quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Finalmente

A partir do dia 22 de setembro, todas as agências bancárias da cidade vão atender os clientes no horário de 10 às 15 horas, finalmente se adequando ao novo fuso-horário e, principalmente, atendendo às necessidades dos clientes, especialmente a classe empresarial do município.

Niver

Para comemorar o aniversário do WWF-Brasil, a instituição planejou uma série de ações que não só celebram seus 12 anos de trabalho, como contribuem ainda mais para a conscientização e o envolvimento de todos na conservação do meio ambiente. Todas as atividades estarão reunidas no www.wwf.org.br, que vai estar de 'cara' nova e servirá como plataforma de informação para a semana.

Dedicação exclusiva e concurso

A gratificação por dedicação exclusiva será reintegrada aos vencimentos dos defensores públicos. notícia animou a categoria, que voltará a receber a remuneração retirada em governos anteriores. No ano passado, o governo do Estado já havia acrescentado 35% à gratificação.

O Governo do Estado anunciou ainda a autorização do edital para concurso público visando o preenchimento de 25 vagas de defensores públicos, e assim aproximar o quadro ao número ideal para o atendimento, que é 245.

Senado mantém taxa de 6,25% ao ano para dívida agrícola

Aprovado no Senado Federal da Medida Provisória que renegocia R$ 75 bilhões das dívidas dos produtores rurais. Os senadores mantiveram as mesmas alterações promovidas pelos deputados durante a votação na Câmara.

Para Valdir Colatto, o Senado foi sensível ao manter emenda de sua autoria que substitui a Taxa Selic, de 13% ao ano, pela TJLP (Taxa de Juros de Longo Prazo), de 6.25% anuais, como indexador para o pagamento da dívida ativa com a União.

A MP segue agora para sanção presidencial.

Pará concentra 80% dos casos de malária.

No Amazônia:

Os municípios paraenses de Pacajá, Itaituba, Jacareacanga, Goainésia, Anajás, Novo Repartimento, Novo Progresso e Cachoeira do Piriá concentram 80% dos casos de malária no Brasil. Os dados foram apresnetados durante reunião de avaliação do Programa Nacional de Controle de Malária, encerrado ontem em Belém.Apesar do número alto, o secretário estadual de Saúde em exercício, Walter Amoras, disse que a doença está sob controle e a demanda está caindo no Estado.
O coordenador nacional do Programa de combate a doença, José Lázaro Brito Ladislau, lembrou que metade dos casos registrados no Brasil está concentrada nos municípios de Pacajá, Itaituba, Jacareacanga, Goianésia e Anajás. Ele admitiu que os dados revelam falhas no controle da doença. 'Num programa como o do controle e combate da malária, não faltam recursos pessoais e nem materiais. Por isso, não se pode permitir falhas', avaliou.
O relatório final da reunião realizada em Belém, será produzido hoje por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde do Pará (Sespa). Não se sabe, no entanto, quando será enviado ao Ministério da Saúde.
Apesar de o Pará liderar os números da doença no País, José Lázaro garantiu que os registros dos casos de mortes por malária na Amazônia caíram de 1.009, em 2000, para 14 casos, em 2007. 'Agora, em 2008, a meta é diminuir mais ainda', revelou.
Números da Sespa mostram que no primeiro semestre de 2007, foram registrados 35 mil casos da doença. De janeiro a junho deste ano, os registros somam 29,5 mil, o que significa uma redução de 17%.Críticas - José Ladislau criticou a Sespa, pois o Pará foi o Estado que menos aderiu ao Programa. 'Ainda falta um envolvimento maior entre os gerentes de saúde. A Sespa precisa promover uma maior fiscalização no controle da doença, que envolve diagnóstico e acompanhamento e assumir o compromisso de incluir o programa de controle de malária de forma eficaz', avaliou.
A reunião de avaliação do Programa de Controle de Malária, promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Sespa e a Secretaria de Saúde do Município (Sesma), teve como objetivo de avaliar os casos de malária da região amazônica e estruturar novas ações de combate a doença. A reunião contou com a presença de 70 pessoas.

Pará Rural discute estratégias de desenvolvimento em Almeirim

Técnicos do Pará Rural debateram a linha de financiamento do Pará Rural com 126 famílias de produtores rurais com o objetivo de incrementar a produção agrícola e fortalecer a agroindústria por meio da elaboração de Projeto de Investimentos Produtivos – PIP. As reuniões ocorreram no período de 18 a 22 de agosto nas comunidades da Vila do Braço e Água Azul - Distrito de Monte Dourado, município de Almeirim, Região de Integração do Baixo Amazonas. Houve ainda visitas técnicas a Fundação Orsa, Emater, Adepará, STTR, movimentos sociais e lideranças políticas da região.
Representantes de 104 familias de agricultores da Associação Vila Verde da comunidade Vila do Braço debateram o Programa Pará Rural e as estratégias de desenvolvimento sustentável por meio da linha de financiamento do Programa para projetos de investimentos produtivos – PIP para o incremento de hortas comunitárias, olericultura, piscicultura, fruticultura e avicultura na região. Os agricultores familiares cultivam dezenas de culturas alimentares a maioria para subsistência própria, como: Cacau, Açaí, Cupuaçu, Banana, Melancia.
Grande parte da produção agrícola se deteriora por falta regular de energia, fornecida de forma precária por gerador próprio mantido pela comunidade. Uma pequena parcela da produção agrícola é comercializada em Monte Dourado a 35 km da Vila do Braço, escoada por estrada aberta pela comunidade, até o Distrito de Monte Dourado, onde está localizada a sede do projeto Jarí.
Água Azul – Lideranças da comunidade Água Azul representando 22 famílias de produtores rurais discutiram estratégias de financiamento por meio do Programa Pará Rural para fortalecer a agricultura familiar tendo como base o plantio de culturas alimentares e a implantação do Manejo Florestal não madeireiro, para culturas como o açaí nativo, patauá além da Castanha-do-Pará que já é extraída e beneficiada na região e na comunidade de Água Azul, distante 75 km do distrito de Monte Dourado.
Organizados em Cooperativas Agrícolas as comunidades de Água Azul, São Miguel e Nova Vida, os produtores rurais reivindicam projetos de investimentos produtivos para o financiamento de maquinários para fruticultura para fortalecer a agroindústria e beneficiar dezenas de outras comunidades no Vale do Jarí.
(Fonte: Agência Pará)