sexta-feira, 13 de julho de 2012

Capa da edição desta sexta-feira de O Estado do Tapajós




Clique na imagem para ampliar a capa da edição desta semana de O Estado do Tapajós.

Maria do Carmo e Lira Maia trocam farpas

Leia em O Estado do Tapajós desta semana:

A Prefeita Maria do Carmo atribui à perseguição politica sua cassação por compra de votos pelo Tribubal Regional Eleitoral.
Veja trechos das entrevistas concedidas hoje por ela e pelo ex-prefeito e deputado federal Lira Maia:

MARIA DO CARMO - "Em nenhum dos casos elencados no processo eu tive a intenção de angariar votos para mim. O resultado nas urnas foi tão elástico entre mim e o segundo colocado, que eu acho que quando se tem uma diferença de mais de 10 mil votos não há que se falar em compra de votos. Então, eu acato a decisão do TRE, mas como me é permitido por lei, eu vou tentar reformar essa decisão no Tribunal Superior Eleitoral, onde eu pretendo provar que essas provas não têm cunho político-eleitoral".

LIRA MAIA- Infelizmente, o resultado da eleição foi mascarado por força do desvio de condutas e transgressão da lei eleitoral. Nós acabamos perdendo o pleito, mas os processos continuaram. Nenhum processo novo surgiu de 2008 para cá, apenas aconteceu o julgamento agora pelo TRE que analisou as denúncias do Ministério Público. Como várias denúncias feitas acerca de crime eleitoral na campanha de 2008 foram comprovadas, o tribunal cassou a prefeita e os seus direitos políticos",

Condenação da prefeita de Santarém por compra de votos: 'Um dia após o outro....", diz Von

O deputado estadual Alexandre Von(PSDB) não quis se manifestar, ontem, sobre a condenação da prefeita Maria do Carmo, pelo TRE, por compra de votos.

Von, que é candidato a prefeito por uma coligação de 8 partidos capitaneada pelo PSDB, considera que a decisão colegiada da justiça eleitoral paraense é soberana e que o assunto tem que ser tratado no âmbito jurídico, apenas.

Acusado por Maria do Carmo, na campanha de 2004, de ter praticado corrupção eleitoral - o que jamais foi provado e por isso o processo foi arquivado pela Justiça Eleitoral - recorreu a um ditado popular para comentar a atual situação 'ficha suja' da prefeita, que o derrotou naquela eleição: '...nada como um dia após o outro.' 

Vice foi incluído na ação de compra de votos pelo MP

Pouca gente sabe, mas o nome do vice-prefeito José Antônio Rocha não foi inculído na representação inicial formulada pelo Democratas contra a expedição do diploma da chapa eleita em 2008 para a prefeitura de Santarém.

Quando a representação estava em grau de recurso no TRE, o Ministério Público Eleitoral determinou que o nome do vice fosse incluído no processo que tramitava somente contra a diplomação da prefeita Maria do Carmo.

Mas a ausência do nome de José Antônio na representação não foi mero acaso. 

O Democratas, mesmo após a derrota de Lira Maia para Maria do Carmo, em 2008, sempre manteve cordiais relações com o PMDB, presidido pelo deputado Antônio Rocha, pai do vice-prefeito e por isso nome de José Antônio foi deixado de lado, 'por consideração'.


Rotina na prefeitura de Santarém nada muda, apesar da cassação do mandato da prefeita


A prefeita Maria do Carmo permanece no cargo até o trânsito em julgado da decisão do TRE que lhe cassou o mandato e declarou-lhe inelegível por 8 anos. Isso pode se estender até o fim do mandato, em 31 de dezembro deste ano.

Isso por si só desmente a versão difundida por alguns petistas e agregados de que a punição unânime aplicada pela Corte eleitoral à Maria por compra de votos prejudicará a administração municipal.

Em 2008, quando Maria teve seu registro de candidata cassado pelo TSE, a prefeitura foi assumida pelo presidente da Câmara, que manteve todos os secretários do governo anterior de Maria, até que o STF lhe devolvesse o mandato com base na tese do 'direito adquirido à releição'.

Guerra midiática sobre condenação da prefeita de Santarém por compra de votos

O ex-prefeito Lira Maia(DEM) e a prefeita Maria do Carmo(PT), que foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral à perda do cargo por ter comprado votos para se reeleger, em 2008, concedem entrevista coletiva na manhã de hoje.

Maria do Carmo convocou a imprensa para o seu gabinete na prefeitura, as 9h00, e Lira Maia recebe os jornalistas na sede do DEM, às 8h30. 

A prefeita Maria do Carmo vai entoar, mais uma vez, como fez ontem à noite na Tv Tapajós,  o discurso de que sua cassação foi perseguição política diante de sua reeleição.

O deputado federal Lira Maia vai insistir que Maria foi punida por compra de votos por unanimidade pelo TRE, com parecer favorável do Ministério Público Eleitoral, que corroborou com as alegações iniciais do Democratas perante o juízo eleitoral de Santarém.