domingo, 19 de setembro de 2010

TV Brasileira chega aos 60 anos no AR

TV Brasileira chega aos 60 anos no AR

A atriz Vida Alves em dois momentos: como uma das estrelas da TV Tupi e, hoje, presidente da associação Pró-TV. (Foto: Divulgação/Acervo Pró-TV)

"Nós fomos pessoas de coragem". Conversar alguns minutos com a atriz Vida Alves, 82 anos, é viajar no tempo da TV em preto e branco, de tubo, revestida de madeira. Ela, famosa por ter protagonizado o primeiro beijo da história da televisão nacional, é uma das poucas pessoas que podem contar, com autoridade, a história da TV brasileira.

Afinal, foi uma das felizardas que estiveram nos estúdios da TV Tupi, no dia 18 de setembro de 1950, quando o magnata Assis Chateaubriand, reza a lenda, teria quebrado uma garrafa de champanhe em um dos 20 televisores que tinha comprado para "batizar" o início da transmissão do programa "TV na taba", com Homero Silva.

"Estava grávida de oito meses e meio, então não apareci ao vivo. Mas colaborei mesmo assim, assinando a composição da roupa de alguma atriz, como um colar que possa ter emprestado", brinca Vida, em entrevista ao G1. "Nós, pioneiros, éramos jovens que faziam 'TV a lenha', artesanal, que anos depois se internacionalizou e deu lucro. Nós fomos pessoas de coragem", resume.

A atriz-miriam Sonia Maria Dorce e o câmera Walter Tasca, na TV Tupi, em 1950
A atriz-mirim Sonia Maria Dorce e o câmera Walter Tasca, na TV Tupi, em 1950. É dela a primeira imagem televisionada no Brasil: vestida de índio, ela saudou a inauguração do canal. (Foto: Divulgação/Acervo Pró-TV)

A atriz comenta que a emoção no estúdio era tão grande que, citando uma frase do então câmera-man Élio Tozzi, "se houvesse uma mosca ali, ela estaria em silêncio e emocionada". Para ela, o diretor artístico da TV Tupi, Cassiano Gabus Mendes, era um gênio, que soube montar uma programação ousada, com Shakespeare e Dostoievski.

"Hoje falta criatividade na TV, ousadia, preocupa-se apenas com os números [da audiência]. Na época, o Chateaubriand tinha 20 televisores, fora os outros mil que grã-finos compraram, ou seja, nós éramos o nosso ibope. Sei que foi imprescindível se popularizar, mas ficamos um pouco aleijados com o tempo", acredita.

Vida hoje é presidente da associação Pró-TV, que cuida do Museu da TV brasileira. Além do cargo, a atriz tem como ocupação escrever biografias dos profissionais que contribuíram para a construção da televisão no país. Segundo suas contas, já foram 1.800 até agora. “Só quando chego à minha que me esqueço das coisas”, brinca.

Garoto vestido como índio, o símbolo da TV Tupi e  Lia de Aguiar e Dionisio Azevedo, em cena de 'Sua vida me pertence', primeira telenovela brasileira (1951)
O índiozinho era o símbolo da TV Tupi que, em 1951, com Lia de Aguiar e Dionisio Azevedo, colocava no ar 'Sua vida me pertence', a primeira telenovela brasileira. (Foto: Divulgação/Acervo Pró-TV)

Neste sábado (18), ela será a mestre de cerimônias, a partir das 20h, de uma festa no Memorial da América Latina (São Paulo), com 160 artistas convidados, para celebrar a data especial. Ela estará ao lado de personalidades como Lima Duarte, Chico Anysio e Hebe Camargo, e sabe que terá de repetir a noite toda como foi aquele momento, em 1951, em que beijou o galã e diretor Walter Foster na telenovela “Sua vida me pertence”. A cena foi o primeiro beijo transmitido ao vivo da TV nacional.

“Foi um beijo marcadinho, sem ensaio e profundamente técnico. Eu e Walter combinamos a postura, ele pediu autorização para a direção e, eu, para meu marido. Foi um verdadeiro escândalo para a época”, diz, terminando a entrevista com uma frase de efeito. “A TV é reflexo da sociedade. E vice-versa”.

Porto da Cargill opera abaixo da capacidade por causa do baixo nível dos rios da Amazônia

A Cargill está tendo dificuldades para escoar grãos em barcaças pela hidrovia que permite o transporte da soja produzida no Centro-Oeste até terminal de exportação, em Santarém (PA). Com isso, a trading está sendo obrigada a remanejar para os portos do Sul parte da soja que seria exportada por Santarém, cujo terminal realiza embarques para o exterior de aproximadamente 1 milhão de toneladas de grãos por ano.

A exportação da soja de Mato Grosso pelo terminal de Santarém tem vantagens logísticas. Além do menor custo de transporte pela hidrovia, a região Norte está mais próxima de destinos europeus.

O Blog do Estado apurou que o trânsito de barcaças ainda não foi suspenso entre Porto Velho e Santarém. O que ocorre desde o inicio do mês de setembro é que a tonelagem foi reduzida, chegando a carga se resumir a menos da metade dos porões das barcaças, por causa do baixo nível do rio Madeira.

