terça-feira, 5 de março de 2013

Santarém oficializa a adesão ao Programa Municípios Verdes

A Prefeitura de Santarém, município do oeste do Pará, oficializa nesta terça-feira (5), no Hotel Barrudada, sua adesão ao Programa Municípios Verdes, desenvolvido pelo Governo do Estado visando o ordenamento ambiental e o controle do desmatamento. A assinatura do termo de adesão será um dos destaques da VIII Reunião do Comitê Gestor (COGES/PMV), que pela primeira vez acontece fora de Belém.

O Comitê Gestor é formado por diversos grupos e órgãos do Estado e sociedade civil, como Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e The Nature Conservancy.

Santarém já fazia parte do PMV desde a assinatura do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) do Ministério Público Federal, que estabelece metas para o combate e controle do desmatamento. A assinatura do termo de adesão, no entanto, vai consolidar ainda mais a relação com o Estado, já que Santarém é um grande polo de integração na região oeste e pode se transformar numa referência para os municípios vizinhos.

Durante a programação da VIII Reunião do Comitê Gestor serão apresentados os dados de desmatamento SAD de 2012/2013, e Deter, respectivamente pelo Imazon e Ibama.

Também haverá debates com a participação de secretários, prefeitos, técnicos, representantes do Estado e pesquisadores, que abordarão a situação atual do desmatamento no Pará, os avanços no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e as metas que devem ser cumpridas até o final de 2013.

Texto:
Diego Andrade-Municípios Verdes

Nenhum comentário: