quarta-feira, 16 de abril de 2008

Mega Sena acumulada vai pagar R$ 13 milhões

A Mega Sena deve pagar R$ 13 milhões ao vencedor do próximo concurso no dia 19 de abril, já que ninguém ganhou o prêmio no sorteio desta quarta-feira (16).
As dezenas sorteadas desta quarta são: 02, 04, 16, 21, 36 e 53.
O sorteio foi realizado em São Paulo (SP).

DNIT renova promessas sobre pavimentação de rodovias

O diretor-geral do DNIT Luiz Antônio Pagot recebeu hoje, em Brasília, uma comitiva de prefeitos da AMUT para tratar sobre o afastamento das rodovias Br-163 e Br-230.
Acompanharam os prefeitos da região da Santarém-Cuiabá e Transamazônica os senadores Flexa Ribeiro e Mario Couto, os deputados federais Lúcio Vale, Lira Maia e Paulo Rocha e os deputados estaduais Carlos Martins, José Megale e Alexandre Von.
À comitiva Luiz Pagot informou que a pavimentação da Br-163 será dividida em dez sub-trechos e que as obras começarão assim que terminar o 'inverno amazônico".
Os prefeitos denunciaram que este ano o DNIT não providenciou os serviços de conservação da Br-163 no trecho entre Novo Progresso e Trairão.

Senadores e deputados visitam municípios madeireiros

A Subcomissão Temporária para acompanhar a Crise Ambiental na Amazônia e a Comissão Temporária Externa de "Risco Ambiental" será recebida, amanhã(17), na Assembléia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), auditório João Batista, às 9 horas, antes de seguir viagem à Tailândia - nordeste paraense, Paragominas - no sudeste do Estado, e Breves, na Ilha do Marajó.
A proposta de criação da subcomissão para aprofundar os debates sobre as áreas desmatadas da Amazônia, além do recadastramento fundiário, obrigatório, dos imóveis rurais dos municípios desmatadores e, ainda a aquisição de terras por estrangeiros foi uma iniciativa do senador Flexa Ribeiro (PSDB/Pa).
Da subcomissão faz parte, ainda, o deputado federal Lira Maia(DEM/Pa), representante da subcomissão da Amazônia da Câmara dos Deputados.

Carlos Martins acompanha marcha dos prefeitos a Brasília

O líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Carlos Martins, acompanha os prefeitos paraenses na XI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios.
Na pauta das reivindicações os prefeitos cobram urgência na regulamentação do Pacto Federativo Nacional, com ênfase para os municípios.
Os prefeitos propõem a formação de um formação de um grupo de trabalho interfederativo para a elaboração de propostas de regulamentação do artigo 23 da Constituição, com o objetivo de fixar as normas de cooperação entre União, Estados e municípios no cumprimento das competências comuns, como educação, saúde, meio ambiente, assistência social, entre outros pontos.

CIAP obtém liminar para continuar administrando hospital regional

O Centro Integrado de Administração do Paraná(CIAP) obteve na justiça uma liminar que permite que essa Organização Social Civil de Interesse Público(Oscip) continue a administrar o Hospital Regional do Baixo-Amazonas.
O distrato da Sespa com o CIAP foi anunciado pela secretária de saúde Laura Rosseti, na última sexta-feira. Foi anunciado naquela ocasião que o hospital regional seria administrado pela Organização Social (OS)Pró-Saúde.
A notícia da concessão da liminar ao CIAP foi repassada ao site ainda há pouco por um médico que foi contactado no início da tarde de hoje por um dos dirigentes dessa Oscip. Ele prometeu, ainda, pagar os salários atrasados dos médicos na próxima sexta-feira.
Hoje, às 18 horas, estava marcada uma reunião dos diretores da Pro-Saúde com os médicos do hospital regional.
-----------------
Atualização. 16h18. Foi cancelada a reunião dos diretores da Pro-Saúde com os médicos do hospital regional.
Atualização. 21h54. O nome correto da Oscip paranaense é Centro Integrado de Aperfeiçoamento Profissional(CIAP)

