quarta-feira, 13 de maio de 2009

Mais um petista é demitido pelo prefeito José Maria Tapajós

Primeiro foi a médica Francimary Silva que vazou da direção do Hospital Municipal de Santarém.
Agora, é o administrador de Alter do Chão, Frank Campos que recebeu o bilhete azul do prefeito José Maria Tapajós.

Chute no traseiro

Eliene Gonçalves assumiu a assessoria de imprensa do vereador Bruno Paraíba(PDT).
Nelson Vinenci, tocador de boteco, foi colocado no olho da rua.

Demora, demora, demora

Já faz quase um mês que a maioria dos prefeitos do Oeste do Pará decretou situação de emergência em seus municípios por causa da enchente e somente agora o navio Grão Pará, fretado pela Defesa Civil, parte de Belém em direção à região, transportando cestas básicas, remédios e materiais destinados às famílias atingidas pela enchente.

TIM inaugura loja conceito em Santarém

A TIM inaugurou esta semana, sua primeira loja conceito em Santarém, localizada na Avenida Rui Barbosa nº 538, bairro Centro.
O empreendimento é mais uma opção para compra de celulares e serviços da operadora.

Governo lança portal com arquivos da ditadura

Agência Brasil

BRASÍLIA - O governo lança nesta quarta-feira, em solenidade no Itamaraty, o portal Memórias Reveladas, que colocará à disposição da população, na internet, documentos sobre a ditadura militar. São papéis que já estão no Arquivo Nacional e que agora irão para a internet em formato digital. Os documentos foram recolhidos dos extintos Serviço Nacional de Informações (SNI), Conselho de Segurança Nacional (CSN) e Departamento de Ordem Política e Social (Dops).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros Dilma Rousseff, da Casa Civil, Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos, Nelson Jobim, da Defesa, e Tarso Genro, da Justiça, participam do evento. Na ocasião, será assinada portaria para entrega de acervos particulares sobre a ditadura aos arquivos públicos. O governo quer estimular a população a devolver aos arquivos do Estado documentos sobre a repressão e a resistência na ditadura, que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985.

Os documentos que não estiverem sob sigilo ficarão disponíveis para consulta.

Grilagem de terra em debate na Assembleia Legislativa

A bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa vai reunir, nesta quarta-feira (13/05), representantes do Governo do Estado e municipais para discutir a grilagem de terras no Pará.

O objetivo da audiência pública é debater maneiras para o combate de um crime que vem crescendo ano após ano. Na ocasião, ocorrerá a apresentação do relatório da Comissão Permanente de Monitoramento, Estudo e Assessoramento das Questões Ligadas à Grilagem criada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

São aguardados para a audiência, representantes do Iterpa (Institutos de Terras do Pará), Incra (Instituto Nacional de Colonização Agrária), SEJUDH (Secretaria de Justiça e Direitos Humanos), Emater/PA (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural no Pará), Tribunal de Justiça, Advocacia Geral da União, Ordem dos Advogados do Brasil, Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, Comissão Pastoral da Terra e Federação da Agricultura do Estado do Pará, além de representantes municipais como, os presidentes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais. O encontro acontece no Auditório João Batista, às 14h 30m.

Dados - Um estudo conduzido pelas principais instituições que atuam na questão fundiária revela a dimensão da grilagem de terras no Pará. Depois de três anos, cruzando informações de várias fontes, constatou-se que 6.102 títulos de terra registrados nos cartórios estaduais contêm irregularidades. Somados, os papéis representam mais de 110 milhões de hectares, quase um Paa mais, em áreas possivelmente griladas.

SERVIÇO

Audiência Pública Grilagem de Terras no Pará

Local: Auditório João Batista, Assembleia Legislativa

Horário: 14:30

Tapajós toma as rédeas das finanças municipais

O prefeito de Santarém José Maria Tapajós se cansou de autorizar o pagamento de contas deixadas pela ex-prefeita Maria do Carmo.
Desde segunda-feira, o prefeito mandou para a gaveta as contas inscritas na rubrica 'restos a pagar'.
Pagamento, a partir de agora, somente de despesas feitas pela atual administração.

Além do atraso na entrega, alunos recebem kit escolar incompleto em Santarém

Suzana Pinto
Repórter


O Governo do Estado anuncia a distribuição do kit escolar para as escolas de ensino fundamental e médio. Em Santarém, os professores do Ensino Modular discutiram em reunião a demora na entrega do material já que nessa modalidade de ensino apenas três escolas receberam o kit composto de mochila, agenda e duas camisas de farda.

O professor Arildo Nogueira informa que as escolas que receberam o material, o kit estava incompleto. Foram entregues apenas mochila e agenda. O professor ressalta que as crianças têm necessidade da farda haja vista que as aulas já começaram e os alunos estão freqüentando a escola com o uniforme antigo. Há escolas em que nenhum item do kit escolar ainda não foi entregue aos alunos.


A Seduc (Secretaria Estadual de Educação), por meio da 5ª URE (Unidade Regional de Ensino), esclareceu que os kits escolares estão separados e guardados prontos para serem entregues em todas as escolas estaduais do regular e do modular. De acordo com Graça Ninos, diretora da 5ª URE, a entrega ainda não foi efetuada em função de apenas a mochila e a agenda estarem disponíveis na secretaria. As fardas estão sendo confeccionadas, por isso, a diretora diz que, para evitar duas idas às escolas, a Seduc irá aguardar a chegada do restante dos materiais para fazer só entrega dos kits de uma só vez.


A diretora Graça Ninos afirma que as escolas que receberam apenas a mochila e a agenda fizeram a entrega por conta própria. O atraso é resultado da forma de aquisição do kit completo pois, de acordo com Graça Ninos, a Seduc envia a mochila e a agenda, mas a camisa é de responsabilidade das escolas.


A diretora da URE informa que o Governo do Estado repassa uma quantia de R$ 10,00 por camisa(R$ 20,00 por aluno), para os conselhos das escolas que precisam fazer uma tomada de três preços e escolher um fabricante responsável pela vestimenta. Contudo há escolas em Santarém que não tem conselho escolar estruturado que são as escolas Felisbelo Sussuarana e Plácido de Castro. Nesses casos, o repasse de verba é feito por meio de uma outra escola que tem o conselho formado, chamado de conselho amigo, responsável por receber do Governo o investimento. No entanto, o pedido e repasse de verba são feitos somente após a aquisição e prestação de contas da escola amiga.


Além das escolas regulares e do modular, outras instituições também receberam o kit como a UES (Educação Especial), o NAES (Nucleio Avançado de Educação Supletiva), o NTE (Núcleo Tecnológico Educacional) e da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Especiais). Estas instituições não possuem conselhos escolares, por isso, as fardas foram confeccionadas por uma cooperativa de costureiras da cidade formada por pessoas que fizeram o curso do programa bolsa trabalho.


A professora Graça Ninos garante que todas as 36 escolas e mais de 40 mil alunos receberão o kit completo. Ela esclarece que há escolas em que faltarão alguns kits em função da demanda de alunos, pois a quantidade de kits é repassada de acordo com a matricula de cada escola, dessa forma, a estimativa foi feita em 2008 e este ano as escolas que tiveram o número de alunos acrescido deverão solicitar à Seduc a complementação do material.

A casa das 8 janelas

Foto de Lila Bemerguy mostra o antigo deposito de trigo, na praça do Pescador, com a tradicional platibanda* dos antigos casarões e suas quatro janelas multiplicadas por dois pelo reflexo da água da enchente do rio Tapajós.

----------
* Platibanda

Michell fica no São Raimundo

O meio-campista Michell, de 28 anos, não faz mais parte dos planos do Paysandu para a Série C do Brasileiro. O jogador entrou em contato, por telefone, com o técnico Édson Gaúcho, quando descartou sua transferência para a Curuzu. O apoiador informou que prefere permanecer no São Raimundo, de Santarém, pelo qual disputará a Série D do Nacional. Segundo relatou Gaúcho, Michell optou por ficar na Pantera por gratidão ao clube que o ajudou, além de ter recebido a promessa de aumento salarial.(Amazônia)

Lúcio Flávio Pinto: Ensino em mudança

Editor do Jornal Pessoal e articluista de O Estado do Tapajós

Durante muito tempo o “Dom Amando” não apenas foi considerado o melhor colégio do interior do Pará: alguns o achavam melhor até do que os da capital. Foi o primeiro centro de ensino de 2º grau para homens em Santarém, criado em 1943 pelos padres franciscanos alemães (e repassado depois, meio à força, aos americanos, que o mantêm até hoje). Aluno que fizesse bom curso no “Dom Amando” estava em condições de vir a Belém disputar uma vaga na universidade, em igualdade de condições, ou mais bem preparado até do que aluno de cursinho da capital. O ensino das ciências exatas, matemáticas e naturais era particularmente de alto nível.

O “Dom Amando” não é mais a melhor instituição de ensino do interior. Segundo as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), apresentadas no final do mês passado, esse lugar foi ocupado pelo colégio Alvorada, de Marabá, que ficou em 9º lugar no Estado (os oito primeiros lugares são de escolas da capital, seis delas particulares, sendo três religiosas). O lugar seguinte também foi de Marabá, com o Centro Integrado de Ensino Êxito. O Dom Amando ficou na 11ª colocação. As outras escolas do interior em melhores posições foram o Pitágoras, de Parauapebas, em 15ª, e a Escola Adventista da Cidade Nova, de Ananindeua, em 18ª. As demais também são da capital.

Os resultados do Enem mudam a geografia do ensino no Pará, mas confirmam duas tendências: o fortalecimento das escolas particulares, com ênfase nas religiosas e nas redes que atuam através de franquias, e a perda de expressão dos municípios tradicionais, deslocados do eixo principal das atividades no Estado. A liderança já era prevista: a escola Rego Barros, da Marinha, de acesso mais rigoroso e mantida com recursos carimbados do orçamento federal. Discrepa da rede de ensino público, devastada pela desatenção, a desqualificação e a anemia de recursos.

Ana Júlia faz base em Santarém

A governadora Ana Júlia tem previsão de chegada a Santarém para as 10 horas.
Aqui, a governadora troca de aeronave e viaja para a margem esquerda do rio Amazonas.
No final da tarde, Ana Júlia retorna para pernoitar em Santarém.
Amanhã cedo, a governadora faz uma rápida visita a Alenquer e regressa a Santarém, ainda pela manhã, para rececpcionar o ministro da integração regional Gedel Vieira Lima.
Ana Júlia e Gedel vão sobreovar a cidade de helicóptero e planejam botar o pé na lama no centro comercial e nos bairros do Mapiri ou Uruará.

Manchetes da edição desta quarta-feira de O Estado do Tapajós

COSANPA QUER DEVOLUÇÃO DE VERBA DO PAC SE CONCESSÃO NÃO FOR RENOVADA

CÂMARA PODE REVOGAR CONTRATO DA PREFEITURA COM A COSANPA

ENCHENTE AUMENTA FEDENTINA NO COMÉRCIO

REAÇÃO AO USO DE CELULAR NA SALA DE AULA

ANATEL MUDA REGRAS DA PORTABILIDADE DE CELULARES PRÉ-PAGOS

DOM AMANDO E CRISTO SALVADOR ENTRE OS MELHORES DO ENEM

PROFESSORES DIZEM QUE KIT ESCOLAR NÃO FOI DISTRIBUÍDO PELA SEDUC

MORADORES DAS ÁREAS ALAGADADAS AINDA NÃO RECEBERAM CESTAS BÁSICAS

SANTARÉM AGURDA ANA JÚLIA PARA LIBERAÇÃO DE VERBAS

UFPA PROMOVE SEMINÁRIO SOBRE PESQUISA DE ANA ROOSEVELT

Vai ter que dar água!

Técnicos da Cosanpa foram mandados às pressas, ontem, para Monte Alegre.
O sistema de abastecimento de água estava parado há dois dias e precisava ser restabelecido para a visita que a governadora Ana Júlia fará aquele município a partir de hoje.