terça-feira, 11 de novembro de 2008

Numerologia de Odair

O vice-governador Odair Corrêa não pára um instante na cadeira de governador em exercício no Palácio dos Despachos, em Belém.
Hoje, o nosso vice está na cidade maravilhosa, tentando convencer Ricardo Teixeira, o todo-poderoso-chefão da CBF, a definir o Pará como uma das sedes da copa do mundo de 2014.
Mas há quem diga que o nosso vice não vai perder a viagem ao Rio de Janeiro sem ter consultado os búzios para saber se, mesmo na mais canhestra numerologia, há alguma chance do presidente eleito Barack Obama vir ao Pará discutir o futuro da Amazônia, a convite dele, Odair.
A mania do nosso vice por numerologia está impregnada até em seus delírios oníricos depois que o nosso vice, ao despertar de um sono profundo, se deu conta que Odair e Obama começam pela letra 'O" e seus nomes são formados por cinco letras.

Padre com 5 filhas afastado em Goiás

Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Goiânia decidiu demitir o padre Osiel Luiz dos Santos, 20 anos depois de ele ter se casado. A medida foi tomada em maio, mas divulgada apenas na semana passada. O desligamento deverá ser lido em todas as capelas, comunidades e paróquias por três domingos. Hoje, ele tem cinco filhas. Depois do afastamento, porém, continuou fazendo celebrações em casas e espaços para eventos — teriam sido celebrados pelo menos 400 casamentos e centenas de batizados. “Eu faço aquilo que o povo me pede. Mas explico que sou casado e o que eu faço não é com ordem da diocese”, afirma Santos. No site da arquidiocese, uma nota considera o comportamento do religioso “arbitrário, ilegítimo e ilícito”. A assessoria da arquidiocese informou que os casamentos feitos por Santos depois que ele se casou serão anulados. Mesmo com a decisão, o padre garante que vai continuar fazendo as celebrações.

Memória de Santarém - Lúcio Flávio Pinto

O Dia-a-dia(1963)

Em julho, o presidente João Goulart determinou prioridade um à construção da hidrelétrica de Curuá-Una e ao porto de Santarém, "obras que desejo inaugurar até 1965, como homenagem do meu governo à Amazônia", sob a responsabilidade da SPVEA (Superintendência do Plano de Valorização Econômica da Amazônia). Nenhuma das duas obras havia sido iniciada de fato até então. A inauguração ficou no desejo. Jango foi deposto por um golpe militar em 31 de março de 1964.
*
O São Raimundo venceu o torneio início do campeonato santareno de 1963, derrotando o São Francisco na final, com o seguinte time: Flexa, Estelito, Piraca, Javali e Acari; Mazinho e Inacinho; Verde, Mauro Gato, Zemaria e Ninito.
No entanto, no primeiro jogo pelo campeonato o São Francisco, bicampeão, deu de 7 a 3 no seu grande rival, com 3 gol de Afonso, 2 de seu irmão, Cristóvam, e um de Edwar.
O São Francisco foi também o único time de Santarém a vencer (por 4 a 2) o Maranhão Atlético Clube, em sua excursão por Santarém, em 1963, com uma vitória (2 a 1 contra o América) e um empate (por 1 a 1 com o São Raimundo).
*
De passagem por Santarém, o famoso cômico Zé Trindade se exibiu no Cine Teatro Cristo-Rei, "oferecendo ao público local um espetáculo ligeiro, de piadas, histórias engraçadas que de algum modo agradou pelo seu ineditismo".
*
Em agosto, foi criada a Sociedade Cooperativa Agropecuária do Lago Grande da Franca, tendo como seu presidente Ítalo Amazonas Miléo. Os outros diretores eram Nelson Rodrigues Coelho e Sansão Bento Lourido. Os conselheiros: Agapito Guimarães de Oliveira, Gondeberto Batista Diniz, Raimundo Amaral Mariano e Daniel Domiciano Soares da Silva.
*
Cumprindo um ritual que na época ainda se praticava, em novembro, Wilson Dias da Fonseca, o maestro Isoca, fez, em nome do seu colega de Banco do Brasil, Izaías Lisboa Filho, o pedido de casamento de Conceição. O pedido foi aceito "com satisfação" pelos pais da noiva, Alfredo e Maria Braga Coelho, em meio a uma "magnífica recepção" que promoveram em sua residência.

