quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Juiz manda reintegrar médico e enfermeira demitidos por ordem de Maria do Carmo

O Justiça Eleitoral determinou hoje a reintegração ao serviço do médico Júlio Cezar Imbiriba e da enfermeira Simone.
Os dois funcionários do hospital municipal foram dispensados de suas funções já durante o período eleitoral que veda a dispensa de funcionários por agentes públicos.
Júlio Cezar foi dispensado um dia após conceder entrevista relatando a falta de médicos plantonistas no HMS e de ter participado da convenção municipal do Democratas que homologou o nome do deputado Lira Maia como candidato de oposição à prefeita Maria do Carmo, que tenta a reeleição.

Ferro e trabalho

Em rápida entrevista após a solenidade de inauração da segunda etapa da Alunorte, em Barcarena, a governadora Ana Júlia comentou o anúncio da Vale em construir uma usina siderúrgica em Marabá, cuja inauguração está prevista para 2012.
Ana Júlia afirmou que a obra vai gerar de 15 mil a 20 empregos diretos, além de agregar outras empresas de metalurgia pesada. "Estamos transformando ferro em trabalho', comemorou a governadora.

Dilma garante Belo Monte

A ministra-chefe da Casa Civil Dilma Roussef garanitiu agora à tarde em Barcarena que a hidrelétrica de Belo Monte sairá do papel tão logo sejam iniciadas as obras das represas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira.

Porto de Santarém será ampliado

O secretário nacional de portos Pedro Brito anunciou há pouco, em Barcarena, onde o presidente Lula e o presidente da Vale Roger Agnelli inauguraran a expansão da refinaria de alumina da Alunorte, que o porto de Santarém será ampliado para se transformar em um dos principais corredores de exportação de grãos produzidos no Mato Grosso e Pará.

Memória de Santarém- Por Lúcio Flávio Pinto

Baile em Belém

No número 299 da avenida Braz de Aguiar funcionava um hotel, o Januvalle, que em 1958, durante o jantar dançante que realizava todos os dias, homenagearia o conjunto musical Os Mocorongos, “o mais afamado de Belém”. O violonista Sebastião Tapajós era um dos integrantes do conjunto, formado por santarenos. Era exigido o traje passeio completo (paletó e gravata). Era o traço sofisticado da cidade.
Por incrível que pareça, os “amplos salões” do Teatro da Paz eram abertos na mesma semana para uma “reunião dançante” promovida pelo Atlético Belenense. Não dá nem para pensar nos salões da casa de ópera ocupados por mesas (vendidas na Casa das Meias e na Barbearia do Hotel Central) e em dançarinos evoluindo ao som da orquestra da Rádio Marajoara, sob a direção do maestro Silézio Queiroz. Era o lado predador da cidade, que se desenvolveria depois da Segunda Guerra Mundial, sob inspiração do pragmatismo e funcionalismo dos vencedores.

Lista misteriosa

Causou mal-estar entre os deputados na Assembléia Legislativa, quarta-feira, na sessão que aprovou o empréstimo de 1,5 milhão de reais para transporte escolar, a atitude do deputado André Dias de mostrar em plenário a lista de presença da comissão de finanças que revelava o quorum baixo da reuniãoo que deu parecer favorável ao empréstimo.
André alegou que não houve quorum e por isso o presidente Domingos Juvenil exigiu que a denúncia fosse formalizada.
André só não explicar como conseguiu a lista, o que provocou protestos do líder do governo Airton Faleiro.

STF disciplina uso de algemas

Em O Globo:

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou ontem uma súmula para restringir o uso de algemas e punir autoridades que abusem do recurso. O texto estabelece que o agente público que usar indevidamente as algemas poderá responder a ação penal e a processo administrativo, além de ter que pagar indenização a quem passar pelo constrangimento. Além disso, a prisão poderá ser anulada, assim como os resultados das investigações que levaram às prisões.
A súmula estabelece que o acusado só pode ser algemado se resistir à prisão, se ameaçar agredir alguém, demonstrar intenção de fugir ou, ainda, como forma de proteção à integridade física do próprio preso. Se o policial considerar necessário o uso de algemas, terá que justificar sua opção por escrito, enquadrando o caso em uma das hipóteses previstas pelo STF.
A súmula tem caráter vinculante - ou seja, deverá ser cumprida pela administração pública, por policiais e também servirá de parâmetro para juízes de todo o país ao decidir questões sobre o tema. Ela impede que o STF tenha de julgar o assunto novamente.
Mais aqui.

