quinta-feira, 7 de abril de 2011

Chacina de Realengo: "O assassino optou por matar apenas as meninas bonitas", diz tia de menina morta com tiro na testa

Maria Luisa de Melo


A notícia de que sua sobrinha e afilhada havia sido morta com um tiro na testa por um homem chegou através de um vizinho. Inicialmente, o que Luciana Copa sabia era que a Escola Municipal Tasso da Silveira, onde Géssica Guedes Pereira, de 14 anos, estudava, havia sido alvo de um atentado no início da manhã. Mais tarde, a mulher surpreendeu-se ao ter que ir ao Instituto Médico Legal reconhecer o corpo da adolescente.

"Tudo o que ela queria era ingressar na Marinha. Estava fazendo cursinho e tudo. Mas acabou aqui (no Instituto Médico Legal). Morta com tiro na testa. Só vi por foto, não tenho coragem de vê-la com a cabeça esfacelada", emocionou-se a madrinha da vítima, antes de acrescentar: "Tenho um filho na mesma turma, que me contou que antes de matar as crianças, o atirador disse que só morreriam as meninas bonitas. Ele se aproximava das meninas bonitas e atirava sem pena. As feias, segundo meu filho, ele deixava passar".

Sueli Pereira, mãe de uma das vítimas: "Tínhamos que ter PMs em todas as escola
Insegurança

Para a mãe da jovem assassinada, Sueli Guedes Pereira, há uma grande falha na segurança das escolas do Rio, que só dispõe de guardas municipais desarmados. "Eu que sou mãe já fui barrada algumas vezes para entrar na escola da minha filha. Por isso não consigo entender como um louco desses conseguiu um acesso tão fácil. Tínhamos que ter PMs nas proximidades de todas as escolas do Rio. Cadê a segurança das escolas?", desabafou a mãe.

O tio de Géssica, Rosivaldo Pereira, 30 anos, acredita que se houvessem pelo menos guardas municipais com teaser (pistolas de choque), a tragédia poderia ter sido evitada.
"Como não tem um guarda municipal numa escola com 400 crianças? É inacreditável uma coisa dessas. Só na minha vila ( Vila João Lopes, em Realengo) foram quatro adolescentes assasinados. É inacreditável", criticou o soldador.

Governo não abre mão de Belo Monte, avisa Gilberto Carvalho


Agência Brasil

O ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, disse hoje (7) que o governo não abre mão da construção da Usina Hidrelétrica Belo Monte. Após se encontrar com cerca de 450 mulheres do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), o ministro ponderou que outras reivindicações do grupo poderão ser objeto de diálogo com o governo, mas não Belo Monte. “Belo Monte não vai ter como atender”, disse o ministro, após o encontro que contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff.

Entre as reivindicações do movimento, entregues á presidenta Dilma Rousseff, está a imediata suspensão da construção da usina. “Em relação à Belo Monte não dá para avançar, nós não vamos deixar de fazer [a usina]”, disse o ministro. “Dá para fazer Belo Monte de um jeito ou de outro. O papel deles [dos movimento sociais] é cobrar da gente que seja da forma mais humana, mais respeitadora possível, levando em conta todos os direitos dos atingidos, das culturas tradicionais. Essa é a parte do diálogo que dá para a gente fazer”, ponderou.

A construção da Usina Belo Monte é alvo de críticas da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA). O organismo multilateral pediu a imediata suspensão do processo de licenciamento da usina.

O governo considerou descabida a posição da OEA, tomada em resposta a denúncias apresentadas por várias comunidades da Bacia do Rio Xingu, onde a hidrelétrica será construída. Em nota, o Itamaraty disse que as solicitações são”precipitadas e injustificáveis”.

O ministro disse que o governo pretende estar mais presente nas mesas de negociações entre empresários, trabalhadores e comunidade e adotará uma agenda de reunião de dois em dois meses para cada canteiro de obras. “As negociações com eles não podem ser feitas somente pelas empresas. O governo precisa estar mais presente. Naturalmente, quando se trata de indenizações, quando se trata de realocações, o Estado tem que estar mais presente”, disse o ministro.

“Antes das privatizações, os movimentos conseguiam negociar melhor. Depois disso, a vida deles ficou mais difícil porque as empresas não conseguem entender a lógica das famílias.”, disse.

O ministro também ponderou que as recentes revoltas em canteiros de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como os que ocorreram nas usinas Jirau e Santo Antônio, no Rio Madeira, serviram para demonstrar que o governo precisa prestar mais atenção ao que pode se repetir em relação à Belo Monte.

“O evento de Jirau e Santo Antônio está nos levando já a antecipar [o que pode ocorrer] em relação à Belo Monte, ter uma presença mais forte do Estado. É preciso antecipar cuidados com a saúde, com a segurança, com saneamento, para que o impacto da obra no local não seja tão pernicioso para as populações".

Belo Monte será a maior hidrelétrica totalmente brasileira, considerando que a Usina de Itaipu é binacional 9em sociedade com o Paraguai), e a terceira maior do mundo. A usina terá capacidade instalada de 11,2 mil megawatts de potência e reservatório de 516 quilômetros quadrados. Até o momento, o empreendimento tem apenas uma licença parcial do Ibama para instalar o canteiro de obras.

CPI do Trabalho Escravo é protocolada na Câmara dos Deputados

Erika Morhy

O deputado federal Claudio Puty (PT-PA) protocolou, na tarde desta quinta-feira (07/04), no Plenário da Câmara dos Deputados, requerimento, com mais de 180 assinaturas, para instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Trabalho Escravo.

Durante a cerimônia, parlamentares da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) apoiaram a iniciativa. Estavam presentes Erika Kokay, Nilton Lima, Vicentinho Alves, Fernando Marrone e Amauri Teixeira.

A CPI do Trabalho Escravo tem o objetivo de mobilizar a sociedade e pressionar o Congresso Nacional a votar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 438/2001, que expropria terras onde foram encontradas situações análogas à escravidão.
A PEC está parada na Câmara desde 2004, aguardando a votação em segundo turno. “Esta é uma evidência do poder político dos que patrocinam a impunidade de um crime com implicações graves aos direitos humanos, à economia e a Previdência Social”, afirmou Claudio Puty.

Para o deputado paraense a falta de uma legislação rigorosa para punir este crime faz com que o trabalho escravo ainda seja um bom negócio para muitos empresários. “Pessoas inescrupulosas vêem o trabalho escravo como forma de reduzir os custos da mão-de-obra. Na prática, as punições não têm sido suficientes para inibir o crime: infratores flagrados pagam os direitos trabalhistas sonegados e, só mais recentemente, estão impedidos de receber financiamento público”, explicou Claudio Puty.

O trabalho escravo é realidade no Brasil, tanto em áreas rurais quanto urbanas. Já foram registrados casos em 21 estados da federação brasileira. O Cadastro de Empregadores do Ministério do Trabalho de 2010, que contém os casos flagrados de exploração de trabalhadores na condição análoga à de escravos, lista 220 infratores, entre pessoas físicas e jurídicas. Entre 2003 e 2010, foram resgatadas mais de 50 mil pessoas, segundo registros da Comissão Pastoral da Terra (CPT).

A erradicação do trabalho escravo é um compromisso do Estado brasileiro com a Organização dos Estados Americanos (OEA) desde 2003. À época, o Brasil foi processado devido à inoperância dos governos locais em julgar os culpados de tentar assassinar o trabalhador Zé Pereira, baleado em setembro de 1989, ao tentar fugir de uma fazenda que o mantinha em situação análoga à escravidão no Sul do Pará.

Sobe para 13 o número de mortos por atirador em escola em Realengo


Maria Luisa de Melo

Mais duas estudantes morreram vítimas de um homem que se matou após atirar em alunos da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, subúrbio do Rio. Ao todo, são 13 vítimas - 12 meninas e um menino - que, eu sua maioria, foram atingidas na cabeça.
Em frente ao IML do Rio, famílias ainda procuram infornações ou aguardam pela liberação dos corpos. Os nomes de quatro das meninas mortas foram divulgados: Jéssica guedes Perreira, 15 anos; Mariana Rocha, 13; Milena Santos do Nascimento, 14, e Katine Chagas Oliveira, 15.
O tio de Jéssica, uma das vítimas, que preferiu não se identificar, reclamou da falta de segurança na escola. Segundo ele, há varios casos de brigas e incidentes na Tasso da Silveira, e os pais dos alunos pediram, por várias vezes, que a segurança da instituição seja feita por policiais militares ou guardas municipais.
!Na escola, só há um monitor, que não usa arma. Tenho certeza de que se houvesse policiamento na escola essa tragédia não teria acontecido", disse o tio da menina morta.

Leia a carta do atirador. Aqui

Vídeo mostra crianças fugindo de atirador em escola de Realengo

Zé Antônio diz ter apoio do PMDB para continuar na Semsa

Alailson Muniz
Editor-Chefe


O secretário José Antônio Rocha afirmou, esta semana, que está bem na Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e que tem o apoio tanto do governo quanto de seu partido, o PMDB, para permanecer no cargo. Ele reconhece que sua administração tem passado por maus momentos, mas diz que a pasta de saúde sofre esses arranhões em qualquer administração que seja e em todo o Brasil. 

Depois de tirar a arquiteta Alba Valéria do comando da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) e colocar Inácio Correa (Governo), o governo municipal já pensa em remanejar o secretário de Saúde José Antônio Rocha para a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), onde ele já esteve. A mudança no tabuleiro de xadrez faz parte da estratégia do governo Maria do Carmo para as eleições municipais de 2012.

"Em nenhum momento nós cogitamos a minha saída tanto pelo partido quanto pelo governo. Desde o início fui convidado pela prefeita Maria do Carmo. A pasta tem um desgaste muito grande, não só aqui, mas no Brasil inteiro. É uma responsabilidade não só com Santarém, mas com toda a região", argumentou.

Se a mudança acontecer, a pessoa mais indicada para assumir a Semsa é o médico ortopedista Emanuel Silva, que já foi secretário de Saúde no primeiro governo da gestora Maria do Carmo. Silva é homem de inteira confiança do secretário de Planejamento Everaldo Martins, cujas mãos movimentam as peças do tabuleiro.

Segundo fonte de O Estado do Tapajós, a pasta da Saúde provocou muitos desgastes ao governo municipal. A idéia e não deixar que os episódios se repitam em plena campanha eleitoral. Por isso, a idéia ganha grande admiração dentro da cúpula do governo. No entanto, oficialmente, assim como foi coma saída de Alba Valéria, ninguém admite a manobra política.

Dentro da readequação da estrutura administrativa da gestão petista, também foi trocado o comando da Secretaria Municipal de Agricultura (Semab). Mas a pasta continuou nas mãos do PDT. Saiu Osmando Figueiredo e assumiu Bruno Pará, deixando a cadeira na Câmara Municipal para o suplente Evandro Cunha. "A avaliação era de que a imagem do antigo secretário desgastava o governo", informou a fonte.

PMS paga salário de professores que fizeram greve


A partir das 18h de hoje (07/04), a Prefeitura de Santarém efetuará o pagamento integral do salário do mês de março, aos professores que participaram do movimento grevista no último mês. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira pelo secretário municipal de Governo, Inácio Correa, em uma entrevista coletiva que concedeu à imprensa. 

“A prefeita Maria do Carmo autorizou e hoje será feito esse pagamento integral. Nós esperamos que a partir de sábado, de acordo com o combinado com o SINPROSAN, os professores iniciem a reposição dos dias parados para que as crianças não tenham nenhum prejuízo dos dias letivos”, afirmou Inácio.(Fonte: PMS)

Pontuando - A coluna semanal de José Olivar

Existem reclamações contra a Vigilância Sanitária no combate a dengue, pois ao ser acionada para examinar focos do mosquito, lá não aparece. O fato foi reclamado por vários moradores da cidade, inclusive os do Bairro da Liberdade onde ocorreram vários casos da doença e a Vigilância não deu as caras. ///Alguns advogados estão reclamando que as publicações on line dos atos processuais estão se dando com atraso ou com erros sobre tramitação de processos, etc. O Dr. Paulo Evangelista, grande Magistrado e Diretor do Fórum precisa acompanhar isso de perto. ///O incidente ocorrido na Câmara Municipal na semana passada, em que pessoas dizendo-se pertencer a um certo movimento social tentaram bagunçar no recinto da mesma, ocasionou o acionamento da Policia Militar, pela Presidência da Casa. O pior é que movimentos dessa natureza pretendem fazer Sessão Especial na Câmara, muito mais para interesses politiqueiros e pessoais. Com certeza pretensões descabidas serão barradas. ///Quem pensou que me atingiria com expediente rasteiro buscando encontrar algum deslize profissional deste advogado, se enganou e muito. Agora vai responder por seus atos difamatórios e por provocar uma ação sem prova. Aguarde! ///A Frente Parlamentar  em Defesa da Advocacia que foi lançada terça-feira passada (29/03), na Câmara Federal com a presença do Presidente da OAB Nacional, está trabalhando para retomar as férias coletivas do Judiciário e manter o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, além de outros assuntos de interesse da advocacia. A Frente tem como presidente o Deputado Arnaldo Faria de Sá e é integrada por outros parlamentares da Câmara. Várias entidades representativas da sociedade civil apresentaram um conjunto de propostas de iniciativa popular que visam a reforma política para alcançar o fortalecimento da democracia direta, objetivando não só a reforma política, como a eleitoral, aprimorando o sistema brasileiro. ///A morte de José Alencar trouxe consternação geral, não só por sua postura escorreita de homem público, assim como pela sua conduta na vida política como Vice-Presidente da República. ///A mídia brasileira, principalmente a coluna do jornalista Cláudio Humberto, noticia que a Presidente Dilma é dada a proferir gritos com seus subordinados e até mesmo com os ministros, os quais estão relutando em despachar com ela em razão dos maus tratos no relacionamento. ///O Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Cezar Peluso apresentou no dia 25/03, no Instituto dos Advogados de São Paulo, Proposta de Emenda à Constituição para reduzir o número de recursos no Supremo Tribunal Federal e no Superior Tribunal de Justiça. A chamada "PEC dos Recursos" fará parte do III Pacto Republicano, a ser firmado em breve pelos chefes dos três Poderes.  ///Por falar em Projeto de Emenda, na Câmara Federal está em análise a PEC nº 5/11, que estabelece salários iguais para agentes políticos dos três Poderes. Se for aprovada, deputados e senadores querem ganhar igual ao Presidente do Supremo Tribunal Federal, também se igualando a este, os subsídios do Presidente da República e Ministros de Estado. Para eles, tudo. Para nós, só mais impostos! ///A Câmara aprovou substitutivo ao Projeto de Lei nº 7.824/10, do Senado, que muda a Lei de Execução Penal, permitindo a redução da pena do presidiário a cada 12 horas de atividade de ensino. ///Eu sempre afirmei - até quando professor - que a Polícia Rodoviária Federal tem a obrigação de manter os carros apreendidos em boas acomodações e protegidos de qualquer forma de deterioração, afinal quando ela retém veículos, deve exercer a função de depositária da coisa. Não o fazendo com zelo, a União pode responder pelos danos, tanto que o Superintendente demitido, no Estado do Pará, respondeu por isso. ///A Justiça Federal vai paralisar, como já dito anteriormente, dia 27/04, cuja ação objetiva melhores salários para os Magistrados. ///O fechamento dos escritórios da ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil, na Região Norte, mantendo os demais nas outras regiões do Brasil, é uma forma de desprestígio para todos nós. Cabe aos políticos cobrarem com veemência explicações de quem deu a ordem e que agora pretende ir para a Presidência do órgão. ///O Conselho Nacional de Justiça divulgou nesta quinta-feira, a lista dos 100 maiores litigantes da Justiça, sejam: empresas, setores públicos ou privados. ///A Comarca de Santarém tem 14 Varas, mas não tem 14 Juízes, fazendo com que alguns Juízes respondam por duas ou mais Varas. Também, os auxiliares da Justiça são poucos, embora conte o Tribunal com um número suficiente de aprovados em concursos, que não são chamados para assumir. Não se sabe a razão da demora, mas enquanto isso, a Justiça caminha capenga./// Vou me afastar em viagem ao Nordeste, e só retornarei após a semana santa, com novas informações aos meus queridos leitores. ///Um abraço para o amigo Wilson Calderaro, diretor do SENAI, leitor assíduo desta coluna.

----
Coluna publicada na edição de 2 de abril do jornal O Estado do Tapajós

Vídeo mostra crianças fugindo de atirador em escola de Realengo

JB on line
Um vídeo postado no YouTube mostra cenas de crianças fugindo ensanguentadas da Escola Municial Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, e o exato momento em que policiais chegam à escola onde um ex-estudante da instituição provocava um massacre, matando a tiros 12 crianças e ferindo 18.
A filmagem mostra crianças gritando, muita correria e o desespero dos pais em encontrar os filhos. O ex-aluno Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, foi o autor dos disparos. Depois de ser atingido na perna por um policial, ele cometeu suicídio.
Pessoas que estavam próximas da escola pedem calma às crianças, que saem desesperadas, algumas ensanguentadas, do local. Ouvem-se gritos no momento em que o atirador comete suicídio.

Veja o vídeo


O crime

Um homem armado invadiu nesta manhã a Escola Municipal Tasso da Silveira, na Rua General Bernardino de Matos, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, e iniciou disparos, deixando 11 crianças mortas - sendo dez meninas e um menino - e 18 feridos. Em seguida, ele se matou.
O atirador foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira, de 24 anos, um ex-aluno da escola. Segundo uma médica, ele chegou a mostrar a carteira do colégio. Testemunhas informaram que o homem disse que iria fazer uma palestra. Ele foi para uma sala da oitava série, que fica no primeiro andar, e sem falar nada tirou uma pistola da bolsa e começou a atirar. 
A polícia chegou, e ele tentou subir para o segundo andar. Quando viu que estava cercado, deu um tiro na cabeça. Nenhum funcionário pôde se aproximar.
Os feridos foram levados para dois hospitais da região. Responsáveis pelos alunos afirmaram que o criminoso teria disparado mais de 100 vezes. As crianças da escola disseram que houve um 'grande banho de sangue'.

Chacina de Realengo: Atirador não tinha passagem pela polícia

Divulgada foto do atirador de escola no RJ (Foto: Reprodução/TV Globo)
                      (Foto: Reprodução/TV Globo)

 A chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegada Marta Rocha, afirmou na manhã desta quinta-feira, durante uma coletiva de imprensa, que o atirador que matou ao menos 12 crianças em uma escola municipal do Rio não tinha antecedentes criminais. De acordo com a oficial, a polícia investiga para saber como ele teve acesso ao armamento.

Marta afirmou ainda “o número de profissionais no IML (Instituto Médico Legal) e de assistentes sociais foi reforçado”. Depoimentos já começam a ser prestados à polícia e a investigação está sendo feita por homens do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa).

O Caso

O ex-aluno da escola Wellington Menezes de Oliveira entrou no local por volta das 8h e disparou contra os alunos. Até agora, há a informação de 13 pessoas feridas e 12 mortas, entre elas dez meninas, um menino e o próprio atirador.

A PM cercou a escola Tasso da Silveira com ao menos dez carros. O Corpo de Bombeiros encaminhou seis ambulâncias ao local para atender os feridos, que foram encaminhados para hospitais da região.

O coronel Djalma Beltrami, comandante do 14º Batalhão do Rio de Janeiro, informou em entrevista à Band News FM que o atirador Wellington tinha 23 anos e chegou a fazer uma carta com mensagens islâmicas e desconexas. Após o tiroteio, o criminoso se matou. (eBand)


Muçulmanos negam que assassino seja islâmico

O presidente da União Nacional das Entidades Islâmicas do Brasil, Jamel El Bacha, negou hoje (7) que o atirador Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos, que atacou estudantes e funcionários de uma escola municipal no Rio de Janeiro, tenha vínculos com a representação e a religião muçulmana. Em nota oficial, a entidade condenou o crime e chamou o ato de “insano e inexplicável”.

“[Em relação às informações sobre] uma possível vinculação desse cidadão com a religião islâmica, depois desmentidas [por pessoas próximas a Oliveifra], reafirmamos que ele não é muçulmano e não tem qualquer vínculo com as mesquitas e sociedades beneficentes mantidas pela comunidade em todo o Brasil”, diz a nota oficial.

Citando o livro sagrado do islamismo, o Alcorão, o presidente afirmou que a os “princípios do Islã” pregam a conduta pacífica de seus adeptos e exigem dos seguidores uma “postura absolutamente diversa à que algumas pessoas querem de forma precipitada atribuir à religião e a seus adeptos”.

“Quem tirar a vida de uma pessoa inocente é como se tivesse assassinado toda a humanidade, diz o Alcorão Sagrado”, informa a nota. “Estamos direcionando todas as nossas orações para as vítimas desse brutal ato de violência contra inocentes crianças e para os seus familiares.”

Na manhã de hoje o ex-estudante da Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na zona oeste do Rio, chegou ao colégio e apresentou-se como palestrante. Em seguida, Oliveira seguiu em direção aos primeiros andares do prédio principal e saiu atirando contra estudantes e funcionários. Os últimos dados indicam 11 mortos e 17 feridos. (Agência Brasil)

Acidentes de trânsito levaram quase 4 mil pessoas ao PSM


Aritana Aguiar
Repórter


O ano de 2010 fechou com um elevado número de acidentes de trânsito em Santarém. De acordo com dados do Hospital Municipal de Santarém, 3.782 pessoas foram atendidas em 2010 vítimas de acidentes de trânsito. O que muito assusta é que acidentados de moto foram 2.550 e de carro 370 e que entre carro e moto foram 271.

De janeiro até fevereiro de 2011, já se tem um registro de 572 pessoas atendidas por acidente de trânsito. Só de moto foram 373 e carro, 49. Nesse mesmo período ano passado, de carro houve um registro de 62 acidentes e moto 409 pessoas atendidas no HMS.
Para o educador de trânsito Clauriberto Levy, isso se dá em virtude da falta de educação no trânsito, além da falta de fiscalização. "Há uma acomodação do poder público em executar esses dois fatores, a terceira é a questão da infraestrutura da cidade, com a infraestrutura há asfaltamento ou então um preparo das vias, consequentemente haverá sinalização", afirmou.

O educador argumenta que a Avenida Barão do Rio Branco foi recapeada há mais de um ano e até agora não foi sinalizada horizontalmente (faixa de pedestre), além de outras artérias como a avenida Borges Leal que foi recapeada somente uma parte. "Segundo o que consta na placa, veio verba para ser recapeada toda", argumenta.

Outro fator preocupante é quanto ao índice de atropelamento. Segundo dados do HMS, só em 2010 foram 364 casos. Este ano, até fevereiro de 2011, foram 57 pessoas atendidas no HMS vítimas de atropelamento. "Realmente, há falta de educação do pedestre, ele não tem a mínima noção do risco de vida", assegura Levy.
"Eu atribuo a esse percentual maior a culpabilidade dessa situação, dos condutores de veículos, as motocicletas aumentaram estupidamente, mais de 76% frota de veículos com motocicleta, muitos conduzem sem habilitação", garante.

Levy afirma também que pessoas vêm de outros municípios para Santarém trabalhar como mototaxista clandestino. Alugam motocicleta e começam a fazer o trabalho de mototaxista. "Está realmente desorganizada essa situação, para se organizar todos são responsáveis em fazer sua parte, mas o poder público com devido respeito continua sendo omisso para empregar uma política de ordenamento, de organização, humanização, de educação, fiscalização", criticou o educador de trânsito, preocupado com a situação.

Para ele, pelas estatísticas do Hospital é provável que 2011 seja pior do que 2010 em vítimas de acidentes de trânsito. "E não quero que aconteça isso". "O ano de 2010 foi o pior ano em número de acidente de trânsito da história de existência do município de Santarém, há uma facilidade de compras de moto, mas o verdadeiro problema é o ser humano", diz Levy, reclamando que pessoas não estão tendo o comportamento adequado para circular nas vias. 

Professor Levy sugere que a faixa de pedestre seja feita com tinta apropriada e de grande durabilidade. "Essa usada na cidade é de péssima qualidade, não dura de dois, três meses com a fricção dos pneus, com areia cobrindo o asfalto, enfim com esse movimento de veículos no mesmo", afirmou. Orienta que deveria se usar tinta de boa qualidade, e que houvesse uma equipe diária para fazer a manutenção e preservação das faixas sinalizadoras.

Recurso de Jader ainda parado no STF

Paulo Bemerguy

O RE 631102, de Jader, paradíssimo no gabinete de Barbosa.
 
Continua parado - senão paradíssimo - no gabinete do ministro Joaquim Barbosa o Recurso Extraordinário (RE) 631102, que tem como recorrente o ex-deputado Jader Barbalho e foi improvido em 27 de outubro do ano passado, decretando a inelegibilidade do peemedebista por força de dispositivo regimental, após o empate por 5 a 5 no plenário, àquela altura desfalcado do 11º ministro.

O recurso está parado por desde o dia 18 de outubro.

Dali não sai, dali ninguém o tira.

Sem o acórdão, que deve ser elaborado pelo gabinete de Barbosa, o relator, os advogados do PMDB ainda não podem entrar com embargos de declaração para viabilizar a chegada de Jader ao Senado.

Por isso, conforme explicou o blog, a alternativa que se oferece é pedir uma certidão do julgamento de 23 de março último, em que foi provido o RE 633703, do deputado mineiro Leonídio Bouças, que teve, ao contrário de Jader, provido recurso que acabou decretando a invalidade da Lei da Ficha Limpa para o pleito de 2010.

Com a certidão, pretendem acelerar os passos, para que a decisão produza seus efeitos antes mesmo da divulgação dos acórdãos, que sempre é demorada.

Reynaldo Jardim, o poeta em flor

Lúcio Flávio Pinto

Só escrevo este artigo porque, depois de ler os que foram publicados na grande imprensa nacional e saíram nos blogs, fiquei com a sensação de que falharam na tarefa indispensável de revelar aos mais novos quem foi Reynaldo Jardim, que morreu no dia 1o, aos 84 anos. Ler o seu livro Joana em Flor, de 1965, me causou grande impacto. Pela poesia, surpreendentemente rimada, com ritmo veloz, de um verdadeiro trovador. Também pelo formato (pequeno) e a aparência gráfica: uma jóia, publicada por um grande pequeno editor, José Álvaro. E por me ter dado a conhecer Käthe Kollvitz, para cujas gravuras Reynaldo fez poemas traduzindo a indignação e a profundidade da formidável artista (só o fato de ter nascido prussiana e morrer como russa, aos 78 anos, depois de ter vivido as duas grandes guerras mundiais da humanidade, já é o bastante para dizer sobre o estofo das suas mensagens de protesto).

Era muita coisa para um livro só, pequeno e fino. Eu já era admirador e voraz leitor de tudo que se escrevia sobre-e-de Reynaldo. Fui encontrá-lo em 1967 (ou 1968?), quando ele veio a Belém fazer uma reforma gráfica em O Liberal, de Romulo Maiorana, o pai (quando ainda havia empenho pela qualidade editorial e não apenas por máquinas último grito). Fui ao lançamento do livro, numa daquelas casas (manuelinas?) da vila marginal à Rui Barbosa, entre a Nazaré a Quintino, onde – se a memória etílica de então não me engana – funcionou o curso de vestibular que abrigava um centro de resistência intelectual ao regime militar.

Bebemos muito e fomos papear no Bar do Parque até o amanhecer. Reynaldo era irreverente, o que podia lhe dar a falsa aparência de agressivo. Na verdade, era atencioso, humilde, prestativo. Não se dava a importância que tinha. Ou não exigia que se levasse em consideração seu enorme, brilhante e diversificado currículo.

Ele se tornou popular quando levou um personagem, Barrabás, para as páginas do Pasquim, uns três anos depois. Novamente, versos curtos, diretos, mas cheios de duplo sentido, ironia, humor e crítica política. Arte verdadeira, não simples panfleto. Panfletar, porém, ele sabia – e como. Sem nunca fazer concessões ao rústico, ao fácil, ao comercial. Nos quatro volumes dos livros de versos da coleção Violão de Rua, do CPC (Centro Popular de Cultura) da UNE e da Editora Civilização Brasileira, que ficou nesse número porque foi barrada pelo golpe militar de 1964, estavam algumas das características do processo inventivo de Reynaldo.

Era verdadeira invenção o que ele fazia, onde fosse, com o que fosse. No Suplemento Dominical e no Caderno B do Jornal do Brasil, matrizes de tudo o que se faria nessa área a partir daí. Na revista Senhor, no Correio da Manhã, no maravilhoso O Sol, do Jornal dos Sports (único impresso em tonalidade rosa), que todos lembram, esquecendo, entretanto, o mais importante, o Cultura JS efêmero e intenso.

Claro que nem sempre Reynaldo acertou na mão: o uso do espaço branco, primoroso no Correio, foi um fiasco no Diário da Noite, de São Paulo, porque o complemento praticamente inutilizava os apelos do jornal diário: não tinha manchetes, os títulos eram sumários e letras capitulares ficavam grandes demais. De qualquer maneira, o grafismo radical de Reynaldo apenas maquilou os dias finais dos Diários Associados de Assis Chateaubriand em São Paulo.

Parte do que a minha geração fez de bom, ela a deve ao que herdou da audácia, da inteligência e da sensibilidade de Reynaldo Jardim. Ele foi tão ousado e competente poeta quanto artista gráfico e jornalista, aptidões raras de combinar. Mergulhando na saga amazônica e, depois, nos úteros forenses, perdi de vista o cidadão que tanta influência exerceu sobre a minha visão de mundo e meu trabalho profissional – meu e de centenas de outros jornalistas, certamente, que não tiveram o mesmo talento do mestre e inspirador.

Por isso, já não cheguei a ver sua muito bem intitulada (ao estilo do autor) Sangradas Escrituras, opus máxima, que abrigou, em suas mais de mil páginas, toda a produção poética armazenada por Reynaldo Jardim (muita coisa deve ter-se perdido em suas andanças pelo país afora). Os selecionadores do Prêmio Jabuti cometeram a insensatez (uma das várias perpetradas nos últimos anos, talvez por injunções comerciais ou políticas) de dar-lhe o segundo lugar no gênero poesia, no ano passado.