Emenda que possibilita emancipação de Mojuí vai a plenário

Mojuí dos Campos e Castelo dos Sonhos são dois distritos que a comissão especial da Câmara Federal incumbida de dar parecer à PEC 495, reunida ainda há pouco, concordou em transformar em novos municípios paraenses, além de 29 municípios do Rio Grande do Sul.
Emenda do deputado santareno Lira Maia(Democratas) garantiu que os municípios criados, embora não instalados até a promulgação da PEC 495, ficam autorizados de serem instalados até 2013, como é o caso dos dois distritos de Santarém e Altamira.
A PEC 495 já seguiu para votação pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Duetto e botos vão levar ferro

Desculpe o trocadilho.
Mas uma empresa que vende ferro acaba de conseguir na justiça santarena avançar na cobrança de dívida contraída pela Duetto Promoções e os botos Cor de Rosa e Tucuxi.
Esta semana o juiz do feito mandou o processo para cálculos finais.
Na volta, ordenará a cobrança judicial.
Depois, mandará executar os três devedores solidários.
Tomara que o trio cambalacheiro do Çairé tome ferro.
Já era tempo.

Concursos e reajuste para servidores estão ameaçados

Primeiro foi o ministro Guido Mantega a falar sobre a ameaça sofrida pelo funcionalismo público. É que o reajuste já negociado com 16 categorias e 750 mil militares pode não ocorrer. Agora, é Paulo Bernardo. Nesta terça-feira, o ministro do Planejamento endossou as palavras do colega da Fazenda. A razão é a mesma: a crise mundial da economia.
Segundo Bernardo, o risco ocorre se o feito negativo da crise for muito maior que o esperado na economia brasileira, causando um cenário mais grave de perda de arrecadação. Ele se refere às parcelas que seriam pagas em 2009 e 2010. O ministro explicou que os aumentos previstos para este ano já estão sendo pagos.
Em igual situação, também está a realização de concursos públicos previstos e a substituição de terceirizados. “O problema não é a realização do concurso, que não gasta nada, mas os atos de nomeação”, explicou.

18,1% dos servidores públicos já cobraram propina

A Comissão de Ética Pública da Presidência se assustou com o resultado de um pesquisa realizada pela Universidade de Brasília (UnB). É que 22% dos servidores públicos e 78% de integrantes da Sociedade Civil admitem que já deixaram de seguir alguma regra legal. O levantamento mostrou ainda que 18,1% dos funcionários de órgãos públicos afirmaram terem cobrado propina.

Por isso, a Comissão quer discutir novas formas de conscientizar os brasileiros sobre a importância de denunciar o descumprimento das leis. Uma das propostas é a divulgação de cartilhas sobre o assunto.

Veja outros números da pesquisa realizada com 2 mil entrevistados no serviço público:

- 51% se consideram éticos
- 18,1% já cobraram propina
- 22% já deixaram de seguir alguma lei
- 23,5% tiveram algum receio de sofrer punição ao descumprimento da norma
- 10% discordam com o texto da norma desobedecida
- 7% consideram as normas confusas
- 8% não acreditam no cumprimento da norma

Na sociedade civil
- 78% já deixaram de seguir alguma lei
- 42% não tiveram receio de sofrer punição
- 60% se consideram éticos
- 50% contatariam parentes se ocupassem cargos de direção no ser
viço público


Passageiros deixados do lado de fora do porto da CDP



Passageiros de embarcações que partem do porto da Companhia Docas do Pará em Santarém rumo a Manaus, Belém, Macapá e outras cidades da região norte reclamam o novo horário de embarque estabelecido pela companhia há cerca de três meses. Segundo eles, as pessoas têm pouco tempo para arrumar as bagagens e seguir viagem, além do local não possuir espaço cômodo enquanto se espera para embarcar ou buscar encomenda. "Não sei o que aconteceu. Agora a gente tem que ficar horas esperando a boa vontade deles para pegar encomenda, isso quando alguém do barco vem aqui e traz a lista dos nomes a quem é direcionada a encomenda. Se não tiver já era, como aconteceu comigo semana passada. O meu irmão mandou uma encomenda de Manaus para a minha mãe que estava doente e não pôde vir aqui buscar. Quando cheguei aqui no portão o nome dela constava na lista mas eles não quiseram me dá a encomenda, mesmo mostrando a identidade dela. Resumindo, a encomenda voltou, o meu irmão foi fazer procuração no barco e disseram que tinham nos entregado", revoltado disse o professor de física, Daniel Castro, acrescentando que é preciso criar outro mecanismo para resolver esse problema. "Eu acho que deveriam contratar umas três pessoas para que fizessem procuração das encomendas nos barcos. Você viria no porto, trazia a documentação e eles verificariam se ela teria sido transportada pela embarcação. Dessa forma, não acumularia tudo isso de gente aqui na frente", destacou.
A senhora Marinete da Silva Costa, 73 anos, reclama a falta de espaço adequado para esperar o horário de embarque. "Só tem esses dois banquinhos aqui. Antes, a gente ia direto para o barco, deitava e só esperava a embarcação sair. Agora mudou tudo, os nossos parentes não podem nem chegar perto do barco para se despedir da gente", comentou a aposentada que veio visitar a família em Santarém e volta para sua atual residência em Manaus, lembrando que além disso a viagem está mais cara. "As passagens estão subindo, não se pode levar tanta bagagem e o preço da alimentação e muito aquém do nosso salário e gosto. Falando sério, a comida é muito ruim", reclamou.
Durante a manhã da última sexta-feira (07) dezenas de pessoas aguardavam o horário para tentar embarcar ou buscar encomendas. Segundo um dos guardas que trabalha na CDP, a instituição de regras para a entrada no porto é para evitar que acidentes aconteçam e garantindo um espaço mais seguro para a população que aos poucos vai ter que se acostumar. "Acredito que em breve as pessoas vão agradecer por essa demora. Tudo isso faz parte de uma série de medidas de segurança a fim de evitar furtos em embarcações que antes aconteciam em número acentuado, além de prevenir outros acontecimentos negativos", contou o servidor que preferiu não se identificar.
O horário de embarque e para o recebimento de encomendas acontece das 10h às 10h30min e das 13h às 13h30min. Em geral, as embarcações saem ás 14h.

Prédios na av. Tapajós terão altura máxima de 17 metros

Alessandra Branches
Repórter


O secretário municipal de Planejamento Everaldo Martins anunciou, quinta-feira, que o novo Código de Obras do município vai estabelecer uma altura máxima de 17 metros para os prédios que serão construídos em toda a extensão da avenida Tapajós, na orla de Santarém. Durante um debate promovido por uma emissora de rádio, Everaldo aproveitou para reclamar da necessidade das famílias construírem sumidouros em frente suas casas quando as avenidas e ruas estiverem sendo asfaltadas pelo governo. Mas as mudanças em relação ao novo Código de Obras, cujo projeto-de-lei ainda está sendo analisado pela 2ª Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Santarém estão apenas começando. À exceção da Associação Comercial e Empresarial de Santarém(ACES), por enquanto, nenhuma entidade civil organizada se mobilizou a fim de enviar propostas para que o projeto-de-lei seja alterado e a previsão é de que o novo código seja aprovado só em 2009.
O vereador Henderson Pinto (DEM) Henderson alertou para a necessidade de avaliar novamente a questão da expansão da zona urbana de Santarém. Segundo Pinto, ela não precisa ser necessariamente contínua, pode ser desmembrada, dependendo as características dos locais como a vila balneária de Alter do Chão.
O arquiteto Ari Rabelo questionou a regulamentação de limites para elevação em alguns pontos da cidade que está consolidada pelo novo Código em apenas 04 pavimentos e reforçou a discussão quando a expansão da zona urbana da cidade.
De acordo com informações dele que faz parte da Câmara Técnica da Associação Comercial e Empresarial de Santarém, é preciso discutir isso mais uma vez, equilibrando o aproveitamento do terreno e a ventilação do resto da cidade.
Para Ary Rabelo é preciso definir regras básicas para a construção ao entorno da área histórica da cidade, delimitando o que é permitido, tolerável e proibido, verificando também, se está sendo destinada área específica para infiltração das águas pluviais, já que a taxa de ocupação na área central é de 93%. "O desrespeito com os dispositivos previstos no Código de Obras atual é notório. As calçadas do centro comercial e de toda a cidade estão desniveladas, causando transtorno para os pedestres que se aventuram no sobre e desce dos degraus que em alguns locais se tornaram pontos comerciais, jogando os transeuntes para o meio de ruas movimentadas e estreitas. Muita coisa tem que ser discutida ainda", conclui Rabelo.

