quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Envenenamento no Tipizal: polícia investiga hipótese de crime passional

Do Portal ORM:

A Polícia Civil investiga a hipótese de crime passional para o possível envenenamento sofrido por oito pessoas da mesma família, na colônia agrícola Tipinzal, a 30 quilômetros de Santarém, no oeste paraense. Elas consumiram um bolo oferecido por um homem que estava em uma moto e passaram mal, na segunda-feira (1º). As vítimas chegaram a ser internadas no hospital municipal de Santarém, mas já receberam alta e passam bem.
De acordo com informações da polícia, há uma suspeita de que o crime tenha sido cometido por uma mulher, que descobriu que o seu marido tinha um caso com uma das vítimas. 'A polícia ainda está investigando esta hipótese', disse Walrimar Santos, assessor de imprensa da Polícia Civil. Para dar prosseguimento ao inquérito, o delegado responsável pelo caso, Herbert Farias Júnior, deve ir, amanhã, para a vila onde o crime ocorreu. Ele vai tentar localizar a mulher que, segundo testemunhas, estaria na carona da moto do homem que fez a entrega do bolo.
Na manhã de hoje, duas adolescentes que passaram mal após consumir o bolo prestaram depoimento. Segundo a polícia, elas confirmaram que o bolo foi entregue por um motoqueiro, mas disseram não saber quem era o homem. O motoqueiro ainda não foi localizado.
O caso - Testemunhas contaram à polícia que o homem teria dito às vítimas que o bolo havia sido enviado por uma prima da família. O alimento foi distribuído para onze pessoas que estavam na residência, localizada na colônia agrícola Tipinzal. Apenas oito passaram mal e foram encaminhadas ao Hospital Municipal de Santarém com suspeita de envenenamento, sendo que cinco eram crianças e adolescentes. Eles foram liberados ontem porque não correm risco de morte.
A polícia encaminhou amostras do bolo para análise no Centro de Perícias Renato Chaves para identificar qual substância provocou o envenenamento. Há suspeita que seja veneno usado para matar rato.

Fiscais do Ibama dão dois tiros em um caminhoneiro na rodovia BR-163

Do site EcoAmazônia:

Um motorista de um caminhão que transportava madeira supostamente retirada de forma ilegal da Floresta Nacional do Jamanxin, no oeste do Pará, foi ferido a tiros por fiscais do Ibama na tarde de terça-feira, 2, a 50 quilômetros a cidade de Novo Progresso, em uma estrada vicinal da Rodovia Br-163.
Nelson da Silva levou dois tiros de um fiscal do Ibama após uma discussão e foi abandonado no meio da estrada pela equipe de fiscalização, que se evadiu da região após o episódio.
Em Novo Progresso, o clima está tenso e a população revoltada com o caso, que está sendo encoberto pelo Ibama e pela Polícia Civil, que se nega a dar informações sobre o caso.

Vale o quanto pesa

Um ingresso para o jogo Goiás x São Paulo, em Brasília, domingo, pela última rodada do campeonato Brasileiro, chegou a ser cotado a R$ 400,00. Mas baixou de preço por pressão da CBF e do governo do Distrito Federal.
Um ingresso antecipado para o jogo São Raimundo x Tuna, hoje à noite no Barbalhão, custa apenas R$ 4,00.

Assembléia: quem ganhou, quem perdeu

Ronaldo Brasiliense:

Rescaldos da eleição na Assembléia Legislativa.
1 - A governadora Ana Júlia Carepa (PT) tenta passar a imagem de vitoriosa, pois conseguiu tirar o PSDB da 1a vice-presidência, mas foi a grande derrotada na eleição da Assembléia Legislativa. Não conseguiu viabilizar uma chapa completa para enfrentar a de seu sócio no governo, o notório Jader Barbalho (PMDB), apesar de ter oferecido secretarias, autarquias e otras cositas mas até para o DEM. Ana Júlia sequer conseguiu emplacar um nome do PTB na mesa diretora e teve que engolir o deputado tucano Ítalo Mácola na 2a vice-presidência. Mais: deteriorou de vez sua relação com o PMDB, que mais cedo ou mais tarde - mais tarde, se depender de Jader - desembarca do governo para uma dobradinha com o PSDB em 2010. Ficou comprovado também que os articuladores políticos da governadora são incapazes de ganhar eleição até para síndico de prédio.
2 - Reeleito presidente por unannimidade, Domingos Juvenil (PMDB) - que votou em branco - saiu fortalecido da disputa e pode almejar vôos mais altos em 2010. Quem sabe, uma vaga na Câmara dos Deputados - ou mesmo o Senado, se Jader deixar;
3 - O ex-governador tucano Simão Jatene, que coordenou as articulações em nome dos nove deputados do PSDB, sai fortalecido por dois motivos: primeiro, conseguiu manter o deputado Ítalo Mácola na mesa diretora da Assembléia; segundo, espalhou cizânia entre os atuais aliados PT e PMDB. Dividiu para reinar, como pregava Nicolas Maquiavel.
4 - O G-8, que já foi G-9, resistiu bravamente aos apelos da governadora Ana Júlia para lançar um candidato do grupo à presidência, rejeitou o fisiologismo dos cargos no governo oferecidos e acabou contemplado com três cargos na mesa, inclusive a vice-presidência para João Salame;
5 - O PTB, que ensaiou a indicação de Joaquim Passarinho, foi ao lado da governadora Ana Júlia o grande derrotado. Acabou ficando de fora da mesa da Assembléia;
6 - Perdeu também o deputado Martinho Carmona (PMDB), que foi enquadrado por Jader Barbalho, abandonou os sonhos de ser general novamente e voltou a ser soldado raso. Deve estar pronto para mudar de partido, bem a seu feitio.

Mortes por acidentes com moto crescem mais de 2 mil %

Cresce o número de mortes por acidentes envolvendo motociclistas no Brasil no período de 1990 a 2006. Se na década de 90 ocorreram 299 mortes com acidentes envolvendo motos, em 2006 esse número subiu para 6.734, representando um crescimento de 2.252%.
Análise do Ministério da Saúde revela que acidentes com motos foram os que mais cresceram no país desde a década de 1990. Segundo dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da a moto ocupa o quarto lugar em relação a óbitos em decorrência de acidentes de transporte. Os acidentes de transporte terrestre são a segunda causa de morte por causas externas, correspondendo a 28%.
Em 1990, as mortes por acidentes de trânsito eram mais freqüentes nas cidades de maior porte populacional (mais de 500 mil habitantes), sendo 26 mortes para cada100 mil habitantes. Com a implantação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1998, as mortes no trânsito diminuiram. Em "2006, a taxa nessas cidades caiu para 15,8 mortes para cada100 mil habitantes.
Já nas cidades com menos de 20 mil habitantes, aconteceu o contrário. A taxa subiu de 13 mortes para cada100 mil habitantes em 1990 para 19,7 mortes para cada100 mil habitantes em 2006. Marli explica o motivo desse crecimentos para cidades de menor porte populacional.
“Nas grandes cidades a fiscalização é mais rigorosa e o trânsito é mais lento, com isso os acidentes são mais leves e as mortes menos freqüentes. Enquanto nas cidades pequenas ocorre um afrouxamento na fiscalização do CTB e com a possibilidade menor de punição, as infrações aumentam. Além disso, a frota cresce a cada dia”, explica.
(Correio Braziliense)

Abstenção de alunos pode ser alta na eleição para reitor da UFPA em Santarém

A chuva que cai sobre a cidade desde o início da manhã pode provocar uma alta abstenção entre os alunos da UFPa na eleição para reitor da instituição.
Mas o quorum local vai ser assegurado por professores e servidores.
De acordo com previsões de quem conhece a disputa, Maneschy e Regina serão os candidatos mais votados em Santarém.
A conferir.

'Unha de gato’ pode conter droga contra dengue

No G-1:

Claire Kubelka, Sônia Reis e equipe, do Laboratório de Imunologia Viral do Instituto Oswaldo Cruz utilizaram um modelo inédito no Brasil para avaliar o potencial farmacêutico de compostos naturais para o controle da dengue. As cientistas empregaram a planta Uncaria tomentosa, popularmente conhecida como unha-de-gato, para obter um resultado positivo contra a doença.
Elas infectaram in vitro monócitos -- um tipo de célula sangüínea que pode apresentar problemas para pacientes na fase aguda da doença -- com o vírus da dengue do tipo 2. “Poderia ser de qualquer tipo”, conta Reis. Em seguida, estudaram o efeito de três amostras da planta no combate ao vírus.
As amostras foram extraídas da casca do caule da unha-de-gato: um extrato bruto, uma enriquecida com alcalóide -- composto natural com atividade farmacológica -- e outra sem essa substância. “O resultado mais promissor obtivemos das amostras enriquecidas com alcalóide. Percebemos uma ação antiinflamatória e antiviral”, diz a pesquisadora.
O trabalho mostrou uma diminuição de até 19% da replicação de substância nociva que estimula a produção de anticorpos dentro das células tratadas com a planta.

Pato some das feiras e da barraca da santa

O pato no tucupi, comida típica do estado do Pará, servido geralmente em ocasiões especiais como o Círio de Nossa Senhora da Conceição está sumindo da mesa dos santarenos. Nos mercados e feiras da cidade onde a ave era facilmente encontrada o que se houve é reclamação dos consumidores que não encontram mais o produto para cozinhar e compor o tradicional almoço depois da romaria. Nem a barraca da santa, onde nessa época de arraial, o tradicional pato no tucupi é encontrado no cardápio. A cozinha terceirizada oferece, apenas, pratos à base de peixe, carne e frango.
"Eu procurei desde a semana passada, mas até agora não encontrei nos mercados. A solução é pedir que os meus amigos do interior, que vem prestigiar o círio, tragam para a gente comprar, caso contrário, vamos ter que mudar o cardápio", contou a dona de casa, Evaldina Lima, 65 anos, acrescentando que aos poucos a tradição vai sendo desrespeitada. "Numa época dessas o que mais se via era pato e galinha sendo vendido nos mercados. Era tão barato que ás vezes comprávamos para semana inteira", revela a dona de casa.
Os feirantes alegam que o sumiço das aves é reflexo do encarecimento do transporte. Quem vem do interior tem que pagar mais caro para trazer os patos e vender na cidade. Além disso, são poucas pessoas que ainda criam e comercializam as aves. "Ninguém quer se preocupar com isso. Você vai ao interior e as pessoas não perdem tempo criando isso, eles querem vir para a cidade estudar e arranjar um outro emprego, já que não dá lucro. O transporte é caro e ainda incomoda os passageiros das embarcações e dos ônibus que trazem os feirantes para a cidade", contam os feirantes do Mercadão 2000, explicando que uns dois ou três criadores aparecem nos finais de semana no mercado para vender umas dez galinhas e alguns patos que são comercializados por no mínimo R$11,00 o quilo, e a baixa oferta da ave obriga as pessoas a migrarem para outros tipos de alimentos mais baratos, como a carne e o frango.
Enquanto isso, quem conseguiu comprar o pato com antecedência comemora e vai em busca de outros ingredientes para fazer o delicioso pato no tucupi, tais como o jambú e o tucupi. Segundo os consumidores, o preço está razoável se comparado há anos anteriores e a procura é grande.
Para as vendedoras de tucupi a expectativa de lucro durante esse período é grande. "A gente tá vendendo bem, graças a Deus, se comparado ao resto do ano que foi um fracasso", comentou Luiza da Costa, 45 anos, comunitária de Irurama, região do Eixo-Forte.

Cartas para Papai Noel esperam por adoção nos Correios

ALESANDRA BRANCHES
REPORTER



Cinqüenta cartas esperam para serem adotadas até o dia 16 de dezembro nas agências dos Correios de Santarém. O ato de solidariedade faz parte da campanha Papai Noel da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que é realizada há quatro anos. Diferentemente do que acontece a nível nacional, onde qualquer criança envia cartas à empresa a fim de receber o presente do Papai Noel, em Santarém, apenas 50 crianças ligadas a uma entidade beneficente são agraciadas.
"Diante da demanda de pedidos, resolvemos escolher uma entidade e ajudar as crianças que dela fazem parte. Este ano, a Associação dos Moradores da Perola do Maicá foi a eleita. Cinqüenta meninos e meninas daquela comunidade carente terão seus pedidos atendidos por Papai Noel, basta apenas que doadores apareçam e nos ajudem", contou Antonio Neto, que faz parte da coordenação da campanha.
A maioria das cartinhas pede brinquedos, roupas, acessórios, colchões, cestas básicas e outros. No ano passado, crianças do bairro da Conquista foram agraciadas por pessoas que preferem fica no anonimato. "Dificil-mente o doador aparece na hora de entregar o presente. Eles preferem ficar no anonimato e guardar as cartinhas que eles adotaram. Nós sempre os convidamos para que eles participem da entrega, mas eles nunca aparecem", conta Antonio dizendo que as pessoas que adotam as cartas se comprometem em comprar os presentes e entregar ao projeto. Os carteiros e o Papai Noel é que entregam o presente a criançada.
As cartas foram colocadas na Árvore de Natal da Agência de Santarém. As pessoas interessadas em satisfazer os pedidos da criançada deve se inscrever até o dia 16 de dezembro e doar os presentes até o dia 18, posto que a entrega será feita no dia 19, na Associação de Moradores da Perola do Maicá.
A iniciativa surgiu quando os carteiros sensibilizados com o número de cartas enviadas para o Papai Noel resolveram ajudar as crianças carentes que pediam presentes do bom velhinho.

Conselheira critica omissão do Conselho Tutelar

Alesandra Branches
Repórter


A conselheira Antônia Padilha está deixando o Conselho Tutelar de Santarém no começo de dezembro, quando tomam posse os novos membros eleitos para o conselho. Ela lamenta que mais casos de violência contra menores e situações de menores em risco poderiam ser dia- gnosticados se o trabalho fosse dobrado. De acordo com estatísticas do Conselho Tutelar de Santarém os números de fuga e rebeldia são os que mais crescem com o passar dos meses. Somados os atendimentos mais de 250 casos desta natureza foram registrados de janeiro a outubro de 2008.
Dona Antônia, como é conhecida, não poupa nem os demais conselheiros tutelares por falhas nas estatísticas. "Infelizmente falta mais disposição dos conselheiros. Nas gestões anteriores, nós saíamos de madrugada para visitar os mercados e feiras da cidade e evitar com que aqueles meninos que se dispõem a vigiar carro fossem pegos de surpresa. Atualmente, visitas como essa não acontecem mais. Eu saio do Conselho tutelar satisfeita com o trabalho que desempenhei nos últimos anos, mas peço aos conselheiros eleitos que trabalhem com seriedade e mais força de vontade", desabafou.
Os casos que mais preocupam os conselheiros são o envolvimento de menores com bebidas alcoólicas e drogas. Foram registrados mais de 50 durante esse ano. " A verdade é que por trás desses números existem muitos adolescentes que estão envolvidos com droga. Falta mais ação dos conselheiros. Sozinha não conseguia fazer nada", disparou.
Depois de desabafar, Dona Antonia fez questão de explicar o que é o Conselho Tutelar. "Ele é um órgão público municipal de caráter autônomo e permanente, cuja função é zelar pelos direitos da infância e juventude, conforme os princípios estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", destacou explicando ainda que os conselheiros deviam ser o porta-voz das suas respectivas comunidades, atuando junto a órgãos e entidades para assegurar os direitos das crianças e adolescentes. São eleitos 5 membros através do voto direto da comunidade, para mandato de 3 anos.
Suas principal atribuição é atender às crianças e adolescentes que tiverem seus direitos ameaçados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;por falta; omissão ou abuso dos pais ou responsáveis; ou em razão de sua conduta, além de receber a comunicação (obrigatória) dos casos de suspeita ou confirmação de maus tratos; de reiteradas faltas injustificadas ou de evasão escolar; após esgotados os recursos escolares; e de elevados níveis de repetência.
Assim como, requisitar o serviço social, previdência, trabalho e segurança, ao promover a execução de suas decisões, Atender e aconselhar os pais e responsáveis, podendo aplicar algumas medidas, tais como encaminhamento a cursos ou programas de orientação e promoção a família e tratamento especializado.
Para a conselheira Antonia Padilha o aumento é reflexo da falta de diálogo familiar, causando conflitos que geram danos maiores ao longo dos anos.
"Os pais já não conversam mais com seus filhos. O diálogo acabou. Diante disso, os filhos já não respeitam mais ninguém. Qualquer companhia é melhor do que a presença de algum membro de sua família, tanto é que o número de adolescentes envolvidos em conflitos nas escolas e na rua é muito grande, tudo é reflexo dos conflitos familiares", conta a conselheira tutelar, Antônia Padilha, lembrando que mais de além da fuga e da rebeldia, os casos de abuso sexual ainda se mantém no topo das estatísticas com mais de 42 casos registrados nos últimos 10 meses. "O abuso sexual e o estupro sempre estão entre os primeiros da lista, desde que eu comecei trabalhar como conselheira", contou Antonia.

Pontuando - José Olivar

O retorno de Erlon Rocha ao DETRAN de Santarém (Gerência Regional) vem acompanhado de alguns serviços que a partir da implantação serão regionalizados, tais como: emissão de Carteira de Habilitação, DUT, etc./// Recebi da Dra. Ana Elvira (Secretária da SEMTRAS), os agradecimentos pelas referências ao seu trabalho em prol dos mais necessitados. Obrigado! ///Você sabia que ter a posse de uma arma de fogo de uso permitido até dia 31 de dezembro de 2008 não constitui crime? É que em razão do vacatio legis definido pelo legislador na Lei 11.706/08, se dá a hipótese de abolitio criminis temporária. ///Está em Santarém, com sua esposa Fabrízia e a filha Luma (minha neta), meu filho Marco Aurélio para uma temporada de alguns dias. ///Se for verdade, o que li no jornal 'O Impacto' sobre a Sra. Sônia Maria Saraiva dos Santos, bem como os fatos ali narrados, a OAB/Subseção de Santarém deve tomar todas as providências cabíveis, até mesmo no plano acautelatório como lhe permite a Lei 8.906/94, para repor a verdade dos fatos e punir quem a infringiu, se assim ficar comprovado. A credibilidade da advocacia está acima de tudo! ///Muito boa a iniciativa do Vereador Presidente da Câmara Municipal, José Maria Tapajós, em conceder título de cidadão santareno ao sempre diligente e grande Magistrado que muito fez pela Justiça de Santarém, Dr. Gabriel Veloso. ///Realmente no Brasil quase nada funciona que preste. Se fizermos uma reflexão veremos que: telefonia móvel falha a toda hora; o fornecimento de energia tem cortes intermitentes; a água da COSANPA não chega às torneiras; a saúde pública é uma lástima; a segurança é um Deus nos acuda. Enfim, neste País quase tudo é de terceiro mundo e ninguém faz nada. Que vergonha! ///Foi-se mais um grande amigo meu, Ítalo Amazonas Miléo, que faleceu no dia 26/11, de falência múltipla dos órgãos. Meus pêsames à família Miléo. ///Teve candidato a vereador que foi flagrantemente derrotado nessas eleições e pensava que iria se eleger, até mudando o nome tradicional da família, para lembrar o descobridor do Brasil. Também, quem planta joio não colhe trigo! ///Mesmo em fim de mandato o vereador Valdir Matias continua na sua impecável posição de parlamentar dos mais atuantes. É uma pena a sua não reeleição. ///O Delegado Protógenes Queiroz, aquele da Operação Satiagraha, foi afastado da Diretoria de Inteligência da Policia Federal em razão da sua postura utilizada na referida operação. //O Presidente Lula sancionou no dia 25/11 a lei que pune com mais rigor a pedofilia na Internet. ///Posso até estar enganado, mas acho que a Prefeita parou algumas obras que estava fazendo na cidade. Espero que eu esteja errado, até porque venho defendendo tais obras, como defendi outras que já foram concluídas. Só espero que a Administração Municipal dê continuidade a esses serviços com a mesma intensidade que vinha ocorrendo nos meses anteriores, do contrário vou pensar que tudo tinha fins eleitoreiros. ///De tanto a SEMAB não cumprir com a sua obrigação fazendo a recuperação da vicinal de Poço Branco, uns particulares estão tapando os buracos e as poças d'água que impedem o fluxo de veículos naquela vicinal. É uma vergonha! Enquanto o Poder Público não faz o seu dever os particulares, mesmo pagando impostos, são obrigados a fazer por conta própria. Com a palavra Osmando Figueiredo!

Bandidagem vai correr solta

Amanhã e sexta-feira os delegados de polícia vão cruzar os braços.
Reclamam isonomia junto aos procuradores estaduais.
Serão lavrados apenas flagrantes.
Quem quiser fazer TCO ou B.O vai ter esperar até segunda-feira.
Até lá a bandidagem corre solta em Santarém.

UFPA elege hoje seu novo reitor

Do Espaço Aberto:

Mais de 30 mil pessoas aptas a votar – entre professores, alunos e servidores da área administrativa – elegerão hoje o novo reitor da Universidade Federal do Pará. Concorrem quatro chapas, encabeçadas pelos professores Regina Feio, Carlos Maneschy, Ana Maria Tancredi e Ricardo Ishak.
As regras e detalhes sobre as eleições para reitor da UFPA estão disponíveis no link da Comissão Eleitoral, localizado no Portal da UFPA (coluna da direita, banner. O horário de votação se estenderá das 8h às 21h.
O novo reitor será eleito de forma direta, por voto proporcional-paritário, o que significa que as três categorias de eleitores (estudantes, docentes e técnico-administrativos) possuem a mesma influência no resultado final da eleição, conforme foi estabelecido pelo Conselho Universitário da UFPA (Consun), no dia 22 de setembro de 2008.
Para resolver a questão relacionada à superioridade do número de estudantes em relação ao número de professores e de técnicos, o Consun elaborou uma fórmula que permite a equivalência numérica entre as categorias. Em caso de empate, será considerado eleito, em primeira instância, o candidato mais antigo no magistério superior. Caso persista o empate, é eleito o mais idoso.

Manchetes desta quarta-feira de O Estado do Tapajós

EMPRESÁRIO ACUSADO DE MOLESTAR ENTEADAS EM ÓBIDOS ESCAPA DA POLÍCIA

CALL CENTERS TÊM QUE ATENDER CLIENTES COM MAIOR RAPIDEZ

GOLPES CIBERNÉTICOS MULTIPLICAM-SE COM AS FESTAS DE FIM DE ANO

COMÉRCIO VAI ABRIR NO DOMINGO

TEMPO ÚMIDO E CALOR EXCESSIVO PROVOCAM INFECÇÕES NO OUVIDO

ALCOA INVESTE NA PREVENÇÃO CONTRA A VIOLÊNCIA

TCE- SERVIDORES SÃO CAPACITADOS PARA ELEVAR EFICIÊNCIA E CONTROLE DOS GASTOS PÚBLICOS

ÁGUAS DO RIO TAPAJÓS SOBEM 10 CM A MAIS QUE EM 2007

JUVENIL É REELEITO PARA A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

SÃO RAIMUNDO ENFRENTA A TUNA HOJE À NOITE NO BARBALHÃO