quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Leãozinho dá novo vexame


O time do São Francisco dá novo vexame na seletiva do campeonato paraense e praticamente dá adeus à classificação.

O leãozinho santareno foi derrotado pelo Vila Rica por 1x0, ainda há pouco, no estádio Barbalhão. O jogo teve 10 minutos de acréscimo no tempo final.

O gol do Vila Rica foi marcado por Manito (contra), aos 15 minutos do segundo tempo.

A diferença de resultados de uma pesquisa para outra

Miguel Oliveira
Editor-chefe

Há muito venho escrevendo no twitter do Blog do Estado que não acredito em 'pesquisa eleitoral publicada, só nas internas'.

Muita gente fica encucada porque eu faço essa distinção entre pesquisa e pesquisa publicada. Muitos nem notam a sutileza.

Por essas e outras é que fico curioso com as informações de bastidores que circulam em ambas coligações paraenses.

Por imperativo legal, só se pode divulgar pesquisa com registro no TRE. Nesse caso, apenas o Ibope fez pesquisa para O Liberal. Jatene 60 x 40 Ana Júlia, se considerarmos os votos válidos.

Hoje, chegaram aos meus ouvidos duas sondagens internas. Os resulados são diametralmente opostos. Uma amplia o Ibope;outra reduz a vantagem de um candidato para outro.

Uma consulta feita a eleitores através de seus telefones fixos, numa amostragem de todo o Pará, revela que os 20 pontos de diferença do Ibope já foram ultrapassados.
A outra pesquisa para consumo interno aponta exatamente o contrário. A diferença entre os dois candidatos teria sido reduzida à metade.

E você, leitor(a), consome qual das duas sondagens?


Agredido em plena campanha, Serra cancela agenda no Rio

Veja on line:

O candidato do PSDB à presidência, José Serra, acaba de cancelar o resto de sua agenda no Rio de Janeiro. Ele e sua comitiva foram agredidos por militantes do PT nesta quarta-feira no início da tarde, durante caminhada em Campo Grande, na zona Oeste do Rio. O candidato passou por exames num hospital da zona Sul do Rio de Janeiro e, por orientação médica, volta a São Paulo para uma avaliação médica mais detalhada.
Serra foi atingido na cabeça com um objeto inicialmente identificado como um rolo de fita adesiva. A assessoria do candidato informou que ele ficou tonto e, por isso, foi encaminhado ao hospital. Os manifestantes carregavam cartazes, gritavam e atiraram pedras na van onde estava a comitiva de Serra.
O candidato era esperado no Maracanã, onde visitaria as obras do estádio, e ainda se encontraria com aliados políticos e militantes numa churrascaria da zona Sul. O PSDB reafirmou em nota que sua posição é “pela paz, tolerância e um governo de unidade nacional”, e que entende ser esse “o único caminho para o progresso no Brasil.”

“Ele gosta de números, eu gosto de pessoas”

Dornélio Silva
 
Durante o debate na Record desta segunda-feira (18), a frase da candidata Ana Júlia - “ele gosta de números, eu gosto de pessoas” -, reagindo aos argumentos de Simão Jatene, me chamou a atenção pela insistência, pela repetição. Faz-me lembrar dos tempos em que estudávamos a análise de discurso na faculdade. 
 
É muito interessante fazer esse exercício a 12 dias da eleição do dia 31 de outubro. Apenas um verbo na frase, gostar, repetido em duas conjugações: “ele gosta”, “eu gosto”; uma preposição, de, repetida em dois momentos: “...de números” “... de pessoas”. Dois substantivos, “números”, “pessoas”.
 
Gostar é um verbo que tem uma conotação forte, expressa vários sentidos. Como verbo transitivo indireto, as pessoas podem ‘achar bom gosto ou sabor em alguma coisa’, por exemplo, “Jatene gosta de fazer a conta certa”, ou ainda, “Ana Júlia gosta do calor das pessoas”
 
Ainda como transitivo indireto, pode-se ‘achar alguém ou alguma coisa bom ou belo’: “Jatene gostou do tipo de resultado apresentado na pesquisa”; já “Ana Júlia gostou do belo tipo de pessoa apresentada na reunião”
 
O verbo gostar vai mais além, apresenta sentido de ‘ter amizade, amor ou simpatia’: “Jatene gostou dos números positivos de sua gestão”; já “Ana Júlia gostou dos jovens que foram lhe abraçar”. Como transitivo indireto, o verbo gostar tem sentido, também, de ‘ter inclinação ou tendência para alguma coisa’: “Jatene sempre gostou de ver a quantidade de tucunarés pescados”; já “Ana Júlia gostou de sentir o calor da quantidade de pessoas no evento festivo”
 
Finalmente, o verbo gostar apresenta-se significando ‘aprovar’: “Jatene gostou dos números da última pesquisa”; já “Ana gostou da caminhada cheia de militantes no bairro central”. ‘Gostar de números’ pode significar “gostar do número de pessoas que votaram em Jatene no primeiro turno”; como ‘gostar de pessoas’ pode significar um número grande de pessoas ou um grupo seleto de pessoas. Como se percebe Gostar de Números e Gostar de Pessoas, dependendo do ponto de vista do discurso, pode significar muita coisa. 
 
Fica a pergunta no ar: Quem vai gostar ‘de que’ e ‘de quem’ no dia 31 de outubro?

Pesquisa Desttaq em Mocajuba teve 100% de erro


Pasmem.
O Desttaq Insituto, contrado por um federação de trabalhadores metalúrgicos para fazer pesquisa eleitoral para o governo do Pará, cujo registro foi pedido hoje ao TRE, errou feio suas previsões para a eleição de prefeito de Mocajuba.

