terça-feira, 5 de março de 2013

Tráfico de pessoas: CPI quer convocar responsáveis por Belo Monte

A Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara dos Deputados que investiga o tráfico de pessoas marcou sessão para esta terça-feira (05), quando apreciará requerimento de autoria do presidente do colegiado, Arnaldo Jordy (PPS-PA). No pedido do parlamentar, a convocação do diretor-presidente da Norte Energia S.A, Duílio Diniz de Figueiredo, que é o responsável pelo Consórcio que está construindo a usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu.

A CPI quer explicações sobre o bordel, que funcionava dentro do canteiro de obras e que foi desmontado em operação policial deflagrada no dia 14 de fevereiro.

Arnaldo Jordy que esteve em diligência no local, há uma semana, atestou que é “impossível atravessar o canteiro de obras” sem não passar em frente ao estabelecimento que mantinha dezenas de mulheres em cárcere privado.

"É impossível que este estabelecimento exista sem o conhecimento da Norte Energia, até porque no caminho de chegada até a referida ‘boate’ a comitiva da CPI passou por guaritas da empresa, que é área de atividade da obra", reforçou o presidente da Comissão.

Ainda durante visita às instalações da boate, os parlamentares constataram as condições subumanas em que 18 jovens, entre elas uma menor de idade, eram submetidas. Todas eram obrigadas a se prostituir e viviam em quartos minúsculos, sem janelas e com travas na parte de fora das portas, o que caracteriza situação de aprisionamento das vítimas. A maioria das mulheres foi recrutada no Sul do Brasil.

Os parlamentares também observaram que as instalações da boate são similares às construções de galpões no terreno da obra de Belo Monte.

Horário e local

A sessão da CPI do Tráfico de Pessoas está prevista para as 10 horas no plenário 11 da Câmara dos Deputados.


Nenhum comentário: