terça-feira, 20 de outubro de 2009

Servidores do Fórum paralisam amanhã

O Fórum de Santarém terá suas atividades paralisadas amanhã, em função de um protesto dos servidores, contra a proposta do CNJ de ampliar a carga de trabalho dos funcionários do Judiciário em todo o Brasil.
O movimento é nacional e hoje pela manhã, os funcionários do fórum, em assembléia, decidiram acompanhar o movimento.
A partir das 8 horas da manhã os serventuários da justiça estarão concentrados em frente ao fórum.

Atletas de Trombetas participam de torneio de natação em Santarém

A seleção de natação de Porto Trombetas se prepara para cair na piscina no Sesc em Santarém, no dia 24 de outubro. Os 15 atletas de Trombetas participarão do III Festival Infanto Juvenil de Natação, que ocorrerá no Iate Clube, em comemoração ao mês da criança. “Estamos levando nossos melhores nadadores, esperamos conquistar títulos e trazer medalhas. Certamente teremos um bom resultado”, avalia o professor Denílson Araújo. De acordo com a idade, os atletas estão divididos nas categorias: boinha, fraldinha, pré-mirim e mirim. Além da seleção de Trombetas, participarão equipes de Santarém, Itaituba e Alter do Chão.

Obra do Maestro Isoca considerada patrimônio cultural


A Assembleia Legislativa aprovou hoje, 20/10, o projeto de lei que declara como patrimônio cultural do Estado do Pará a obra musical e literária do Maestro Wilson Fonseca, mais conhecido como Isoca. O projeto é de autoria do deputado estadual Carlos Martins – PT, e segue para sanção governamental.

A proposição tem por objetivo resguardar a integridade e genuinidade da obra musical e literária do Maestro Isoca, incumbindo a Secretaria de Estado de Cultura – SECULT de catalogar o acervo artístico e literário, bem como de instituir mecanismos de conservação e divulgação da obra.

Trata-se de mais um projeto apresentado pelo deputado Carlos Martins que visa à valorização da cultura paraense, principalmente da região oeste. Só este ano, a Governadora já sancionou duas leis que declaram como patrimônio cultural de natureza imaterial do Estado do Pará a Cerâmica Tapajônica e as Cuias Pintadas de Santarém.

“Além das proposições que já apresentei relacionadas à descentralização da gestão político-administrativa do Estado, à defesa do consumidor, à sistematização de normas e à proteção dos estudantes, entendo ser importante a atuação na área cultural com o objetivo de valorizar as expressões históricas e populares do povo, como as Cuias Pintadas de Santarém e a Cerâmica Tapajônica, e de resguardar a obra do Maestro Isoca, um artista de grande importância para a cultura de Santarém e do Estado do Pará que dentre suas principais obras estão a música do “Hino de Santarém”, “Canção de Minha Saudade”, “Um Poema de Amor”, “Terra Querida”, “Lenda do Boto”, “Abertura Sinfônica – Centenário de Santarém”, “Amazônia”, dentre inúmeras outras.” Enfatiza Carlos Martins.

Isoca – Wilson Fonseca nasceu em Santarém (17.11.1912) e faleceu em Belém, no dia 24 de março de 2002. Foi funcionário do Banco do Brasil, além de compositor praticamente autodidata. Ocupou a cadeira Nº 24 da Academia Paraense de Música e a cadeira Nº 07 da Academia Paraense de Letras. Sua obra está reunida em 20 volumes, com mais de 1.600 produções catalogadas.

(Fonte: Assessoria parlamentar)

Horário de verão muda telejornais

O funcionamento dos bancos e programação de telejornais locais são afetados pelo horário de verão que começou a meia-noite de 19 de outubro e termina dia 15 de fevereiro de 2010.
Nas agências bancárias o atendimento está adiantado em 1 hora: das 9h às 14h. Nos órgãos federais: INCRA, IBAMA e Receita Federal o atendimento ao público será o mesmo: das 8h as 12h e 14h as 18h. Lembrando que a Receita só atende o contribuinte no período da manhã.
As programações dos telejornais locais também sofrerão alteração.

Os programas jornalísticos das cinco emissoras comercais de Santarém começarão mais cedo na maioria das emissoras, mas em outras começarão mais tarde do que o horário habitual.

TV TAPAJÓS (canal 4): o Bom Dia Santarém será às 7h05m, o Jornal Tapajós 1 ª edição as 12h45m e a 2ª edição as 18h58m. Não haverá o Tapajós Notícias durante o horário de verão.
TV PONTA NEGRA (canal 5): o Rota 5 será as 11h30m (ao vivo) e a reprise da manhã às 10h30m e da madrugada depois do Jornal do SBT 2ª edição
TV AMAZÔNIA (canal 7): o Amazônia Urgente começará as 18h30m de segunda a sexta ; no sábado o resumo será às 17h e no domingo as 9h.
TV SANTARÉM (canal 12): Patrulhão da Cidade as 12h.
TV GUARANY (canal 15): Balanço Geral as 12h25m.

