sábado, 10 de outubro de 2009

Maria do Carmo vai jantar com Dilma Roussef



O Blog Espaço Aberto, do jornalista santareno Paulo Bemerguy, sempre bem informado, antecipa os nomes do convidados da candidata do presidente Lula para um jantar no domigo do círio de Nazaré.
Leiam o que diz o Bemerguy:

Será seleto – seletíssimo, em verdade – o jantar que será servido em homenagem à ministra Dilma Rousseff, pré-candidata do PT à sucessão do presidente Lula.
Ela estará em Belém neste final de semana, para assistir ao Círio.
O jantar será na residência oficial da governadora Ana Júlia, neste sábado.
Não mais do que 30 pessoas estarão ao redor da ministra.
E entre os não mais de 30, apenas três prefeitos de todo o Pará: Maria do Carmo (PT), de Santarém, que deverá ser a coordenadora da campanha de Dilma no município; Helder Barbalho (PMDB), de Ananindeua; e Sua Excelência o nosso “sindaco”, o nosso cara de sorte, dotô Duciomar Costa.

Pois é. Leram?

Esta é, pelo visto, mais uma viagem da nossa prefeita paga com dinheiro público para que sua excelência faça política-partidária.
Não que um encontro com Dilma seja ruim para o município.
Mas até agora o alegado prestígio de Maria com os 'homis' lá do Planalto não tem sido traduzido em obras na cidade, como foi prometido na campanha eleitoral.
Não precisa andar muito para ver que a cidade está parada, menos a sua prefeita que está em constante movimento em viagens para fora do município e do estado.

Empresa rescinde contrato para obra do IML em Santarém por atraso no pagamento

A empresa L.A Engenharia, que foi contratada pelo Instituto Médico Legal para construir a nova sede do centro de perícia em Santarém rescindiu o contrato com o IML por causa do atraso do pagamento das parcelas devidas que totalizam cerca de R$ 309 mil, como mostra fac-simile acima.

Alcoa inscreve para prêmio inovação em alumínio

Estão abertas, até 16 de Outubro, as inscrições para o 8º Prêmio Alcoa de Inovação em Alumínio. Podem participar estudantes de qualquer curso superior, alunos de pós-graduação lato sensu e profissionais que atuam com projetos de novos produtos e planejamento de gestão para reciclagem de alumínio, com formação superior ou experiência profissional mínima de três anos, sem distinção quanto à categoria funcional.

As inscrições devem ser feitas pelo site da Alcoa (www.alcoa.com.br) para as categorias Produtos & Aplicações (tema livre) e Gestão da Reciclagem (com foco na reciclagem de alumínio, resíduos pós-consumo ou gerados na produção de bens de consumo). Os trabalhos serão julgados e premiados separadamente por categoria e modalidade de participação (profissional e estudante).

O objetivo do Prêmio é estimular a criatividade e difundir as idéias dos estudantes e profissionais brasileiros no setor, além de promover a conscientização ecológica entre os participantes. As inscrições serão encerradas em 16 de Outubro e a entrega dos trabalhos inscritos deverá ser feita até 6 de Novembro. Os premiados serão conhecidos até 15 de Dezembro por meio do site da Companhia.

Na modalidade Estudante, podem concorrer universitários de todo o País que estejam matriculados em cursos de tecnologia/graduação e pós-graduação (lato sensu) no ano letivo de 2009. As equipes participantes podem ser multidisciplinares, compostas por alunos de cursos diferentes, desde que da mesma instituição. É possível também a inscrição em mais de uma categoria. A modalidade profissional também está aberta em duas categorias: Produtos & Aplicações e Gestão da Reciclagem. É necessária formação superior ou experiência profissional mínima de três anos.

Aprovado programa nacional de assistência técnica e extensão rural

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (07) o Projeto de Lei nº 5.665/2009 que “Institui a Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e na Reforma Agrária – PNATER, cria o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária – PRONATER, e dá outras providências”.

O deputado Lira Maia conduziu – na condição de Líder do Democratas – uma ampla discussão no âmbito da Comissão de Agricultura que resultou na elaboração de um substitutivo que veio a atender a ATER e principalmente valorizar as EMATER’S em todo o País. Também tiveram destacas participações neste debate o deputado Wandenkolk Gonçalves (PSDB/PA) e o relator da matéria, Deputado Geraldo Simões (PT/BA).

Segundo Lira Maia, quem conhece a história da assistência técnica sabe que o sistema já existe há mais de 60 anos no País por meio do Sistema ABCAR e depois por meio do sistema EMBRATER. Em 1990, o Governo Collor cometeu um dos maiores equívocos do País em detrimento do pequeno agricultor brasileiro extinguindo a EMBRATER. De 1990 para cá o sistema nacional ficou sem coordenação e as EMATER’S em cada Estado sobreviveram a sua maneira dependendo do Governador.

Para o Deputado, esse sistema tem sido capenga nos últimos tempos, sobrevivendo graças à ação direta dos Estados e dos profissionais que o compõe este importante setor.

“Como extensionista que sou, sinto-me atendido em todos os aspectos e tenho certeza de que o trabalho que faço hoje nesta Casa é um trabalho de defesa nacional da assistência técnica e extensão rural. Meu compromisso com a ATER se confunde com minha vida, sou nascido no Interior de Santarém/PA, oriundo do setor produtivo, portanto, nosso trabalho foi fundamental para a valorização do Sistema ATER, da estrutura de todas as EMATER’S e, principalmente para garantir ao pequeno produtor todos os meios necessários para valorizar a agricultura familiar. Essa lei resgata a coordenação nacional do Sistema ATER. Essa vitória é nossa!”, concluiu o deputado Lira Maia.

Internet lenta todos os dias

Do leitor Eric Vasconcelos:

"Queria ter internet lenta um dia, porque, todo dia é dose!!"
Estou tentando a 20 min entrar no Blog do Estado e só agora consegui, e mais 15 minutos tentanto entrar neste post, pra colocar este comentário!!
Ai me vem a pergunta: pra quem reclamar?, PROCON,TIM OU MP?
Ir ao PROCON, é só para ouvir os procedimentos que se deve fazer contra a empresa, ir a TIM(meu provedor de internet) é apenas perda de tempo, ir ao MP é a melhor opção, pois vemos que é o orgão que defende o cidadão em suas causas, como as dos concursados, porém, o que se fazer quando a própria prefeitura que seria o exemplo, não cumpre ordem judicial, como no caso dos concursados...
Fica a pergunta apelar pra quem em relação aos nossos direitos?

Vacinação supera meta em Santarém

Santarém ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde em 101,44% de crianças entre 0 a 5 anos, na vacinação contra a poliomielite.
A meta estipulada pelo Ministério da Saúde foi de 31.148, mas 31.596 receberem a dose da vacina Sabin.
(Fonte: Semsa)