quinta-feira, 3 de março de 2011

12 farmácias já estão sem farmacêutico responsável em Santarém

O Conselho Regional de Farmácia do Pará (CRF/PA) manteve sua posição em relação ao TAC (Termo de Ajuste de Conduta) que aumenta de duas para quatro horas a permanência de farmacêuticos em estabelecimentos do gênero em Santarém. Com isso, doze farmacêuticos já pediram demissão no município. Sem esse profissional, esses estabelecimentos estão suscetíveis ao fechamento se forem fiscalizadas.
 
"Para nós tudo estado mesmo jeito. Não vamos flexibilizar o TAC", garantiu Daniel Costa, presidente do Conselho. Ele esteve nesta semana em Santarém e reuniu com empresários e a Associação dos Farmacêuticos e Bioquímicos de Santarém.

 
Os empresários ainda tentaram junto ao Ministério Público fazer um aditivo ao TAC par que o aumento da carga horária passasse a vigorar somente em após a formatura de uma turma de Farmácia do Iespes (Instituto Esperança de Ensino Superior). Mas parece que o esforço dos empresários foi em vão. 

 
"O TAC só pode ser flexibilizado com a assinatura do Conselho. Se não tivermos presentes, o documento não valerá e aí vamos cobrar o que está na lei: as oito horas diárias", disse o presidente.

 
Daniel disse que esteve em Santarém, mas não assinou nada. Ele explicou que não quer fechar estabelecimentos e sim garantir um direito da população. "Quer dizer que o paciente só poderá comprar antibiótico duas horas por dia? Isso não pode acontecer", reagiu.

Temporários são maioria na folha da Prefeitura de Santarém

Da Redação

A prefeitura Municipal de Santarém chamará e dará posse até o próximo dia 04 de março a 1.980 candidatos aprovados no último concurso público, realizado em 2008. O certame ofereceu 2.710 vagas, mas apenas 1.980 vagas foram preenchidas. O montante, no entanto, representa 53% do total da lista de temporários enviada pelo poder público municipal ao Ministério Público Estadual. Na lista, constam os nomes de 4.190 servidores temporários. A prefeitura teria ainda outros 2.931 servidores efetivos, 231 DAS e 333 semi-estáveis. 

 
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) afirma que são apenas 1.582 temporários atualmente, mas a lista solicitada pelo órgão ministerial mostra o contrário. "A lista também não possui todos os nomes, pois os salários só vão até R$ 1.200,00" destaca o advogado José Maria Lima, que moveu ação contra o município pelo alto índice de contratações.

 
A lista enviada ao Ministério Público foi dividida por Secretarias e contem os nomes de funcionários que recebem até R$ 1.200,00 de salário mensal. Nomes de médicos contratados, por exemplo, não aparecem. "A lista enviada aos promotores contem apenas os nomes de servidores temporários", informou o vereador Erasmo Maia, que também acompanha a ação do órgão ministerial que pede a troca dos temporários pelos concursados.

 
Encerrada a prorrogação do concurso e ainda comprovada a existência de um grande número de temporários, a prefeita Maria do Carmo já anunciou que deve realizar um novo concurso nos próximos dois anos.

 
A demora em chamar os candidatos aprovados fez com que eles se organizassem e criassem uma Comissão para defender seus direitos. Gean Correa, membro da Comissão, diz que a maior reclamação está sobre a demora que teve a posse dos aprovados. Ele diz que esse tempo poderia ser computado já no tempo de serviço. "Sem falar que algumas pessoas pediram as contas de seus antigos empregos e após dois anos estão passando necessidade porque não foram chamados", diz Correa.

Santarém tem 25 bairros com áreas de risco

Em Santarém, 25 bairros integram a lista da Defesa Civil Municipal de suscetíveis a desastres naturais e climáticos como vendavais, alagamentos e deslizamentos de terras.
 

De acordo com secretário municipal de Segurança Cidadã, Luiz Alberto Cruz, há algumas áreas que são consideradas como situação crítica. 

"As áreas identificadas pela Defesa Civil como mais críticas são a Serra da Matinha, Uruará (os alagados), Mapiri (os alagados), Caranazal , final da rua Anísio Chaves, na Leão 13, em meio ao Jardim Santarém, bairro da Esperança, rua Magnólia, no Aeroporto Velho, Santo André," informa Cruz.

Ciclomotores não estão sendo legalizados em Santarém

ARITANA AGUIAR
FREEE LANCER


O município de Santarém não faz o registro para as motocicletas de até 50 cilindradas, as chamadas motonetas, e o Detran (Departamento estadual de Trânsito) de Santarém não expede a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor). Além disso, os usuários reclamam que para a retirada da carteira arcam com os mesmos custos que teriam se fossem retirar uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH).  Um levantamento nas revendedoras das motos e acredita-se que tenha aproximadamente 2.500 motos de 50 cilindradas em Santarém.
A polêmica é que o Detran determinou que fosse feita a apreensão de todas as motonetas que não estivessem devidamente regularizadas. Os proprietários reagiram e houve a paralisação das fiscalizações. "Se cobram tudo isso então é melhor. Comprar uma moto. Pagamos o mesmo valor da legalização, o mesmo valor de uma CHN para retirar a ACC e ainda dependemos do governo municipal que não emite os documentos necessários", reclama Francisco Soares, que possui uma motoneta há três anos.
"Tendo em vista o registro das motos até 50 cilindradas ser responsabilidade do município e o município não está estruturado para fazer o registro, a autorização para que a pessoa dirija é de responsabilidade do Detran, mas o órgão não o faz em Santarém. Não estamos cobrando nas nossas fiscalizações o registro da até 50 cilindradas e habilitação", informou a tenente Marnilza, chefe do Policiamento de Trânsito da Policia Militar.
Segundo a tenente, está sendo cobrado que o condutor seja maior de 18 anos, o uso de equipamentos de segurança, como o capacete, retrovisores, além dos pneus estarem em condições de trafegabilidade.
O chefe da Delegacia da Policia Rodoviária de Santarém, Da Silva, diz que deveria existir uma diferenciação dos tributos para regularização da moto. "Por que a maioria das pessoas que compram é de baixa renda. Os licenciamento e emplacamento deveriam ter um valor acessível. Poderia pagar somente a questão administrativa do órgão arrecadador, somente as despesas de emissão de documento, não tendo um lucro como se é auferido num veículo normal", ressaltou.

Pontuando - A coluna semanal de José Olivar


O advogado José Maria Lima, informa à coluna que o Juiz da Quarta Vara Criminal de Santarém, Dr. Paulo Pereira Evangelista recebeu a queixa-crime subsidiária promovida por ele contra o advogado Isaac Vasconcelos Lisboa Filho, Procurador Geral do Município, por crime de denunciação caluniosa.

Leia a coluna completa aqui.

Cláudio Puty em maus lençóis

 

No Blog do Parsifal, sob o título: Responda-me, se puder

 

perg

O “Diário do Pará” citou o nome do deputado federal Claudio Puty (PT) quando reportou o suposto esquema de sonegação fiscal que teria sido perpetrado no governo anterior.

O deputado federal Puty estrilou e rebordou, em seu blog, farpas rumo ao citado jornal, rebarbando-se, na correnteza, com Jader Barbalho.

Puty não deu maiores, e nem menores, explicações sobre o seu suposto envolvimento no citado esquema de sonegação: limitou-se a atacar quem ele mira como desafetos.

Ontem, em seu blog, com a autoridade de ser uma das fundadoras do PT no Pará, a professora Edilza Fontes, reportando-se ao quiproquó, dá baixa nota ao texto do deputado federal Puty, avaliando que ele “pecou muito e respondeu pouco.”.

Edilza Fontes vai às vias do fato ao asseverar que “o governo da Ana Julia deve explicações, o deputado Puty deve explicações.”.

