segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Médico faz parto em cadela no hospital municipal de Itaituba


O Blog de Dayan Serique noticiou hoje que "o Ministério Público enviou copias das reportagens exibidas em canais de televisão de Itaituba para o Conselho Regional de Medicina para que apure as irregularidades cometidas no parto feito em uma cachorra em pleno hospital municipal, realizado pelo secretário de saúde Dr. Diniz. Posteriormente também o Ministério Público enviará a denúncia para o Conselho Federal de Medicina."

Campanha educativa tenta conter mortes por acidentes de trânsito

Foto: Rozinaldo Garcia/PMS

Os elevados índices de atendimentos às vítimas de acidentes de trânsito no cotidiano do Pronto Socorro Municipal motivaram a Prefeitura de Santarém em 2009, a implantar o projeto Educação no Trânsito, pela Saúde, pela Vida, que visa através de ações educativas, reduzir o número de mortes por acidentes de trânsito no município. Para marcar o início das ações do projeto, edição 2011, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu na manhã de hoje (31), uma Blitz Educativa na Avenida Sergio Henn, no perímetro do Parque da Cidade.

Atualmente os acidentes de trânsito representam um agravante para a saúde pública em todo o Brasil, pois os acidentes quando não causam vítimas fatais, deixam traumas que são tratados pelos multiprofissionais da área da saúde. De acordo com informações do Pronto Socorro Municipal, de janeiro a dezembro do ano passado, 410 acidentados no trânsito, foram tratados e reabilitados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo: 275 pessoas vítimas de acidentes com motos, 43 com carro, 15 ciclistas, 41 atropelamentos, 03 casos não especificados, e 33 acidentes entre carro e moto. 

Segundo José Antonil Rocha, titular da SEMSA, o custo do tratamento de um acidentado no período de uma semana é de R$ 8.051,84 (Oito mil, cinquenta e um reais e oitenta e quatro centavos). “Precisamos que os condutores, sejam eles de carros, motos, bicicletas, e os próprios pedestres, tenham consciência de que depende mais deles do que da gente para revertermos esse quadro. É preciso que haja prudência no trânsi  to para que mais vidas não sejam perdidas”, afirmou.

Na ação desta manhã, foram parceiros da SEMSA, a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), o Departamento de Trânsito do Estado – DETRAN, a Polícia Militar, a Polícia Rodiária Federal e o Serviço Social do Transporte - SEST/SENAT. Além da distribuição de material educativo, houve a prestação de serviços públicos de saúde em uma tenda armada às proximidades do Parque da Cidade.(Fonte: Ass. Imprensa da PMS)

Entrada de empresa na rota Santarém-Belterra baixa preço da tarifa


Inacreditável.

Pelo menos uma vez se ouve falar em redução de passagem de ônibus no Brasil.

Em Belterra, as empresas que faziam linha para Santarém cobravam 5 reais a passagem.

Mas com a entrada em operação de uma empresa santarena, a Viação Borges, nesse intinerário, o preço da passagem caiu para 3 reais.

Sabem o que está acontecendo?

As empresas belterrenses estão reclamando da prática de dumping e prometem ingressar na justiça para que a tarifa seja a mesma que vem sendo praticada.

Helenilson barra repasse da administração do hospital regional para a prefeitura de Santarém


O secretário de planejamento da prefeitura de Santarém Everaldo Martins esteve há alguns dias em Belém para concretizar um velho sonho dos petistas, sonho este que não conseguiram realizar quando Ana Júlia era governadora e Silvia Comaru, era a titular da Sespa.

Sabem o que foi fazer Everaldinho na Sespa?

Propor à assessoria do secretário de saude do estado Hélio Franco a municipalização do hospital regional, com base num argumento pra lá de tosco: a saúde em Santarém é municipalizada e a Semsa pode gerir até um hospital do porte do regional.

Mas, Everaldinho pisou num terreno minado de pessoas do PPS, partido do vice-governador Helenilson Pontes que prontamente reagiu ao canto da sereia e recomendou que esse assunto não virasse realidade.

Segundo apurou o Blog do Estado, a iniciativa de Everaldo nada mais é do que uma tentativa de engrossar o caixa da prefeitura com as verbas que hoje são destinadas à manutenção do Hospital Regional, através da Pro-Saúde.

Everaldo alega que a prefeitura de Santarém poderia administrar diretamente o hospital regional do Baixo-Amazonas por um custo cerca de 20% menor.

Mas o discurso econômico do secretário municipal de planejamento é tão furado quanto uma nota de 3 dólares.

Dizer que por ser municipalizada a saúde a Semsa poderia dar conta de um hospital regional é uma falácia. A PMS não tem condições de arcar sozinha com a manutenção nem da UTI do PSM e muito menos com o centro de hemodiálise. A Sespa repassa verba mensal ao município para complementar o pagamento dessas despesas.

Quer dizer. Se a prefeitura de Santarém não tem condições de arcar com a UTI e a hemodiálise, como é que a PMS terá condições de arcar com a adminisração do hospital regional?

São perguntas de fáceis respostas, todas desfavoraveis ao governo municipal.

Lira Maia tem o melhor desempenho da bancada federal na Câmara dos Deputados

A bancada paraense, em conjunto, apresentou 30 projetos de lei no Congresso nacional em 2010. Cinco deputados não apresentaram nenhuma proposta no ano passado, três do PMDB: Bel Mesquita, Asdrubal Bentes e Jader Barbalho. Por outro lado, quem teve melhor desempenho foi o deputado Lira Maia (DEM), com seis propostas apresentadas e 36 discursos no ano. "Com certeza quem não faz discurso, quem não apresenta projeto e não discute a lei, a ação parlamentar é frágil. Você tem que estar ativo, participar das reuniões, fazendo discursos e apresentando projetos. Isso é básico do trabalho parlamentar", analisa Maia.

No entanto, o parlamentar discorda que o trabalho se resuma a essas atividades. "Isso não significa, necessariamente, que a atividade com a base seja frágil. Existem parlamentares que primam pela presença pessoal, mas sem nenhuma atuação. Alguns parlamentares têm faltas justificadas porque muitas vezes têm ações no interior do Estado que não se compatibiliza com o horário das reuniões. Às vezes a imprensa comete um equívoco quando avaliam o deputado pela presença em plenário em Brasília. A presença no plenário, a presença das comissões e a presença na base é importante, mas o que tem fazer é administrar o tempo de forma a render o máximo", afirma Maia.


Zé Geraldo (PT) foi o deputado federal que mais vezes subiu à tribuna: 37 no total. Porém, não apresentou nenhum projeto de lei no ano. Ainda em relação à presença, apenas um deputado federal paraense esteve na lista dos 30 mais assíduos no Congresso Nacional. O petista Beto Faro esteve presente em 403 das 422 sessões ocorridas ao longo da atual legislatura. O índice de presença chegou a 95,5%. E mesmo estando presente em Brasília, Beto faro não parece ter descuidado das bases.(Com informações de O Liberal)

Tumbas de concreto

Comentário de Lúcio Flávio Pinto às observações de leitores do Blog do Estado sobre seu artigo Cidade enclausurada, publicado ontem:

Terminei me referindo às "tumbas de concreto" que os nossos engenheiros estão construindo. Uma delas, infelizmente, se materializou no sábado em Belém, com o desabamento de um prédio de 34 andares. Isso é problema de elite? Havia operários na obra. Haveria muito mais se o sinistro ocorresse em turno de trabalho. E mais gente nas ruas. A crise de Belém atinge a todos. Só quem enfia a cabeça no buraco é que não vê, mas certamente vai se afogar na água e na lama, que se expandem do subsolo para a superfície. 
Lúcio Flávio Pinto

Laudo confirma degradação de praias por veículos em Santarém

Em O Estado do Tapajós, que já está nas bancas de Santarém:


A Polícia Civil de Santarém solicitou uma perícia nas praias do município que receberam a presença de diversos carros nos últimos finais de semana. Os veículos foram flagrados pela operação 'Rede Integrada', realizada em conjunto com agentes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), Departamento de Trânsito da Polícia Militar e do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente).
 
A reportagem do O Estado do Tapajós apurou que o resultado do laudo pericial constatou a degradação das praias devido à presença dos veículos. A prova pericial servirá para fundamentar a denúncia que constará do Inquérito Policial que está em andamento.

