sexta-feira, 18 de junho de 2010

Jader descarta candidatura de Priante ao governo

Rita Soares, do Blog da repórter:

O blog conversou agora há pouco com o deputado federal Jader Barbalho, presidente do PMDB do Pará.

Na pauta, a intenção do ex-deputado federal, José Priante, de ser o candidato ao governo e o encontro de ontem com os prefeitos (não prometi um post sobre o assunto? Promessa é dívida rsrs).

Vamos começar com a situação de Priante: Jader disse ao blog que não há mais possibilidade de, a esta altura, o PMDB voltar atrás em relação ao nome de Domingos Juvenil. “Seria um equívoco político que não tem tamanho”, afirmou citando Napoleão Bonaparte que costumava dizer que, na política como na guerra, dois fatores fundamentais são o espaço e o tempo. “O espaço se conquista. O tempo não”.

Jader explicou que Priante perdeu a vez porque ao ser convidado, meses atrás, declarou que iria dedicar-se primeiro à batalha jurídica pela prefeitura de Belém. A decisão levou o PMDB a buscar outro nome. “Agora não há mais possibilidade (de troca) temos candidato lançado. É irreversível”.

Jader pareceu realmente empolgado com a candidatura de Juvenil. Falou sobre a reunião no último final de semana com lideranças do sul do Pará e contou que, neste domingo, o encontro será com o pessoal que mora na região do lago de Tucuruí.
Jader afirmou estar otimista em relação à batalha jurídica de Priante pela prefeitura. “Achamos que ele tem chances de sair vencedor em Brasília”. E afirmou em todo caso, o ex-deputado deverá ser candidato a uma vaga na Câmara Federal.

José Saramago em "Janela da Alma"

Greves na rede pública quebram ritmo de aprendizagem

Aritana Aguiar
Free lancer


Com as constantes greves nas escolas públicas estaduais, ocorre a evasão dos alunos, principalmente daqueles que estão no 3º ano do ensino médio. Para não correrem risco de se prejudicarem no vestibular, muitos pais preferem transferir os filhos para colégios particulares, mas o problema é que nem todos têm recursos financeiros para isso. Mas os problemas não param por aí. Alunos de outras séries ficam desestimulados com as paralisações e os professores têm que repassar o conteúdo já ministrado.

A reação dos alunos é certa: muitos demoram a retornar às escolas e perdem a revisão do conteúdo. Na escola Belo de Carvalho, o retorno no primeiro dia de aula, não foi muito positivo. Turmas de 25 alunos só compareceram oito e outra somente cinco alunos. A diretora da 5ª URE (Unidade Regional de Educação), Graça Pedroso, afirma que os alunos não irão se prejudicar no conteúdo devido à greve deste ano. "Foi realizado um acordo com as escolas, que haveria paralisação somente quando completa-se o primeiro bimestre, para não quebrar o conteúdo, por isso nesta segunda (07) começou o segundo bimestre", declarou.

Em Santarém as escolas ficaram 14 dias de greve, o ano letivo de 2010, que iria se estender até 15 de fevereiro de 2011 irá terminar somente no final do mês, para não haver atraso de conteúdo. Segundo Graça Pedroso, a evasão dos alunos após a greve está em um índice de 5%. "Depois de uma semana eles voltam às aulas, mas o maior problema é o turno da noite. Com base nos dois últimos anos percebemos o grande número de evasão, a greve possui maior influência. Mas, percebemos que a partir do segundo semestre muitos param devido conseguirem empregos, ou transferir-se para outra cidade, e esse problema ocorre em todas as escolas", declarou.

