quarta-feira, 25 de março de 2009

Listão dos aprovados na prova prática da OAB/Santarém

A OAB divulgou hoje a relação dos aprovados na prova prático-profissional do Exame da Ordem 2008.

Universidade Federal do Pará

Aldeci de Aquino Magalhães..............................Penal

Alessandra de Souza Cardoso.........................Admistrativo

Eduardo Minuzzi Niederauer............................Penal

Elzany Mafra de Castro..................................Administrativo

Eric Reis Martins e Silva.................................Trabalho

Heliane Nunes Piza........................................Penal

Kariane Cavalcante Peleja..............................Tributário

Luana Daya Oliveira de Souza.........................Penal

Pedro de Souza Alho......................................Civil

Rafael Bentes Pinto.......................................Penal

Ricardo Willian Ramirez Vojta.........................Penal

Vinicius Monteiro Peloso da Silva.....................Civil


Celus/Ulbra

Agassis Favoni de Queiroz..........................Penal

Alberto Augusto Andrade Sarubbi................Tributário

Ana Patrícia Aquino de Oliveira ..................Trabalho

Charles Costa de Oliveira...........................Penal

Fabíola Martins Rabelo............................. .Penal

Fernando Amaral Sarrazin Junior..................Tributário

Hamilton Teodoro de Souza........................Trabalho

Laiana Rodrigues Gazel..............................Trabalho

Marjean da Silva Monte..............................Tributário

Silvia de Aquino Mota................................Trabalho

Vitor Nascimento Ávila...............................Penal


Faculdades Integradas do Tapajós

Auxilia Beatriz Soares de Carvalho..................Penal

Cinthia Cristiane Coelho Miranda....................Tributário

Elias Branches de Vasconcelos.......................Trabalho

Geana Mileo Câmara Sirotheau.......................Trabalho

Ilana Silva Pessoa........................................Trabalho

Milena Cristina Campos de Araújo...................Trabalho

Otton Willian Castro Silva..............................Penal

Paula Crislane da Silva Moares.......................Trabalho

Roberta Loreiro Antony..................................Penal

Procurador que assumiu assessoria de imprensa da ACES não dura nem uma hora no cargo


O empesário Olavo Neves, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santarém(ACES), tão logo leu a nota Papéis trocados, publicada às 15h14, na qual foi questionado o critério de preenchimento do cargo de assessor de comunicação da ACES, apressou-se em informar ao Blog do Estado, as 16h20, que decidiu não efetivar Venildo Hoff na respectiva função, uma vez que o mesmo não é um profissional da área de imprensa.
Leia a nota de Olavo Neves:

"Caro Miguel,
É bem verdade que a ACES está em busca de uma assessoria que possa dar continuidade no grande trabalho desenvolvido pelo Paulo Leandro.
A idéia de apresentar o Sr. Venildo foi minha, onde assumo inteira responsabilidade por isso, pois conheço sua história.
Também é verdade que a atual gestão da prefeitura oportunizou ali espaço, e confesso que não tive conhecimento prévio da questão, onde erroneamente levei em consideração exclusivamente o conhecimento pessoal que tenho daquele profissional. Errei.
Por isso, antes mesmo de iniciar qualquer atividade entramos em comum acordo para buscar outro profissional, pois entendo que não podemos causar qualquer tipo de dubiedade.
Forte abraço!

Olavo das Neves
Presidente da ACES"

Jordy diz que freira de Itaituba está ameaçada de morte

O deputado Arnaldo Jordy (PPS) comunicou hoje ao deputados que esteve em Altamira e Itaituba devido as investigações da CPI da pedofilia, e ouviu denúncias de que pessoas ligadas ao poder da região, contratar meninas, muitas delas menores e com vantagens financeiras para se satisfazerem sexualmente.
Jordy disse ainda que recebeu ligações da irmã Henriqueta, ligada à comissão de Justiça e Paz da CNBB, que foi ameaçada de morte.

Prefeito diz que pregão para escolha de agência de publicidade foi presencial

Em contato com a redação de O Estado do Tapajós, o prefeito José Maria Tapajós assegurou que o pregão realizado para a escolha da agência de publicidade que vai prestar serviço ao município de Santarém foi feito através de pregão presencial e não pregão eletrônico, como denuncia o presidente da Câmara, vereador Nélio Aguiar.

Papéis trocados

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém(ACES) anda na contramão administrativa.
A diretoria da entidade vive sob forte influência de uma associada que não é sócia de nenhuma empresa - nem mesmo de uma lojinha - e a assessoria de comunicação passou a ser exercida por um funcionário da procuradoria jurídica da prefeitura de Santarém.
Mais alinhamento político que isso, só mesmo se a partir de agora para se associar à ACES for exigido ficha de filiação ao PT.

Contra o crime, mais controle sobre os internautas

O Ministério da Justiça (MJ) deve apresentar nas próximas semanas um projeto que, caso aprovado, diminuirá consideravelmente a privacidade do usuário de internet. O texto vai aumentar o rigor na identificação dos internautas, exigindo dos provedores de acesso dados como o número do RG e nome dos pais de quem está atrás do computador durante toda a navegação. O objetivo é coibir a prática de crimes na rede.
A ideia do MJ seria similar a um taxista que, quando parasse para pegar um passageiro, exigisse o nome, o RG e a filiação para começar uma corrida. Segundo o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), autor do substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 84/99, que muda o Código Penal para tipificar condutas relacionadas ao uso de sistema eletrônico ou da internet, o ministério quer a inclusão de pontos que não foram discutidos até hoje pelo Congresso.
Confira a íntegra da reportagem em www.congressoemfoco.com.br

Modelo de desenvolvimento sustentável de Juruti é registrado em livro

O Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) lançam neste dia 26 de Março o livro “Juruti Sustentável: uma Proposta de Modelo para o Desenvolvimento Local”. A obra conta toda a trajetória do Projeto Juruti Sustentável, desenvolvido em Juruti, onde a Alcoa implanta uma mina de bauxita.

STF julga em 01/04 Lei de Imprensa e obrigatoriedade do diploma

Da Redação do site Comunique-se

A pauta do 01/04 do Supremo Tribunal Federal (STF) tem dois assuntos que vão entrar para a história do jornalismo brasileiro: o julgamento da ação do PDT que pede a revogação da Lei de Imprensa e da ação do Ministério Público Federal, que pede a extinção da obrigatoriedade do diploma de jornalistas.

Relator do processo da Lei de Imprensa, o ministro Carlos Ayres Britto pediu em 18/02 prorrogação de 30 dias da liminar que suspende 22 dispositivos dos 77 da lei.

Os artigos da lei, datada de 1967, foram suspensos em fevereiro do ano passado. Menos de uma semana depois, os dez ministros do STF votaram pela manutenção da liminar concedida por Ayres Britto. Em 04/09, eles decidiram prorrogar por mais seis meses a suspenção de parte dos artigos. “Eu tinha seis meses para trazer o voto de mérito, não consegui. Estou pedindo prorrogação por igual período”, justificou o relator da matéria, ministro Carlos Ayres Britto, na época.

Desde o ano passado, juízes têm tomado decisões baseados nos códigos Penal e Cível, para o julgamento de casos que não podem ser decididos com base nos dispositivos suspensos.

"Não há Lei de Imprensa possível"
Miro Teixeira está confiante na revogação total da lei. “Minha expectativa é ganhar. Eu tenho muita esperança de fazer prevalecer o que está garantido na Constituição. Não há Lei de Imprensa possível. As indenizações, por exemplo, não podem ter caráter punitivo na mesma linha, tampouco intimidatória. Elas servem para quem viola direitos da personalidade, como a vida privada. Entendemos que os fatos de interesse do povo tenham que ser noticidados. Às vezes são cometidos erros, que poderão ser corrigidos em qualquer momento. Erros acontecem até em decisões judiciais”, disse o deputado do PDT, quem apresendou a ação no STF.

Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Sérgio Murillo de Andrade acredita que o STF vai revogar alguns dispositivos dos artigos “abertamento inconstitucionais”, mas deve manter os demais até que o Congresso Nacional vote uma nova Lei de Imprensa, que, segundo ele, é uma dívida que deputados e senadores têm com a sociedade. “Uma dívida de votar um texto democrático”, diz ele.

Para Murillo, os códigos Penal e Civil são insuficientes e não específicos para casos que envolvam imprensa. “É muito melhor que haja lei específica. O direito de resposta no Código Civil é uma peça de ficção.

Obrigatoriedade do diploma


Os ministros do STF também julgam a questão do diploma, cujo relator é o presidente do Supremo, Gilmar Mendes. Desde novembro de 2006, profissionais que já atuam na área mas não têm diploma podem exercer o jornalismo.

“Sou a favor do diploma. As profissões evoluem. Antigamente a Advocacia não exigia diploma. As escolas de medicina surgiram a partir de um certo momento de desenvolvimento da humanidade. A atividade jornalística, que tem repercussão pública, precisa conter exigências maiores. Mas também quero continuar a ver o dr. Dráuzio Varella comentando saúde na TV, ver o Oscar [Schmidit] comentando basquete. Tem que existir a compreensão de que o cidadão tem que ser atendido nesta relação que se estabelece no ambiente do direito”.

“Se o STF fizer um juglamento rigorosamente técnico, não tem como não acompanhar a decisão dos tribunais inferiores, que sempre foram a favor da manutenção do diploma. Se prevalecerem outras motivações e interesses, aí de fato se corre risco. Não acredito que o STF faça isso”, finaliza Murillo.

A “febre” do ouro volta a esquentar a economia de Novo Progresso

Por Manolo Garcia:

A “febre” do ouro volta a esquentar a economia de Novo Progresso
A atividade garimpeira passou por fases de declínio na Amazônia, mas, nos últimos meses vem se fortalecendo com as altas que o minério vem sofrendo causadas pelo grande interesse pelo metal por investidores do mundo inteiro.

Em Novo Progresso sudoeste do estado do Pará na BR 163, a 1800 km de Belém, não é diferente, a extração aurífera neste município está aquecendo cada vez mais a economia local, com a reação no preço do ouro, aumenta a procura pelo metal mais valioso do mundo, novas jazidas são encontradas e antigos garimpos são reativados e despertam os interesses pela garimpagem até de quem não é do ramo.

Há cerca de quatro meses foram descobertos pelo menos cinco ricos filões no antigo Garimpo do Bom Jesus localizado a margem esquerda do Rio Novo nas proximidades do Porto Novo, município de Itaituba e distante cerca de 190 km da sede de Novo Progresso ou em torno de 35 minutos de vôo com aeronaves de pequeno porte. Atualmente é o garimpo que mais está chamando a atenção e já atraiu mais de 2500 trabalhadores para o local.

As informações que chegam dizem que por enquanto tem apenas um moinho para a moagem de rocha nesse garimpo, onde todos os garimpeiros fazem o procedimento para a extração do ouro e que esperam na fila a sua vez e, que mesmo assim é possível apurar no mínimo 5 kg do metal a cada 24h e por vezes atingiram a marca de 12 kg ao dia, mas, já estão chegando mais cinco moinhos que entrarão em funcionamento em breve.

Infelizmente, compradores clandestinos estão comprando o ouro lá no local e retirando de avião para o estado de Mato Grosso e para outros municípios do Pará, prejudicando a circulação da renda da venda do metal nos municípios da região. É notável a importância da atividade garimpeira para economia da cidade de Novo Progresso, os comerciantes consideram que há um bom alavancamento em suas vendas influenciado pela busca do ouro, acreditam também que com a chegada do período de estiagem vai aumentar ainda mais a movimentação, aja visto que, apesar de ainda ser considerados poucos, mas, tem gente fazendo novas sondagens e com bons resultados o que faz crescer as expectativas de crescimento no setor.

A diminuição da derrubada de mata e da extração de madeira gerou muitos desempregos na região agora é natural que os trabalhadores ociosos procurem novas alternativas de trabalho o que leva a crer que nos próximos dias haja uma corrida desenfreada pelo ouro na Amazônia.


Eleitora aguarda com paciência de Jó a realização de eleições em Santarém


Do site de Walter Junior, o Caneta Sem Fronteiras, uma bem humorada foto-sátira política.

Belo Monte será licitada em outubro, confirma EPE

Do Canal Energia

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Mauricio Tolmasquim, confirmou que o leilão da hidrelétrica de Belo Monte (PA-11.181 MW) deverá acontecer em outubro deste ano. Ele lembrou que já foram entregues o estudo de viabilidade para a Agência Nacional de Energia Elétrica e o estudo de impacto ambiental para o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis.
Tolmasquim disse ainda que a EPE também recebeu o estudo de viabilidade e vai começar a fazer a otimização da planta. 'Veremos se poderemos diminuir a quantidade de cimento, de escavação, ferro, de maneira a reduzir o preço inicial da usina', explicou o executivo ao participar do Seminário 5 anos do novo modelo: Realidade e Perspectiva para o setor de energia elétrica realizado pelo Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 23 de março.
O passo seguinte, segundo Tolmasquim, será calcular o preço inicial da usina e enviá-lo para o Tribunal de Contas da União. 'O TCU analisa o preço para depois sair o edital', explicou, acrescentando que o documento deve sair 60 dias antes do leilão.

Ibama divulga resultado final de prova discursiva e convoca para perícia médica


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) publicou terça-feira (24/3) o resultado final das provas discursivas para o cargo de analista ambiental. O edital traz também a convocação dos candidatos declarados como portadores de necessidades especiais para a perícia médica, que deve acontecer no dia 29 de março. As informações podem ser encontradas no Diário Oficial da União, na página 92 da terceira seção.
A seleção, que oferece 225 para profissionais de nível superior, está sob a responsabilidade do Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB). Os concorrentes já foram submetidos a avaliações objetivas e discursivas. De acordo com o edital de abertura, a remuneração prevista para o cargo de analista é de R$ 4.115 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
As vagas são destinadas às especialidades de Licenciamento e Auditoria Ambiental; Regulação, Controle e Fiscalização Ambiental; Gestão, Proteção e Controle a Qualidade Ambiental; Ordenamento dos Recursos Florestais e Pesqueiros; Conservação, Manejo e Proteção das Espécies da Fauna e Estímulo e Difusão de Tecnologias, Informação e Educação Ambiental. Os aprovados serão lotados por todo o território nacional.
Confira aqui o resultado final das provas objetivas e a convocação para a perícia médica.

Presidente do STF diz que não é "o líder da oposição"

Na Folha de São Paulo:

O Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, rejeitou ontem, em sabatina da Folha, o rótulo de "líder da oposição". Ele diz que sua divisa é a "defesa do Estado de Direito" no país e atribui suas críticas frequentes ao governo à "situação de total descontrole" das instituições, principalmente na Polícia Federal. O ministro disse que até o presidente Lula compartilhou suas posições sobre a PF em conversa reservada. Questionado sobre a decisão favorável a Daniel Dantas, disse que o juiz Fausto De Sanctis tentava desmoralizar o STF.
A discussão sobre a Operação Satiagraha, que investigou Dantas, esquentou a sabatina de Mendes, que foi acompanhada por cerca de 300 pessoas. O ministro foi entrevistado por Renata Lo Prete, editora do Painel, que mediou o encontro, e pelos colunistas Fernando Rodrigues, Mônica Bergamo e Eliane Cantanhêde.
A plateia muitas vezes se dividiu entre manifestações favoráveis e contrárias ao ministro. Ao todo, o público se manifestou 16 vezes. Houve também momentos de maior tensão entre o ministro e os jornalistas. Ao longo de duas horas, Mendes bebeu seis copos de água. O ministro afirmou que o juiz De Sanctis, com sua atitude, quis "desmoralizar o STF, apostando que a opinião pública respaldaria aquela decisão". Para o ministro, se isso prevalecesse, De Sanctis seria hoje "o supremo juiz do Brasil".
Os jornalistas perguntaram sobre o suposto grampo de uma conversa telefônica entre Mendes e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). A transcrição do diálogo foi publicada pela revista "Veja", que atribuiu a interceptação à Abin (Agência Brasileira de Inteligência), chefiada então por Paulo Lacerda.
Lo Prete e Cantanhêde questionaram o fato de o áudio nunca ter aparecido. Rodrigues levantou a hipótese de tal interceptação ter sido forjada. Bergamo perguntou da onde vinha a certeza da participação da Abin ou de Lacerda. Mendes disse que, após o primeiro habeas corpus a Dantas, foi informado da nova prisão do banqueiro. Procurou, então, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região e falou com a vice-presidente, Suzana Camargo. Segundo o ministro, ela lhe afirmou: "o juiz [De Sanctis] me disse que todos os seus passos estão sendo monitorados". Depois, Mendes disse que pediu uma varredura no STF. "O monitoramento indicou algum tipo de escuta. Pode ter sido um alarme falso, mas havia esses dados."
Na sequência, diz que foi procurado por um repórter da "Veja", que lhe mostrou a transcrição do suposto grampo. "Eu disse que a conversa existiu. Ele falou que havia recebido o papel de um agente da Abin. Agora, sou a vítima e cabe a mim apresentar o áudio?"
Sobre a autoria do grampo, Mendes disse pela primeira vez "não ter muita certeza" de que foi a Abin, mas mencionou a apreensão nos arquivos do delegado Protógenes Queiroz, que chefiou a Satiagraha. "Não sei realmente quem fez o grampo. Sei que a busca e apreensão sugere isso, uma pessoa do quinto escalão guarda informações em casa. É preocupante". Sobre a hipótese de o grampo não ter existido, Mendes é enfático: "Se a gente tiver um pouco de inteligência, não dá nem para conceber o benefício da dúvida. Com ou sem grampo, os fatos que estavam a ocorrer indicavam que aquilo era extremamente plausível. Se a história não era verdadeira, era extremamente verossímil".
O ministro afirmou ter levado sua preocupação ao presidente Lula, de quem ouviu que a saída seria Lacerda processar a revista "Veja". "Não se trata disso, presidente, eu falei. É muito mais grave", disse. "O próprio presidente se queixou da falta de controle da PF. Teve o episódio da Xeque-Mate [investigação, de 2007, sobre comércio ilegal de máquina de jogos que citou o envolvimento de um dos irmãos de Lula]. Ele cansou de me dizer que aquilo era um absurdo, que violentaram a família dele, que não tinha ninguém que controlava a PF", disse.

OPOSIÇÃO
Sobre o fato de ser visto como "o líder da oposição" em razão de suas posições, Mendes afirmou que apenas faz "advertências" e que seu cargo tem "caráter político, mas não partidário. "Procuro advertir para que não haja excessos. São advertências normais que devem ser feitas diante de práticas abusivas. Não tenho nenhuma intenção de ser oposição." Mendes complementou dizendo que as advertências não antecipam julgamentos. "Você não vai encontrar nenhum caso em que eu tenha antecipado a decisão." Sobre uma eventual pretensão de trocar o Judiciário pela política, foi evasivo: "Nem cuido nem descuido".

MST
Ao ser indagado sobre as acusação de setores da Igreja Católica de que estaria atacando o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) por ser dono de terras, Mendes ironizou: "Eu devo estar falando sobre as más condições dos presídios porque eu devo ter um irmão lá, não é?" Em seguida, rebateu: "Herdei pequenas quantias de terra. A minha família está há 200, 300 anos em Mato Grosso. Mas imputar a mim isto [defesa dos proprietários] é uma desfaçatez". Mendes entrou em um embate com Cantanhêde, que perguntou se o ministro não estaria "correndo" para julgar e se declarar a favor dos ricos, em detrimento dos pobres. Ela foi aplaudida por parte da plateia. Na resposta, Mendes provocou a jornalista. "No último ano, creio que STF deu 18 habeas corpus contra a 5ª Turma do STJ, por conta de furtos de pequena monta. Não são noticiados. Por quê? Porque você não se interessa por eles na sua coluna", disse. Foi aplaudido.

IDP
Sobre o fato de ser um dos proprietários do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), disse: "Sou proprietário, como poderia ser proprietário de uma S.A. Tenho ações da Petrobras. Não tenho ingerência lá, como não tenho sobre os servidores que lá vão [no IDP]".

BATTISTI
Sobre o caso do italiano Cesare Battisti -ex-integrante de um grupo de extrema esquerda, acusado de homicídios na Itália-, o ministro afirmou que a decisão do STF deve definir o destino de Battisti. "Se houver a extradição, se ela se confirmar, será compulsória, e o presidente, o Executivo, deverá simplesmente executá-la." No final da sabatina, cerca de 25 membros do PSOL e da Ubes (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) protestaram em frente ao teatro contra o ministro. Gritaram "fascista" e "criminoso".