Para facilitar o trabalho, a professora Edilza passa a prova, que consiste nas seguintes questões:

01. Como o Picanço chega ao poder?
02. Como Cláudio Cunha chega ao poder na SEMA? Como foi o processo de escolha?
03. Como Ferrerinha chega a candidato pelo PT a deputado estadual? Com quem ele fez campanha? Porque ele cita determinados nomes?
04. Como o PT não soube escolher seus parceiros?
05. Quem indicou o secretário adjunto da SEFA? Ele surge como?

No entreato, a professora Edilza Fontes lança um desafio ao deputado Puty, instando-o a dissertar sobre o tease por ele oferecido sobre o irmão da deputada estadual Simone Morgado: “Tem alguma denúncia á fazer? Faça. O irmão não foi indicado no governo da Ana Julia? Porque calou se tinha algo contra? Todos nós queremos saber.”.

Por mais que o deputado Puty se esforce para responder às questões, dificilmente conseguiria êxito no teste. Nem ele, ou qualquer outro político que, nesta politica, se presta a fazer o jogo a que se propôs: sabemos nós que não é possível, guardadas raríssimas e honrosas exceções que eu não enxergo no Pará, alguém obter 120 mil votos apenas com a pureza de uma suposta boa alma.

Promessa de novo shopping


Depois do lançamento do Complexo Alter do Chão, em outubro passado, que incluiria Centro de Convenções, shopping e cinena, nas margens da rodovia Fernando Guilhon, eis que surge agora a notícia que o PátioBelém vai construir um shoping com cinco salas de cinema em Santarém.

Bradesco exige procuração para uso de caixa eletrônico de agência em Santarém

O leitor Fernando Reis fez um comentário sobre a postagem "Bradesco manda cliente pagar conta em farmácia":

Passei uma situação um tanto quanto constrangedora no mesmo banco hoje, mas na agencia do centro.

Meu pai me pediu para fazer uma operação no auto atendimento para ele, já que o mesmo tem 66 anos, e além de não ter habilidades com as maquinas, tem andando com a saúde bastante debilitada devido uma dengue.

Munido do cartão/senha/códigos, fui até uma terminal onde próximo havia uma funcionaria em pé, e antes que pudesse iniciar a operação, ela me indagou o que eu queria, a informei e ela afirmou que eu não poderia, a não ser se tivesse uma procuração.

Eu posso ser impedido de fazer isso no auto atendimento (caixa eletrônico)? Posso está enganado, mas acredito que não. Para não “arrumar confusão”, me dirigir a outro terminal para realizar a operação normalmente.

O mais engraçado, que quando é algum 171, não vejo ninguém do banco questionado.

Complicado esse banco.

Projeto político de Jatene para Santarém endossa articulações de Lira Maia e Alexandre Von


O governador Simão Jatene(PSDB) definiu com os deputados Lira Maia(DEM) e Alexandre Von(PSDB) a estratégia política para as eleições de 2012 em Santarém.

Na última sexta-feira(25), Jatene recebeu Von para uma conversa que contou com a presença do chefe da Casa Civil Zenaldo Coutinho.

Anteontem(28), Lira Maia foi recebido por Jatene, na condição de presidente do Democratas.


Nesses dois encontros, Jatene reafirmou o prestígio que os parlamentares terão do governo do estado nas eleições municipais de 2012 em Santarén, e em alguns casos, em outros municípios do Oeste do Pará.


Na conversa, Jatene reafirmou que não governará 'excluindo prefeitos advesários", mas deixou claro que o encaminhamento das demandas dos municípios, bem como o preenchimento de cargos estaduais respeitará "os votos de cada um nas últimas eleições".

Jatene já está de posse, desde dezembro, da lista dos pleitos importantes para o município de Santarém assinada por Lira Maia, Helenilson Pontes, Alexandre Von, Nélio Aguiar, Erasmo Maia, Jailson Costa e Anderson Pinto. "Este documento é que norteará as ações do governo do estado em Santarém nos próximos 4 anos", afirmou Lira Maia.