A pedagoga do colégio Barão do Tapajós, Ilza Nogueira, afirma que os alunos do turno diurno só voltam por completo após uma semana do fim da greve, mas a demora no retorno dos alunos às salas de aula é maior no horário da noite. Um dos maiores problemas é a evasão dos alunos de 3º ano. Segundo Graça Pedroso, muitos pais pedem transferência para que os filhos não fiquem prejudicados devido o vestibular. "Estamos confirmando a informação de que, quase todas as escolas particulares receberam alunos do 3º ano do setor público, iremos fazer um levantamento para termos certeza do total", afirmou. E completa: como às aulas de 2011 começarão tarde, os alunos que estão em 2010 no segundo ano do ensino médio, poderão se atrasar no vestibular 2012, pois fica desfocado do calendário das instituições.

No colégio Álvaro Adolfo da Silveira ocorreram transferências de vários alunos do 3º ano do ensino médio. "Não temos levantamento de dados referente aos outros anos, esse ano saíram vários alunos. Em comparação com outras greves alguns alunos que pediram transferência chegam a voltar, mas é difícil", afirmou o vice-diretor do Álvaro Adolfo, Jorge Costa. E reforça que os alunos do horário diurno não demoram muito para comparecer, mas a noite os que faltam acabam não retornando.

Mesmo estendendo o período de aulas, alguns alunos reclamam que é preciso ser feita revisão dos assuntos, principalmente português e matemática, consideradas de maior peso. "Português e matemática são disciplinas que sentimos muitas dificuldades depois da greve. Como paramos na metade do assunto não conseguimos lembrar quase nada. Portanto é preciso fazer uma revisão", reclama a estudante da 2º Ano, Luanna Carolinne,17.

Moradores anunciam que só pagarão IPTU se prefeitura recuperar ruas

Vários moradores do bairro do Maracanã afirmam que não irão pagar o IPTU 2010 enquanto o governo Municipal não tomar providências em algumas ruas que estão intrafegáveis, pondo até em risco a vida de pessoas. Há trechos em que imensas valas se formaram próximas às residências.

O perímetro problemático está nas travessas Mogno e Mandioqueira, incluindo as ruas Pinheiro, Marupá, Nanim e Jacarandá, sendo esta a que está mais afetada porque toda a água e lixo que vem das enxurradas, concentra-se nessa artéria, ocasionando a abertura de grandes valas.

Os moradores já comunicaram a Associação de Moradores do Bairro do Maracanã que não irão pagar o IPTU até que providencias sejam tomadas pela prefeitura. Existem dificuldades na trafegabilidade de carros e até motos. A moradora Edileuza Coelho, que mora no bairro há nove anos, afirma que tanto ela quanto o marido jogam folhas, galhos de árvores na rua, para não abrir valas e buracos. "Todos os vizinhos fazem o possível para não piorar a situação, colocam pedras, deixam o mato crescer, isso ajuda evitar abertura de crateras", afirmou.

Outra moradora alega que ao chegar o talão do IPTU, nem olha. "Eu não vou pagar por algo que não tenho direito, estamos esquecidos, nos sentimos abandonados pelo governo", reclamou. E completa que a última vez que tentaram ajeitar a rua, faltava dois dias para eleição. "Eles jogaram um barro com areia, para tampar os buracos. Quando chove, sai tudo, se fosse piçarra, com certeza, não estaria nessa situação", alegou.

Além disso, ainda existe o problema da falta de iluminação pública. "Quase todas as ruas ficam em completa escuridão, ficamos com medo, tenho filhos que estudam á noite. Já aconteceram dois assaltos próximos a minha casa, a situação está cada vez pior", reclamou Edileuza Coelho.

Transporte de crianças: Cadeirinhas e assentos estão em falta em Santarém

No comércio santareno estão em falta cadeirinhas e assentos de elevação, exigência do Dentran para os motoristas que transportam crianças de até 7 anos de idade. Devido à falta do produto na maioria das lojas, a obrigatoriedade foi prorrogada para 1º de setembro. Em um levantamento realizado por O Estado do Tapajós comprovou-se que várias lojas de Santarém não possuem o produto em quantidade. Outro problema segundo os lojistas é a questão do preço, que varia de 210 a 700 reais.

"Fiz um pedido de 12 cadeiras, vieram somente cinco, rapidamente foram vendidas, as fábricas produziam pouco. Agora com a lei estão aumentando a quantidade para suprir o mercado", declarou o proprietário de duas lojas de artigos infantis, Wilson Valentim. Outra questão que ele afirma "é que muitos pais precisam comprar de três cadeiras de uma vez, por isso o valor sai alto e estão esperando baixar para compra, já que não esperavam ter esse gasto".

Em outra loja de artigos infantis, a gerente Maria do Rosário afirma ter uma lista de pais que estão esperando o bebê conforto chegar. "O que mais tem faltado, é o assento de elevação, muitos procuram somente este produto. Alguns pais querem comprar somente uma cadeira, que possa ser usado até os sete anos e meio, mas até essa fase é necessário no mínimo três tamanhos", explicou. Ela explica que existem quatro grupos: zero (até 13 quilos), um (9 até 18 kg),dois(15 até 25 kg) e três( 22 até 36 kg). Os dois primeiros grupos o cinto que prende a criança é da cadeira, os dois maiores o cinto utilizado é do carro.

Numa loja de produtos variados a procura de carrinhos e assentos é grande. A vendedora Ana Socorro afirma que se tivesse uma grande quantidade no estoque venderiam de 16 unidades por dia. "A procura é muito alta, mas não temos a quantidade suficiente, o gerente da loja tem questionado com as fábricas". Além disso, ainda reclamam do preço, e a procura pelo produto começou desde que foi informada a obrigatoriedade.

Os taxistas também estão querendo comprar os utensílios segundo a vendedora, mas os carros particulares (van), que transportam crianças para a escola, procuram as cadeiras. "O dono de uma van particular necessitava de oito, ele esta buscando preço, mas com a falta fica difícil negociar", relembrou, Wilson Valentim.

Durante a pesquisa, em uma das lojas da cidade uma mãe afirmou que está procurando, mas o problema se encontra no preço. "Meu filho já tem seis anos, é um gasto extra, apesar de ser para a segurança dele. Não esperávamos essa compra em nosso orçamento", explicou.

Mas Stefania Cabral, mãe de um bebê de um ano e dez meses, diz que desde o nascimento do filho sempre utilizou a cadeirinha. "Acho muito seguro, e vejo que é muito importante a prevenção, me sentiria muito culpada se acontecesse alguma coisa com ele, se estivesse na cadeirinha", explicou.

Em loja de acessórios para carros já estão providenciando as cadeiras, e outras no comércio, não têm certeza se venderá o esperado.

A partir do dia 1º de setembro veículo que transportar uma criança até sete anos e meio, sem o equipamento será multado no valor de R$ 191,54 e perderá sete pontos na carteira de motorista.