Inquérito sobre agressão em Altamira está parado

No Amazônia:

O inquérito aberto pela Polícia Federal para apurar o episódio em que índios ligados ao Conselho Indigenista Missionário (Cimi) agrediram um engenheiro da Eletrobrás, em Altamira, está em banho-maria. As investigações estão paradas porque, até hoje, mais de dois meses após a agressão sofrida pelo engenheiro Paulo Fernando Vieira Souto Resende, a Fundação Nacional do Índio (Funai) não indicou um antropólogo para elaborar um laudo solicitado pela PF, para verificar se o uso de facões faz parte da cultura dos índios caiapós, responsáveis pela agressão.
Segundo informações do delegado Eduardo Jorge, que conduz as investigações, a Polícia Federal solicitou à Funai que indicasse um pesquisador para que fosse elaborado um laudo antropólogo, que confirmasse ou não que os caiapós têm o facão como parte de sua cultura. 'O inquérito está parado aguardando que a Funai indique este antropólogo', informou, acrescentando que a fundação alega que não possui em seus quadros nenhuma pessoa especialista em cultura caiapó.
A agressão aconteceu no dia 20 de maio, despertando imediata reação da opinião pública mundial. A PF abriu inquérito para apurar o incidente e descobriu que as entidades organizadoras do evento, lideradas pelo Cimi, haviam comprado os facões usados pelos índios na agressão.

Carne não baixa de preço

O gado da região da Br-163 está sendo levado para o estado do Mato Grosso.
Lá, o governador Blairo Maggi garante apoio integral aos criadores paraenses, o que não ocorre no Pará.
Por isso, a carne que já subiu 34% este ano dá sinais que vai continuar cada vez mais cara.

Vale anuncia siderúrgica hoje

O presidente da Vale, Roger Agnelli, anuncia hoje pela manhã no município de Barcarena, em visita ao complexo industrial da Albrás/Alunorte, investimentos de cerca de cinco bilhões de dólares em três grandes projetos no Pará. Os novos empreendimentos vão gerar mais de vinte mil empregos ao longo da fase de implantação, permitindo uma notável expansão do mercado local de trabalho e beneficiando mais diretamente as populações sul e sudeste do Estado.Com Roger Agnelli, estarão também em Barcarena, para avalizar o anúncio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a governadora Ana Júlia Carepa, cujas gestões junto à direção da Vale foram decisivas para viabilizar esse pacote adicional de investimentos no Estado. Roger Agnelli vai anunciar oficialmente, na ocasião, a implantação, no município de Marabá, de uma usina siderúrgica de grande porte, tida desde já como um marco muito forte do ciclo industrial que, ao longo das próximas décadas, deverá sacudir a economia do Estado.
(Fonte: Diário do Pará)

Protesto contra violência no trânsito de Santarém

A Escola Arte de Educar faz hoje de manhã uma manifestação para protestar contra os abusos e violência no trânsito na avenida São Sebastião, em cuja avenida estão situadas muitas escolas de educação infantil.
Nesse trecho, ônibus, carros e motos passam em alta velocidade, e inúmeras vezes as freadas bruscas e os acidentes são inevitáveis. Como a escola atende a crianças, através do Projeto Vivendo Sempre em Paz, a direção observou junto com os estudantes o trânsito em frente a escola e foram detectadas várias infrações.
Já foi solicitado a CMT a escala de guardas de trânsito, a colocação de mais placas e faixas de pedestres, mas nada foi feito, lamenta a direção da escola. Por isso, a intenção do protesto é juntar as escolas daquela avennida para chamar a atenção dos maus condutores e sociedade em geral.

Alforria

Sebastião Imbiriba

Na página 89 da edição de março de 2007 da Revista de História da Biblioteca Nacional, encontrei notícia de carta da alforria passada pelo jovem proprietário de uma escrava.
A incongruência e imoralidade de uma sociedade escravista me fazem usar palavras do alforriante ao transformar drama em poesia.

Alforria

Neste ano da Graça de 1869,
Perante o Notário
Da comarca de Campinas,
Província de São Paulo,
Digo eu,
Isidoro Gurgel Mascarenhas,
Que, entre os mais bens que possuo,
Sou senhor
E possuidor
De uma escrava,
De nome Ana,
Que herdei de meu pai,
Lucio Gurgel Mascarenhas.
E, como a referida escrava é minha...
Verificando-se minha maioridade, hoje,
Pelo casamento, de ontem,
Por isto achando-me com direito,
Concedo à referida...Plena liberdade,
A qual concedo de todo meu coração,
Pois que, Ana, escrava minha,
Que foi de meu pai,
É também... minha Mãe.

