segunda-feira, 7 de maio de 2012

Reitor manda apurar denúncias e desarticula 'golpe' do vice-reitor da UFOPA


Clique na imagem para ampliar.

Érick vai à prefeitura, mas nega candidatura


O médico Erick Jennings liderou hoje de manhã uma comitiva de comunitários do Pajuçara que se encontrou, em audiência, com a prefeita Maria do Carmo.

Alcançado pela redação do Blog do Estado, Erick deixou claro que esta iniciativa não se configura como movimentação política. O médico vem sendo apontado como pré-candidato do PV à Prefeitura de Santarém. 

Ele informou que dificilmente seu nome será indicado como candidato, embora reconheça que recebe pressões para entrar na disputa. "Sem segundo turno não vejo viabilidade nesta candidatura", desconversou o médico. 

"Mas o PV vai se reunir comigo na próxima semana para tratarmos do assunto, mas hoje eu diria que não sou candidato", encerrou.

Na reunião com a prefeita e os comunitários do Pajuçara ficou pactuado:
 
1-Linha de ônibus passando pelo Pajuçara, Carapanari, São Francisco e Irurama;
2-Implantação de futura Unidade básica de saúde do Pajuçara, referência para a região das praias;
3-Área Pública de acesso a praia, que devera ser projeto piloto para outras comunidades;
4-Manutenção da estrada para permitir passagem se ônibus.
5-Maior presença de policiais para mais segurança.


A obsessão petista pela censura


Erica Lanuck
 
A obsessão do Partido dos Trabalhadores em controlar todas as instâncias que podem controlar seu poder ganhou um novo round com as declarações do presidente do PT, Ruy Falcão, no sentido de que o próximo inimigo a ser abatido pelo governo deve ser a imprensa.
As frases de Falcão falam por si só. Como contrastam com o projeto político do PT, os meios de comunicação devem ser contidos.

Leia aqui as declarações de Ruy Falcão http://migre.me/8YpHm.

Essa obsessão petista pela censura vem de longe. Ficou mais forte com a revelação de que o partido estava à frente do maior escândalo político da história recente: o mensalão.
O sonho do PT é passar à população a ideia de que todas as irregularidades envolvendo seu governo não passaram de uma “conspiração midiática”.
A primeira tentativa de amordaçar a imprensa ocorreu em 2004, quando foi encaminhado ao Congresso um projeto criando o Conselho Federal de Jornalismo. O Conselho teria poderes de "orientar, disciplinar e fiscalizar" o exercício da profissão. Poderia punir jornalistas. A Câmara vetou a iniciativa.
 Mas o esforço agora é fazer valer o seguinte raciocínio: já que o bicheiro Carlinhos Cachoeira estava por trás das gravações que deram origem ao mensalão, logo o escândalo não existiu. A precariedade e cinismo da estratégia é risível, mas ainda há setores do PT que insistem nessa tese.    
Para essa estratégia prosperar é preciso que o processo do mensalão, que corre no STF, se transforme em peça de ficção, assim como a existência incômoda do empresário Marcus Valério, além de inúmeros acontecimentos como o repasse de recursos ilegais a parlamentares em um shopping de Brasília ocorridos até 2004.
 O próprio ex-presidente Lula atuou bastante para que a CPI do Cachoeira tivesse dois alvos claros: o governador de Goiás, Marconi Perillo, que o alertou sobre a existência do mensalão, e a revista Veja, órgão de imprensa que mais incomoda o PT.
O ataque a Veja contém outro cinismo. Na superfície, condena-se os métodos da revista como antiéticos. Mas quando os mesmos métodos são utilizados contra oposição por outros veículos, o PT aplaude.
 O problema da estratégia de Lula contra a Veja e Perillo é que o escândalo Cachoeira acabou trazendo a tona novos fatos e personagens como o governador do Distrito Federal, o petista Agnelo Queiroz, a construtora Delta, principal empreiteira do PAC, e até  mesmo o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral.
Como sinal desses novos tempos petistas, o ex-presidente Fernando Collor de Mello está na CPI do Cachoeira no autodeclarado papel de guardião dos documentos da comissão. Não quer que nada inconveniente vaze para a imprensa.
Outro nível de ação do governo é pagar fortunas para alguns jornalistas atacarem a imprensa e a oposição.
Sustentados por verbas de empresas estatais, profissionais como Paulo Henrique Amorim e Luiz Nassif, lideram uma verdadeira cruzada contra partidos como Democratas, PSDB e a todo que ousem a não baixar a cabeça para o projeto de poder petista.
O patrono desses agentes tem nome e sobrenome: o ex-ministro da Casa-Civil, José Dirceu, considerado pela Procuradoria Geral da República o chefe da quadrilha que resultou no mensalão. Em seu blog, Dirceu aconselha a população a se informar principalmente por esses jornalistas.
O governo Lula também iniciou uma política de repasse de recursos públicos por meio de verbas de publicidade para periódicos cujas linhas editoriais auxiliem o governo. O valor da fatura: R$ 10 bilhões!
Além disso, historicamente, em todos seus Congressos o PT repete a ladainha de controlar a imprensa por meio dos chamados “marcos regulamentários”. No último deles, em dezembro do ano passado, os militantes foram conclamados a enfrentar questões como “o controle de meios por monopólios, a propriedade cruzada, a inexistência de uma Lei de Imprensa”.
O novo nome da censura para o PT é: “controle social da mídia”. Como o governo controla os chamados “movimentos sociais”, o círculo se fecha. O que se quer é o controle da mídia pelo governo.  

A Argentina vive processo semelhante, porém mais agressivo do que o brasileiro de luta estatal contra a imprensa. Confira: http://migre.me/8Ysgc 

Por trás de todas essas campanhas não está o interesse público ou um suposto bem do País. Os personagens que atacam o jornalismo são movidos pelo rancor de terem sido descobertos.  Buscam, portanto, não acabar com a corrupção, mas aprisionar os meios que divulgam a roubalheira.

Rio Tapajós beira os 8 metros

Ontem à noite, a régua fluviométrica da Agência Nacional das Águas(ANA) marcou 7,97 metros.

O nível do rio Tapajós deve alcançar hoje de manhã a marca de 8 metros, 32 centímeros a menos que o pique da enchente de 2009, registrado em 1o. de junho daquele ano.
----
Atualização: 08.05.2012, às 08h12 
O nível do rio Tapajós ultrapassou hoje de manhã a cota de 8 metros.