 
Segundo o delegado Silvio Birro, que preside as investigações, todas as pessoas notificadas durante as blitz da fiscalização serão ouvidas e, constatado o crime ambiental, indiciadas perante a justiça.

 
O único caso excepcional é do juiz federal Francisco Garcês Castro Júnior que foi notificado pelos agentes, mas tem foro privilegiado. Por isso, o caso será remetido às esferas competentes.

 
Ao todo, durante dois finais de semana de fiscalização, mais de 20 pessoas foram notificadas e devem ser ouvidas pela Polícia Civil. O Ibama possui uma lista independente com nomes de pessoas notificadas por seus agentes durante uma fiscalização feita individualmente. Mas o setor de fiscalização do órgão informou a nossa reportagem que não vai divulgar os nomes por motivo de procedimento interno. 

 
As blitz iniciam na praia do Juá e se estendem até a vila balneária de Alter do Chão. "O objetivo da operação também é de conscientizar as pessoas a preservarem as nossas praias. Muitos deles deixam bastante sujeira por onde passam. São latinhas de cervejas, sacolas plásticas e garrafas. Sem falar que nos trechos onde os carros trafegam a areai perde a sua cor e fica escura, avermelhada", explica 

Athila Gomes, chefe do setor de fiscalização da SEMMA.
 

Na fiscalização efetuada no final de semana nos dias 21,22 e 23 de janeiro, foram identificados os seguintes veículos trafegando nas praias, cujos condutores foram autuados pelas equipes da SEMMA, IBAMA e Batalhão de Trânsito do 3º BPM/Santarém:

- Veículo TOYOTA HILUX, cor preta, placa DVR-6623, conduzido pelo nacional ANTONIO VILMAR DE AGUIAR CARNEIRO;
 - Motocicleta FAN 150, preta, placa NSL 6008, conduzida pelo nacional JONATAS CANEDE DE LIMA;
 - motocicleta HONDA BROS, placa NSK 6431, conduzida pelo nacional PAULO VICTOR MACIÃO MOREIRA;
- motocicleta HONDA FAN 125, placa JWL 4857, conduzida pelo nacional CARLOS FRANCISCO LUCENA DA SILVA;
- motocicleta HONDA, placa JUZ 3427, conduzida pelo nacional OZORIO LOPES DE SOUSA;
 - VW/GOL, placa JWG 7719. conduzido pelo nacional ANTONIO LUCIVALDO LUCENA DA SILVA;
- TOYOTA HILUX, placa JXB 5138 AM, conduzido pelo nacional ROMULO JOSÉ DE SOUSA NORONHA;
- motocicleta HONDA BROS, placa NPC 8278, JULIAN REBELO MOREIRA;
- MITSUBISHI PAJERO TR4, cor preta, placa JVU 9718, conduzida pelo nacional EZAU FROTA DE LIMA;
- veículo placa FIAT/PALIO LQO 0854, conduzida pelo nacional DEIVID ANDERSON SOUSA DA SILVA;
 - FORD RANGER, placa AZB 0700, conduzida pelo nacional MARLAN MORAIS HAMAD;
 - TOYOTA HILUX, placa JXY 2476, conduzido pelo nacional RAIMUNDO FREITAS MACIEL.

TJ-PA: Certidões de antecedentes criminais passam a ser emitidas via internet a partir de hoje (31)

Do Blog do Zé Dudu:

Nova facilidade aos usuários evita a presença nos Fóruns Cível e Criminal e permite a obtenção do documento onde quer que estejam e disponham de computador

Texto: Vanessa Vieira
 
A partir desta segunda-feira, 31, o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) passa a oferecer o serviço de emissão de certidões também de antecedentes criminais via internet, superando, assim, uma dificuldade operacional que vinha resultando em filas diárias e aumento da estrutura física e de equipamentos para atendimento no espaço a isso reservado no prédio do Fórum Cível. O documento relativo ao civil já vinha sendo acessada virtualmente. 
Com o nova facilidade tecnológica, os usuários poderão emitir a certidão de qualquer lugar e hora, economizando tempo e gastos com deslocamento. Com a certidão online, as filas para obter o documento devem reduzir em até 70%, pois de restringirão somente a quem não dispuser da internet, situação em que terá de ir pessoalmente ao Fórum para solicitá-la, conforme esclarece o secretário de Informática do TJPA, Fábio Cezar Salame da Silva.
A emissão poderá ser feita pelo próprio site do Tribunal (www.tjpa.jus.br), no banner “Certidão”. O sistema, criado pela Secretaria de Informática do TJPA, permite ao usuário emitir a certidão, informando seu nome completo, um número de identificação civil (RG ou CPF) e a filiação. Apenas no caso de homônimos sem o registro de identificação civil, a emissão deverá ser feita pelo Fórum Criminal da cidade do cidadão. O próprio sistema, que cobre todas as comarcas do Estado do Pará (tanto para aquelas que operam no Libra quanto no SAP XXI), informará ao usuário sobre essa necessidade.
A demanda pelas certidões chega, em média, a 300 por dia, necessárias para habilitação a concursos e outras finalidades em que passaram a ser exigidas. Antes da operação desse novo sistema, pelo TJPA, o usuário esperava 48 horas para receber o documento. Com a emissão online, o documento será fornecido na hora, no domicílio do usuário ou, conforme o caso, diretamente no Fórum Criminal, a exemplo do que já é feito no Fórum Civil.
Com mais essa ação, o desembargador Rômulo Ferreira Nunes encerra sua gestão do biênio 2009/2010, marcada pela expansão do Projudi (Justiça Sem Papel) para todos os juizados cíveis administrados pelo TJPA e pela implementação do Libra (Sistema de Gestão de Processos Judiciais) na capital e em várias comarcas do interior. As ações cumprem meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que estabelece a unificação das tabelas processuais.

Laudo indicaria problemas no Real Class em março do ano passado

Ana Célia Pinheiro:

Um laudo técnico para “avaliar a capacidade de carga das vigas do Edifício Real Class” pode indicar que o prédio, que desmoronou ontem em Belém, teria apresentado problemas estruturais já em março do ano passado.

A realização do laudo estaria registrada em uma ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de número 365005, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado do Pará (CREA/PA). E lá consta, também, que a natureza do serviço se refere à “estrutura de concreto armado”.

Não se sabe o resultado desse laudo. Mas três fontes consultadas, hoje, pela Perereca disseram que ele só é realizado em situações atípicas – denúncias de irregularidades ou problemas técnicos na obra, por exemplo. E é possível, inclusive, que tenha sido requisitado pela Justiça.

Mas o engenheiro civil Carlos Otávio Santos de Lima Paes, proprietário da Real Engenharia, a empresa responsável pela obra, afirmou desconhecer a existência desse documento.

Por meio de sua Assessoria de Imprensa, disse, também, que é normal a realização de testes de carga, na medida em que uma obra avança. Mas, reafirmou, “no caso específico, não ocorreu nenhum teste”.

Mais tarde, após o blog fornecer à Assessoria de Imprensa o número de registro do laudo, ele disse não possuir cópia do documento para obter maiores informações. 

Acredita, no entanto, que o laudo se refira à instalação de um “jaú” – andaimes basculantes que ficam pendurados por cabos de aços nessas edificações.

Segundo o empresário, a Delegacia Regional do Trabalho (DRT) exige um laudo específico da viga onde o equipamento será pendurado, para evitar acidentes.

“Isso é rotina e, provavelmente, esse laudo diz respeito à instalação desse equipamento”, disse a Assessoria de Imprensa da construtora.

Documentação irregular

Outro problema é que esse laudo teria sido emitido pelo engenheiro civil Raimundo Lobato da Silva, o mesmo que confeccionou o projeto estrutural do Real Class, com 34 pavimentos. 

O fato não seria irregular, dada a capacidade técnica de Raimundo Lobato, para a emissão desse documento. Mas soou esquisito para as fontes consultadas pelo blog.

“Poder, ele pode fazer. Mas é estranho ele (o engenheiro) fazer esse tipo de laudo. Fica suspeito, principalmente no caso de um sinistro desses”, disse um arquiteto, que preferiu não se identificar.

Informações chegadas ao blog dão conta, também, que a única ART registrada no CREA pelo engenheiro civil Carlos Otávio Santos de Lima Paes, o proprietário da Real Engenharia, diria respeito à elaboração do projeto contra incêndio e pânico daquele prédio.