Pontuando - José Olivar

Fazem-se muitas críticas merecidas à Prefeita Maria do Carmo, inclusive esta coluna, porém não se pode deixar de reconhecer que ela implementa alguns projetos que são de inteiro gosto da população. É o caso, dentre outros, das áreas de lazer no parque da cidade, que além da beleza, tem suas serventias para o povo. ///O Dr. Ismaelino Valente, Procurador de Justiça aposentado, lançou seu livro, na sua terra natal (Alenquer), intitulado: “O Curumu de Alenquer na obra de Francisco Gomes Amorim”. ///Só foi ocorrer mais uma morte por acidente de trânsito na BR 163, que a Prefeitura mandou tapar os buracos naquela rodovia que ali estavam há anos e que ficam na área urbana. Por falar em acidentes e buracos demais, não se pode deixar de falar na buraqueira da BR 163, que dizem as autoridades do BEC, começaram a ser tapados esta semana./// Espero que a Secretária Municipal de Transporte cumpra o prometido, ou seja, renove a sinalização horizontal das ruas da cidade, tão necessária para a segurança do trânsito. Aliás, seria bom que os agentes da SMT ensinassem aos motoristas, que não se fecham cruzamentos quando veículos fazem manobra para a esquerda ou para a direita. Em outras palavras: só vai um veículo de cada vez para a manobra e não dois ou três como acontece, fechando o cruzamento e impedindo a passagem do outro veículo que vai ao sentido contrário. ///A Prefeita, pelo que me disseram, vai ser alvo de uma maciça manifestação de protestos por conta daquele pessoal que pretende assenhorear-se da área que fica às margens da Avenida Moaçara. ///No dia 09/06/10, houve mais uma nova sessão extraordinária no Senado para debater o projeto do novo Código de Processo Penal. ///Brevemente aquelas sete restrições para o eleitor que deixar de votar e não se justificar no prazo legal, vão ser retiradas do Código Eleitoral, restando somente o pagamento de multa sem aplicação das demais punições até então vigentes. Isto se for aprovado Projeto de Lei em tramitação terminativa no Senado Federal. ///Você sabia que a carga tributária repassada ao consumidor de energia elétrica fica na casa de 45% do total da conta? Pois é, o Brasil cobra isso tudo e está em primeiro lugar, no mundo, em termos de imposto de energia elétrica. Ainda assim não temos um serviço que preste!/// O anteprojeto do Código de Processo Civil, que foi entregue ao Presidente do Senado no dia 08 deste, como noticiou esta coluna, traz grandes inovações, que segundo o Min. Luiz Fux, Presidente da Comissão de elaboração, vai tornar a Justiça mais ágil dentro de um ano após a sua vigência. ///O Projeto Ficha Limpa, segundo opiniões abalizadas, vai valer para as eleições deste ano. Para Ophir Cavalcante, Presidente Nacional da OAB, este projeto pode seguir o mesmo caminho da Lei de Inelegibilidade (LC nº 64/90), que entrou em vigor no mesmo ano. O TSE garante que decidirá sobre a aplicação do Projeto Ficha Limpa antes de 05/07/10. ///A prisão especial (para portadores de diplomas de nível superior, qualquer autoridade e detentores de cargos eletivos), tem seu fim aguardado para breve, visto que o Projeto aprovado nas Comissões devidas, vai para a apreciação pelo plenário. ///A Lei nº 12.236, publicada no Diário Oficial de 20/05/2010, alterou o art. 723 do Código Civil para melhorar a sua redação um tanto quanto longa e prolixa. ///Os assaltos corriqueiros das grandes capitais estão chegando em Santarém. Quase todo dia se tem notícia de fatos desta natureza ocorrida na cidade, alguns deles a mão armada. Por falar neste assunto, chamo a atenção das polícias Militar e Civil para empreenderem blitz e rondas na cidade visando desarmar motoristas e, principalmente, motoqueiros, pois muitos destes (a maioria clandestinos) só circulam armados desafiando todo mundo. Tanto é verdade, que o assassinato ocorrido na madrugada de quinta-feira foi perpetrado por um motoqueiro armado. Se houvesse blitz e rondas, estes meliantes – verdadeiros bandidos – teriam sido flagrados por porte ilegal de arma. Enquanto isso, se um cidadão comum andar armado sofre as piores consequências. Já os bandidos usam e abusam de armas de fogo. Espero que o sempre diligente delegado Germano Valle volte às ruas com o seu rigor de sempre. ///Um abraço para o amigo vereador Nélio Aguiar, leitor assíduo da coluna.

Cipoal 2 ganha centro comunitário

No último domingo(06) foi inaugurado o centro comunitario da vila de Cipoal 2, localizado no km 8 da BR 163, abrigando uma biblioteca, sala de informatica, almoxarifado, secretaria e um espaço para realização de reuniões e eventos para atender as necessidades dos moradores do planalto.
Este centro comunitário foi construido através de uma emenda parlamentar do deputador pmdbista Antônio Rocha, atendido pela governadora do estado Ana Júlia Carepa, via convênio ASIPAG.

À inauguração estiveram presentes mais de 100 lideranças comunitarias do planalto santareno, além do presidente da Associação do Cipoal 2 João Dalmárcio, presidente da ALEPA, deputado estadual Domingos Juvenil, deputado federal Lira Maia, ex-prefeito Ronan Liberal, vereador Erasmo Maia.

OAB Santarém x Alvará de Licença

José Olivar Azevedo

A Subseção da OAB de Santarém, por meio do seu Presidente, Dr. Ricardo Geller, vai tentar resolver administrativamente o impasse da cobrança pela Prefeitura de Santarém do Alvará de Funcionamento dos escritórios de advocacia, visto que em Belém, a Seccional da OAB entrou na Justiça contra a cobrança, cuja ação foi favorável à entidade, reconhecendo o Judiciário que escritório de advogado sofre poder de polícia pela própria OAB e não pelo Município onde o escritório se localiza. Espera-se que o Presidente tenha êxito na busca da solução amigável, para evitar-se uma demanda judicial.

As eleições e seus efeitos

Adenauer Góes
adenauergoes@gmail.com

Com a proximidade das eleições e a obrigatoriedade dos candidatos que exercem cargos públicos de se desincompatibilizarem para poderem concorrer ao pleito, ou ainda por efeito de mudanças de acordos políticos no caso de partidos que faziam parte da base de apoio e resolveram oficializar o rompimento, necessitando entregar os cargos que detinham por força da composição político partidária, acabam por acontecer mudanças, que podem ser de todos os níveis. Em nosso estado,tivemos mudanças na Paratur e em diversas secretarias municipais.È fácil prever os efeitos colaterais e os impactos que procedimentos desta natureza produzem quando faltam apenas seis meses para o fim de governo,mesmo que aqueles que deixaram a função,não estivessem fazendo uma boa gestão, não será seu substituto,mudado e guindado á função por ingerência meramente política que pegando o bonde andando,vai conseguir fazer alguma coisa que tenha planejamento e ações capazes de impactar positivamente na atividade que representa na relação do publico com o privado.
A própria legislação eleitoral impede gastos governamentais a partir do mês de junho, obrigando as autoridades a verdadeiros exercícios para que as políticas de promoção e gastos em infra-estruturar não fiquem comprometidos. No período pré eleitoral, a meta é conseguir fidelizar votos,não interessa que nos três anos e meio passados não se tenha conseguido materializar na pratica uma política desenvolvimentista efetiva e concreta, o que interessa é manter-se no poder.O executivo passa a viver uma irrealidade, e o legislativo, só se movimenta quando cutucado pelos interesses eleitorais.
No plano nacional, por exemplo, questões importantes como a regulamentação da Lei geral do Turismo e da própria atividade das agências de turismo no país aguardam em compasso de espera em alguma gaveta fechada. O mesmo pode-se dizer da licitação da 6ª edição do Salão Nacional do Turismo no próximo ano, a qual só será tratada pelo Ministério do Turismo após as eleições,além do tempo curto para se planejar um evento desta envergadura,imaginem o que acontecerá caso o Governo Federal perca a disputa eleitoral.
Os investimentos infaestruturais nos aeroportos que não aconteceram até agora, ficam a mercê de planejamentos lançados em forma de PACs para um universo até 2014, nada contra o planejamento, muito pelo contrario, mas é brincar demais com a capacidade de avaliação do povo brasileiro.
O empresariado paraense, do turismo tem se queixado com razão de falta de planejamento, de investimento infra-estruturar, de manutenção, de promoção e de iniciativas, até a sede da Copa do Mundo para 2016 nos perdemos. Tomara que 2011 possa ser diferente para melhor, só nos resta torcer e votar.

