quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Capa da edição de sexta-feira de O Estado do Tapajós

Clique na imagem acima para ampliar.

Governo do Estado vai criar selo de qualidade do açaí

O Governo do Estado vai criar um selo de qualidade a ser concedido aos produtores e batedores de açaí que participarem do curso de capacitação  coordenado pela Secretaria de Agricultura do Estado (Sagri), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) e mais 11 órgãos ligados aos setores agrícola, de saúde e de crédito. 

Para terem direito ao selo, os produtoes e batedores terão que cumprir as normas sanitárias em todas as fases de manuseio do fruto. 

O primeiro passo para a profissionalização da cadeia do açaí foi dado nesta quinta-feira, 21, em Belém, com a aula inaugural do curso de capacitação dos batedores artesanais de açaí.(Agência Pará)

Acordo de cooperação garante múcleo de hortifruticultura na UFOPA

O reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), José Seixas Lourenço, e o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Sérgio Duarte de Castro, assinaram em Brasília, nesta semana, acordo de cooperação técnica que garantirá a construção do Núcleo Tecnológico em Hortifruticultura, que irá funcionar no âmbito do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós (PCT), a ser implantado em Santarém pela UFOPA em parceria com os governos federal e estadual.

De acordo com a coordenadora do PCT-TAPAJÓS, Profa. Patrícia Chaves de Oliveira, a implantação de um Núcleo Tecnológico em Hortifruticultura, em Santarém, justifica-se, entre outros motivos, pela atual situação de insegurança alimentar e a má nutrição que aflige algumas populações em áreas na Amazônia.  “A alta demanda do mercado local, regional e internacional por hortifrútis amazônicos, o baixo nível tecnológico na produção de hortaliças e frutas amazônicas, além do baixo nível tecnológico no beneficiamento de hortaliças e frutíferas são outros motivos que justificam a criação desse Núcleo”, informou a professora. Ela destaca ainda a ausência de novas opções de produtos no mercado, como as hortaliças e frutas minimamente processadas, os medleys (mix de hortaliças e mix de frutas em embalagens com divisórias) e as saladas (ready-to-eat).

A criação do Núcleo também ajudará a melhorar a renda dos agricultores familiares que vendem a produção in natura. A região Oeste do Pará possuiu alto potencial no setor de hortifruticultura, principalmente quanto ao solo e clima na bacia do Tapajós.(Ascom UFOPA_

Governo estuda áreas para construção de hidroviária de Santarém

Clique na imagem acima para ampliar.

A justiça no Pará não é cega: é caolha(Lúcio Flávio Pinto)

A nova presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, desembargadora Luzia Nadja Guimarães Nascimento, lamenta que eu me considere perseguido pelo poder que ela passou a comandar no dia 1º. Colocada diante dessa questão, em entrevista concedida ao Diário do Pará, logo depois da sua posse, ela me aconselhou a reagir como tem que fazer qualquer cidadão: recorrendo em juízo.

"Os recursos são disponibilizados a qualquer um, não só aos jornalistas. Se a pessoa se sente insatisfeita com a decisão tem que buscar o recurso e tentar mudar o que se acha injustiçado”, aconselhou. 

Leia mais aqui.