Estariam faltando, segundo acentuou uma fonte, as ARTs dos profissionais responsáveis por vários outros projetos – de arquitetura e de estruturas sanitária, lógica e elétrica, por exemplo.

“Se for assim, isso é irregular” – disse uma fonte, ao tomar conhecimento, pelo blog, da falta da documentação. “Peça ao CREA as cópias de todas as ARTs; se for preciso, acione o Ministério Público. E veja, também, se o projeto foi aprovado na Seurb (Secretaria Municipal de Urbanismo) e no Corpo de Bombeiros”, aconselhou.

Mas o proprietário da Real Engenharia afirma que a empresa “não tem nenhuma pendência burocrática ou de qualquer outra ordem” perante o CREA.

Falha Geológica

O arquiteto ouvido pelo blog descartou a possibilidade, veiculada pela imprensa, de o desmoronamento do prédio ter sido causado por uma falha geológica não detectada no projeto de fundação da obra.

“Para construir um prédio, você faz a sondagem do terreno. Aí, detecta qualquer problema e leva isso em consideração, quando faz o projeto de fundação”, explicou.

Pelas imagens e depoimentos que viu e ouviu nos noticiários da TV, o arquiteto diz que o edifício parece ter sofrido “falência na estrutura”. 

Salienta, no entanto, que só mesmo a perícia técnica é que poderá determinar o que de fato ocasionou o desmoronamento. Mas, observa: “Na medida em que se retiram os escombros, ocorre a destruição das provas quanto à superestrutura. E só restará a infra-estrutura, ou seja, o que está embaixo”.

Pelas informações que chegaram ao blog, a empresa responsável pela “execução da sondagem SPT, projeto geotécnico de fundação e execução de fundação profunda em hélice contínua monitorada 0600mm” do Real Class foi mesmo a Solotécnica Engenharia Ltda, do engenheiro civil Edickson Pedro Fonseca Paes. 

O contrato entre a Real Engenharia e Comércio Ltda e a Solotécnica teria sido efetuado em 22 de julho de 2008, com um valor em torno de R$ 40 mil.

Os serviços previstos seriam de projeto e laudo de Geotecnia, e de fundações profundas (ao que consta, 852 metros) na execução da obra.

O dono da Real Engenharia confirmou que a Solotécnica foi a responsável pela sondagem do terreno e disse que ela é “especializada nessa área, prestadora de serviço para um grande número de edificações em Belém” e que a Solotécnica “nunca teve problemas nessa área em seus projetos”.

Hoje(domingo), a Perereca tentou contato com o presidente do CREA, José Leitão de Almeida Viana, mas ele não pôde atender o telefone.

O coordenador do CREA, Dilson Capucho Frazão, disse que se encontra viajando e o coordenador adjunto, Gilberto Olivar Von Grapp de Souza não retornou as ligações.

O mesmo aconteceu com os engenheiros Raimundo Lobato da Silva e Edickson Pedro Fonseca Paes.

Inquérito Civil

O Ministério Público Estadual informou, em nota à imprensa, que instaurou inquérito civil para apurar as responsabilidades pelo desabamento.

O trabalho será realizado em conjunto pelas Promotorias de Defesa do Consumidor e do Meio Ambiente, sob o comando do promotor Marco Aurélio Nascimento.

Ao lado disso, dois promotores de Justiça da área criminal, Gilberto Valente e Mário Brasil, acompanham desde ontem o inquérito aberto pela Polícia Civil.

O Procurador-Geral de Justiça, Geraldo de Mendonça Rocha, esteve no local do desabamento e um ônibus-gabinete do MP deu orientações jurídicas às vítimas do acidente.

Agora à noite, o prédio da Real Engenharia foi interditado pela polícia, para a recolha de documentos amanhã de amanhã.

Dia de Luta e de Luto
Operários da construção civil fecham a avenida Gov. José Malcher, nesta segunda-feira, em ato de protesto. Foto:Rodrigues Mendes/Twitter
Amanhã(segunda-feira), os trabalhadores da Construção Civil realizam assembléia geral, às 9 horas, na sede do Sindicato.

A proposta é realizar, ainda nesta segunda-feira, “um dia de luto e de luta” em decorrência do acidente, que teria matado pelo menos dois operários. 

Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Ailson Cunha, a manifestação deve paralisar os canteiros de obras em Belém.

Ele disse que a disputa entre as grandes construtoras, para ver quem entrega mais rapidamente esses edifícios, está levando ao aumento dos acidentes de trabalho e colocando em risco a vida dos trabalhadores. 

Entre outros motivos, porque os operários, que trabalham em torno de nove horas por dia, ainda estariam sendo obrigados a trabalhar nos finais de semana, sob ameaça de demissão. 

De acordo com Ailson, onze operários morreram, entre janeiro e dezembro do ano passado, em acidentes de trabalho, na Região Metropolitana de Belém.

E indaga: “E se esse desmoronamento tivesse ocorrido durante a semana, quando havia 125 trabalhadores no canteiro de obras? Você já imaginou a tragédia?”

Disse que o sindicato não recebeu qualquer denúncia de problemas estruturais no edifício Real Class, mas apenas de questões relativas à falta de pagamento e da má qualidade da alimentação, por exemplo.

Observa que só a perícia poderá determinar as causas do acidente, mas acredita que o desmoronamento deve ter decorrido de problemas na fundação da obra.

E comenta: “Se há outras obras dessa empresa com risco de desabamento, só quem pode dizer são as autoridades encarregadas da fiscalização”. 

Ailson informou que o sindicato pretende colocar pelo menos dois mil trabalhadores nas ruas de Belém, nas manifestações de amanhã. 

Queixou-se da Delegacia Regional do Trabalho (DRT) “que não fiscaliza como deveria” e dos salários e condições de trabalho dos operários do setor: “A gente luta por plano de Saúde e as empresas dizem que não têm lucro para pagar. Mas só um apartamento de um prédio como esse que ruiu custa em torno de R$ 500 mil”.

Hoje, um servente da Construção Civil recebe R$ 570,00 por mês, e um profissional em torno de R$ 800,00.

E ainda neste domingo, segundo Ailson, o Sindicato precisou retirar de um canteiro de obras da Marko Engenharia, na João Balbi, cerca de 30 operários que estavam a trabalhar.

Em coletiva, construtora diz que prédio não apresentava trincas, fissuras ou estalos.

A Assessoria de Comunicação da Real Engenharia encaminhou ao blog uma síntese da coletiva concedida na tarde de hoje(domingo) por Carlos Otávio Lima Paes; o filho dele, Carlos Otávio Lima Paes Júnior, também engenheiro; Rudimar Figueiredo do Carlo, engenheiro e supervisor de obra; Nagib Charone, engenheiro e professor da Universidade Federal do Pará; Roland Massoud, Luiz Sérgio Pinheiro, Sérgio Oliva Reis e Marta Vinagre Bembom, advogados; Antonio Rezende, presidente em exercício da Ademi e Manoel Pereira, do Sinduscon.

Ei-la:

1-A Real SPE Engenharia lamenta o episódio e informa que está tomando todas as providências que a situação requer.
2- Está mobilizada para apoiar todas as pessoas envolvidas no acidente. Está dando assistência aos familiares dos dois empregados (Manoel Raimundo da Paixão Monteiro e José de Paula Barros) considerados desaparecidos e que estariam na obra na hora do acidente. Essa assistência não se restringe a aspectos materiais, mas também emocional; disponibilizamos uma psicóloga (Luciana Castelo Branco) para dar apoio às famílias dos empregados e demais pessoas envolvidas no acidente.
3- Ontem mesmo a empresa reservou apartamentos em hotéis para abrigar as pessoas que precisem desocupar suas moradias. Até final da manhã deste domingo, cerca de 20 famílias já estavam hospedadas.
4- A empresa não medirá esforços para investigar as causas do acidente. Os projetos de fundação e superestrutura, como é de praxe, foram contratados junto a empresas terceirizadas, consagradas nessas especialidades, com grande experiência. A obra nunca apresentou sinais (trincas, fissuras, estalos) que indicassem problemas. Cerca de ¾ do edifício já estava com o revestimento interno de gesso, que serve de base para pintura; esse material (de cor branca) revelaria qualquer problema na estrutura, com muita visibilidade, e nada disso ocorreu. A circulação regular do mestre de obra dentro do prédio permitiria, igualmente, que se observasse, facilmente, os sinais de problemas. Na semana passada, o engenheiro Rudimar do Carmo, na rotineira supervisão à obra, nada detectou de anormal.
5- A empresa tem como regra abastecer suas obras com materiais de origem reconhecida, marcas reconhecidas pelo mercado; produtos que garantem segurança e qualidade a todas as etapas de suas obras.  Todos os procedimentos técnicos, como análise de concreto são observadas com rigor pela Real Engenharia em todos em todos os seus projetos. Os exames laboratoriais de concreto são feitos pelo engenheiro Delisle Lopes da Silva, professor da Universidade Federal do Pará, pós-graduado nessa especialidade.
6- A empresa reafirma que não medirá esforços para investigar as causas do acidente; está disponível à colaboração e apoio a todas as demandas dos órgãos que estão à frente das investigações e que emitirão os laudos. Além disso, a empresa contratou o Dr. Nagib Charone, para acompanhar, como sua representante, as perícias dos órgãos oficiais. E realizará perícia particular contratada junto a profissionais qualificados e notório reconhecimento no mercado. Enfim, colaborará para que tudo seja esclarecido e que sejam preservados os direitos de trabalhadores, clientes e demais pessoas atingidas pelo acidente.
7- A construtora nasceu do Grupo Real Engenharia, que atua há 27 anos no mercado de construção e incorporação, na Região Metropolitana de Belém. O Grupo já entregou quinze empreendimentos, com aproximadamente mil unidades residenciais.
8- A empresa agradece as inúmeras manifestações de solidariedade, o apoio das instituições e segmentos da sociedade civil; amigos; familiares; clientes; empregados; colaboradores e pessoas em geral. E confia na ação dos órgãos envolvidos na apuração dos fatos.

Máquinas do Paraná vão ajudar na localização das vítimas

Da Secretaria de Comunicação do Governo do Estado:

“Dois equipamentos utilizados em localização de vítimas em acidentes de grandes proporções chegaram a Belém, no início da tarde deste domingo (30), para ajudar no trabalho de busca e resgate de vítimas do desabamento de um prédio em obras, em área central de Belém, ocorrido no último sábado (29). As máquinas chegaram do Paraná, encomendadas pelo Corpo de Bombeiros do Pará.

Um deles, a almofada pneumática - que dilata até 30 cm -, consegue levantar 66 toneladas de escombros e ajuda na remoção de vítimas. O equipamento é de fabricação alemã.
A outra, denominada Delsar, ajuda a encontrar soterrados. Operando em um raio de 60 metros, a máquina tem seis sensores, com capacidade para detectar até a respiração humana. "Esses equipamentos são de fundamental importância em nosso trabalho de busca por possíveis vítimas", declarou o subcomandante geral da operação, coronel Wanzeler, do Corpo de Bombeiros.

Desde a tarde de sábado, quando aconteceu o acidente, na Travessa 3 de Maio, entre Magalhães Barata e Governador José Malcher, o esforço de várias instituições vem garantindo a agilidade necessária para que o trabalho de remoção dos escombros seja finalizado o mais rápido possível, assim como a localização de possíveis vítimas.

As ações integradas mobilizam efetivos da Polícia Militar (incluindo cães farejadores), Polícia Civil, Defesa Civil Municipal e Estadual, Cruz Vermelha, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Serviço de Atendimento Médico Urgente (Samu/192), Companhia de Transportes de Belém (CTBel), Departamento de Trânsito do Pará (Detran) e Guarda Municipal, além de tropas do Exército e Fuzileiros Navais.

Vítimas - Duas pessoas que estavam na lista de desaparecidos, o eletricista Luís Nazareno dos Santos Lopes e o ajudante de pedreiro Isaias Marques Mafra, entraram em contato com a TV RBA (afiliada da Rede Bandeirante) neste domingo (30).

No entanto, segundo o tenente coronel Reis, só foi confirmada até agora a localização de Luís Nazareno, que concedeu entrevista à emissora. Isaias, disse o oficial, só sairá da lista quando comparecer à base de operações do Corpo de Bombeiros. As equipes acreditam que ainda estão desaparecidos Manoel Raimundo da Paixão Monteiro e José Paulo Barros, que trabalhavam na hora do desabamento.