Não foi um errinho qualquer.

A eleição fo vencida por Rosiel Costa(DEM), que obteve 88,49%. Na pesquisa da Desttaq a prefeito eleita aparecia com 40%.

Resultado oficial do TRE das eleições Mocajuba estão listados abaixo, uma colaboração do leitor J. Ninos:

ROSIEL COSTA (DEM) 7.240 (88,49%)
EDNO ROCHA (PT) 795 (09,72%)
JORGE COPA (PRB) 147 (01,80%)
WILDE COLARES (PMDB) 0 (00,00%)

O resultado da pesquisa do Desttaq também estão aqui:
 
WILDE COLARES                                       45,8%
ROSIEL COSTA                                           40,1%
EDNO ROCHA                                             6,6%
JORGE COPA                                             1,8%
NÃO SABE/ NULO/BRANCO                    2,5%

Pista de pesquisa registrada no TRE

O Blog do Parsifal publicou que o Instituto Desttaq registrou hoje no TRE pedido de regsitro de pesquisa eleitoral para o governo do Pará.

O Blog do Estado fez uma pesquisa sobre o portfólio da Desttaq e encontrou apenas a menção a uma pesquisa realizada por esse instituto na minúscula Mocajuba, durante a eleição de prefeito, em 2008.

A solitária pesquisa teve como cliente uma emissora de rádio comunitária, a Mocajuba FM.

Os que acompanham os resultados das eleições poderiam mandar para o Blog do Estado o resultado oficial do TRE paraense para ser comparado com a previsão feita pelo Desttaq, abaixo infomada:

WILDE COLARES                                       45,8%
ROSIEL COSTA                                           40,1%
EDNO ROCHA                                             6,6%
JORGE COPA                                                1,8%
NÃO SABE/ NULO/BRANCO                  2,5%

Serra não virá a Santarém


O coordenador da campanha de Simão Jatene em Santarém, o deputado federal reeleito Lira Maia(DEM) descartou a vinda de José Serra ao município, prevista para o próximo sábado.

Na sexta, provavelmente haverá um evento político com a presença do senador eleito por MG, o ex-governador Aécio Neves.

Semop promete organizar bagunça de terminal improvisado da praça Tiradentes

Aritana Aguiar
Free lancer

Todos os anos os passageiros de barcos e estivadores reclamam da precariedade da balsa de embarque e desembarque de passageiros e mercadorias instalada em frente à Praça Tiradentes. Os barcos disputam um local para atracar na balsa, além de riscos que os carregadores correm em subir numa rampa com mercadorias pesadas, e pessoas idosas, com dificuldades, não encontram segurança para descer em outra rampa improvisada. 

O secretário municipal de organização portuária Hilário Coimbra, afirmou que, enquanto o porto da Tecejuta não estiver pronto para embarque e desembarque de mercadorias, novas regras deverão ser implantadas no terminal improvisado da praça Tiradentes para amenizar a situação.
 
"As regras vão operacionalizar as atracações de embarque e desembarque de passageiros e cargas na Praça Tiradentes. Para esse trabalho terá o envolvimento de todas as secretarias, além de apoio policial", explicou o secretário garantindo que ainda em outubro esse serviço será implantado.
 
Na segunda-feira, atraca-se de 12 barcos na balsa; já na terça-feira 11 embarcações; na quarta maior pico 13 barcos ficam atracados. A partir de quinta-feira o movimento diminui -10 barcos atracam na balsa; na sexta-feira nove embarcações; sábado cinco embarcações ficam atracadas na balsa improvisada e no domingo, seis embarcações ficam atracadas na balsa da Praça Tiradentes.
 
"As atracações nas balsas serão exclusivamente para as embarcações com saída prevista para o mesmo dia. Essa regra irá aliviar bastante a situação, pois irá organizar. Estamos esperando a chegada de um contêiner sendo um escritório da SEMOP, que ficará no local para manter o controle. Acredita-se que na outra semana já esteja chegando em Santarém", informou.

Mídia petista


A propaganda volante de Ana Júlia em Santarém divulga as realizações do governo do estado no município.

Não faz nenhuma alusão ao trabalho da prefeita Maria do Carmo, estrela-maior da constelação dos petistas no Baixo-Amazonas.

Cadê o PT em Santarém?


Derrotado e agastado, o deputado Carlos Martins, que no primeiro turno nem ia às reuniões de sua campanha fracassada à Câmara Federal, ainda não começou a fazer campanha para Ana Júlia, em Santarém, no segundo turno.

A prefeita Maria do Carmo, sua irmã, praticamente abandonou a prefeitura depois do insucesso eleitoral do PT no primeiro turno. Só vive viajando para Belém.

Os vereadores Evaldo Costa e Carlos Jaime também se mostram desinteressados na campanha estadual em Santarém.

Mídia tucana


Coordenação da campanha tucana em Belém escalou Lira Maia, Helenilson Pontes e Alexandre Von para aparecer pedindo votos para Jatene no horários das inserções do PSDB nas emissoras de rádio e televisão de Santarém.

Ministro sem voto


Virou gozação no comitê de Dilma Rossef a performance eleitoral do ministro de relaçõe institucionais Alexandre Padilha.

Em Santarém, onde vota Padilha, Dilma levou uma 'surra de votos' de José Serra, no primeiro turno.

Ministro em campanha


O ministro do desenvolvimento agrário Guilhereme Cassel vem a Santarém, sexta-feira, inaugurar - pasmem - recuperação de estradas vicinais.

Qualquer semelhança com a campanha eleitoral é mera coincidência.

O pior secretário de saúde


Bem que poderia ser afixado em frente ao HSM um outudor com os dizeres: Zé Antonio, o pior secretário de saúde do Brasil.