sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Capa da edição impressa de 19 de novembro de O Estado do Tapajós

Aulas retornam na segunda-feira

Após greve, aulas retornam na segunda-feira (Foto: Rodolfo Oliveira/AgPa)
                      (Foto: Rodolfo Oliveira/AgPa)

Após 53 dias de paralisação dos professores, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Pará (Sintepp) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) confirmam que as aulas voltarão ao normal a partir de segunda-feira (21). O Sintepp decidiu pelo fim da greve em assembelia geral realizada na manhã de hoje (18).

Os professores também têm até hoje para apresentar o cronograma de reposição das aulas, prazo determinado pela Justiça, que considerou no último dia 8 de novembro a ilegalidade do movimento grevista.

O governo do Estado reforçou a posição de que só iria voltar a negociar com a categoria quando após o retorno às salas de aula. A Seduc também efetivou novos docentes temporários em substituição aos que se mantiveram ausentes das salas de aula desde o início do movimento, em 26 de setembro.

O Sintepp recebeu, na tarde de hoje, denúncias de que alguns professores efetivos teriam sido substituídos. Estas informações, no entanto, só serão confirmadas na segunda-feira, quando as atividades voltarem totalmente ao normal.

AULAS

Embora a categoria ainda estivesse oficialmente em greve, a maioria das unidades já estava tendo aulas normalmente. Segundo levantamento da Seduc, hoje pela manhã 70% das escolas já estavam com as aulas normalizadas. (DOL, com informações da Agência Pará)

Ministério garante sinal verde para digitalização da TV Cultura e liberação de geradora para Santarém


A Presidente da Funtelpa (Fundação de Telecomunicação do Estado do Pará) e o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) receberam a notícia de que a consignação do canal digital da TV Cultura na Região Metropolitana de Belém deverá ocorrer em até 15 dias. A informação foi repassada durante reunião na manhã desta quinta-feira (17) no Ministério das Comunicações, com o secretário de comunicação eletrônica do MiniCom, Genildo Lins. Também participou da reunião uma equipe técnica da Funtelpa, formada pelo diretor técnico Abílio Martins; o procurador fundacional, Fabricio Oliveira e o engenheiro em telecomunicações, Ubirajara Santana.

Com a consignação, a TV Cultura poderá iniciar o processo de digitalização do sinal da emissora para toda a Região Metropolitana de Belém. O mesmo deverá ocorrer para a transmissora de Altamira. Em breve, outras regiões do Estado também deverão ter o sinal da Cultura já digitalizado.

Durante a reunião, Adelaide Oliveira também comentou o esforço da Funtelpa em viabilizar geradoras da TV Cultura nos municípios de Santarém, Marabá, Xinguara e Altamira. Tal medida permitirá a formação de equipes locais e a produção de conteúdo próprio nessas regiões. Segundo Genildo Lins, secretário-executivo do Ministério, serão tomadas todas as medidas possíveis para agilizar as etapas até a efetiva concessão de canais e liberação de licenças. "É prioridade a concessão para canal público e vamos acompanhar de perto", disse Genildo.

Para Adelaide Oliveira, presidente da Funtelpa, a reunião foi bastante positiva. “A digitalização do sinal da cultura é importante para todo o Estado do Pará. Estamos hoje em 105 municípios levando programação focada na cidadania e nos direitos humanos. O canal digital em Belém inicia um processo de melhoria na imagem para telespectadores da capital e de todo o Estado. O Ministério das Comunicações está sensível a essas demandas e deu respostas importantes ao povo paraense na reunião”, disse.(Ronaldo Quadros - Ascom Funtelpa)

Conselho Gestor do Hospital Regional será instalado hoje


O secretário de saúde do estado, médico Hélio Franco, instala, hoje à tarde, o comitê gestor do Hospital Regional do Baixo-Amazonas "Waldemar Pena".