Até o final da tarde deste domingo (30) só havia sido encontrado o corpo de uma mulher, que não teve condições de ser identificado. Há suspeita de que o corpo encontrado seja de Maria Raimunda Fonseca Santos, mas essa identificação ainda não foi confirmada oficialmente.

O corpo foi removido para o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves. Supostos parentes da vítima coletaram DNA para o exame de identificação.

Nova etapa - Por volta das 16h30 foi iniciada a retirada de escombros com guinchos, pois até então o trabalho de remoção estava sendo feito por retroescavadeiras, pelas laterais. Mas permanecem no local as demais máquinas pesadas, como caçambas, tratores de esteira e pás mecânicas, colocadas à disposição pela secretaria de Estado de Transportes (Setran) e empresas privadas.

As equipes liberaram, às 17h deste domingo, o acesso ao edifício Blumenau, para que os moradores pudessem retirar objetos pessoais. "Estamos coordenando essa retirada. Os moradores entram acompanhados com bombeiros para garantir a segurança. Essa retirada está sendo feita por andar. Em cada andar há dois apartamentos", informou o tenente coronel Morais, coordenador da operação.

Os prédios vizinhos, Londrina e Real Dream, foram liberados no final da manhã para retirada de objetos pessoais, com o mesmo esquema de segurança determinado pelos bombeiros.

Denúncias - Os promotores Marco Aurélio Nascimento (de Defesa do Consumidor) e José Godofredo Santos (Urbanismo) confirmaram no local informação já divulgada, de que não foram registradas no Ministério Público denúncias sobre problemas estruturais no prédio em construção, por moradores da área.

"Estamos instalando inquérito civil e, independentemente da culpa, a empresa responsável pela obra tem responsabilidade civil pelos danos e vítimas", declarou o promotor Marco Aurélio”.

Paysandu é o novo líder do Parazão 2011

O Paysandu é o novo líder do Campeonato Paraense 2011. Ao final da segunda rodada da competição, o Papão foi o único clube que conseguiu os 100% de aproveitamento nos dois jogos da competição, ao vencer o Independente Tucuruí por 3 a 2. Por outro lado, o Remo segue sem perder no torneio estadual ao empatar contra a equipe do Cametá pelo placar de 2 a 2.
 
A rodada totalmente desmembrada do Parazão desta temporada teve início na quinta-feira (27), com Águia de Marabá e São Raimundo. Os dois times mostraram um futebol pouco vistoso e o placar de 1 a 1 define bem o que foi o jogo no estádio Zinho Oliveira. Ambos seguem sem vencer no Estadual.

Já no sábado (29), o Independente Tucuruí parou diante do Paysandu ao perder por 3 a 2 dentro do seu estádio, o Navegantão. Como não pode deixar de existir no Parazão, a partida correu o risco de acontecer de portões fechados, mesmo com os ingressos vendidos. O Galo não jogou o mesmo bom futebol da goleada passada sobre o Cametá e o Paysandu conseguiu, pela segunda vez, se recuperar no segundo tempo após sair perdendo.

No domingo (30), duas partidas. Pela manhã, a Tuna ‘patinou’ no estádio do Sousa e sem Viola empatou com o Castanhal: 0 a 0. Já à tarde, no estádio Parque do Bacurau, o Leão, que era favorito, acabou mostrando um péssimo futebol e escapou de perder para o Cametá. O resultado final do embate marcou 2 a 2, com o Mapará perdendo diversas chances no final do jogo. (Gustavo Pêna, DOL)
 
3ª Rodada do Campeonato Paraense 2011:
Clube do Remo x Águia           
02/02   QUA   20h30  Estádio Baenão
São Raimundo x Cametá         
02/02   QUA   20h30  Estádio Barbalhão
Castanhal x Independente       
02/02   QUA   20h30  Estádio Maximino Porpino
Paysandu x Tuna Luso             
03/02   QUI     20h30  Estádio da Curuzu

Classificação do 1º Turno (Taça Cidade de Belém)

1º-Paysandu: 6 pontos
2º-Remo: 4 pontos
3º-Independente: 3 pontos
4º-Águia: 2 pontos
5º-Tuna Luso: 2 pontos
6º-Castanhal: 1 ponto
7º-São Raimundo: 1 ponto
8º-Cametá: 1 ponto
(Fonte: Diário do Pará)