O último navio a ser abastecido em Santarém zarpou na semana passada. No dia 27 é esperado outro navio que vai levar soja para o exterior. Na semana passada, o serviço de descarregamento de soja das barcaças foi realizado normalmente, embora com capacidade reduzida.

A Cargill transporta atualmente pelo rio Madeira apenas 20% do total transportado no mesmo período do ano passado. Cerca de 95% do total exportado pela Cargill por Santarém chega ao terminal pela hidrovia. A companhia tem projeto de instalar um novo silo no local, ampliando em 50% a capacidade de armazenagem de grãos do terminal.

Papão escapa de goleada, mas mantém 1º lugar

Gerson Nogueira:

O Paissandu caiu por 3 a 1 frente ao Rio Branco, neste domingo, no estádio Arena da Floresta. Com 15 pontos, a equipe se manteve em primeiro lugar na chave e vai decidir contra o Salgueiro, dentro de casa, seu retorno à Série B. Desde os primeiros movimentos, o Rio Branco dominou a partida, marcando forte e envolvendo o Paissandu. Logo aos 18 minutos, Juliano César, de cabeça, abriu o placar. O estreante Lúcio sentiu fisgada no músculo da coxa e teve que ser substituído antes dos 20 minutos. O técnico Charles Guerreiro o substituiu pelo atacante Fernandão. Apenas alguns minutos depois de entrar, Fernandão acertou um adversário por trás e foi expulso. O Rio Branco, que já era superior, ficou inteiramente à vontade. No lance do segundo gol, Juliano César fintou o lateral Bosco e bateu no canto esquerdo de Fávaro.

Depois do intervalo, o Paissandu mostrou outra disposição e quase diminuiu logo de cara, através de Fabrício. Mas, numa falha de marcação, o atacante Marcelo Brás invadiu a área e assinalou o terceiro gol. A apatia do time paraense deu a impressão de que o Rio Branco conseguiria se vingar da goleada de 6 a 2, em Belém, na primeira rodada da Série C. Os acreanos continuaram pressionando e perderam várias chances de ampliar o marcador. Até que, aos 34 minutos, em cobrança de pênalti, Bruno Rangel diminuiu para 3 a 1. Com 7 gols, Rangel é o artilheiro isolado da competição. Apenas 543 torcedores pagaram ingresso para ver a partida.

-----

Atualização:

O Paysandu enfrentará o Salgueiro (PE) e o Águia a equipe do ABC (RN)

Confirmado. O Paysandu enfrentará o Salgueiro (PE), do ex-bicolor Beá e do ex-azulino Júnior Ferrim, que venceu, na tarde deste domingo (19), o Alecrim (RN), por 2 a 0. A primeira partida do Papão será no dia 2 de outubro, às 16h, no estádio Cornélio de Barros. Já o jogo de volta será no estádio da Curuzu, no dia 10 de outubro, às 16h, onde os bicolores terão a oportunidade de conquistarem o acesso à Série B de 2011.

Enquanto isso, o Águia de Marabá jogará contra o ABC (RN) que, mesmo tendo perdido por 1 a 0 para o CRB (AL), ficou na primeira colocação. O jogo de ida também acontecerá no dia 2 de outubro, às 16h, no estádio Zinho Oliveira. O embate de volta será no estádio Frasqueirão, em Natal, às 16h. (Gustavo Pêna, Diário Online)

Lula, o bom ditador

Lúcio Flávio Pinto:

Lula merece fazer Dilma Roussef sua sucessora. O brasileiro está satisfeito com o seu governo. Mas o resultado que se anunciará será bom para o país? É o Brasil verdadeiro que sairá ganhando desta eleição? Ou o futuro é ameaçador?

Da presunção à convicção do absoluto: é este o passo da democracia ao fascismo. É o passo em que o Brasil está. A direção foi dada por Luiz Inácio Lula da Silva. Como todos sabem, Lula pouco ou quase nada lê. Seu aprendizado sempre foi na prática, empírico e pragmático. Mas foi um aprendizado profundo. Sobreviveu à condição de imigrante nordestino em São Paulo, ao peleguismo sindical, à corrupção política, à tutela intelectual, aos adversários e aos inimigos.

Leia o artigo completo aqui.

Tentativa de invasão de área ambiental teve motivação política

Um grupo de aproximadamente 300 pessoas tentou invadir uma área de preservação ambiental localizada na estrada do aerporto de Santarém. O terreno, de 130 hectares, já foi invadido em outubro do ano passado e por ordem da justiça foi desocupado pela PM por duas vezes. Houve dano ambiental por causa de derrubada e queima de mata ciliar ao igarapé do Juá.

A mais rececente invasão foi liderada por Airton Pontes Agiar, que foi preso em flagrante jutamente com outras 11 pessoas, dentre as quais, duas mulheres. Entre os pertences dos invasores foi encontrado material de propaganda do candidato a deputado federal Cláudio Puty.

Os presos estão sendo ouvidos em depoimento na manhã deste domingo na delegacia de Santarém e estão sendo assistidos pelos advogados Gleydson Pontes, que também é candidato da deputado federal(PSOL) e Rodiney Silva da Costa.