segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

UFPA anula primeira fase do Processo Seletivo Seriado 2010

A Comissão Permanente de Processos Seletivos da Universidade Federal do Pará (COPERPS) decidiu, nesta segunda-feira, 07 de dezembro, anular a primeira fase do Processo Seletivo Seriado 2010 (PSS), realizada no último dia 22 de novembro. O novo calendário de provas ainda não foi definido, mas a segunda fase, que seria neste domingo, dia 13 de dezembro, foi adiada. A COPERPS informa, ainda, que as inscrições para o concurso não serão reabertas.

O reitor da Universidade, Carlos Maneschy, explicou que o posicionamento da UFPA sobre a primeira fase do PSS 2010 seria alterado apenas diante de uma decisão judicial ou do surgimento de um fato novo. Os dois motivos que levaram a esta decisão foram uma liminar da Justiça Federal e o resultado de investigações da Polícia Federal.

A investigação da Polícia Federal sobre os problemas relacionados com a primeira fase do PSS 2010 iniciou a pedido do reitor da Instituição e revelou que um integrante do Centro de Processos Seletivos (CEPS), o qual tinha acesso à prova, possui um sobrinho inscrito no concurso, indo de encontro às regras da Instituição. Como o servidor da Universidade tinha acesso ao conteúdo de toda a prova, a comissão decidiu refazer totalmente a primeira etapa do concurso, em vez de refazer apenas a avaliação de Geografia, conforme determinação da Justiça Federal.

“Para evitar que situações como esta voltem a acontecer, a COPERPS irá elaborar novas regras sobre a realização de concursos na Universidade a serem adotadas, ainda, no PSS 2010 e vamos contar com a colaboração da Polícia Federal neste sentido”, garantiu Carlos Maneschy.

A COPERPS irá discutir os detalhes operacionais da decisão, como as datas e os locais de prova, mas adianta que todos os candidatos inscritos no concurso realizarão as provas do certame 2010 de acordo com as inscrições já efetuadas e tão logo o novo calendário de provas seja definido, haverá ampla divulgação.

Do total de 50.436 candidatos inscritos no Processo, 47.707 estão inscritos para participar da primeira fase do concurso. A Coordenadora da COPERPS e pró-reitora de Ensino de Graduação da Universidade, Marlene Freitas, assegura que o adiamento do concurso não interferirá no início das aulas, marcado para o dia 1º de março.

Texto: Assessoria de Comunicação da UFPA

Primeira fase do PSS será anulada, diz reitor


Belém- Após denúncias de plágio, vazamento das questões e uma série de protestos por parte dos estudantes, a Universidade Federal do Para (UFPA) decidiu anular toda a primeira fase do vestibular 2010.
A decisão foi informada agora há pouco pelo reitor Carlos Maneschy, em entrevista coletiva.(Diário On line)

Liminar que manteve prefeito de Belém no cargo já era esperada

Não surpreende a decisão do juiz José Maria Teixeira do Rosário, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que deferiu a ação cautelar ajuizada pela defesa do prefeito Duciomar Costa, pedindo que ele continue no cargo até o julgamento de recurso contra sentença que o condenou à perda do mandato.

Fórum funciona no feriado

Não é costume, mas o fórum de Santarém vai funcionar amanhã, 8 de dezembro, dia consagrado à justiça.

Como amanhã é dia nacional da conciliação, e havendo necesidade do judiciário trabalhar com carga toral, o TJE transferiu o feriado - que coincide com o da festa de N.sa. da Conceição - para o dia 14 de dezembro.

Novo gabarito do Enem será divulgado hoje

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), organizador do Exame Nacional do Ensino Médio(Enem) 2009, informou ter identificado problemas no gabarito oficial da avaliação que havia divulgado à noite no site da instituição.

O Ministério da Educação prepara uma nova versão do gabarito, com as devidas correções, que deve ser divulgada hoje. As questões 101 nas provas amarela, azul e rosa, e 102, na prova cinza, também foram anuladas. Tinham mais de uma alternativa correta, segundo o Inep.

PSDB sem bandeira

Lúcio Flávio Pinto

Há oito meses o espetáculo que o PSDB oferece à opinião pública é o de desnudamento de todos os tipos de fantasias que carregava. Os tucanos sempre procuraram vender a imagem de que seu partido tem programa e o programa é a espinha dorsal da sua prática política, o cimento a unir as suas peças individuais. No entanto, a indefinição sobre o nome do candidato ao governo no próximo ano é uma disputa cada vez mais feroz pelo poder pessoal. À medida que o tempo passa, as sutilezas e as aparências são deixadas de lado. O combate se tornou selvagem. Travado na mais alta cúpula do partido, indiferentemente às suas bases.

O principal responsável por esse strip-tease é o ex-governador Almir Gabriel. Ferido em sua ilimitada vaidade pela derrota para Ana Júlia Carepa, ele decidiu abandonar a nau tucana quando seu filho foi preso e ele, tentando se preservar, se manteve oculto durante o episódio. Inutilmente: o desgaste acabou por atingi-lo. Tanto como o político que não conseguiu manter a família à distância do nepotismo atado ao exercício do poder como o pai ausente durante as complicações do filho, o doutor Almir acumulou pontos contra a sua imagem anterior, de bom administrador e político limpo. Por isso organizou duas despedidas públicas, convidando para elas só os amigos e correligionários do peito. Depois, fez a trouxa e sumiu, sem prestar contas sobre a sua condição de homem público e de partido.

Se reapareceu, mudando de posição, foi apenas para não permitir que Simão Jatene fosse candidato do PSDB. Depois, se deixou seduzir pelo canto da sereia. Achando que ainda podia ganhar uma eleição para governador, passou a se comportar como candidato plenipotenciário. Bastaria repetir o que fez em 2006 e ninguém se atreveria a contraditá-lo. Mas alguma coisa mudou, mesmo no granítico ninho tucano, e as coisas não se sucederam assim. Incapaz de admitir seu erro, o doutor Almir persistiu nele. O que conseguiu de fato, até agora, foi esgarçar ainda mais a bandeira da social-democracia ao tucupi, que já estava pra lá de rota.

Estiagem castiga Santarém

Não chove em Santarém há exatos 37 dias.
A última chuva registrada na cidade ocorrreu dia 31 de outubro.
De lá para cá, nem um pingo d'água.
A cidade é um poeiral só.

Vazante dos rios pode ser a maior da década em Santarém

CILÍCIA FERREIRA

REPÓRTER

A vazante dos rios Amazonas e Tapajós pode superar o período de estiagem registrado, em 2005, no município de Santarém . Conforme dados Delegacia Fluvial de Santarém, o nível do rio Tapajós marcou 1 metro e 36 centímetros, na última quinta-feira, 3 de dezembro. De acordo com banco de dados de O Estado do Tapajós, em 2005, o nível mínimo dos rios chegou a 1 metro e 48 centímetros, mais precisamente em 25 de outubro daquele ano.

O delegado fluvial de Santarém, capitão Evandro Souza, alerta que "se a chuva não cair nos próximos quinze dias, a situação da navegação no Tapajós e no Amazonas pode ficar altamente comprometida".Ele salientou que no mesmo período do ano passado, as chuvas já haviam caído na região proporcionando o início da subida dos rios.

Os efeitos alarmantes da vazante acentuada já preocupam. Já pode ser notada, na orla fluvial da cidade, a descida brusca do nível do rio Tapajós. Na margem esquerda do rio Amazonas, é possível perceber o surgimento de 'barrancos' até em áreas localizadas abaixo do nível das águas.

O delegado fluvial da Marinha atenta para os cuidados na navegação nesse período crítico. Ele informa que as embarcações precisam navegar obrigatoriamente pelos canais seguindo diretrizes das cartas náuticas, pois, em um período de seca intensa, como a deste ano, a imprudência nos rios pode comprometer a segurança da embarcação, dos tripulantes e dos passageiros.

O delegado informa que a Marinha não registrou mais nenhum encalhe durante o verão. No entanto, ele ressalta que algumas localidades estão inavegáveis, como a cidade de Curuá. "as áreas se transformaram em verdadeiras estradas", comenta o capitão.