quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Romance de Wando com Sabagama em Santarém inspirou letra da música 'Moça'

Miguel Oliveira
Repórter

O sucesso de Wando, que faleceu hoje em Minas Gerais, aos 66 anos, é ligado a Santarém. 
Aqui ele compôs sua musica mais famosa: Moça, dedicada à Sebastiana Gama(Sabagama) por quem se apaixonou. 
O LP vendeu 1,3 milhão de cópias, na década de 70. 
Wando conheceu a jovem cortesã no Hotel Tropical da Varig. Tinha traços indigenas e cabelos pretos longos (...quero me enrolar nos teus cabelos...) 
Wando não sabia que se tratava de uma meretriz, mas ela lhe confessou. Ficaram juntos alguns dias e viajaram para shows em garimpos de Itaituba. Na volta a Santarém, a borda da piscina, Wando lhe entregou um guardanapo de papel escrito a letra 'Moça'.
Sempre que voltava a Santarém lhe visitava. 
Anos mais tarde, Sabagama, ou Tiana, se firmou como empresária, construindo um luxuoso motel(Hipopotamus), na av Cuiabá, em Santarém, mas com a crise no garimpo e as invasões dos terrenos contíguos ao motel lhe levaram à bancarrota, tendo seus bens arrestados pela justiça.
----
Make in off desta nota: Eu, quando rapazola, ouvi essa história dos mais velhos, dos pais de meus amigos. Eu morria de curiosidade. Mas o mundo dá muitas voltas e eis que, em 2001, quando eu já tinha retornado a Santarém, após 21 anos de ausência de minha cidade, pude apoiar uma promoção da TV Guarany de um show de Wando no Signus Club. A promoção era para o(a) leitor(a) do jornal O Estado do Tapajós recortar um cupom e depositá-lo numa urna na portaria da emissora. O cupom sorteado dava direito ao ganhador a almoçar com o Wando no restaurante do Tropical Hotel. Na manhã do sábado do show, Ademir Pereira eu também participamos do almoço de Wando com uma jovem, vencedora do sorteio. Ao final do almoço,eu pude perguntar para ele se a história que eu tinha escutado era verdadeira. Ele não só confirmou como também adicionou detalhes que ,em respeito à vida pessoal de Sabagama, eu não posso compartilhar com vocês.
----
A música:
http://www.youtube.com/watch?v=bmZlBwKl_W4&feature=player_detailpage

Etta James, a grande voz


Lúcio Flávio Pinto
Editor do Jornal Pessoal

Etta James, que morreu no mês passado, foi muito mais longe na vida do que se podia prever: a leucemia a abateu cinco dias antes de completar 74 anos.  Ela sofria também do mal de Alzheimer e problema nos rins. Abusou da droga. Teve incidentes sem fim. Sofreu muito, no corpo e na alma. Chegou a pesar 200 quilos. Uma cirurgia tirou metade desse tamanho. Mas não as angústias que deviam estar por trás desse gigantismo, típico de quem já não tem maior apreço pelo próprio corpo.

Sem dúvida foi uma das maiores cantoras de todos os tempos. No entanto, só recebeu o maior prêmio da canção do seu país, o Grammy, 39 anos depois de gravar o primeiro disco, que lhe deu fama instantânea: At Last. Já era grande. Ficou sublime ao prestar sua homenagem à sua equivalente na vida e na música: Billie Holiday. Ninguém cantou Billie igual. Perfeita, sem ser cópia, imitação. Etta tinha melancolia própria para acrescentar à de Billie.

Talvez não tanta carga, mas quem sabe? Não era filha apenas de negros, como a Lady, cuja autodestruição lhe permitiu chegar apenas aos 44 anos, numa decadência que resplandeceu no disco terminal, Lady in satin, de 1959. É estranho que Etta só tenha gravado Billie 35 anos depois, num álbum de tributo com lugar garantido entre os maiores discos da música popular dos Estados, Unidos na companhia da acetinada gravação derradeira de Billie.

O pai de Etta era branco, mas não queria a associação à filha. Pagou-lhe pensão para ser ignorado. Uns compram carinho. Este adquiriu silêncio. Não se faz isso com ninguém. Etta foi em frente como se sempre caminhasse para trás.