Erraram desastradamente. Podia ser a maneira de reforçar a perenidade da vasta obra desse mago da criação humana. Como sua morte não recebeu um necrológio à altura da sua importância e a reunião dos seus poemas não foi capaz de tirar os jurados de sua letargia burocrática, talvez o que Reynaldo Jardim representou para a cultura brasileira não consiga ter o reconhecimento imediato. Mas quem tiver a ventura de encontrar algum dos seus livros, sobretudo Joana em Flor (que, acho, nunca foi reeditado), saberá por que me senti obrigado a escrever este artigo em tom estritamente pessoal. Precisava dizer ao mestre: muito obrigado, Reynaldo Jardim.

Prefeitura de Santarém abre crise com vereadores por causa dos professores

Vereadores santarenos na sessão desta quarta-feira (06/04/2011) repudiaram a atitude do secretário de planejamento do município Everaldo Martins, que no inicio da tarde da última terça-feira (05/04/2011), se negou a receber os vereadores Nélio Aguiar (PMN) e Marcela Tolentino (PDT), que indicados pela Câmara, foram tentar junto ao secretário uma audiência com os professores municipais, que estão sem receber seus salários depois de terem passado por uma greve.
Uma comissão do Sindicato dos professores esperava no gabinete da presidência da Câmara, uma resposta do encontro que ocorreria entre os dois parlamentares já citados e o secretário Everaldo Martins.
Nélio Aguiar (PMN) - Apelou a prefeita Maria do Carmo, que não abra mão de governar, "hoje o prefeito de Santarém é o secretário de planejamento Everaldo Martins, por isso pedimos que a prefeita não abra mão de governar, pois ela foi votada pelo povo de Santarém e ganhou a eleição através do voto, se o secretário Everaldo Martins tem a intenção de ser prefeito, ele pode se candidatar, tem eleição ano que vem".
Carlos Jaime (PT) - Disse que ficou indignado com a atitude do secretário Everaldo Martins, "os vereadores foram à prefeitura representar um anseio da coletividade, o fato do secretário não ter recebido os parlamentares para nós é como se ele não reconhecesse o papel do Legislativo, é preciso que haja o diálogo, o entendimento, porque se não o Poder Legislativo vai perder a sua razão de existir, estou propondo uma reunião com todos os vereadores, ou começamos a tomar certas atitudes com relação a essa harmonia, ou vamos ter problemas serissimos entre executivo e legislativo"
Henderson Pinto (DEM) - Assegurou que está mais do que claro que quem manda na prefeitura de Santarém é Everaldo Martins. "Numa atitude arbitrária, autoritária e arrogante ele extrapolou, desrespeitou o Poder Legislativo, se nós não tomarmos uma providência, esse cidadão vai desonrar a Câmara de Santarém".
Gerlande Corrêa Castro (PP) - "Não aceitamos a atitude do secretário de planejamento, só nós sabemos a dificuldade que temos nesta casa para se trabalhar e o que nós queremos é respeito, somos o Poder que aprova as leis e sem isso o município não executa nada, por que tudo tem que passar por esta casa, estamos solidários aos vereadores que não foram recebidos pelo secretário, estamos cobrando dignidade e respeito por esta casa".
Emir Aguiar (PR) - Disse que lhe volta à memória a situação que ocorreu no hospital regional, quando vereadores deixaram de ser recebidos pelo então diretor daquele hospital. "Somos o segundo poder do municipio e esta casa exige respeito, para caminharmos harmonicamente e independentes, tem que haver o respeito, nós não comungamos com a atitude do secretário de planejamento, a mesa diretora com os demais vereadores vamos reunir e exigir provavelmente uma reunião com a prefeita, para que a gente possa definir essa situação, não pode ser dessa forma, o Poder Legislativo tem que ser respeitado, porque ele é legítimo, nós estamos aqui representando todos os eleitores do município de Santarém.
Erasmo Maia (DEM) - Não fez uso da tribuna, mas em vários momentos aparteou colegas condenando a atitude do secretário Everaldo Martins e dizendo que passa a admirar ainda mais o vereador Carlos Jaime, que mesmo sendo do partido que está no poder posicionou-se de forma coerente sobre o episódio.(Fonte: Câmara Municipal de Santarém)