O turismo e as responsabilidades

Adenauer Góes

O projeto de lei que regulamenta a atividade das agências de turismo completou em agosto passado oito anos que começou a ser discutido. Ou seja, desde 2001 o assunto vem sendo debatido exaustivamente e mesmo tendo sido aprovado na Câmara e no Senado depende ainda de ir ao plenário mais uma vez para que os deputados possam aprovar as emendas apresentadas no texto original. A questão mais polemica é prever o que o Presidente Lula vai fazer em relação ao artigo que trata sobre a Lei das Responsabilidades, que é parte integrante e importante do Projeto de Lei. No ano passado o próprio Presidente vetou o mesmo artigo no texto original da Lei Geral do Turismo.

Para os agentes de viagens que atuam como intermediário na prestação de serviços turísticos, os problemas ocorridos com os passageiros durante a viagem deveriam ser de responsabilidade de quem os presta, seja ele o hotel, a companhia aérea, ou outro serviço que faça parte do pacote de viagem. O argumento levantado é de que eles não podem ser responsabilizados por eventuais falhas e complicações decorrentes de serviços prestados por terceiros, já que funcionam como intermediários no processo de compra e venda.

Leia mais aqui.

As muitas cabeças da mesma serpente

Bellini Tavares de Lima Neto

Aonde se pode chegar quando se caminha sem honestidade intelectual? Pode parecer até um excesso de preciosismo falar em honestidade intelectual quando a que parece mais básica, a honestidade de conduta, anda em assustadora falta no mercado. E, do mesmo jeito, a menção a qualquer coisa de natureza intelectual nos dias atuais talvez soe mais ou menos como se discutir que tipo de talheres será usado no banquete quando, na realidade, não se tem comida para levar à mesa. No entanto, talvez o conceito de honestidade intelectual e, sobretudo, a sua ausência, não sejam nada abstratos. Ao contrário, podem ser muito mais concretos do que se imagina, assim como as conseqüências de sua ausência. Talvez seja apenas uma questão de se entender o que significa isso. O desonesto intelectual é aquele que, intencionalmente, insiste em criar raciocínios fraudulentos para justificar atitudes injustificáveis. Também é aquele que argumenta por argumentar, sem avaliar o conteúdo dos argumentos, sua consistência, seu fundamento na verdade e na realidade. É aquele que se vale apenas das circunstâncias de ocasião, de uma situação específica em que alguma coisa se encontra em alta perante a opinião pública. Aquilo que, na linguagem atual se convencionou chamar de "politicamente correto". E, acima de tudo, é aquele que se vale disso tudo para tirar proveito próprio, para alcançar metas pessoais, sejam elas as de alto escalão, de avantajada envergadura material ou psicológica, ou apenas as que trazem um lustro adicional ao ego.

Leia mais aqui.

Primeiro jogo do Pantera será no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda

A CBF definiu através de sorteio, na tarde desta segunda-feira, a ordem dos confrontos entre São Raimundo e Macaé-RJ , válidos pela decisão da primeira edição do Campeonato Brasileiro da Série D. O primeiro jogo será no próximo domingo (25), em Volta Redonda (RJ), no estádio Raulino de Oliveira, às 17h (HBV). O segundo confronto será no estádio Barbalhão, em Santarém, no dia 1º de novembro, às 18h (HBV).

Prefeita Maria do Carmo dá 'banana' pra população


Depois de se livrar do abacaxi - a fruta -mas não do 'abacaxi' que é o sistema viário da cidade, a prefeita Maria do Carmo resolveu, agora, dar 'banana' para a população.
Isso mesmo. Dar banana.
Não aquele gesto deselegante, despachado, quando se está contrariado e se usa os braços para extravasar. Como já fez o ex-presidente Collor.
A banana da foto é a fruta. Não foi exatamente este o caminhão da Semtras que distribuiu ontem no mercadão uma tonelada de banana as entidades assistenciais do município, as mesmas que já receberam o abacaxi das mãos de Maria do Carmo. Foi um similar.
Isso porque a assessoria de imprensa da PMS não liberou as fotos da entrega da banana, talvez para tentar evitar a exploração do fato pelo Blog do Estado.
Mas não adiantou. O Blog está sempre em cima do lance.
Hoje, salvo engano, a prefeita repassa o pepino - não a herança da era José Maria Tapajós - e outras hortaliças às entidades.
Agora, tá todo mundo aguardando quando a prefeita vai se livrar das 'laranjas'.