Juiz suspende atuação de empresas privadas nos estudos de Belo Monte

O juiz federal substituto Antonio Carlos Almeida Campelo, que responde pela Subseção Judiciária de Altamira, concedeu liminar suspendendo efeito de acordo que permitiria à Eletronorte atribuir a três empresas privadas os estudos de viabilidade da Hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu.
O magistrado ressalta que “a administração pública deve pautar sua conduta como a de ‘mulher de César’: além de ser honesta, deve parecer honesta. A administração pública, ao contrário do administrador privado, não pode eleger contratantes ou parceiros comerciais ao seu alvedrio, por sua livre escolha. Deve dar ampla publicidade de seus atos e permitir que, dentre critérios estabelecidos em edital, qualquer empresa interessada participe do procedimento. São princípios comezinhos do Direito Administrativo.”
As empresas com os quais a Eletronorte assinou o contrato, através de um Acordo de Cooperação Técnica, são a Construções e Comércio Camargo Corrêa S/A., a Construtora Andrade Gutierrez S/A. e a Construtora Norberto Odebrecht S/A.
O magistrado, conforme o teor de sua decisão, determinou o prazo improrrogável de cinco dias, a partir da intimação, para que as três empresas e a Eletronorte remetam à Justiça Federal de Altamira, “em caixas lacradas”, todo o material já produzido em decorrência do acordo de cooperação, “incluindo arquivos digitais em discos rígidos, CDs e quaisquer outros meios de registro físico de informações.”
Leia mais aqui.

Apreendidos 200 kg de pirarucu fresco

Em operação realizada nesta manhã, fiscais do IBAMA em Santarém, no oeste do Pará, apreenderam aproximadamente 200 quilos de pirarucu (arapaima gigas) fresco, no Mercadão 2000, próximo ao prédio do órgão.
A equipe percorreu os boxes de comércio de pescados, encontrando mantas de Pirarucu em vários deles. As mantas estavam acondicionadas em isopores e sacos, escondidas debaixo de peixes de outras espécies que não estão no período do defeso.
O administrador do Mercadão 2000 será notificado pelos fiscais e deve comparecer ao IBAMA para prestar esclarecimentos e apresentar os nomes dos responsáveis pelos estabelecimentos onde o pescado irregular foi encontrado, para que os mesmos sejam autuados. Os pescados apreendidos foram doados para o 4º Grupamento de Bombeiros Militares, em Santarém.
(Fonte:Ibama)

Manchetes desta quarta-feira de O Estado do Tapajós

RIO TAPAJÓS NÃO SOBE HÁ QUATRO DIAS

BISPO DO MARAJÓ DENUNCIA PROSTITUIÇÃO INFANTIL NOS RIOS

CANOÍSTAS SANTARENOS EM VIAGEM DE AVENTURA ATÉ BELÉM

VENDAS NO COMÉRCIO TÊM QUEDA DE 50%

MAIORIA DA POPULAÇÃO SENTE DORES NA COLUNA VERTEBRAL

FRENTE PARLAMENTAR PELO PLEBISCITO É APROVADA

LARVAS DO MOSQUITO SÃO ALVO DO ARRASTÃO CONTRA A DENGUE

Decisão da Justiça determina fim do nepotismo

Não é em Santarém, onde quase toda a família da prefeita Maria do Carmo está pendurada na folha de pagamento da prefeitura.
Em Minas Gerais, o juiz Carlos Frederico Braga da Silva, da 3ª Vara Cível da Comarca de Passos, determinou a dispensa de todos os servidores não concursados e parentes de até terceiro grau de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais. Cabe recurso. A ação foi movida por cidadãos de Passos, por meio de ação popular, que solicitaram a declaração de inconstitucionalidade da prática de nepotismo e a anulação dos atos administrativos que nomearam os funcionários em comissão na Câmara e na Prefeitura Municipal, com base em resolução do CNJ aplicada no Poder Judiciário em âmbito nacional.
O juiz Carlos Frederico Braga da Silva ressaltou que a contratação de parentes e afins não é mais social e culturalmente aceita no Brasil e a Justiça não pode se divorciar da realidade e da construção do direito, pois "os fenômenos sociais dela fazem parte, revelam os seus efeitos e a informam", concluiu.
A Justiça condenou ainda que as pessoas exoneradas devolvam aos cofres públicos as remunerações referentes aos dias posteriores à publicação da sentença.
(Com informações do Última Instância)