Vice de Alexandre Von será indicado por Lira Maia


Da redação de O Estado do Tapajós
 
Os partidos políticos já começam a se movimentar visando as eleições municipais de outubro, quando o santareno irá à urna escolher o novo prefeito e 21 vereadores. 

Muitos partidos agem como se as eleições fossem ter segundo turno, pois eles acreditam que o eleitorado santareno ultrapassará a marca dos  200 mil eleitores até o dia 9 de maio, przo final de alistamento eleitoral.

Pensando nisso, alguns partidos já se adiantaram e anunciaram que vão lançar pré-candidatos. Por enquanto, o único candidato lançado é o de Rubson Santana, lançado pelo Partido Social Cristão (PSC). Ele deverá concorrer ao cargo de prefeito. 

Outros nomes não oficializados por suas siglas, mas já definidos é o de Inácio Correa, que deve representar o PT; e o do deputado estadual Alexandre Von (PSDB).

Segundo o Blog do Estado apurou, ontem em Belém, uma reunião confirmou que o vice de Alexandre será indicado pelo deputado federal Lira Maia(DEM).

Márcio Pinto também deve ser sacramentado pelo PSOL mais uma vez.  O médico Erick Jennings está sendo estimulado pelo PV a aceitar sua candidatura.

Já o vereador Maurício Correa(PSD) embora tenha tido seu nome anunciado como candidato a prefeito pelo deputado Junior Ferrari, dificilmente se manterá candidato. Ele deve concorrer à reeleição à Câmara de Vereadores. 

Sobre sua pré-candidatura Inácio Correa(PT) informou à nossa reportagem que ainda não pode falar sobre o assunto até que o partido oficialize sua pré-candidatura. Ainda, de acordo com Inácio, até o momento, ele foi o único que se inscreveu para concorrer como pré-candidato nas eleições 2012 pelo Partido dos Trabalhadores.

O deputado Alexandre Von confirma que será candidato do grupo político formado por seu partido e pelo Democratas (DEM), cujo líder maior na região é o deputado federal Lira Maia. "Nós realizamos convenções no segundo semestre do ano passado, tanto o nosso partido o PSDB, quanto o Democratas inclusive com a presença de lideranças nacionais do DEM em Santarém. E nessa ocasião os dois partidos manifestaram oficialmente o apoio ao nosso nome como pré- candidato a prefeito", explicou o deputado.

No entanto, Von esclarece que as definições finais serão feitas nas convenções partidárias que devem ocorrer no mês de junho.
 
O PSC também quer concorrer à prefeitura de Santarém e já escolheu o nome do bancário Rubson Santana. Rubson adiantou que dia no 11 de março haverá o lançamento oficial dos pré-candidatos ao cargo de vereadores e pré-candidatos a prefeito. "Estará presente toda a bancada estadual e a nacional do PSC, como o ex-senador Mão Santa". O local ainda não foi definido.

Pirarucu de 100 kg vendido em supermercado de São Paulo

Por Miguel Oliveira:
O pirarucu da foto abaixo pesa 100 kg.
Foi fotografado por mim em Ribeirão Preto(SP), no supermercado Pão de Açucar. 
O vendedor me informou que é de criatório, no Pantanal. 
E tem gente que pensa que pirarucu só tem aqui na região amazônica...
Com um detalhe interessante: o preço.
Lá em Ribeirão Preto, o quilo custa R$17,90.
Aqui em Santarém, agora no período de defeso da espécie, o quilo do pirarcu custa R$ 22,00.

Na página do facebook, Antenor Pereira Giovannini fez o seguinte comentário:
"Caro Miguel..por aqui nem vontade de ter um criatório os caras tem ... Querer levar criatório de peixes sem ração feita a base de soja e milho, esquece ... aqui os caras querem levar adiante trazendo ração de fora!!!!!"
Pior é saber que em Sorriso há tanques de Pirarucú para exportação sendo que Sorriso fica há mais de 2 mil km do porto !!!!! E Santarém, com rio, com porto, só assiste !!!"
Outro leitor. José Maria Oliveira, residente em Uberlândia(MG), também deu sua opinião:
"O peixe de criame (expressão daqui da região) não tem o mesmo sabor dos peixes da Amazônia, aqueles criados sem calça. Tenho saudade dfo meu tambaqui de 4 a 6 kg. Só saudade, no más.."