de conflito".

"Queremos priorizar o julgamento dessas causas, de modo a não ter essas acusações de que os processos terminam sem uma dinâmica própria e que, por isso, talvez gere um quadro de impunidade de não resposta por parte do Judiciário".

(Josias de Souza/Folha de São Paulo)

Ingressos para São Raimundo x Clube do Remo custam de 10 a 20 reais

Medidas como essa só afastam o torcedor do estádio.
Quem for assisitr ao jogo São Raimundo x Clube do Remo, domingo, às 16 horas, encontrará três preços de ingressos: 10 reais(geral), 15 reais(arquibancada lateral) e 20 reais (arquibancada central).
A arquibancada central é um eufemismo. Fica situada nos lances de batente onde se localizavam as cadeiras de madeira, que foram retiradas para serem substituidas por outras de plástico, mas até hoje o caso está parecendo Conceição de Cauby Peixoto, isto é, ninguem sabe, ninguém viu.
Detalhe: o Barbalhão até agora não teve seu sistema de iluminação integralmente restabelecido.