A Seleção a serviço da cerveja

Por Aloísio de Toledo César (*)

É desanimador, profundamente desanimador, assistir na televisão, várias vezes ao dia, às propagandas que mostram craques da Seleção Brasileira de futebol induzindo a população a ingerir bebida alcoólica. Realmente, o técnico Dunga e jogadores que integram ou já integraram a seleção ali estão, presumivelmente por dinheiro, a estimular aqueles que os admiram a esse vício, que representa drama dos mais sérios para milhões de pessoas neste país: o alcoolismo. Subliminarmente, tal propaganda enganosa procura associar o êxito e a vitalidade física ao hábito de tomar uma determinada marca de cerveja. Esse comportamento reprovável já contagiou, irremediavelmente, o jogador Ronaldo e depois, isoladamente, o técnico Dunga. Ambos se prestam docilmente a apontar à juventude que é bom e saudável beber cerveja. Mas, agora, o que aparece nos filmes é muito pior – é a imagem da própria Seleção Brasileira de futebol, com vários de seus integrantes, a pedir aos brasileiros que bebam a referida cerveja. A seleção é assunto nacional e por isso mesmo revolta.
Não se pode imaginar que isso seja feito de graça, e sim por dinheiro, aquilo que o conselheiro Acácio chamava com ironia de vil metal. Enfim, excelentes exemplos de atletas de nosso país, que deveriam servir de modelo para a juventude, corrompem-se dessa forma, projetando uma imagem da qual talvez um dia se arrependam. Os profissionais da área publicitária sempre dizem que a filosofia por trás da propaganda está baseada na velha observação de que todo homem é, na realidade, dois homens: o homem que ele é e o homem que gostaria de ser. Isso parece estar evidente no caso referido, porque é incalculável o número de jovens brasileiros que gostariam de ser iguais a Dunga e aos jogadores da Seleção.

Mas para isso será que é necessário beber cerveja? Sobretudo para os adolescentes, essa propaganda infeliz se mostra danosa, porque associa
vitalidade e sucesso ao gesto nada recomendável de beber cerveja, em vez de simplesmente praticar esporte e tornar-se saudável. No momento em que esse engodo se processa pelas televisões brasileiras, é curioso observar que o mais expressivo jogador de futebol de todos os tempos – o incomparável Pelé – nunca apareceu em anúncios associando sua imagem a bebida. Essa conduta, sem nenhuma dúvida, serviu para que Pelé sempre seja visto com respeito.

Também nunca se viu o cantor Roberto Carlos, tão em voga nestes dias, prestar-se a esse comportamento abominável. Décadas atrás, quando uma
frase de sua autoria era repetida por todo o Brasil – “É uma brasa, mora?” -, conta-se que lhe ofereceram uma fortuna para que dissesse: “É uma (marca de cerveja), mora?” Mas ele se recusou e, assim, o seu exemplo se manteve íntegro. Os criadores de propaganda não se incomodam com os efeitos danosos de algum veneno embutido nos produtos que conseguem enfiar goela abaixo dos consumidores. Para eles, o essencial é vender, o que se compreende, porque são pagos para isso.Mas é evidente que, ao ver o filho adolescente bebendo cerveja, porque, afinal, o Ronaldo toma, o Dunga toma, talvez eles se perguntem, ao olhar no espelho, se estarão fazendo a coisa certa.

Do ângulo dos produtores de cerveja, emerge um gesto de hipocrisia ainda pior, porque, ao final de cada propaganda veiculada, acrescentam o pedido de que se beba como moderação, como se isso os absolvesse de qualquer censura. Os romanos, ao longo do domínio secular que exerceram sobre a Europa, a África e a Ásia, sempre repetiram uma frase de extraordinário significado: “Corruptio optimi pessima”, que significa a corrupção do melhor é a pior. Pessoas que se destacam e se tornam públicas, como é o caso de atletas, jogadores e artistas, estão permanentemente sob a luz dos holofotes e deveriam ter um mínimo de respeito ético em relação ao país que lhes permitiu a consagração. Enfim, deveriam devotar amor ao Brasil e aos brasileiros, e não ao dinheiro.