BEC já beneficiou madeira apreendida sem motivo pela PF

O carregamento de madeira do Oitavo BEC apreendido sem motivo pela Polícia Federal, mas liberado pelo Ibama desde a quarta-feira passada(9), já foi totalmente beneficiado em uma serraria da cidade.
Transformada em peças resistentes, a madeira vai começar a ser enviada amanhã ao trecho da Br-163 que corta o igarapé Lux, onde a ponte avariada já começou a ser demontada.
Até sexta-feira, toda a madeira beneficiada já estará nos locais em que será utilizada para recuperação de pontes.

As ácidas críticas de Ana Júlia à Vale

Ronaldo Brasiliense

Ainda repercute nos bastidores do poder paraense e junto ao empresariado as ácidas críticas que a governadora Ana Júlia Carepa (PT) fez à mineradora Vale durante a festa do vigésimo aniversário da Marko Engenharia.
Sem explicar suas razões para tanto azedume, Ana Júlia acusou a Vale de só destinar migalhas para o estado do Pará. Traçando um paralelo da Vale com a empresa aniversariante, Ana Júlia elogiou a Marko por reinvestir aqui no Pará seus lucros, o que não aconteceria com a maior mineradora de ferro do mundo. Também elogiou a Marko por contratar no Pará seus profissionais com curso superior.
Fontes ligadas ao palácio dos Despachos contam que os ataques de Ana Júlia à Vale ocorrem por conta de uma suposta pressão que a mineradora estaria fazendo em seus aliados no Palácio do Planalto e na Esplanada dos Ministérios para que Ana Júlia usasse métodos mais, digamos assim, convincentes a fim de evitar ações de vandalismo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) contra a Estrada de Ferro de Carajás e instalações da Vale no sudeste do Pará.

Câmara rejeita convocação do secretário de saúde

Os vereadores que dão sustentação à prefeita Maria do Carmo na Câmara de Veredores rejeitaram ainda há pouco, por maioria de votos, a convocação do secretário de saúde Emanoel Silva para dar explicações sobre o quadro atual da assistência médica do SUS no município de Santarém.

Governo do estado oferece 5,96% de reajuste para nível superior

Reajuste escalonado na ordem de 9,21% para os cargos de nível operacional; 10,07% para os cargos de nível médio e 5,96% para os cargos de nível superior e Cargos Comissionados foi o principal ponto da proposta encaminhada pelo Governo do Estado ao movimento representativo dos servidores públicos estaduais, em reunião realizada na terça-feira (15), no Centro Integrado de Governo.

'Santarém teve blackout ontem à noite'(2)

A Celpa informa, através de nota oficial, a respeito do post 'Santarém teve blackout ontem à noite', que "um problema técnico na Subestação de Tucuruí, de responsabilidade da Eletronorte,causou interrupções no fornecimento de energia elétrica, nesta terça-feira, 15, de22h13 às 22h22 nas Cidades de Tucurui, Breu Branco, Cametá, Goianésia, Altamira,Anapu, Senador José Porfírio, Vitória do Xingu, Brasil Novo, Medicilândia, Uruará,Placas, Belo Monte e Agrovilas próximas.De 22h13 às 23h36 na cidade Novo Repartimento e localidade próximas. De 21h13 às 21h25 nas cidades de Itaituba, Trairão, Rurópolis, Vilas da Caima,Fordlândia, Campo Verde, Miritituba e São Luiz do Tapajós. De 21h13 às 21h50 nas cidades de Santarém, Belterra, Vilas de Alter do Chão, Mojuidos Campos e comunidades próximas."

Crônica de 4ª Feira - Esse rio é minha vida

Miguel Oliveira
Editor-Chefe

Quando esta crônica estiver sendo lida, quatro navegadores que partiram de Santarém, segunda-feira, a bordo de caiaques pelo rio Amazonas, em direção a Belém [ notícia que você poder ler em outra página deste jornal ] já devem estar extasiados pela aventura no Mar Dulce. Imagino que deve ser uma aventura extraordinária singrar, no remo, as águas do Amazonas em direção a sua foz estuário-deltáica.
O rio sempre me fascinou. Nasci praticamente dentro d'água. Nossa humilde casa dava fundos para as águas azuis do Tapajós, na maior parte do ano. Em algumas ocasiões, o Amazonas 'avançava' até a margem direita. Era a época da pescaria farta, sem muito esforço. Rio dentro do quintal, cercado de madeira. Um 'lago' particular, piscoso e, às vezes, traiçoeiro.
Em época de cheias dos rios, nosso quintal mais parecia um estacionamento de canoas. As nossas, as dos vizinhos e dos amigos de meus pais. Tive um vizinho que até hoje não arredou o pé daquele pedaço mágico de Santarém: Edmundo, um dos filhos de dona Cassiana. Nasceu, cresceu e ali vive até hoje ao lado da família, depois de uma curta temporada no bairro da Aldeia, enquanto sua casa passava por uma reforma completa.
Confesso que alimento o sonho de, quem sabe um dia, voltar a morar ali, embora nada tenha a reclamar do meu novo aconchego, no Santíssimo, onde moram eu, minha esposa Rejane e Aluísio, o filho dela que domingo completou 15 anos de idade.
Sonho acordar com o apito dos navios, do farfalhar do esguio jaurizeiro, que um raio o partiu ao meio, derrubando a vistosa palmeira ao chão. Lembro do canto meloso das gaivotas e do silvo esganiçado do pato mergulhão, habitantes do rio naqueles bons tempos de menino, como diria Ataulfo Alves. Mas hoje a realidade é outra naquele pedaço da minha infância, semidestruído pela poluição e assoreamento de portos particulares às proximidades.
Mas todo esse rodeio é para contar um episódio vivido por meu irmão Bené, que hoje é engenheiro mecânico e de segurança. Não é uma louvação familiar.
O Bené é um cara batalhador que, quando rapaz, pegou no pesado para ajudar minha mãe a nos criar e educar. O meu irmão tinha uma íntima relação com o rio. Ele tinha o apelido de 'nêgo', de tanto pegar carona na popa dos barcos. E se dizia que ele era 'nêgo' por causa bafejo no rosto que levava da fumaça preta que saía da descarga dos motores de centro das embarcações.
Uma noite, um dos navios da SNAP que estava ancorado no velho trapiche, de passagem para Manaus, permitia a venda de peças do artesanato santareno, principalmente cuias bordadas, leques e bolsas de palha. Ainda não se vivia esta paranóia das aves em extinção. Mas é claro que o navio atraia vendedores de todo tipo de produto.
A notícia correu solta e chegou em casa. Para faturar um dinheirinho, rapidamente meu irmão se enfurnou na canoa, não sem antes pegar dois casais de patos e botou-se a remar desesperado contra a correnteza até o trapiche. O primeiro casal de aves, amarado pelos pés, foi fácil de vender. Alguns minutos após a primeira venda, o negócio estava fechado. Bené contava o dinheiro, cédulas de cruzeiro molhadas, quando uma voz irrompeu do convés do navio:
- É proibido levar animais vivos na viagem a não ser que o vendedor fique a bordo para limpar a sujeira dos patos!
Atônito, Bené parou de desenlaçar as cordas, olhando tristonho em direção dos fregueses, quando se deu conta que os patos já estavam sendo atirados de volta à canoa.
- Devolve o dinheiro rapaz! - gritava uma das passageiras.
E Bené se pôs a olhar o dinheiro fugindo-lhe das mãos que, vazias, trataram logo de se contentar com o remo, movendo a canoa que se afastava do trapiche rumo ao nosso lago particular até que outra aventura a tirasse dali.
-------------------------------
P.S: Paulo Bemerguy e Euclides Farias, dois jornalistas amigos, o primeiro meu conterrâneo, me escrevem acerca da crônica sobre os dicionários. Obrigado pelas palavras de incentivo.
P.S:(2) Reuni domingo, em casa, um grupo de amigos dos tempos de Dom Amando, todos quarentões como eu. A esse grupo se juntaram irmão Leonardo e Antenor Giovaninni, um paulistano que é mais santareno do que muitos que nasceram aqui. Foi um almoço agradável e de muitas reminiscências.

Açaí some da mesa do santareno

Somente no final de maio é que o santareno vai rever essa cena.
O açaí não está sendo vendido nos pontos tracionais da cidade.
A entressafra do produto é apontada como uma das causas da escassez, mas há, também, a derrubada de açaizais nativos na zona rural.

Mina de Juruti conquista nova marca em segurança

Este mês de Abril é de comemoração na Mina de Juruti. É que no dia 31 de Março, os funcionários que trabalham na implantação do empreendimento, em todas as frentes de obra, alcançaram a marca expressiva de 15 milhões de homens-horas trabalhadas sem incidentes com afastamento. Em virtude da conquista, a Alcoa e empresas contratadas realizaram Diálogo Diário de Segurança (DDS) Geral, reuniões de EHS e almoços comemorativos, nos dias 10 e 11 de Abril, no Porto e no Beneficiamento. No dia 12, os profissionais de segurança e lideranças do empreendimento participaram de um jantar comemorativo. Todos que trabalham na Mina de Juruti vão receber ainda bonés, camisas e cartas de reconhecimento assinadas pela liderança, em agradecimento pela conquista.
De acordo com o Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Mina de Juruti, Mauricio Macedo, as 15 milhões de homens-horas trabalhadas sem incidentes com afastamento refletem o sucesso absoluto da política de gestão de segurança do empreendimento. “É uma sensação de dever cumprido, fazermos uma obra desse porte e chegarmos a resultados que superam parâmetros em segurança nacional e internacional”, comenta Mauricio Macedo.
(Fonte:Alcoa)

PF faz operação caça-níquel

Agentes da Polícia Federal acabam de recolher máquinas caça-níqueis no Mercadão 2000.
Os equipamentos eletrônicos de jogos de azar foram levados para a sede da Polícia Federal.

Relatório do Estatuto do Garimpeiro é aprovado na Comissão de Educação do Senado

O senador João Ribeiro teve aprovado por unanimidade, o seu relatório sobre Projeto de Lei da Câmara, nº 15, de 2008, que trata do Estatuto do Garimpeiro, na Comissão de Educação do Senado.
Foi aprovado também a tramitação em urgência na casa, para que a relatoria final seja feita em plenário e o dia 21 de julho como o Dia Nacional do Garimpeiro, com o bandeirante Fernão Dias Paes Leme, como patrono.
O estatuto regula o exercício do trabalho de garimpeiro (para aquele que já atua nas áreas tituladas pelo Departamento Nacional da Produção Mineral), nas suas diversas formas, direitos e deveres, e institui políticas públicas para a área. Um dos pontos mais importantes, além de garantir os direitos trabalhistas é que agora o garimpeiro e as cooperativas poderão ter o direito de lavra, com preferência sobre as empresas. As cooperativas poderão inclusive contratar empresas para as áreas onde a garimpagem manual não é mais possível, somente com maquinário.
O senador lembrou da época em que foi delegado do Sindicato Nacional dos Garimpeiros e disse na comissão que a regularização e o reconhecimento da profissão é uma luta de mais de 20 anos. "Os garimpeiros são um povo muito sofrido. Há mais de 20 anos que esperam por isto. Este estatuto é para defesa deles. É preciso que se faça justiça a uma das classes mais sofridas do país".

Um candidato no mercado?

Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal

Outdoors espalhados pela cidade reproduzem a manchete de capa do jornal A Vanguarda, anunciando o apoio do presidente Lula à candidatura de José Priante a prefeito de Belém pelo PMDB. Trata-se de propaganda ilegal, realizada dois meses antes da temporada oficial? Essa é a questão, que tem sido suscitada, provocando controvérsias. Se o ex-deputado pagou pelos outdoors, a propaganda estaria caracterizada e ele pode vir a ser punido. Se quem custeou a peça publicitária foi o próprio jornal, não haveria ilícito.
Em qualquer hipótese, não há dúvida de que o maior interessado é Priante. A segunda possibilidade significa apenas uma engenhosa forma de driblar a lei, mesmo a contrariando. A manchete realmente saiu no jornal, que tem o direito de fazer sua propaganda. Mas se a publicação não passa de um tigre de papel e se por trás dela pode ser provada a autoria do ex-deputado, então a trama se revelará inútil e o golpe terá efeitos contrários ao pretendido. Mas que é sagaz, não há dúvida.
Se o expediente usado está além da sanção legal, outros pretendentes ao trono da capital podem recorrer à mesma manobra, claro. Mas teriam que dispor de um jornal, registrado, em funcionamento, preenchendo todas as exigências. Nessas condições, não há nada de condenável na iniciativa, que gera empregos, cria renda e favorece a difusão de informações. Democracia é praticada assim, no meio da diversidade, no entrechoque de posições e idéias, entre chuvas e trovoadas. Pode-se, nela, corrigir os excessos. O problema maior mesmo é a carência de democracia, que requer tratamento mais traumático e apresenta resultados mais demorados.
A Vanguarda é de propriedade de Luís Guilherme Barbalho, irmão do deputado Jader Barbalho. Parece ser impresso nas oficinas do Diário do Pará, que pertence ao ex-governador. Seria então nada mais do que uma extensão do controlador do PMDB? Não necessariamente. Luís Guilherme tem mais autonomia do que parece e Jader menos interferência do que a aparência sugere. Mas não há dúvida que começa a ser estruturada a campanha de José Priante à próxima eleição na capital.
Com o apoio de Lula? Retoricamente, sim. O PT não dispõe de nomes, neste momento, com densidade eleitoral para chegar à vitória. Mas muitos dos seus integrantes (e a esmagadora maioria dos seus militantes) preferem perder sozinho a ganhar em má companhia, segundo entendimento próprio.
O problema é que o PT não estaria no governo do Estado se disputasse sozinho (ou apenas com suas alianças ideológicas) em 2006. Jader Barbalho foi o patrono da vitória. Lula sabe disso, mais do que todos os petistas, por ter avalizado a aliança que Jader lhe propôs, com a inclusão de Priante na disputa, quando as possibilidades de vitória eram remotas. Foi um acerto por cima, que acabou sendo imposto goela abaixo – e deu certo. Poderá se repetir agora, contra a tradição petista de não honrar acordo amargo?
É o que se verá. Logo, logo.

Linha dura nas licitações do Exército em Santarém

Acabou a moleza que imperava já há algum tempo na caserna.
Agora, todas as compras e aquisições do Oitavo Batalhão de Engenharia e Construção, com sede em Santarém, são feitas exclusivamente através de pregão eletrônico.
Até as cartas-convites que faziam a alegria de umas poucas empresas locais, foram suspensas.
É a ordem unida estabelecida pelo coronel Ribeiro, que está no comando do BEC há apenas dois meses.

Santarém teve blackout ontem à noite

Durou cerca de 40 minutos a suspensão do fornecimento de energia elétrica ontem à noite em Santarém.
Um problema ocorrido no linhão Tramoeste da Eletronorte foi a causa do blackout.
Os técnicos da Celpa levaram 40 minutos para alternar a distribuição de energia do linhão para o sistema Curuá-Una.

Primeira etapa do vestibular da Uepa começa dia 30 de novembro

A Universidade do Es tado do Pará (Uepa) divulgou ontem o calendário de provas dos processos seletivos 2009 da instituição.
A primeira etapa acontecerá no dia 30 de novembro e exigirá do candidato o domínio do conteúdo referente a 1ª série do ensino médio para a resolução de 56 questões objetivas de conhecimentos gerais das áreas de Química, Matemática, Física, Biologia, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Portuguesa, História e Geografia.
O edital está disponível no site www.uepa.br.
A segunda etapa será no dia 1º de dezembro, com 60 questões objetivas de conhecimentos gerais das mesmas disciplinas na primeira etapa e mais Língua Estrangeira, referentes ao conteúdo da 2ª série do ensino médio.
Já a terceira etapa acontece no dia 14 de dezembro, com aplicação de 54 questões objetivas de conhecimentos gerais, incluindo Língua Estrangeira, referente ao conteúdo da 3ª série do ensino médio e uma redação valendo 30 pontos. Cada questão objetiva, em todas as fases, valerá 1 ponto.

