quinta-feira, 7 de abril de 2011

Acidentes de trânsito levaram quase 4 mil pessoas ao PSM


Aritana Aguiar
Repórter


O ano de 2010 fechou com um elevado número de acidentes de trânsito em Santarém. De acordo com dados do Hospital Municipal de Santarém, 3.782 pessoas foram atendidas em 2010 vítimas de acidentes de trânsito. O que muito assusta é que acidentados de moto foram 2.550 e de carro 370 e que entre carro e moto foram 271.

De janeiro até fevereiro de 2011, já se tem um registro de 572 pessoas atendidas por acidente de trânsito. Só de moto foram 373 e carro, 49. Nesse mesmo período ano passado, de carro houve um registro de 62 acidentes e moto 409 pessoas atendidas no HMS.
Para o educador de trânsito Clauriberto Levy, isso se dá em virtude da falta de educação no trânsito, além da falta de fiscalização. "Há uma acomodação do poder público em executar esses dois fatores, a terceira é a questão da infraestrutura da cidade, com a infraestrutura há asfaltamento ou então um preparo das vias, consequentemente haverá sinalização", afirmou.

O educador argumenta que a Avenida Barão do Rio Branco foi recapeada há mais de um ano e até agora não foi sinalizada horizontalmente (faixa de pedestre), além de outras artérias como a avenida Borges Leal que foi recapeada somente uma parte. "Segundo o que consta na placa, veio verba para ser recapeada toda", argumenta.

Outro fator preocupante é quanto ao índice de atropelamento. Segundo dados do HMS, só em 2010 foram 364 casos. Este ano, até fevereiro de 2011, foram 57 pessoas atendidas no HMS vítimas de atropelamento. "Realmente, há falta de educação do pedestre, ele não tem a mínima noção do risco de vida", assegura Levy.
"Eu atribuo a esse percentual maior a culpabilidade dessa situação, dos condutores de veículos, as motocicletas aumentaram estupidamente, mais de 76% frota de veículos com motocicleta, muitos conduzem sem habilitação", garante.

Levy afirma também que pessoas vêm de outros municípios para Santarém trabalhar como mototaxista clandestino. Alugam motocicleta e começam a fazer o trabalho de mototaxista. "Está realmente desorganizada essa situação, para se organizar todos são responsáveis em fazer sua parte, mas o poder público com devido respeito continua sendo omisso para empregar uma política de ordenamento, de organização, humanização, de educação, fiscalização", criticou o educador de trânsito, preocupado com a situação.

Para ele, pelas estatísticas do Hospital é provável que 2011 seja pior do que 2010 em vítimas de acidentes de trânsito. "E não quero que aconteça isso". "O ano de 2010 foi o pior ano em número de acidente de trânsito da história de existência do município de Santarém, há uma facilidade de compras de moto, mas o verdadeiro problema é o ser humano", diz Levy, reclamando que pessoas não estão tendo o comportamento adequado para circular nas vias. 

Professor Levy sugere que a faixa de pedestre seja feita com tinta apropriada e de grande durabilidade. "Essa usada na cidade é de péssima qualidade, não dura de dois, três meses com a fricção dos pneus, com areia cobrindo o asfalto, enfim com esse movimento de veículos no mesmo", afirmou. Orienta que deveria se usar tinta de boa qualidade, e que houvesse uma equipe diária para fazer a manutenção e preservação das faixas sinalizadoras.

Nenhum comentário: