terça-feira, 5 de março de 2013

Queijo sem origem declarada é apreendido em pizzarias de Santarém

O consumidor pode estar comendo pizza feita com queijo de procedência duvidosa e sem inspeção sanitaria.

Foi o que constataram fiscais da Divisão de Vigilância Sanitária(DIVISA), ao realizarem um blitz em pizzarias, lanchontes e restaurantes de Santarém, na semana passada.

Em alguns desses estabelecimentos, fiscais da vigilância sanitária apreenderam produtos como queijos, que não poderiam ser comercializados em Santarém por falta de certificação.

Audiência sobre local da hidroviária de Santarém será nesta quinta-feira

Uma audiência pública será realizada, quinta-feira(7), às 9h30, no plenário da Câmara de Vereadores, pela direção de gestão portuária da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará, para ouvir sugestões da sociedade civil sobre a melhor localização da estação hidroviária que será construída, em Santarém, pelo governo do estado do Pará.

Desapropriações nada republicanas

Um bomba de efeito retardado foi deixada pela ex-prefeita Maria do Carmo(PT) ao sucessor Alexandre Von(PSDB).

Diversas desapropriações de áreas particulares feitas pelo municícipio, na gestão petista, beiram à irresponsabilidade e podem provocar enorme rombo nas finanças municipais.

É só anotar e conferir depois.

Tráfico de pessoas: CPI quer convocar responsáveis por Belo Monte

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados que investiga o tráfico de pessoas marcou sessão para esta terça-feira (05), quando apreciará requerimento de autoria do presidente do colegiado, Arnaldo Jordy (PPS-PA). No pedido do parlamentar, a convocação do diretor-presidente da Norte Energia S.A, Duílio Diniz de Figueiredo, que é o responsável pelo Consórcio que está construindo a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu.

A CPI quer explicações sobre o bordel, que funcionava dentro do canteiro de obras e que foi desmontado em operação policial deflagrada no dia 14 de fevereiro.

Arnaldo Jordy que esteve em diligência no local, há uma semana, atestou que é “impossível atravessar o canteiro de obras” sem não passar em frente ao estabelecimento que mantinha dezenas de mulheres em cárcere privado.

"É impossível que este estabelecimento exista sem o conhecimento da Norte Energia, até porque no caminho de chegada até a referida ‘boate’ a comitiva da CPI passou por guaritas da empresa, que é área de atividade da obra", reforçou o presidente da Comissão.

Ainda durante visita às instalações da boate, os parlamentares constataram as condições subumanas em que 18 jovens, entre elas uma menor de idade, eram submetidas. Todas eram obrigadas a se prostituir e viviam em quartos minúsculos, sem janelas e com travas na parte de fora das portas, o que caracteriza situação de aprisionamento das vítimas. A maioria das mulheres foi recrutada no Sul do Brasil.

Os parlamentares também observaram que as instalações da boate são similares às construções de galpões no terreno da obra de Belo Monte.

Horário e local

A sessão da CPI do Tráfico de Pessoas está prevista para as 10 horas no plenário 11 da Câmara dos Deputados.


Santarém oficializa a adesão ao Programa Municípios Verdes

A Prefeitura de Santarém, município do oeste do Pará, oficializa nesta terça-feira (5), no Hotel Barrudada, sua adesão ao Programa Municípios Verdes, desenvolvido pelo Governo do Estado visando o ordenamento ambiental e o controle do desmatamento. A assinatura do termo de adesão será um dos destaques da VIII Reunião do Comitê Gestor (COGES/PMV), que pela primeira vez acontece fora de Belém.

O Comitê Gestor é formado por diversos grupos e órgãos do Estado e sociedade civil, como Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e The Nature Conservancy.

Santarém já fazia parte do PMV desde a assinatura do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) do Ministério Público Federal, que estabelece metas para o combate e controle do desmatamento. A assinatura do termo de adesão, no entanto, vai consolidar ainda mais a relação com o Estado, já que Santarém é um grande polo de integração na região oeste e pode se transformar numa referência para os municípios vizinhos.

Durante a programação da VIII Reunião do Comitê Gestor serão apresentados os dados de desmatamento SAD de 2012/2013, e Deter, respectivamente pelo Imazon e Ibama.

Também haverá debates com a participação de secretários, prefeitos, técnicos, representantes do Estado e pesquisadores, que abordarão a situação atual do desmatamento no Pará, os avanços no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as metas que devem ser cumpridas até o final de 2013.

Texto:
Diego Andrade-Municípios Verdes