Chuvas se intensificam até dia 1º de abril


O período de chuvas em Santarém e Belterra vai se intensificar até o dia primeiro de abril. De acordo com a previsão do serviço Agrometeorologia, ao qual O Estado do Tapajós teve acesso com exclusividade, no período compreendido entre os dias 23 de março e seis de abril, a previsão de precipitação é de 239 milímetros. No ano passado, no mesmo período, o índice pluviométrico foi de 160 milímetros.
Segundo a previsão, no dia primeiro de abril deverá chover num só dia cerca de 63 milímetros, quatro vezes mais que a média histórica diária. Mas a partir do dia 1º, a previsão é que as chuvas percam a intensidade, caindo para o índice abaixo de 15 milímetros diários, até o dia 6 de abril. No dia 5 de abril, a previsão de chuvas, por exemplo, é de 3 milímetros.
As freqüentes chuvas que caem em Santarém deixam ruas alagadas e pessoas prejudicadas. O nível da água da chuva sobre e invade as casas de moradores causando muitos estragos. Essa é uma realidade de muitos bairros em Santarém como Uruará, Aeroporto Velho, Jardim Santarém, Santarenzinho, por exemplo.
Moradores da Rua Magnólia, entre a rua Orquídea e Onze horas, no bairro Jardim Santarém, por exemplo, foram seriamente atingidos pela enchente da chuva na rua. "a gente tem que andar com água pelo joelho, é o único jeito, a minha casa foi alagada, a água entrou pela parte de trás e quando eu vi minhas coisas já estavam tudo molhadas" diz a moradora.
Uma parte da Rua Magnólia secou, mas outra continua alagada, com isso moradores ficaram sem condições de continuarem nas suas casas já que está impossível trafegar na rua e permanecer nas casas. 79 pessoas da Rua Magnólia foram levadas para um abrigo no Conselho Comunitário do bairro do Aeroporto velho onde permanecerão até que se tenham condições de retorno às moradias que ficarão fechadas até o nível da água baixar.
Essas 79 pessoas são pertencentes a 12 famílias que estão abrigadas no conselho comunitário. A Defesa Civil interditou a casa dessas famílias pelo fato de essas casas estarem em situação de risco e só poderão deixar o abrigo quando a ocorrência de chuva diminuir e suas casas estiverem fora de perigo. As famílias que estão no abrigo estão recebendo atendimento médico e alimentação com apoio dado pela defesa civil e pelos membros do conselho comunitário do Aeroporto Velho.
Mesmo com a água na beira da casa, alguns moradores insistem em ficar na casa. "as crianças saem para escola e tem que pisar na lama, a gente improvisa uma ponte até a porta para gente poder sair", declara a mãe do estudante. A passagem das pessoas pelas ruas alagadas oferece perigo de transmissão de doenças. Uma moradora da rua alagada diz saber dos perigos de andar pisando na água suja da rua, mas que é preciso sair de casa e continuar vivendo o dia a dia.
O período de chuvas em Santarém continua sendo motivo de prejuízos e danos à população que tem perdas materiais com a entrada da água da chuva nas suas casas. Os moradores têm objetos, móveis e outros pertences perdidos e que dificilmente são recuperados.
"Quando água da enxurrada da chuva entrou aqui, alagou minha casa e meus móveis ficaram no fundo, algumas coisas eu não perdi, mas o sofá ficou sem condições de usar, então com essa chuva aqui no Jardim Santarém a gente sofre muito", diz a moradora do Jardim Santarém.
A Defesa Civil informou que por enquanto outras famílias, além das que já estão no abrigo, não precisaram ser retiradas de suas casas para serem levadas para abrigos. O de defensoria pede que em caso de situação de risco nesse período de chuva a defesa civil e corpo de bombeiros devem ser acionados com urgência para que as pessoas sejam retiradas do local de perigo e transferidas para um lugar seguro.

Manchetes desta quarta-feira de O Estado do Tapajós

CHUVAS SE INTENSIFICAM ATÉ 1º DE ABRIL

LÍDER, PANTERA ENFRENTA TIME NEGRA HOJE À NOITE

CASOS DE TUBERCULOSE EM SANTARÉM CRESCEM 28%

PROFESSORES NÃO ACEITAM REPOR AULAS AOS SÁBADOS POR CAUSA DA GREVE

SECRETÁRIO DE SAÚDE PODE ACIONAR MÉDICOS DE CLINICAS PARA DESAFOGAR PRONTO SOCORRO

VÍTIMAS DE FALSO SEQUESTRO NÃO REGISTRAM B.O NA POLÍCIA