MRN mostra como está água em área mineral

Os resultados do monitoramento sobre a qualidade da água de igarapés e lagos da região do Rio Trombetas, onde a empresa Mineração Rio do Norte (MRN) tem um projeto de mineração, serão apresentados no VI Encontro de Estudos e Debates Sobre Águas Doces do Baixo Amazonas, que acontece de 16 a 18 de abril, em Santarém.
O encontro tem como objetivo promover e incentivar estudos e debates que possam disponibilizar ferramentas para assegurar a gestão racional das águas doces do Baixo e Médio Amazonas. O evento tem o apoio da MRN, que vai enviar ao Encontro o engenheiro químico da empresa Sanderson Silva Teixeira, que fará palestra sobre o monitoramento de águas na região de influência direta da empresa.
O Encontro de Estudos e Debates sobre Águas Doces do Baixo Amazonas nasceu do interesse de professores das instituições de ensino superior de Santarém sobre o tema. O professor Miguel Borghezan, editor do Jornal das Águas, é um dos idealizadores do evento. O objetivo é fortalecer estudos, pesquisas, debates técnicos e científicos, visando a defesa, recuperação e proteção da quantidade e qualidade das águas superficiais e subterrâneas no Baixo Amazonas.
(Ecoamazônia)

Agricultor escapa de ser comido por jacaré

O agricultor Dorival Pereira por pouco não foi engolido, ontem à tarde, por um jacaré de três metros, no rio Tapajós, na comunidade de Pedra Branca.
Dorival sofreu mordidas profundas no braço e na perna. Ele se encontra internado no Hospital Municipal de Santarém desde a madrugada de hoje.
O animal foi morto por pescadores que lhe prestaram socorro no momento do ataque.
A superpopulação de jacarés na Amazônia é um grave problema que vem sendo reclamado por pescadores das regiões Oeste do Pará e leste do Amazonas.

Defensores públicos de volta

O juiz da segunda vara da capital Marco Antônio Castelo Branco determinou a reintegração dos defensores públicos temporários que foram dispensados pela Defensoria Pública do Estado do Pará em fevereiro deste ano.
Em Santarém, a maioria do quadro de defensores era formada por defensores temporários que ingressaram no serviço público, sem concurso, antes de 1988.

Avaliação de Maria do Carmo não é boa(2)

São mulheres as pessoas que mais desaprovam a administração da prefeita Maria do Carmo segundo resultado de pesquisa de avaliação administrativa concluída na última sexta-feira.
É isso aí, companheira!

BNDES pode financiar distrito industrial de Santarém

A presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial (CDI), Ana Marli Lameira da Silva, apresentará hoje ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), o projeto do governo do Estado de revitalização e construção de distritos industriais de Ananindeua, Marabá, Barcarena e Santarém, sendo que neste último município não existe um ambiente industrial que estimule a agregação de valor à produção local.

Jogo do São Raimundo é adiado

A Federação Paraense de Futebol(FPF) adiou para segunda-feira, dia 21 de abril, às 16 horas, o jogo São Raimundo x Ananindeua, marcado inicialmente para domingo, dia 20.

Cheia do Tapajós dá trégua

Há quatro dias o nível das águas do rio Tapajós não sobe, permanecendo estacionado na marca de 8,8 metros registrada desde sexta-feira, dia 11.

Antes dos tracajás, os jacarés

A notícia do sumiço de tracajás da praça do Centenário, esta semana, não é novidade para os moradores dos arredores daquele logradouro.
Há muitos anos, quem sumiu de lá foram os jacarés, que divertiam a garotada do bairro da Aldeia, em Santarém.
O radilista Edinaldo Mota, que tinha oito anos na época da inauguração da praça do Centenário, disse hoje cedo que presenciou a entronização dos réptieis no lago daquele espaço que é conhecido também como praça de São Raimundo.

Para governadora Ana Júlia, vale teve um "surto"

Na FOLHA DE S.PAULO:

Ana Júlia Carepa (PT-PA) disse ter estranhado a maneira "inábil" com que a Vale vem tratando uma possível manifestação em Parauapebas (PA), no dia 17, para marcar os 12 anos do massacre de Eldorado do Carajás -quando 19 sem-terra foram mortos. "Vínhamos conversando, dialogando. E então eles subiram o tom. Foi como um surto", afirmou, em relação à ação que a empresa moveu para obrigar o Estado a proteger suas propriedades na região.