terça-feira, 11 de agosto de 2009

Minc: Boi pirata vai virar churrasquinho do Fome Zero

Novo Progresso - A Operação Boi Pirata II, que visa coibir o desmatamento ilegal na Amazônia para criação de gado, em andamento no oeste do estado do Pará, no município de Novo Progresso, recebeu a visita do Ministro de Estado do Meio Ambiente, Carlos Minc.

O ministro esteve na fazenda Barroso, ocupada pelo Ibama, ela fica na entrada da zona norte da Floresta Nacional, Flona do Jamanxim, região onde os índices de desmatamento são muito altos, lá falou à imprensa e anunciou o saldo da operação até o momento. Seis mil cabeças de gado já foram retiradas da Flona, 15 mil estão saindo e 1700 cabeças estão sendo apreendidas hoje e serão doadas aos programas sociais do Governo Federal. “Boi pirata vai virar churrasquinho do Fome Zero”, disse.

Foram apreendidos até o momento: 14 armas, 1000 litros de óleo diesel, que era transportado dentro da Flona de modo irregular, quatro tratores, sendo dois de esteira, três caminhões, uma serraria móvel. Foram detidas 17 pessoas e lavrados 27 autos de infração, que geraram 23,86 milhões de reais.

De acordo com Carlos Minc, quem não tirar seus rebanhos da Flona, o mais rápido possível, perderá o gado. Segundo ele, quem entrou em terra que não era sua, tem que tirar o gado imediatamente. Disse ainda que todas as fazendas serão multadas, pois é crime ocupar áreas da União, isso dá cadeia.

Carlos Minc salientou que desta vez não se repetirão os episódios de Paragominas/PA, quando servidores do Ibama foram agredidos de uma forma covarde e criminosa em operação contra madeireiros que agiam de forma ilegal, para isso, conta com um grande efetivo policial, que garantirá a segurança de seus agentes. Para a Operação Boi Pirata II, estão disponíveis dois helicópteros, um caminhão tanque exclusivo para abastecer as aeronaves, 25 veículos próprios para as estradas da região, além de agentes ambientais do Ibama de vários estados brasileiros, policiais federais, policiais da Força Nacional de Segurança Pública, policiais militares ambientais do Distrito Federal, policiais militares e tropa de choque do estado do Pará, que somam quase 160 pessoas.

Como alternativa ao desenvolvimento da região de Novo Progresso, Minc falou na Operação Arco Verde, que é desenvolvida por vários ministérios e que prevê regularização fundiária, documentação das pessoas, crédito agrícola, enfim, um mutirão de cidadania. A Arco Verde busca o desenvolvimento de regiões que foram objeto de fiscalização prévia.

O ministro falou também que apesar de movimento de vários políticos locais insuflando as pessoas a colocarem fogo na base operativa do Ibama, de um juiz do estado do Pará tentar prender o coordenador desta operação e da pressão política e econômica para manter o desmatamento na região, a Operação Boi Pirata II seguirá de forma inequívoca.

Por Badaró Ferrari

Pontuando - José Olivar

O aeroporto de Santarém continua uma lástima e a Infraero não realiza o seu trabalho a contento, basta ver as péssimas acomodações e a existência de uma só esteira rolante para a recepção de bagagens. Apesar do grande fluxo de passageiros, com índice altíssimo, nada é feito e o desrespeito a todos, é total.
Leia mais aqui.

Lúcio Flávio Pinto - Terra arrasada

O que distingue a regularização fundiária dos militares da que o governo Lula começou a realizar agora na Amazônia? Talvez as diferenças sejam apenas superficiais. Na essência, o objetivo é o mesmo: continuar a submeter a Amazônia à ação do colonizador. E do predador.
Leia mais aqui

Concursados não tomam posse e perdem vagas na Seduc

27 professores e técnicos em educação aprovados no concurso da Seduc para Santarém não tomaram posse e perderam as vagas por decreto da governadora.
Leia mais aqui.

“Uniam será referência na Amazônia”, diz Seixas Lourenço

Ronaldo Brasiliense:

Presidente da Comissão de Implantação da Universidade do Oeste do Pará, o professor José de Seixas Lourenço, ex-diretor do Museu Emilio Goeldi, ex-reitor da Universidade Federal do Pará, antecipa os próximos passos da futura universidade, em vias de ser aprovada no Senado e sancionada pelo presidente Lula, que poderá ter como sigla Uniam. Lourenço diz que a futura universidade terá uma comunidade com 14 mil pessoas e será referência na Amazônia.

O que está faltando para a implantação definitiva da Universidade Federal do Oeste do Pará?
LOURENÇO - O projeto já foi aprovado na Câmara dos Deputados e está em tramitação no Senado. Estamos torcendo para que a Universidade do Oeste do Pará não seja atingida por uma bala perdida nesse tiroteio que está havendo no Senado. Tão logo o projeto seja aprovado no Senado, vai à sanção do presidente Lula.

E após a sanção presidencial, o que vai acontecer?
LOURENÇO – Estamos com concurso engatilhado para contratar pessoal já a partir de outubro. Docentes e pessoal técnico e administrativo. A meta é ter uma comunidade universitária com 14 mil pessoas, entre docentes, técnicos, administrativos e alunos – que serão dois mil por ano, ou oito mil em quatro anos, tempo que se leva em média para se formar.

Além da sede da Universidade, em Santarém, quantos campus e núcleos serão criados em outros municípios do oeste do Pará?
LOURENÇO – O projeto de lei prevê campus em Itaituba, Oriximiná e Monte Alegre e núcleos em Óbidos, Juruti, Alenquer, Almeirim, Novo Progresso e Jacareaganga, mas podemos nos expandir em toda a Calha Norte. Em cada campus haverá de 10 a 12 docentes e teremos também ensino à distância via Universidade Aberta do Brasil.

Concurso público: jogo de empurra também em Belterra

De um leitor do Blog do Estado:

Vejo frequentemente o Blog do Estado do Tapajos, e vi sua nota do qual falava sobre o concurso de Santarém, no qual o secretário joga para a prefeita e a prefeita idem,
porém, gostaria de ressaltar que estamos entrando com 1 ano do concurso da prefeitura de Belterra, no qual apenas o setor de saúde e educação já foram chamados em janeiro.
Havia uma previsão de que em maio chamassem os setores restantes, mas essa previsão passou para junho, e já estamos em agosto, completando praticamente 1 ano do referente concurso.
Neste ultimo mês, liguei e não há mais previsão, sendo que a pessoa responsável pelo setor de administração me disse que havia um cronograma para ser cumprido, porém o mesmo não está sendo cumprido.
Estamos na mesma situação com relação à prefeitura de Santarém, pois os temporários continuam e os concursados estão sendo deixado para escanteio, desrespeitando a nossa própria Carta Magna que, no art. 37 inciso segundo, diz que para ser investigo em cargo publico, só é possível através de prévia aprovação em concurso publico de provas ou provas e títulos.
A lei garante a contratação de temporários em casos excepcional de interesse público.
Espero que o senhor possa averiguar algumas informações sobre o assunto, já que o de concurso de Santarém é bastante comentado e gostaria que o de Belterra também fosse posto em pauta.

Deputado quer fiscalização nos planos de saúde que não atendem pacientes com supeita de gripe A no Pará

O deputado estadual Carlos Martins- PT protocolou hoje, na Assembléia Legislativa do Pará, requerimento solicitando aos órgãos responsáveis que efetuem uma intensa fiscalização nos hospitais, postos e unidades de saúde do Estado, conveniados com planos de saúde, para verificar possíveis recusas de pacientes com suspeita da gripe A, ou de pacientes que tenham adquirido o vírus e necessitem de tratamento.
A medida do deputado está embasada em denúncias feitas pela imprensa local de que pessoas, com suspeitas de terem contraído o vírus A H1N1, não estavam sendo atendidas por alguns hospitais de Belém.
No Pará, até o último dia 09 de agosto, foram registrados 50 casos de pessoas infectadas com o vírus A H1N1.

Jogo de empurra

Perguntado por um repórter da Rádio Rural, o secretário de administração Cássio Portela diz que nada pode falar sobre a data em que os concursados da prefeitura de Santarém serão efetivados e que a pergunta deve ser endereçada à prefeita Maria do Carmo.
A prefeita, quando indagada sobre o assunto pelo mesmo repórter, diz que a pergunta deve ser respondida pelo secretário de administração.
Enquanto isso, o tempo passa, o tempo voa, e quem manda na prefeitura continua numa boa....

Carpegiane vai dirigir Pantera

Parece que a diretoria do São Raimundo criou juízo e resolveu efetivar Carpegiane no comando da equipe para o jogo contra o Gênus, de Rondônia, domingo, em Porto Velho, desistindo, assim, de contratar o treinador Vitor Jaime.
Carpegiane era o treinador interino desde que Arthur Oliveira pediu o boné depois da derrota de 3 x 0 para o Moto Club, no último domingo, em São Luiz.

Trapalhada da defesa civil

No momento em que a defesa civil deveria apoiar a reconstrução de casas e próprios públicos na zona de várzea castigada pela enchente, a prefeitura ainda está na fase de destribuir cestas básicas com bastante atraso.
Madeira, pelo visto, só na próxima cheia e para fazer marombas, apenas.

Historiador aponta erros e omissões em revista editada pela FIT

Hélcio Amaral de Souza

Fui informado pelo Jornal O Estado do Tapajós da resposta dada a meu comentário sobre o Catálogo “Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém”, projeto que tem como Coordenadora a Mestra em História, Prof. Antonia Terezinha dos Santos Amorim.

Permito-me fazer algumas considerações: concordo com que afirma a Mestra quanto ao conceito de nossa querida Faculdades Integradas do Tapajós, da qual sou seu ex aluno. Confirmo que não tenho formação universitária em história, mas isto não me proíbe de ter informação em história, fato até mesmo curioso, pois, nossos saudosos Wilson Dias da Fonseca, Paulo Rodrigues dos Santos, João Veiga dos Santos e nosso querido e respeitado Wildi Dias da Fonseca, autor de Santarém Momentos Históricos, a obra mais consultada pelos educadores e educandos de Santarém, suas obras foram fruto de intensa pesquisa.

Não tenho a intenção de polemizar este assunto, até mesmo por que, mais importante é revermos documentos e fazer deles nosso subsídio.

Somente agora chegou-me às mãos a Revista “Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Santarém”, na qual encontrei algumas informações que merecem ser retificadas. Segue a sugestão:

1- Página 15.- Garapeira Ypiranga- o nome carinhoso “Pequinino” era dado ao Sr. Cipriano Rocha, penúltimo proprietário da referida garapeira;

2- Página 16.- Solar do Barão de Santarém- sugiro retirar a afirmação de ter funcionado agência do Banco do Brasil no respectivo prédio histórico;

3- Página 21.-Solar do Barão do São Nicolau – As letras encontradas no gradil não correspondem as iniciais do nome do Sr. Pedro José Rosas Salgado.

4- Página 22- Igreja de Nossa Senhora Assunção- substituir o nome do italiano ”Antonio José Laudi”por Antonio José Landi e se possível, transferir a Vila Franca para a margem esquerda do Rio Tapajós;

5- Página 24- Taperinha- Substituir “Antiga Casa de Campo do Barão de Santarém” por Sede da Fazenda Taperinha;

6- Página 35- Antigo Sobrado da família Miléo- substituir “Pedro José Rosa Salgueiro” por Pedro José Rosa Salgado;

7- Página 39- substituir- “Travessa Galdino Veloso” por: Rua Galdino Veloso;

8- Página 42- na última fotografia, substituir o endereço para rua Floriano Peixoto Nº 845.

Ultimato da operação 'Boi Pirata 2' acaba em Novo Progresso

No AMAZÔNIA:


Hoje termina o prazo dado pela operação Boi Pirata 2, do Ibama e Polícia Federal, para que 23 fazendas façam a retirada de 15 mil cabeças de gado de propriedades que ocupam ilegalmente a zona norte da Floresta Nacional do Jamaxim, em Novo Progresso, município às margens da rodovia BR-163 (Cuiabá-Santarém), e que fica a 1.639 km de Belém.
Esta é a maior operação já realizada pelo Ibama para desocupação de uma unidade nacional de conservação e apreensão de gado em áreas de proteção ambiental, segundo o coordenador da ação, o analista ambiental Leslie Tavares. Ele disse que a expectativa é de que 60 mil animais criados irregularmente nesse parque federal sejam transferidos espontaneamente pelos ocupantes ou confiscados para os projetos sociais da União.
Além do Ibama, 160 homens da Polícia Federal, do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Pará, Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, Polícia Rodoviária Federal, dois helicópteros e um caminhão-tanque estão em Novo Progresso. O saldo da operação contabiliza até hoje 11 prisões, sete acampamentos de desmatamento estourados, 16 motoserras apreendidas junto com um trator de estreira, 11 revólveres e até duas motocicletas roubadas.
Pelo menos 20% da flona já foi desmatada em corte raso para pastagem, e 60% de toda a área ocupada e desmatada na flona está abandonada, de acordo com o coordenador. 'A área já está em regeneração. Isso demonstra que a criação de gado na região é problemática', completou.
Leslie Tavares informou que uma equipe formada por 30 agentes da Polícia Federal e do Ibama fizeram a ocupação estratégica da Fazenda Barroso para cumprir execução. O acesso à propriedade está bloqueado por meio de uma barreira policial, que faz o monitoramento de entrada e saída no local

Dirigentes canastrões

Os bastidores do São Raimundo estão irrespiráveis.
Os dirigentes e cartolas querem porque querem atrapalhar o time na segunda fase da série D.
Trazer treinador de fora - Vitor Jaime - a esta altura do campeonato é arriscar demais.
Depois, não digam que este site não avisou.