Jogo de xadrez

Bellini Tavares de Lima Neto
Advogado

Parece mentira, mas a série DE VOLTA PARA O FUTURO já tem mais de 20 anos. Aliás, 23 anos para ser mais exato. Na época fez tanto sucesso que garantiu dois outros filmes além do primeiro. Só mesmo no terceiro episódio da série o autor resolveu destruir o carrão que um cientista meio esquisito transformou em máquina do tempo. Para quem não sabe, tudo começou com um adolescente que, para fugir de uns terroristas malucos, embarca no carrão construído pelo professor igualmente maluco e, sem querer, vai parar em 1955. Para tentar voltar ao seu tempo, o garoto vai procurar pelo professor que havia inventado a máquina. O sujeito está 30 anos mais jovem. Os pais do garoto também e ainda mal se conheciam. Um dos pontos de maior destaque na história é a enorme preocupação do cientista para impedir que o garoto alterasse qualquer coisa no passado, pois isso iria necessariamente interferir no futuro e mudar o curso da história. É claro que acaba havendo uma mexidinha sóbria e que modifica para melhor a situação do jovem no futuro, mas esse receio do cientista é o que vai gerar a maior parte da trama nos três filmes.
Apesar da ficção ou, talvez, até por isso mesmo, é realmente fascinante observar como um fato, uma circunstância qualquer pode dar um determinado rumo a uma vida inteira. Da mesma forma é fascinante perceber como todas as atitudes, todos os comportamentos, necessariamente têm conseqüências, estão entrelaçados. Não é à-toa que esses temas acabam estimulando tantas histórias de ficção e mistério. É impressionante como um gesto, uma palavra, uma conduta, um procedimento, vão gerar outros gestos, palavras, condutas, procedimentos e outros e outros numa cadeia de assustar. Basta mudar um elo da corrente e tudo pode se tornar completamente diferente. Daí porque é tão importante que as pessoas reflitam sobre o que fazem, o que dizem, como agem. A postura do pai vai, de alguma forma, em maior ou menor escala, interferir no filho. Todos nós somos um pouco do que são ou foram os nossos pais, assim como nossos filhos vão ser um pouco de nós. Que responsabilidade, hein?
“O jornal “O ESTADO DE SÃO PAULO” do dia 11 de agosto de 2008 publicou um artigo do jornalista Carlos Alberto di Franco sob o título ‘FICHA SUJA E DESENCANTO JUVENIL”. É claro que o tema é a recente decisão do STF sobre os candidatos a cargos eletivos e que também tem o hábito de freqüentar páginas policiais ou súmulas de indisciplina. Dado extremamente triste no artigo é a constatação de que em 2004 havia 3.600.000 eleitores na faixa de idade dos 16 e 17 anos. Em 2008 esse número caiu para 2.900.000. É uma queda de 19%. E o jornalista ainda esclarece que se em 2004 éramos 121 milhões de eleitores, hoje somos 130 milhões. Ou seja, o eleitorado aumentou, mas em compensação, o número de eleitores jovens diminuiu. Frase do brilhante jornalista: “a esperança juvenil encolheu”.
O mesmo jornal, na mesma edição assina um editorial sob o título “ESPERTEZA COM A DÍVIDA RURAL” em que comenta que a Câmara dos Deputados aprovou Medida Provisória que reduz a taxa de juros sobre dívidas de produtores rurais. Trata-se de dívidas vencidas e não pagas. A redução foi da ordem de 13%. Dessa maneira, aqueles produtores rurais que tomaram financiamentos oficiais e pagaram suas dívidas nos prazos estabelecidos estão vedo seus colegas caloteiros levando uma considerável vantagem.
Esse episódio é um grão de areia nesse nosso deserto de espeanças, uma gota nesse mar de lama. Todos os dias a imprensa despeja em nossas cabeças essas verdadeiras pérolas de conteúdo ético com que a classe política brinda a população e a sociedade. E como se vê, não é preciso refletir muito para se perceber como os atos se entrelaçam, como anda em pleno vigor a conhecida lei da ação e reação. E produzindo todos os efeitos de que é capaz. Os números estão estampados na nossa frente. Em dado momento, mesmo sem obrigação legal, os jovens foram buscar seus títulos de eleitores e assim começar sua participação cívica na sociedade. Em apenas quatros anos começam a mostrar seu desencanto, a se dar conta de que isso é só um engodo, uma farsa, uma perda de tempo. Já que dia de eleição é feriado, veja lá se vale a pena ficar em casa para votar se o garotão ou a garotinha podem curtir uma balada ou pegar uma onda na praia. Na ordem de importância, qualquer coisa está à frente desse teatrinho mambembe em que vão se transformando as eleições.
Pois é, são aquelas mesmas eleições que foram objeto de lutas durante quase três décadas. Alguém se lembra das “Diretas já”? Quem participou daquilo deve estar vermelho de vergonha. Será que o cientista maluco do filme pode nos ajudar? Será que existe um jeito de construir uma máquina que mostre a todos que a cada ação corresponde uma reação? E tem que ser depressa porque desse jeito não vai haver como voltar pra o futuro. Que futuro?
11 de agosto de 2008

Juruti formalizará Conselho de Sustentabilidade

A Secretaria Executiva do Conselho Provisório Juruti Sustentável prepara para os dias 20 e 21 deste mês de Agosto a primeira Assembléia Geral para a estruturação definitiva da Instituição. A reunião será realizada no Salão Dom Bosco, em Juruti, e entre outros objetivos avaliará os trabalhos das câmaras técnicas nos últimos seis meses, desde que foi instalado o Conselho Provisório, e redefinirá as prioridades para os próximos meses de 2008. O Conselho Provisório Juruti Sustentável resulta de um trabalho de articulação e união de esforços que começou em Setembro de 2007, durante a realização da I Oficina de Integração de Juruti.
O Conselho é formado por representantes de três empresas, três representantes do poder público e nove da sociedade civil, além de suplentes. As oito câmaras técnicas que captam e debatem as demandas sociais para subsidiar o Conselho são nas áreas de Saúde; Educação; Meio Ambiente; Segurança; Infra-estrutura e Saneamento; Cultura e Turismo; Desenvolvimento Rural; e Economia e Trabalho.
A criação da Instituição em Juruti é considerada, por muitos, um novo exemplo a ser seguido em outros municípios, pois se trata de um órgão consultivo e observador do conjunto de atividades promovidas, seja por empresas ou poder público, para o desenvolvimento sustentável de Juruti – incluindo o próprio empreendimento de mineração de bauxita da Alcoa, além dos Programas de Controle Ambiental (PCAs) e a Agenda Positiva, ambos desenvolvidos pela Companhia. Para o Gerente de Sustentabilidade e Assuntos Institucionais da Alcoa Mina de Juruti, Mauricio Macedo, o Conselho é uma nova jurisprudência em termos de diálogo social. “Juruti não é somente município minerador, mas também uma cidade com suas próprias habilidades sociais e econômicas”.
(Fonte: Alcoa)

Von denuncia falta de sinalização na Rodovia Santarém - Curuá-una

O deputado estadual Alexandre Von (PSDB/PA) denunciou na tribuna da Assembléia Legislativa do Estado do Pará a lentidão das obras de reconstrução e a total falta de sinalização da rodovia PA-370 (Santarém - Curuá-una), no município de Santarém, responsabilizando o Governo do Estado do Pará pelo atraso nas obras que, por força de contrato, já deveriam estar concluídas em dezembro de 2007.
Para o parlamentar santareno, o fato da rodovia ter recebido nova pavimentação há mais de seis meses, em vários trechos, sem que estas obras estejam acompanhadas da necessária sinalização rodoviária, tem ocasionado acidentes gravíssimos ceifando a vida de pessoas inocentes. Alexandre levou ao conhecimento dos demais parlamentares estaduais o falecimento do líder comunitário Sr. Domingos Pereira, conhecido como Gote, presidente da Comunidade Rural Santos da Boa Fé, ocorrido no último dia 11/08/2008, vítima de atropelamento por um caminhão nas imediações da comunidade de Perema, na citada rodovia Santarém - Curuá-una. Declarando ser o Estado também responsável pelas vítimas fatais de acidentes ocorridos nos últimos meses no leito da rodovia PA-370, sobretudo após o recebimento de nova pavimentação sem que, até o momento, tenham sido executadas as obras de sinalização rodoviária, tornando a rodovia insegura e perigosa, Von cobrou a imediata conclusão das obras contratadas de sua reconstrução e sinalização rodoviária.
"É inaceitável e inconcebível que novas vidas sejam perdidas por absoluta omissão do Estado", disse Alexandre Von.
(Fonte: Assessoria parlamentar )