Mas, infelizmente, vê-se que o amor ao dinheiro cresce tanto quanto o próprio dinheiro. Isso é especialmente grave quando os beneficiários dessa conduta usam o próprio país, ou seja, se prevalecem de estar na Seleção Brasileira de futebol, sonho tão grandioso, para fazer propaganda de cerveja. Como se a seleção brasileira fosse deles. É difícil acreditar que exista algum patriotismo nesse comportamento, além da avidez por uma gorda conta bancária. Não se pode dizer que haja crime nessa conduta, mas, sem dúvida alguma, trata-se de comportamento reprovável que alcança, por omissão e cumplicidade, as autoridades responsáveis pela Seleção Brasileira.

Não se haverá de exigir que jogadores de futebol não se deixem levar, uma vez ou outra, pelo prazer de tomar um gole de cerveja. Será natural que isso ocorra. Mas não é natural, nem desejável, que assumam uma conduta pública que atua em desfavor deles próprios. É possível que a questão divida as opiniões e sem nenhuma dúvida haverá os que considerem natural um craque da Seleção induzir os jovens ao hábito da bebida. Mas sempre haverá também alguns, como eu, que jamais aceitarão esse comportamento e estarão na expectativa de que a omissão dos superiores desses atletas não seja tão vergonhosa como a conduta deles. A propaganda individual, feita apenas por um dos integrantes da Seleção, sem o uniforme oficial, por si só, já se mostra chocante. Mas quando ocorre coletivamente, associando a luta da esquadra canarinho ao consumo de bebidas, no mínimo, contribui para virar o estômago.

*Aloísio de Toledo César é desembargador aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo. O email dele é aloisio.parana@gmail.com

Esquadrão precursor

O ex-chefe da Casa Civil Cláudio Puty, que é candidato a deputado federal pelo PT, está no Oeste do Pará desde segunda-feira, visitando os municípios da Calha Norte e Santarém.

Hoje, a governadora Ana Júlia chega à região.

Pode parecer coincidência, mas as agendas de ambos parecem casadas.

Bem casadas.

Balaio de gatos

A professora Edilza Fontes comenta em eu blog a reunião de ontem do deputado Jader Barbalho com prefeitos do PMDB:

Venho publicar noticias da reunião dos prefeitos com o deputado Jader Barbalho:

A reunião foi muito concorrida e contou com a presença de 41 prefeitos, terminou próximo das 20 horas. O deputado Jader expôs com detalhes aos presentes, suas discordâncias com os encaminhamentos dos negociadores do governo, esclarecendo o que o fez tomar a posição de propor candidatura própria, no caso do deputado Domingos Juvenil.

A intenção do deputado foi deixar claro, as várias vezes em que, em reunião não viu os acordos serem cumpridos, principalmente no que dizia respeito aos espaços do PMDB no governo.

Ficou definido, que a candidatura do deputado Juvenil é “imexivel”, que haverá uma reunião com vereadores do PMDB para semana, e que ninguém está liberado para fazer campanha para outro candidato.

Após o primeiro turno, o PMDB tirará nova posição, mas vários prefeitos, na sua grande maioria, dos que se pronunciaram, indicaram pretensão de votar na governadora caso o PMDB não passe para o segundo turno.

Ficou firmado, que o prefeito e o candidato a deputado estadual ou federal que fizer campanha para outro candidato ao governo, o PMDB pedirá a perda da legenda.

Foi considerado também, casos onde os prefeitos poderão fazer alianças pontuais, com candidatos federais e senadores que não são do PMDB e, foi mantido acordos com deputados, principalmente federais, caso do deputado Beto Faro, que alguns prefeitos já haviam conversado. Foi liberado também o voto no segundo senador, e vários prefeitos apontavam o deputado Paulo Rocha.

A candidatura de Priante para governo não foi ponto de pauta, e foi sepultado pelo posicionamento do deputado Jader, que fechou questão em torno da candidatura juvenil.

O Priante estava presente no prédio, mas não participou da reunião. Conversou com vários prefeitos antes da assembléia.

Ficou definido também, que só haverá acordo no segundo turno (caso o PMDB não passe) e só com quem tratar o partido como adversário político e não como inimigo. Recado dado.