segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

PT usou Ibama nas eleições municipais, diz ex-gerente do órgão em Santarém

Daniel Cohenca, ex-gerente do Ibama de Santarém, diz que PT usou órgão para vencer eleições municipais no Oeste do Pará.

A denúncia de Cohenca está sendo feita após o encerramento do processo administrativo a que foi submetido e que concluiu pela improdência das denúncias de improbidade administrativa das quais ele era acusado.

Leia a íntegra da nota aqui.

Blog do Estado com conteúdo especial em janeiro

A partir de quarta-feira até o dia 20 de janeiro de 2010 o Blog do Estado não será atualizado diariamente em função das férias coletivas do pessoal da redação do jornal O Estado do Tapajós.

Nesse período, os leitores deste espaço vão conferir os assuntos que foram destaques no ano passado, alternados com textos inéditos da lavra do jornalista Lúcio Flávio Pinto e fotografias de autoria do jornalista Miguel Oliveira.

Mas o twitter ficará ativo. Quem se interessar por acessá-lo é só clicar no endereço www.twitter.com/BlogdoEstado


Os comentários serão moderados oportunamente.

Três titulares do Pantera não vem mais para a temporada 2010

Do time campeão brasileiro da série D, o técnico Lúcio Santarém já sabe que não contará com três jogadores titulares, podendo perder mais um se a diretoria do São Raimundo não conseguir renovar o contrato do capitão Luiz Carlos Trindade.

Preto Marabá, Rafael Oliveira e Élcio já foram descartados pela diretoria do Pantera.

Do grupo de 33 jogadores que fazem pré-temporada em Monte Alegre, Lúcio vai ficar com 28 atletas a sua disposição para começar a temporada de 2010, dia 17, quando o São Raimundo estréia no campeonato paraense diante do Santa Rosa, no estádio Barbalhão.

Curauá entusiasma agricultores no Pará

Do Globo Amazônia,
com informações do Globo Rural


Agricultores do oeste do Pará estão entusiasmados com o resultado da produção da fibra de curauá, uma planta da Amazônia paraense parente do abacaxi. A planta, depois de processada, é usada na indústria de colchões, calçados e carros.

Há três anos, o agricultor Antônio dos Santos Corrêa deixou a roça, que ficava distante de casa, para trabalhar no próprio quintal. No espaço de um hectare (cerca de um campo de futebol), ele cultiva o curauá. “Eu chego a fazer por dia R$100,00”, falou.

O negócio com fibra vegetal cresceu. Foi preciso chamar o sobrinho. Empolgado o ajudante já planeja o próprio negócio. “Esse ano que vem eu estou no projeto. Foi trabalhar com ele, mas para mim”, planeja o trabalhador rural Arlisson Francisco.

Para ter sucesso no cultivo, os agricultores contam com a ajuda de engenheiros agrônomos que ensinam a preparar a terra, como escolher as mudas e as diversas formas de aproveitamento do curauá.

“Seis por cento da biomassa é fibra. Os outros 94% são transformados num resíduo que o produtor pode aproveitar como ração animal e como adubo orgânico”, explica o agrônomo Cristovan Sena.

As folhas passam pelo processo de descorticação, que separa as fibras, vendidas para uma indústria de beneficiamento. Em 2009, uma indústria comprou dos pequenos produtores da região mais de 34 mil quilos de fibra de curauá.

O negócio será ampliado. O produto está sendo introduzido no setor têxtil para a fabricação de tecido em composição com seda e viscose e o de plástico injetável em substituição à fibra de vidro.

Por enquanto, o setor automobilístico é o que mais compra o produto, usado no acabamento interno dos carros.

Assista ao vídeo do Globo Rural.

Infância de pedra

Praia de Ponta de Pedras, rio Tapajós, em Santarém, Amazônia, Brasil.
Foto: Larissa Oliveira(Direitos reservados)
Clique aqui para ampliar imagem.

Troca de tiros na descida de balsas na resex Renascer

Informações extra-oficiais dão conta da ocorrência de um conflito armado, nesta madrugada, entre madeireiros e comunitários da reserva Renascer, em Prainha.

Ao passarem com balsas carregadas de madeira, madeireiros atiraram em comunitários que se encontravam acampados às margens do rio, ferindo duas pessoas.

O Blog do Estado tentou um contato telefônico com a delegacia de polícia de Prainha, sem sucesso.

-------

Atualização às 11h00:

Antônio Batista Pires e Clenildo Gomes Pinheiro são as vítimas dos tiros desferidos por seguranças de uma balsa de madeira que descia o rio Curuá, em Prainha, às 4 horas da manhã de hoje.
Os feridos estão internados no hopsital de Prainha. A PM de Monte Alegre já se deslocou para a área do conflito.

Pesquisa mostra que torcida do Fla aumentou

Passar 17 anos sem conquistar um Campeonato Brasileiro não fez o Flamengo perder o posto de dono da maior torcida do país. Ganhar o título em 2009, no entanto, já causou um aumento da massa rubro-negra. De acordo com pesquisa feita pelo Datafolha, o clube carioca tem 2% a mais de torcedores do que em relação à última medição. A pesquisa foi promovida dias depois da confirmação do título brasileiro do Flamengo. Segundo os dados colhidos, 19% dos brasileiros com mais de 16 anos são flamenguistas. De acordo com o último levantamento, feito em novembro de 2008, tal índice era menor: 17%. O trabalho do técnico Andrade e do elenco fez aumentar o número de seguidores.

O Flamengo continua dono da maior torcida do Brasil por conta de seu alto índice de popularidade em todo o país. Na regiões Norte e Centro-oeste, por exemplo, tem cerca de 30% do número total de torcedores. No Nordeste, o número é um pouco menor, mais ainda assim significativo: 25% da torcida. Entre os jovens, o predomínio é alto: 23% das pessoas entre 16 e 24 anos são flamenguistas.

O Corinthians segue como segundo time de torcida mais populosa, com 13%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2% para mais ou menos, os rubro-negros têm maioria garantida, segundo os dados colhidos. A terceira colocação fica com o São Paulo, com 8%, seguido pelo Palmeiras, com 7%. O Vasco é o quinto, com 5%. No restante dos cariocas, o Botafogo é o 11° (2%) e o Fluminense, 12° (1%). (Da ESPN)

Santarém entra 2010 com falta de água

Grande parte dos consumidores de Santarém passou as festas de Natal e Ano Novo em secuta total.

A direção regional da Cosanpa lavou literamente as mãos diante das panes no sistema de abastecimento de água na cidade, provocadas por queima de bombas dos poços tubulares profundos.

A Cosanpa, como vem acontecendo rotineiramente, não dispõe de bombas de reserva para substituir imediatamente os equipamentos em pane, precisando esperar que a direção da companhia em Belém resolva o problema, mesmo que isso demore muito tempo.

São Raimundo faz pré-temporada em Monte Alegre

A diretoria do São Raimundo apresentou no último sábado 25 dos 32 jogadores que formarão a equipe do Pantera para as disputas do campeonato paraense, Copa do Brasil e campeonato brasileiro da série C.

Desde domingo, os jogadores do São Raimundo já se encontram em Monte Alegre para os preparativos físicos e táticos, ao comando do técnico Lúcio Santarém.