Alimentos Gravídicos

José Olivar

O Presidente Lula sancionou a Lei nº 11.804, de 05 de novembro/08, que disciplina o direito a alimentos no período da gravidez. Em outras palavras, a mulher gestante tem direito de ir a Juízo pedir que o pretenso pai do nascituro arque com as despesas de alimentação especial, assistência médica, psicológica, exames, internações, etc., desde que haja indícios suficientes da paternidade, cabendo ao Juiz - convencido de tais indícios - determinar o pagamento dos alimentos gravídicos até o nascimento da criança, quando passarão a ser pensão alimentícia se confirmada a paternidade. Quero saber como ficará a situação do alimentante se ficar comprovado que ele não é o pai e já pagou tais alimentos, visto que as disposições neste sentido foram vetadas?

PEC do Nepotismo

A PEC de nº 334/96 foi a tônica do bate-papo que a Agência Câmara promoveu nesta quarta-feira com o relator do texto, Dep. Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). Para o relator a votação da PEC é necessária, uma vez que seu texto cobrirá as omissões da Súmula 13 do STF, sobre o assunto. Na referida Súmula algumas situações não são observadas, tal como o nepotismo cruzado ou triangular, que ocorre quando uma autoridade contrata parentes de outra para disfarçar o nepotismo, assim como a indicação de parentes para cargos políticos (Ministros, Secretários de Estado e Municipais), fato que a PEC contempla.

Cassinos no Brasil

A mídia vem abordando a existência de projeto de lei instituindo e legalizando os cassinos no Brasil, liberando jogos de azar, caça-níqueis e outros. Pelo que se comenta haverá dois grandes cassinos na Região Norte. Espera-se que Santarém, melhor dizendo, Alter do Chão e arredores, possa sediar um desses cassinos que trará empregos e fará circular dinheiro além do turismo que será incrementado. Se aprovada a lei, devemos lutar para que a Região seja contemplada.

Atrasos inadmissíveis

Do Espaço Aberto:

Com todo, mas com todo o respeito mesmo que merecem os estudantes que se atrasaram para a prova do Enade, mas não há explicações aceitáveis, minimamente admissíveis para atrasos como esses.
Provas como a do Enade são marcadas como meses de antecedência.
Há ampla divulgação sobre o horário.
Está tudo escrito.
E se, ainda assim, o aluno tem dúvidas sobre o horário, dispõe de semanas e semanas para esclarecer o assunto.
Se quiser, e para resguardar-se, pode – e até deve – guardar trocas de mensagens com alguém da comissão organizadora do concurso.
E se as dúvidas perdurarem, os estudantes deveriam, no dia da prova, chegar duas horas antes do horário estimado, seja lá qual for.
Pronto. Estaria resolvido o assunto.
Com duas horas de antecedência, não haveria condições de atraso – nem pelo horário de verão, nem pelo de inverno, nem pelo de outono, nem pelo de primavera.
Mas não.
Chegam em cima da hora e querem entrar.
Como não conseguem, alegam que teria havido confusão com o horário.
Mas como, se 98% entenderam direitinho e já estão lá dentro da escola, fazendo a prova?