quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Odair articula candidatura de Nélio Aguiar a prefeito

O vice-governador Odair Corrêa, com uma sutileza tal qual elefante pisando em cristais, botou na cabeça que pode patrocinar a candidatura do vereador Nelio Aguiar à prefeitura de Santarém.
Odair não aceita ficar fora da sucessão santarena nem que para isso tenha que implodir a frente de doze partidos reunidos em torno da ex-prefeita Maria do Carmo.
O vice-governador já sabe que, pelas suas costas, o presidente do PDT anda falando dele cobras e lagartos.
E promete dar o troco.

Inadimplência dos consumidores cresce 8% em 2008, diz Serasa

Da Folha News:

A inadimplência dos consumidores apresentou crescimento de 8% em 2008 sobre o ano anterior, segundo o Indicador Serasa Experian de Inadimplência de Pessoa Física. É o crescimento mais alto desde 2006, quando ficou em 10,3%. Em 2007, a alta foi de apenas 1,7%. Em dezembro, a inadimplência apresentou crescimento de 2,5% sobre novembro e de 12,8% sobre o mesmo mês de 2007.
Segundo os técnicos da empresa de análise de crédito, a alta refletiu "a diminuição da renda disponível dos consumidores, que foi afetada pela inflação nos itens básicos, pelo crescente endividamento por parte da população em prazos mais longos, pela elevação dos juros desde abril e pela piora das condições de crédito no último trimestre do ano.

Coração

O cardiologista Eduardo Mendonça estará em Santarém amanhã para atender a pacientes que necessitam ou são portadores de marcapasso, inscritos no Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Secretaria Municipal de Saúde.

Se for a fundo, CPI descobre tudo

Denúncias de exploração sexual infantil nos rios da Amazônia não são novidade, mas isso não serve de consolo.
Os jornais têm contribuído, às vezes em maior ou menor grau, no combate à essa prática ilegal, perniciosa e desumana. Muitas reportagens têm sido publicadas.
O Estado do Tapajós, por exemplo, publicou uma série de matérias sobre o título "Meninas balseiras" e relatou, tintim por tintin o caminho da prostituição em troca de comida e óleo dieesel a partir do relato de um caminhoneiro de Santarém que viajava com frequência nas balsas que transportam cargas no trecho Manaus-Belém.
Se a CPI requistar a relação dos empregados das empresas transportadoras, dos motoristas e do pessoal que utiliza as balsas como meio de transporte na calha do rio Amazonas, mesmo que por amostragem, vai poder identificar alguns nomes que usam e abusam da exploração sexual de meninas.
Nesse caso, a CPI pode pedir auxílio da Marinha para conseguir essa relação.
É só querer.
É só pedir.

São Raimundo insone

A delegação do São Raimundo vai ter que acordar de madrugada para a viagem de domingo até Belém, onde à tarde, joga contra o Clube do Remo.
Como o vôo da delegação alvinegra decola as 06h30, para chegarem uma hora antes do vôo os atletas, técnicos e dirigentes precisam acordar lá pelas quatro horas da madrugada para irem ao aeroporto.
Muitos, com ansiedade, nem vão conseguir pregar os olhos.
Resultado previsível: o Pantera domingo é um time insone.

Juiz manda retirar outdoors pró-Maria

O juiz eleitoral Gabriel Veloso, da 20ª Vara Eleitoral de Santarém deu prazo de 72 horas para que sejam retirados tabuletas de outdoors exibidos na cidade e que contenham mensagens eleitorais.
O juiz mandou retirar as placas que contém mensagens do aniversário da ex-prefeita Maria do Camo ( A voz de Deus é a voz do povo. Maria, sempre e de novo"), em defesa do mandato da ex-prefeira( Estão crucificando uma inocente") e de congratulações pelo aniversário do deputado Carlos Martins(PT) irmão de Maria do Carmo.

Operadoras de telefonia fixa não fornecem lista de assinantes

Marco Antonio Uhl
Repórter


Mesmo pagando altas tarifas de assinatura e manutenção de linhas, os assinantes de telefones fixos deixaram de receber há alguns anos a tradicional lista telefônica residencial que apresentava nome, telefone e endereço de cada assinante.Hoje, apenas a lista de assinantes comerciais é fornecida anualmente, mesmo assim, alguns consumidores não recebem esta outra fonte informações, o que dificulta o acesso dos usuários da telefonia fixa para contatar amigos, parentes ou qualquer outro cidadão comum.
Um detalhe importante sobre este desmando das operadoras muitas vezes não é percebido pelo usuário da telefonia fixa, uma que quando é feito seu cadastramento para receber uma linha telefônica fixa ele responde a um questionário e nele uma das cláusulas constantes no seu contrato prevê o interesse ou não de ter o seu nome publicado na lista telefônica, porém, de nada adianta aderir ou não o serviço se as listas simplesmente não existem.
Há no mercado algumas empresas que fornecessem este serviço, mas são em sua maioria listas telefônicas editadas por empresas privadas que cobram taxas de inclusão e venda de espaços publicitários.
Enquanto isso o verdadeiro prejudicado, o consumidor fica sem direito à informação, com base no descaso com que as operadoras tratam seus clientes, que alem de não ter serviços de boa qualidade quanto às ligações e custos pagos pelos serviços, ainda encontram mais burocracia na hora de cancelar uma linha telefônica e na hora de reivindicar direitos básicos e garantidos pela lei de proteção ao consumidor.
Procurados pela nossa reportagem as empresas OI e Embratel não se posicionaram quanto ao não fornecimento das listas telefônicas residenciais em Santarém.
A única informação dada foi fornecida pelo funcionário Julesson Brito, que atua na recepção da OI-Santarém, foi para que tentássemos solicitar o serviço pelo telefone 10331, mas que há muito tempo não estão sendo enviadas as listas residenciais neste município.
Atendendo a nossa reportagem o empresário Orlei Aguiar, representante da Livre-Embratel, defende sua empresa com a alegação de que nos seus contratos não são cobradas taxas de assinatura para manutenção de linha fixa, porém, concorda que também no contrato da Embratel consta a cláusula opcional de inserção do nome na lista de assinantes ou não, porém, a Embratel não fornecesse lista telefônica impressa, apenas realiza atendimentos através do número 102 ou do site da empresa pela Internet.
Gestor da OI-Santarém, Diemerson Fonseca não foi encontrado pela nossa reportagem e até o fechamento desta edição e não apresentou a posição da empresa.

Divulgada lista de nomeados do concurso C-130 da Seduc

Decreto publicado nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial do Estado, oficializa a nomeação de 1.637 candidatos aprovados no concurso público C-130 da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para cargos de ensino médio e fundamental. Os aprovados preencherão vagas de assistente administrativo e auxiliar operacional distribuídas em 19 Unidades de Ensino (UREs). Lista completa de nomeados disponível no site www.ioepa.com.br, edição 31.337.

Maria não agiu com cautela, diz jornalista Lúcio Flávio Pinto

Análise do caso Maria do Carmo da lavra do jornalista santareno Lúcio Flávio Pinto:

Tentação patrimonial

A controvérsia prosseguirá até o pronunciamento final e inapelável da justiça sobre a possibilidade de volta de Maria do Carmo Martins de Lima à prefeitura de Santarém. O fato provoca todos os tipos de pareceres e opiniões, uns fundados em razões legais e outros em puro passionalismo, contra ou a favor. O que está acima de tudo é o elementar: por que a prefeita reeleita e afastada de Santarém não se afastou de vez do Ministério Público do Estado, do qual é servidora concursada (e tão pouco atuante desde que lá entrou, em 1990)?
Amigos e assessores lhe sugeriram ou garantiram que não precisava, juntando inúmeras razões, que desabaram diante do entendimento predominante nas instâncias superiores da justiça, a partir da emenda constitucional 45, de 2005, que vedou a participação de membros do judiciário e do MP em atividades político-partidárias. Em 2004, quando Maria do Carmo se elegeu pela primeira vez para a prefeitura, essa norma não existia. Ela achou que o precedente lhe conferia direito adquirido, que a modificação não poderia alcançar. A maioria dos julgadores entendeu o contrário.
Tudo teria sido poupado se Maria do Carmo adotasse a atitude de elementar cautela de se afastar definitivamente do exercício das suas funções no MP pelo risco da incompatibilidade com o cargo público que ela decidiu disputar numa nova eleição. Assim, a eliminação da eventualidade seria cirúrgica. Mas a prefeita petista resolveu seguir o caminho contrário, do risco. Nesse caso, não devia se considerar injustiçada porque pagou para ver.
Ela deve ter-se deixado seduzir pela “lei de Gerson”, na busca da máxima vantagem, e pela mentalidade brasileira de apego a cargo público, como ilha de segurança e bonança. Pessoalmente, poderá pagar um preço muito alto. Do ponto de vista coletivo, será uma lição positiva. O contribuinte paga salários elevados para aqueles que fazem a carreira jurídica no serviço público, ciente da relevância da função. Por isso mesmo, ela deve ser de dedicação exclusiva, sem exceção. Se for fixado esse entendimento e todos estiverem conscientes das opções que precisam fazer, a vida pública subirá mais um degrau, ainda que cobrando um preço mais pesado de alguns personagens.

Recurso extraordinário de Maria está parado na PGE

Ainda nem foi distribuído na Procuradoria Geral Eleitoral o recurso extraordinário da ex-prefeita Maria do Carmo junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Desde que foi remetido à procuradoria eleitoral pelo ministro de plantão Henrique Neves o processo está parado, sem tramitação.
Depois que o MP der seu parecer quanto à admissibilidade do recurso, as partes contendoras ainda terão prazo de se manifestar.
Enquanto isso, se estica ainda mais o prazo para que o caso seja analisado pelo Supremo Tribunal Federal.
Se o recurso chegar até a corte suprema.