sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

MEC divulga lista de primeria chamada no Sisu

 
A documentação necessária por ser conferida no boletim de acompanhamento do estudante, disponível no sistema ou junto às instituições. A previsão do MEC é que a segunda chamada seja divulgada no dia 26 de janeiro, com prazo para matrícula nos dias 30 e 31 de janeiro.

Serviço Florestal inicia concessão de 300 mil hectares de florestas no oeste do Pará

O Serviço Florestal Brasileiro (SFB) iniciou o processo de concessão florestal em cerca de 300 mil hectares na região de influência da BR-163, no Pará, na Floresta Nacional do Amana. A área está dividida em três unidades de manejo: uma com aproximadamente 30 mil hectares, outra de 133 mil hectares e a maior com 140 mil hectares.
O pré-edital, documento que traz informações preliminares sobre a concessão e sobre como concorrer à licitação, já está disponível para consulta. Também já foram marcadas as audiências públicas, que ocorrerão nos dias 31 de janeiro em Itaituba (PA) e 2 de fevereiro em Jacareacanga (PA). As sugestões feitas pela população nessas audiências auxiliarão na elaboração do edital de licitação, previsto para ser lançado no primeiro semestre deste ano.
A concessão visa estimular o aumento da oferta legal e sustentável de madeira em uma região antes conhecida pelo desmatamento. “A região da BR-163 precisa ter a retomada da economia florestal madeireira, mas não nos moldes anteriores, e sim por meio das concessões florestais, sem grilagem, e com empregos qualificados e de longo prazo”, diz o diretor-geral do SFB, Antônio Carlos Hummel.
Melhorias
A licitação é voltada a empreendedores do setor madeireiro de diferentes portes, e aqueles que apresentarem as melhores propostas assinam um contrato que permite realizar manejo, ou seja, a extração sustentável de madeira na área por até 40 anos.
Neste pré-edital, o SFB adotou novos procedimentos para ampliar a participação dos candidatos. Uma das principais mudanças foi o estabelecimento de um preço mínimo único pelo metro cúbico da madeira em R$ 31,45.
Se considerado o valor mínimo, o pagamento anual pela extração sustentável de madeira deve alcançar R$ 4,6 milhões por ano. Quando a concessão estiver em plena operação, a expectativa é de que sejam produzidos, anualmente, 146 mil metros cúbicos do produto.
Outra mudança é a possibilidade de o candidato vencedor pagar a garantia em três fases (antes da assinatura do contrato, após a aprovação do plano de manejo e após a aprovação do segundo plano operativo anual). Anteriormente, o pagamento era feito em uma única parcela, antes da assinatura do contrato.
Pequenas empresas, cooperativas e associações são ainda isentas de pagar os custos do edital e terão desconto de 80% no preço das auditorias independentes.
Veja as datas, locais e horários das audiências:
Itaituba
Data: 31 de janeiro, terça-feira
Local: Instituto Federal do Pará, Campus Itaituba - Estrada do Jacarezinho, s/n - Bairro Maria Madalena
Horário: 14h
Jacareacanga
Data: 2 de fevereiro, quinta-feira
Local: Centro de Referência e Assistência Social - Rua Brasilino Barbosa, s/nº
Horário: 14h
(Texto: Ascom SFB)

Novos advogados

Confira a lista dos nomes dos novos advogados habilitados junto à OAB em Santarém:.
Aqui.

Benedito Pinto Silva é o árbitro do Rai x Fran


A Federação Paraense de Futebol (FPF) divulgou a relação dos árbitros e assistentes para as partidas da primeira rodada do primeiro turno do Campeonato Paraense 2012.

Para o jogo de abertura do Parazão entre Paysandu e Cametá no próximo sábado (14), a partir das 16h, no estádio Leônidas Castro, a Curuzu, foi escalado o árbitro Joelson Silva dos Santos, com assistências de Lúcio Ipojucan da Silva Mattos e Hélcio Araújo Neves.

O clássico santareno entre São Raimundo e São Francisco, a ser realizado no sábado (16), às 19h, no estádio Jader Fontenelle Barbalho, o Barbalhão, terá à frente Benedito Pinto da Silva e os assistentes Odonaldo Alho Cardoso e Rinaldo Pimentel de Souza.

Ainda no sábado (16), se enfrentam Independente Tucuruí e Tuna Luso, no estádio Navegantão, a partir das 19h30, tendo como apitador Marco Antonio da Silva Mendonça e como bandeirinhas José Ricardo Guimarães Coimbra e Silverio Ferreira Pinto.

No fecho da primeira rodada no domingo (15) jogam, a partir das 9h45, no estádio Evandro Almeida, o Baenão, os times de Clube do Remo e Águia de Marabá, com arbitragem de Joelson Nazareno Cardoso e assistências de Marcio Gleidson Correia Dias e Alessandro Guerra Alexandre.
(Gustavo Pêna, DOL)